Saúde
Marcação de consultas médicas poderá ser feita por aplicativo

Entra em funcionamento na próxima quinta-feira, 1º de outubro, um aplicativo da Prefeitura de Canoas que possibilita à população agendar consultas de atenção básica, ou seja, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas de Saúde da Família (CSFs), através do celular. Além disso, a funcionalidade também vai permitir acompanhar as solicitações de exames, checar a situação do calendário vacinal e conferir o histórico de acesso a cada um desses serviços. Inicialmente o aplicativo estará disponível para usuários do sistema Android. Além disso, o site (http://sistemas.canoas.rs.gov.br/portalsaude) também oferecerá acesso às mesmas funções.
Funcionamento
Tanto no aplicativo quanto no site, é necessário atualizar dados cadastrais para receber um usuário e senha. A partir da obtenção deste login, todos os serviços citados ficam disponíveis. Mesmo com a nova facilidade, o agendamento presencial segue ocorrendo normalmente nas UBSs. O aplicativo não representou custos ao município e vem sendo testado desde o fim de 2019. No entanto, era necessário que todos os contatos dos pacientes fossem atualizados nos sistemas da Secretaria da Saúde para operacionalização da ferramenta, trabalho que vem sendo feito desde o início do ano. Agora, com mais de 30 mil pacientes cadastrados, o aplicativo será colocado em funcionamento.
Histórico
Os sistemas de marcação de consulta para os usuários do sistema de saúde de Canoas tem um histórico problemático. Implantado pela prefeitura durante a gestão do ex-prefeito Jairo Jorge, o sistema de teleagendamento permitia que as pessoas realizassem a marcação de consultas através do telefone. No período em que foi implantado, o sistema ainda poderia ser enquadrado como inovador, já que telefones fixos ainda eram bastante funcionais na época e parecia uma boa alternativa para as longas filas dos postos de saúde. Na prática, o sistema só escondeu as filas e as pessoas passavam horas na linha para, muitas vezes, sequer serem atendidas ou receberem a informação de que o médico desejado não tinha agenda aberta.
Atualmente considerado uma tecnologia defasada, o teleagendamento foi extinto pela atual administração da prefeitura, que colocou em prática um sistema de acolhimento nas unidades de saúde e agora este novo aplicativo para marcação de consultas.
Saúde
Anvisa suspende venda de xarope para tosse por risco de arritmia grave

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão total de medicamentos que contenham a substância clobutinol no Brasil. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 27, e tem efeito imediato.
A decisão abrange todas as etapas relacionadas aos produtos, incluindo fabricação, importação, distribuição, comercialização, propaganda e uso, retirando completamente a substância do mercado brasileiro.
Segundo a agência, a medida foi baseada em avaliação técnica da área de farmacovigilância, que identificou riscos relevantes à saúde. De acordo com o parecer, medicamentos com clobutinol podem causar arritmias cardíacas graves, associadas ao prolongamento do intervalo QT – alteração na atividade elétrica do coração que pode resultar em desmaios e, em casos mais graves, morte súbita.
O clobutinol é um princípio ativo utilizado principalmente em antitussígenos, como xaropes indicados para o alívio da tosse e outros sintomas respiratórios. Com a nova determinação, esses medicamentos deixam de ser permitidos no país.
A Anvisa informou que pacientes que utilizam produtos com a substância devem interromper o uso e buscar orientação médica para substituição por alternativas seguras. A agência não especificou marcas afetadas, destacando que a proibição vale para todos os medicamentos que contenham clobutinol, independentemente do fabricante.
A decisão segue o princípio de avaliação de risco-benefício adotado pela regulação sanitária. Conforme o entendimento técnico da agência, os riscos associados ao uso da substância superam seus possíveis benefícios terapêuticos, justificando a suspensão total.
Saúde
Anvisa amplia uso do Mounjaro para tratamento de diabetes tipo 2 a partir dos 10 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União (DOU), na quarta-feira ,22, a ampliação da indicação terapêutica do medicamento Mounjaro (tirzepatida) para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2. A medida consta na Resolução-RE nº 1.592, de 17 de abril de 2026.
Com a mudança, o medicamento passa a ser indicado também para pacientes pediátricos a partir de 10 anos de idade. Antes, o uso aprovado para diabetes tipo 2 era restrito à população adulta. As demais indicações terapêuticas já autorizadas permanecem sem alteração.
Segundo a Anvisa, pedidos de inclusão de novas faixas etárias ou ampliação de indicações passam por avaliação regulatória, com base em dados técnico-científicos que comprovem qualidade, segurança e eficácia para o uso pretendido.
Saúde
Direção de hospital confirma controle de surto de bactéria em UTI neonatal em Porto Alegre

A presença da bactéria Acinetobacter baumannii na UTI neonatal do Hospital Fêmina, em Porto Alegre, está sob controle, conforme informou nesta quarta-feira, 22, a diretora de Atenção à Saúde do Grupo Hospitalar Conceição, Rosana Reis Nothen.
“O surto está contido. A gente não tem nenhum indicativo de que ele vai ter qualquer tipo de disseminação para além do que já houve. Consideramos que a situação está totalmente dentro do controle.”
A bactéria identificada é classificada como multirresistente. Até agora, quatro recém-nascidos tiveram diagnóstico positivo. Um deles não resistiu e morreu. Os outros três permanecem internados, em estado grave, mas com quadro estável.
Segundo a direção, esse tipo de microrganismo pode ser encontrado em ambientes hospitalares, porém representa maior risco em pacientes mais frágeis, como prematuros.
“No cenário de pacientes que tenham comprometimento imunológico, principalmente os prematuros, ela tende a causar infecções. Mas identificamos que é sensível a algumas substâncias que já estão sendo administradas nos bebês.”
Outros dois bebês que estavam na mesma unidade são monitorados por terem tido contato com os casos confirmados. Todos seguem isolados, com atendimento realizado por equipes exclusivas.
A UTI neonatal está interditada desde a última quinta-feira, 16, e a previsão é de que permaneça fechada por mais uma semana. A situação é acompanhada pela Vigilância em Saúde do município.
Gestantes de alto risco estão sendo encaminhadas para outras instituições, como o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas e a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, conforme a disponibilidade de vagas. Os demais atendimentos do hospital seguem sem alterações.

Cultura4 dias atrásAssociação Canoense de Escritores promove atividade da Semana do Livro

Clima5 dias atrásChuva forte e risco de temporais colocam o Rio Grande do Sul em alerta nesta quinta-feira

Acidente1 semana atrásAcidente em parque de diversões deixa 11 feridos em Guaíba

Saúde1 semana atrásRio Grande do Sul confirma primeiro óbito por dengue em 2026

Cultura4 dias atrásSemana da Dança de Canoas movimenta a cidade com programação gratuita até dia 29 de abril

Sem categoria5 dias atrásPagamento da 1ª parcela do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS começa nesta sexta-feira

Feminicídio7 dias atrásRS registra 28º feminicídio de 2026 após morte de jovem em Sapucaia do Sul

Geral1 semana atrásARP lança campanha de 70 anos em evento com palestra de Caio Del Manto




















































