Reta final teve subida de Busato e declínio de Jairo nas pesquisas

Às vésperas das eleições, os eleitores recorrem às pesquisas eleitorais publicadas para saciarem sua curiosidade sobre quem está em subida, ou em descida, nas pesquisas eleitorais. Nas pesquisas sobre a corrida de eleitoral de Canoas, o cenário sofreu grande mudança entre setembro e novembro. Neste período o jornal Timoneiro teve acesso aos dados de duas pesquisas eleitorais. Com base nestes dados, é possível detectar uma grande mudança no cenário no período entre elas.

Empate na liderança

A pesquisa eleitoral estimulada realizada pelo Index Instituto de Pesquisas e divulgada o dia 4 de novembro, mostrou uma alteração significativa em relação à pesquisa anterior, realizada pelo instituto Methodus e divulgada no dia 24 de setembro. Busato (PTB), que em setembro aparecia com 14,1%, agora tem 30,3%, enquanto Jairo Jorge (PSD), que tinha 45%, agora tem 33,3%. Desta forma, a diferença entre os candidatos diminuiu consideravelmente, com a queda de Jairo e a subida de Busato, e ambos estão, portanto, empatados dentro da margem de erro da pesquisa divulgada no dia 4, que é de 3,5% para mais ou para menos. Os dados de realização e metodologia de ambas as pesquisas podem ser conferidos no gráfico acima.

Demais concorrentes

No mesmo comparativo, Nelsinho Metalúrgico (PT) antes tinha 2,8% e depois aparece com 6,1%. Camilo Bornia (Novo), que antes estava com 0,3%, depois tem 3,9%. Capitão Nascimento (PSC), que aparecia com 2,1%, chegou a 3,1%. Ernani Daniel (Progressistas) não estava entre os candidatos listados na pesquisa de setembro e na pesquisa do dia 4 teve 2,3%. César Augusto (Republicanos) tinha 0,7% em setembro e passou a 1,9%. Simone Sabin (PRTB), que antes aparecia com 2,6%, chegou 1,8%. Professor Pablo (Psol) tinha 0,2% e chegou a 1,5%.

Campanha turbulenta

Durante o período eleitoral, diversas turbulências ocorreram nas candidaturas à majoritária. As campanhas se inflamaram e os candidatos subiram o tom, buscando votos com propostas e também com embates diretos com os adversários. Além disso, uma das candidaturas teve uma troca de composição na sua chapa. César Augusto viu sua vice Carolina Lompa (PSL) deixar a chapa e seu partido precisou indicar para a posição a Professora Raquel, que antes concorreria a vereadora. Lompa, por outro lado, acabou por concorrer ao Legislativo.

Recorde de candidatos

Nunca antes na história de Canoas a cidade teve tantos candidatos ao Executivo municipal. Além disso, o pleito é também o maior em relação a concorrentes ao cargo de vereador, com quase 500 candidatos às 21 cadeiras disputadas no Legislativo canoense.

Pesquisas eleitorais

A divulgação de pesquisas eleitorais é arbitrada pela Lei no 9.504/1997. Conforme o Artigo 33 dessa norma para eleições, só podem ser publicadas as pesquisas que entidades, empresas ou institutos de pesquisa de opinião tenham registrado junto à Justiça Eleitoral, ao menos cinco dias antes da divulgação.

O registro prévio deve ser feito pela internet pelos responsáveis pelo levantamento, que também devem dispor de cadastro no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais. Qualquer pessoa pode consultar essas informações na internet. A pesquisa pode ser encontrada pelo nome do estatístico responsável.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here