Conecte-se conosco

header-top







 

23/08/2026
 

Geral

Especialista de Canoas alerta sobre cuidados com crianças na quarentena

Redação

Publicado

em

Devido ao ineditismo provocado pela pandemia do novo coronavírus, muitos pais e responsáveis se sentem inseguros e cercados de dúvidas sobre como abordar a gravidade da situação e a importância da prevenção com crianças. Desde o dia 19 de março, quando as aulas foram suspensas no município, os pequenos canoenses tiveram suas rotinas drasticamente ajustadas para a prática do isolamento social, o que diminui ao máximo passeios e encontros com amigos. Segundo especialistas da saúde, se o período não for trabalhado de forma sensível dentro de casa, o público infantil se torna vulnerável ao desenvolvimento de ansiedade, estresse e tristeza.

Com o objetivo de amenizar o impacto da pandemia nas famílias de Canoas, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esclarece os principais pontos relacionados à prevenção, possíveis sintomas da covid-19, técnicas de abordagem e atividades caseiras recomendadas. A médica Andréa Lima Leal, especializada em infectologia pediátrica e servidora do município há 23 anos, separou os cinco assuntos listados abaixo.


Como abordar a gravidade da pandemia e a importância da prevenção ao novo coronavírus

É fundamental que os familiares estejam com a saúde mental em dia para demonstrar tranquilidade e segurança aos pequenos. Crianças tendem a observar atitudes, ouvir conversas e, mesmo sem entender direito, prestar atenção às notícias que os adultos consomem. Absorver tanto conteúdo alarmante sobre uma pandemia, por exemplo, gera pânico e atormentações. As informações devem chegar de acordo com o nível de entendimento de cada criança e com a finalidade de esclarecer ao invés de apavorar.

Uma recomendação é a conversa com todos os integrantes do ambiente familiar após uma maratona de vídeos educativos disponíveis no YouTube. Muitos materiais produzidos por professoras, que já trabalham com o público infantil, explicam conteúdos capazes de ser compreendidos com mais facilidade. Lá, existem histórias com linguagem diferenciada sobre o novo coronavírus, passo a passo de como devem ser lavadas as mãozinhas, experiências lúdicas de higiene e até aula da Turma da Mônica sobre distanciamento.

Além de instruir, os adultos devem servir como exemplos da adoção de novos hábitos de higiene e isolamento, reduzindo ao máximo as saídas que não forem essenciais, como ir ao mercado ou à farmácia em uma urgência. A aquisição de novos hábitos é essencial para pararmos esta pandemia e toda a família deve praticar a prevenção, pois estarão educando suas crianças e protegendo os habitantes da sua casa.

Cuidados para impedir a contaminação da covid-19 em crianças

Se for imprescindível tirá-las de dentro de casa, os pais devem tomar cuidados redobrados com o distanciamento de terceiros e a higienização, sempre atento às atitudes das crianças. Elas são muito rápidas e, naturalmente, sentem a necessidade de tocar nos objetos e superfícies, abraçar pessoas e posteriormente colocar a mãozinha na boca. Vale ressaltar que além de prevenir o coronavírus, atitudes podem manter os pequenos também longe de micróbios: usar máscara ao sair de casa e, ao retornar, tirar os sapatos e pôr imediatamente roupas utilizadas para a lavagem, além de higienizar brinquedos antes e depois do uso.

Sobre o uso da máscara, é fundamental que atentemos ao tamanho do acessório porque se não estiverem ajustadas adequadamente no rosto das crianças, não terá eficiência. Além disso, os mesmos cuidados quanto ao estado da máscara precisam ser considerados. Se a criança estiver salivando ou com o nariz escorrendo molha o tecido e o torna sujo, devendo ser substituído.

O uso da máscara em bebês e crianças menores de dois anos

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), máscaras são contraindicadas para crianças menores de dois anos, pessoas com problemas respiratórios ou inconscientes, incapacitadas ou incapazes de removê-las sem assistência. O alerta é devido ao difícil manuseamento do objeto sem possíveis contaminações e o alto risco de sufocamento, uma vez que os bebês não conseguem indicar a falta de ar aos pais ou tirar o objeto sozinhos. Por isso tudo, recomendamos manter a criança em casa, brincando em um ambiente limpo e arejado.

Principais sintomas encontrados em crianças com o novo coronavírus

Os sintomas em crianças podem apresentar-se diferentemente de febre, dificuldade respiratória, calafrios, dores de cabeça e no corpo e mal-estar. Inclusive, costumam vir misturados com outras deficiências imunológicas que as crianças já apresentavam antes, como asma, alergia respiratória e rinite.

Caso haja suspeita em algum indivíduo da família, a recomendação é a mesma. Procure um dos hospitais de campanha para realizar o diagnóstico ao lado das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Rio Branco e Boqueirão. O atendimento ocorre 24 horas por dia.


Campanha de Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), diferentemente dos anos anteriores, imuniza crianças com idade entre seis meses e seis anos de casa em casa para impedir a proliferação do novo coronavírus. Além disso, mais de 86% dos canoenses também garantiram a proteção, gerando menos sintomas de gripe nos moradores e consequentemente menor procura por postos de saúde. A medida, em andamento até o dia 30 de junho, é avaliada pelos imunizados como de suma importância ao evitar filas e aglomerações nos postos de saúde.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Famílias de desaparecidos podem fazer coleta de DNA no RS entre 24 e 28 de agosto

Avatar

Publicado

em

Entre os dias 24 e 28 de agosto, familiares de pessoas desaparecidas poderão fornecer material genético em pontos de coleta do Rio Grande do Sul durante a quarta edição da Mobilização Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas. A ação ocorre simultaneamente em todo o país e busca ampliar os cruzamentos entre perfis genéticos de familiares e de pessoas não identificadas.

No Estado, todos os Postos Médico-Legais (PMLs) estarão mobilizados para realizar as coletas. Em Porto Alegre, o procedimento também será feito no Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais do Sul (Crepec), localizado na Rua Comendador Álvaro Guaspari, 40.

Na quinta-feira, 27, haverá ainda um ponto de coleta junto ao Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre.

Quem deve participar

A mobilização é destinada principalmente a familiares de pessoas desaparecidas que ainda não forneceram material genético à perícia oficial. O material coletado será comparado com perfis genéticos de pessoas não identificadas, vivas ou mortas, que estão cadastrados nos bancos de DNA.

O cruzamento dos dados é realizado continuamente pelas equipes responsáveis pela busca e identificação de pessoas desaparecidas.

O material genético coletado será utilizado exclusivamente para a identificação de pessoas desaparecidas. Quem já realizou a coleta junto à perícia oficial anteriormente não precisa repetir o procedimento.

Familiares prioritários

A orientação é que a coleta seja feita, preferencialmente, por familiares de primeiro grau, seguindo esta ordem:

Pai e/ou mãe biológicos;
Filhos biológicos da pessoa desaparecida e o outro genitor desses filhos;
Irmãos biológicos, filhos do mesmo pai e da mesma mãe.

Em situações nas quais não seja possível seguir essa ordem, a equipe responsável poderá avaliar a coleta de material de outros familiares.

Como é feita a coleta

O material genético pode ser obtido por meio de um pequeno cotonete passado na parte interna da bochecha ou pela coleta de uma pequena gota de sangue da ponta de um dos dedos.

Familiares que não conseguirem comparecer a um dos pontos de atendimento devem entrar em contato por telefone com o local de coleta mais próximo. A equipe poderá avaliar a situação e buscar uma alternativa para viabilizar o procedimento.

Documentos necessários

Para realizar a coleta, é necessário apresentar documento de identidade e informações do boletim de ocorrência referente ao desaparecimento.

Também é recomendado levar, se possível, objetos pessoais da pessoa desaparecida que possam conter material genético, como escova de dentes, dente de leite guardado ou cordão umbilical.

Continuar a ler

Policial

Tio de menina de 4 anos é preso após confessar agressões em Porto Alegre

Avatar

Publicado

em

O tio da menina Samylle Valentina Borba Ramiro, de quatro anos, foi preso na manhã desta quinta-feira, 20, em Porto Alegre. A criança morreu no último domingo 16, após sofrer agressões. Nicolas Gabriel Almeida Staubuss, de 22 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça por homicídio.

O homem foi localizado pela Brigada Militar enquanto caminhava pela Avenida Azenha. Ele estava desaparecido desde o dia da morte da menina. Após a prisão, foi encaminhado à 3ª Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente 3ª DPCA da Capital e deve passar pelo Departamento Médico-Legal DML.

Segundo a investigação, Nicolas ajudou a levar a menina até a UPA Bom Jesus. A criança já chegou à unidade de saúde sem vida.

Em depoimento à polícia, o homem confessou ter agredido a sobrinha. De acordo com a delegada Alice Fernandess, responsável pelo caso, ele afirmou que deu palmadas na menina e disse que essa teria sido a única agressão.

Ainda conforme a delegada, Nicolas relatou que o episódio foi pontual e afirmou estar arrependido. A polícia aguarda o resultado de um laudo pericial para esclarecer a extensão das agressões e as circunstâncias da morte da criança.

Continuar a ler

Geral

Guri de Uruguaiana é confirmado como primeira atração do Domingo no Parque em Nova Santa Rita

Avatar

Publicado

em

O personagem Guri de Uruguaiana é a primeira atração artística confirmada para a próxima edição do Domingo no Parque, em Nova Santa Rita. O evento será realizado no dia 6 de setembro, das 9h às 17h30, no Parque de Eventos Olmiro Brandão, com entrada gratuita.

A programação terá feira de expositores, food trucks, beer trucks, brinquedos infláveis, música e o Encontro de Motos, realizado em parceria com a Confraria Livres no Asfalto. Outras atrações artísticas devem ser divulgadas nos próximos dias.

Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, a programação pretende reunir diferentes atividades em um mesmo espaço.

“O Domingo no Parque já se tornou um momento muito especial para Nova Santa Rita. Estamos preparando uma edição com atrações para toda a família e trazer o Guri de Uruguaiana é uma forma de valorizar nossa cultura e proporcionar um domingo de muita diversão para a comunidade.”

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Vagner Silva, destaca a variedade de atividades previstas.

“Estamos preparando uma programação bastante diversificada, reunindo cultura, música, gastronomia, lazer e o Encontro de Motos. O Guri de Uruguaiana é a primeira atração confirmada e ainda teremos muitas novidades para anunciar ainda nesta semana.”

Já o secretário Rodrigo Feijó afirma que o evento também terá espaço para empreendedores do município.

“O Domingo no Parque é uma oportunidade de unir lazer, cultura e desenvolvimento econômico. Ao abrir espaço para os empreendedores de Nova Santa Rita apresentarem seus produtos e serviços, estamos fortalecendo os negócios locais, gerando visibilidade e criando novas oportunidades.”

Encontro de Motos

O Encontro de Motos será uma das atividades da programação e contará com a participação de motociclistas e pessoas interessadas no universo das duas rodas. A iniciativa será realizada em parceria com a Confraria Livres no Asfalto.

A feira de expositores também fará parte do evento, reunindo empreendedores de Nova Santa Rita para a apresentação de produtos, serviços e iniciativas locais.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

hokitoto