Conecte-se conosco

header-top








 

28/03/2024
 

Política

Reta final teve subida de Busato e declínio de Jairo nas pesquisas

Redação

Publicado

em

Às vésperas das eleições, os eleitores recorrem às pesquisas eleitorais publicadas para saciarem sua curiosidade sobre quem está em subida, ou em descida, nas pesquisas eleitorais. Nas pesquisas sobre a corrida de eleitoral de Canoas, o cenário sofreu grande mudança entre setembro e novembro. Neste período o jornal Timoneiro teve acesso aos dados de duas pesquisas eleitorais. Com base nestes dados, é possível detectar uma grande mudança no cenário no período entre elas.

Empate na liderança

A pesquisa eleitoral estimulada realizada pelo Index Instituto de Pesquisas e divulgada o dia 4 de novembro, mostrou uma alteração significativa em relação à pesquisa anterior, realizada pelo instituto Methodus e divulgada no dia 24 de setembro. Busato (PTB), que em setembro aparecia com 14,1%, agora tem 30,3%, enquanto Jairo Jorge (PSD), que tinha 45%, agora tem 33,3%. Desta forma, a diferença entre os candidatos diminuiu consideravelmente, com a queda de Jairo e a subida de Busato, e ambos estão, portanto, empatados dentro da margem de erro da pesquisa divulgada no dia 4, que é de 3,5% para mais ou para menos. Os dados de realização e metodologia de ambas as pesquisas podem ser conferidos no gráfico acima.

Demais concorrentes

No mesmo comparativo, Nelsinho Metalúrgico (PT) antes tinha 2,8% e depois aparece com 6,1%. Camilo Bornia (Novo), que antes estava com 0,3%, depois tem 3,9%. Capitão Nascimento (PSC), que aparecia com 2,1%, chegou a 3,1%. Ernani Daniel (Progressistas) não estava entre os candidatos listados na pesquisa de setembro e na pesquisa do dia 4 teve 2,3%. César Augusto (Republicanos) tinha 0,7% em setembro e passou a 1,9%. Simone Sabin (PRTB), que antes aparecia com 2,6%, chegou 1,8%. Professor Pablo (Psol) tinha 0,2% e chegou a 1,5%.

Campanha turbulenta

Durante o período eleitoral, diversas turbulências ocorreram nas candidaturas à majoritária. As campanhas se inflamaram e os candidatos subiram o tom, buscando votos com propostas e também com embates diretos com os adversários. Além disso, uma das candidaturas teve uma troca de composição na sua chapa. César Augusto viu sua vice Carolina Lompa (PSL) deixar a chapa e seu partido precisou indicar para a posição a Professora Raquel, que antes concorreria a vereadora. Lompa, por outro lado, acabou por concorrer ao Legislativo.

Recorde de candidatos

Nunca antes na história de Canoas a cidade teve tantos candidatos ao Executivo municipal. Além disso, o pleito é também o maior em relação a concorrentes ao cargo de vereador, com quase 500 candidatos às 21 cadeiras disputadas no Legislativo canoense.

Pesquisas eleitorais

A divulgação de pesquisas eleitorais é arbitrada pela Lei no 9.504/1997. Conforme o Artigo 33 dessa norma para eleições, só podem ser publicadas as pesquisas que entidades, empresas ou institutos de pesquisa de opinião tenham registrado junto à Justiça Eleitoral, ao menos cinco dias antes da divulgação.

O registro prévio deve ser feito pela internet pelos responsáveis pelo levantamento, que também devem dispor de cadastro no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais. Qualquer pessoa pode consultar essas informações na internet. A pesquisa pode ser encontrada pelo nome do estatístico responsável.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ex-secretário da Fazenda de Canoas, João Portela, questiona e critica atual gestão municipal sobre déficit orçamentário

Redação

Publicado

em

Ex-secretário da Fazenda de Canoas, João Portela, Discute Déficit Orçamentário em Sessão da Câmara - Foto: Bruna Ourique

Na Câmara Municipal de Canoas, um grande expediente proposto pelos vereadores debateu as finanças da cidade. O ex-secretário da Fazenda, João Portela, foi convidado a participar do tema do déficit orçamentário, que tem sido amplamente discutido pela atual administração municipal.

Portela detalhou seu histórico de gestão, abrangendo períodos críticos da administração financeira de Canoas. Ele compartilhou insights sobre as várias fases da economia municipal, incluindo os anos de 2007-08, 2019-20, 2021-22 e seu recente retorno em 2023.

Durante a sessão, Portela abordou tópicos como a contabilidade pública, dívida consolidada, e a gestão fiscal e enfatizou a necessidade de transparência e responsabilidade na administração dos recursos públicos.

‘Desajustes e alertas’

O ex-secretário alertou sobre os desajustes financeiros previstos, resultantes da queda na arrecadação e do aumento das despesas, criticando a gestão atual pela demora em reconhecer e abordar esses problemas.

Ele detalhou como o déficit mensal de Canoas, oscilando entre 30 a 40 milhões, foi mascarado por decisões administrativas que levaram a uma dívida acumulada considerável.

Portela discutiu as estratégias utilizadas para cobrir o déficit, mencionando medidas como receitas extraordinárias e privatizações. Ele projetou um cenário desafiador até novembro de 2024, sublinhando a importância de um planejamento financeiro eficaz para mitigar futuras crises.

Críticas e Perspectivas

O ex-secretário criticou a atual gestão financeira de Canoas por sua abordagem tardia e ineficiente, oferecendo soluções para a crise financeira, que incluem tanto a busca por receitas extraordinárias quanto a redução de despesas.

Continuar a ler

Política

Partido de Busato divulga nota confirmando saída do novo bloco político de Canoas

Redação

Publicado

em

Partido de Busato confirma saída do novo bloco político de Canoas

Após umas série de reuniões amplamente divulgadas pela mídia, o novo bloco político que está se encontrando para formar nominatas para as eleições municipais deste ano em Canoas, um dos partidos anuncia sua retirada.

Na tarde da segunda-feira, 18, uma nota assinada por Sérgio Ricardo Spiercart (Côca), presidente em exercício do União Brasil em Canoas, partido do ex-prefeito Luiz Carlos Busato, confirmou o que vinha sendo especulado nas redes sociais.

Confira na íntegra:

Nota do União Brasil

“Em função de recentes informações que circulam na imprensa sobre os rumos do União Brasil em Canoas, a bem da verdade, trazemos alguns esclarecimentos.

O União Brasil manifesta sua preocupação com a maior crise institucional da história de Canoas, a qual, de uma forma ou outra, afeta a continuidade e a qualidade de obras e serviços essenciais para a população.

Diante deste cenário, reafirmamos nosso compromisso com o diálogo, união e paz como pilares fundamentais para a superação dessas dificuldades.

Foi com base nesses valores, agregando a sua liderança, experiência política e também de gestão, que o ex-prefeito e atual deputado federal Luiz Carlos Busato, representante eleito pelo União Brasil, foi chamado para dialogar com uma frente de partidos em Canoas, com objetivo de buscar discutir o futuro da cidade.

Diante desse embate contínuo da atual gestão, por vezes somos confundidos como partícipes dessa disputa.

Portanto, nesse sentido, reiteramos aqui o desejo de conciliação e paz para o bem da cidade, mas tomamos a decisão da saída das discussões da frente recém-criada.

Seguimos um caminho de independência e desejamos a todos os postulantes a cargos eletivos que priorizem os interesses da população da cidade acima de quaisquer outros interesses partidários ou pessoais. É somente com união e comprometimento que poderemos retomar o rumo de Canoas e superar as dificuldades enfrentadas. Não é hora ainda de discutir quem será o próximo prefeito ou prefeita, a prioridade é a cidade, que precisa urgentemente de soluções.

O União Brasil permanecerá firme em sua missão de trabalhar incansavelmente pelo bem-estar e progresso de nossa querida cidade”.

Continuar a ler

Política

Novo bloco político de Canoas realiza terceira reunião com participação de 12 partidos

Redação

Publicado

em

Novo bloco político de Canoas realiza terceira reunião com participação de 12 partidos - Foto: Alisson Moura

A terceira reunião do novo bloco político de Canoas, que conta com a participação de 12 partidos, aconteceu nesta segunda-feira, 18, e as lideranças focaram na formação das nominatas, com objetivo de que que todas as agremiações possam eleger o maior número de vereadoras e vereadores pleito deste ano.

Novo encontro

De acordo com a nota enviada pelo bloco, a partir do próximo encontro, programado para 8 de abril, os partidos irão iniciar a segunda fase, ‘com um cronograma de discussão para a formulação conjunta de um projeto de cidade, que busque o desenvolvimento social e econômico de Canoas’.

Presentes

Estiveram presentes neste terceiro encontro os presidentes do PSD, Celso Pitol; do Republicanos, vereador Pastor Duarte; do PDT, vereador Alexandre Gonçalves; do PT, Vitor Labes; do PV, vereador Cris Moraes; do PC do B, Fábio Leivas; do Podemos, Mauri Grando; do Avante, Mário Cardoso; do Solidariedade, Alexandre Garcia Martins; do Agir, Pastor Éverton Soares, e do PSB, Diego Santa Helena.

Também participaram os vereadores Emilio Neto, Linck, Dr. Laércio, Patricio, Bamberg, Jefferson Otto, Patteta e a Vereadora Maria Eunice. A reunião ainda contou com a ex-vice-prefeita, professora Beth Colombo, e o prefeito eleito de Canoas, Jairo Jorge, bem como os advogados especializados em Direito Eleitoral, Dr. Roger Fischer e Dr. Rafael Morgental, que analisaram as principais inovações na legislação para as eleições de 2024.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm