Conecte-se conosco

header-top



 




 

24/04/2024
 

Geral

Prefeitura descarta volta às aulas em setembro

Redação

Publicado

em

O Governo do Estado anunciou na última terça-feira, 1°, um novo cronograma para a retomada das aulas presenciais no Rio Grande do Sul. A ideia apresentada pelo executivo gaúcho é retomar os encontros presencias ainda neste mês, de forma escalonada, concluindo o processo em novembro. As etapas começariam pela Educação Infantil em 8 de setembro, passando pelo Ensino Médio e Ensino Superior, em 21 de setembro, e o Ensino Fundamental, entre 28 de outubro (anos finais) e 12 de novembro (anos iniciais). A decisão, em qualquer das datas propostas, caberá aos municípios. Em Canoas a volta é incerteza, de acordo com que foi apurado pela reportagem.

Decisão junto à comunidade escolar

Em reunião com professores e diretores, nesta quinta-feira, 3, o prefeito Luiz Carlos Busato, descartou a possibilidade de retomar as aulas nas escolas da rede municipal. O prefeito afirmou que “não é ainda momento de tomarmos uma decisão drástica, não temos a segurança suficiente de que teremos a proteção da saúde e da vida de nossas crianças e das nossas famílias”.
A prefeitura vai monitorar os índices de contágio do coronavírus na cidade durante o mês e aí irá chamar a comunidade escolar para tomar uma decisão sobre a retomada das atividades.

“ Sem vacina e testagem, meus filhos não retornam a escola”

Mãe de dois alunos da escola Municipal Ildo Meneguetti, Maria Helena, garante que seus filhos só voltaram para a escola depois que forem vacinados. “Eu não consigo manter o distanciamento social dentro da minha própria família, imagina a professora dentro da sala de aula, lidando com crianças, que não tem noção do perigo do coronavírus”.
A dona de casa, diz que no grupo do Whatshap das turmas do seus filhos, a opinião sobre o retorno das aulas presenciais é unânime: Todos os pais não mandaram as crianças para a escola. Outra questão abordada pela Maria, foi sobre os professores. “ Sabemos que os educadores também tem família e estarão em risco. Além dos que são de idade de risco. Acho super perigoso”.

“ A imensa maioria dos responsáveis pelos nossos alunos se mostra muito preocupada em relação a uma possibilidade de retorno agora. Nos questionam frequentemente a respeito da obrigatoriedade desse retorno e afirmam que seus filhos não retornarão à escola enquanto não ouver vacina. Resumidamente a comunidade é contrária ao retorno às aulas em 2020”, expressou a diretora da EMEF Engenheiro Ildo Meneghetti, Ednéia Petry.

Nota Sinprocan
O Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas (Sinprocan) se posicionou através de uma nota enviada para a nossa reportagem sobre o possível retorno as aulas.

“ O posicionamento do Governador demonstra claramente sua subordinação a determinados setores econômicos e seu absoluto desprezo com a vida humana. Só essa premissa é capaz de explicar um cronograma descolado de protocolos de segurança sanitária e de análise minuciosa do avanço da COVID-19 em nosso Estado. A definição da prioridade de retorno dada à Educação Infantil é outra demonstração nítida de que a vida está sendo preterida em favorecimento aos interesses econômicos. Consideramos desrespeitoso e irresponsável assumir a retomada das atividades presenciais nas escolas frente a evidente expansão da COVID-19 em nosso Estado, visto que o isolamento social é um dos principais elementos de contenção da pandemia. Entendemos que o atendimento presencial só poderá ser retomado se garantida à segurança sanitária para toda a comunidade escolar”.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Segundo posto para confecção de carteira de identidade será aberto em maio

Redação

Publicado

em

Um segundo posto do Instituto-Geral de Perícias (IGP) para confecção das carteiras de identidade no município deve ser aberto em Canoas até a primeira quinzena de maio. A nova unidade será aberta junto ao Centro de Acesso a Direitos (CAD) do bairro Mathias Velho (Av. Santa Catarina, nº 3.420). O serviço hoje ocorre a partir de convênio da Prefeitura com o Governo do Estado.

O secretário municipal de Segurança Pública, delegado Guilherme Pacífico, destaca que outras novidades estão sendo preparadas para facilitar o acesso ao serviço. “Estamos organizando mais uma forma de agendamento para o morador de Canoas. Será uma proposta de marcação pela Prefeitura, através da secretaria de Segurança, que vai facilitar a vida das pessoas”, explica.

Os canoenses contam hoje com apenas um posto do IGP para a elaboração do documento de identidade. As instalações funcionam no Centro de Acesso a Direitos (CAD) Niterói. O horário de atendimento para a confecção do documento é das 8h às 14h, e o agendamento pode ser feito pelo site do instituto. O CAD Niterói está situado na rua Barão do Rio Branco, 91.

Continuar a ler

Geral

Canoas participa de evento sobre políticas públicas para a primeira infância

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas participa da edição 2024 do Encontro Urban95, que ocorre em Recife. O evento, que iniciou domingo e seguirá até  esta terça-feira, 23, reúne representantes das cidades que compõem a Rede Urban.

Na ocisão, eles podem compartilhar experiências e fortalecer parcerias sobre as políticas públicas, os serviços e a agenda da primeira infância em suas cidades. A programação do Encontro prevê momentos de trocas e lições aprendidas entre gestores sobre avanços e desafios na construção de políticas públicas para bebês, crianças e cuidadores.

Os representantes ainda vão conhecer equipamentos como o CRIAR— Centro de Referência da Primeira Infância. O dispositivo é planejado para potencializar o desenvolvimento das crianças e oferecer formação para profissionais e cuidadores.

O Encontro Urban95 é organizado pela Fundação Van Leer, em parceria com a prefeitura de Recife e a Agência Recife para Inovação e Estratégias (ARIES), com apoio logístico do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP).

Sobre a Urban95

A Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Van Leer, que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles. Gestores públicos e técnicos recebem apoio e capacitação sobre formas de contribuir com o desenvolvimento integral das crianças a partir da experiência das cidades, identificando e atuando nos territórios onde os bebês e suas famílias estão, em especial aqueles mais vulneráveis.

A iniciativa visa incorporar as lentes da primeira infância na gestão das cidades, a partir de ações que promovam interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos da vida de nossos cidadãos.

Continuar a ler

Geral

Prefeitura na Rua celebra aniversário do Guajuviras e faz mais de 600 atendimentos

Redação

Publicado

em

Com a presença de pessoas de destaque na história do bairro Guajuviras, a população local recebeu a 372ª edição do Prefeitura na Rua (PNR) e celebrou os 37 anos do bairro na manhã desta sábado, 20. Na ocasião, foram realizados 661 atendimentos aos moradores. Desses, 242 foram demandas apresentadas diretamente ao prefeito e aos secretários.

“Hoje estamos comemorando um direito que adquirimos há mais de 30 anos, que é o direito à moradia. É muito lindo olhar para trás e ver que toda nossa luta valeu a pena e que temos conquistado tantas coisas ao longo desses anos”, afirmou Ana Mossatte, uma das primeiras moradoras do Guajuviras.

Antes do início dos atendimentos, o prefeito Jairo Jorge, o senador Paulo Paim e lideranças da época cantaram parabéns pelos 37 anos do bairro e falaram sobre sua história. Na ocasião, uma foto de 1987, com lideranças da ocupação, foi entregue à Paim.

O senador Paulo Paim destacou a importância do bairro para a cidade. “O Guajuviras faz parte da história de todos nós. Essa foto que recebi é a memória daqueles que articularam a ocupação do Guajuviras, que lutaram juntos e constituíram um dos maiores bairros do Rio Grande do Sul. Tem uma frase que marcou muito na época e sempre gosto de repetir: ‘entrem, ocupem as residências, plantem as flores, façam seus jardins e ninguém vai tirar vocês daqui’. E não tiraram”, ressaltou.

“É um momento de alegria e emoção estar com todas essas pessoas, que lá atrás lutaram para ter uma moradia. No Guajuviras não tinha nada, não tinha água, não tinha luz, não tinha transporte e essas pessoas lutaram para garantir os seus direitos e as melhorias no bairro. Ainda temos coisas para melhorar, mas é importante olhar para trás, para os 37 anos que se passaram e ver o quanto o Guajuviras melhorou e se transformou”, afirmou o prefeito Jairo Jorge.

Atendimentos

Uma das pessoas atendidas no Prefeitura na Rua, a moradora Simone Rodrigues, salientou a importância da ferramenta de participação. “Eu sempre busco o Prefeitura na Rua para resolver as minhas demandas. É uma forma de ter um contato direto com o prefeito e os secretários, com todos os serviços, em um dia que facilita, pois durante a semana é mais complicado de conseguir fazer os encaminhamentos”, ressaltou.

Entre os atendimentos oferecidos ao público, o PNR deste sábado teve imunização contra a influenza e possibilidade de atualização de pendências do calendário vacinal, presença da unidade móvel do CadÚnico, cadastros para castração pela Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, participação do Canoas Recicla com a Gente, orientações do Procon, distribuição de mudas de plantas e feira de artesanato. A próxima edição do PNR ocorre no sábado, 27, no bairro Mathias Velho.

Prefeitura na Rua

O Prefeitura na Rua (PNR) é uma ferramenta de participação popular que acontece, semanalmente, em todos os quadrantes da cidade, sempre aos sábados. No local, os canoenses podem contar com uma estrutura da Administração Municipal. Para ser atendido, o morador deve retirar sua ficha mediante apresentação de documento com foto e CPF.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm