Olegar Lopes: “Lembranças tradicionalistas na pandemia”

Olegar Lopes – Agenda Tradicionalista

Lembranças tradicionalistas

A quarentena entrou para o sexto mês, forçando mudanças radicais no comportamento e nas atividades sociais. Com o tradicionalismo, segmento que alimenta esse espaço, não foi diferente. Enquanto não surgem notícias tradicionalistas temos que recorrer ao baú das lembranças para manter vivo este espaço. Eis que acabo de ouvir via rádio, a notícia que a Semana Farroupilha 2020 será virtual, sem Acampamentos Farroupilha – notícia que não representa nenhuma novidade.

O 37º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado de 9 a 12 de janeiro de 1992, no galpão da União Gaúcha J. Simões Lopes Neto, na cidade de Pelotas, foi minha primeira participação em congressos tradicionalista. Nesse Congresso, como candidato ao cargo de presidente do MTG e representando a 12ª RT, estava o saudoso tradicionalista Gerciliano Alves de Oliveira, com destacada atuação na nossa região – fato que causou grande mobilização entre os patrões para votarem no Gerciliano. O outro candidato era o saudoso tradicionalista da 26ª RT, João Francisco Rodrigues de Andrade, representante da Região anfitriam do congresso. Como além de associado do CTG Brazão do Rio Grande, eu era também associado do CTG Cheiro da Terra e fui credenciado pelo Patrão Flávio da Costa, do Cheiro da Terra, como delegado eleitor. Apesar da mobilização não elegemos nosso candidato.

Nesse meu primeiro congresso, para não me perder no rodeio, fui no costado dos irmãos Mendes de Esteio, o José Carlos (Cacaio) e sua irmã Adriana Mendes. Com o costado desses dois amigos fui apresentado ao músico e tradicionalista Honeyde Bertussi, a Sejanes Dornelles e também conheci o saudoso vacariano Onésimo Carneiro Duarte – figura ímpar do tradicionalismo que presidiu aquele 37º congresso. Também nesse congresso adquiri meu primeiro livro tradicionalista, indicado pela Adriana Mendes: o ABC do Tradicionalismo Gaúcho, de Salvador Ferrando Lambety.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here