Índices de criminalidade despencam em Canoas no primeiro quadrimestre

O Observatório de Segurança Pública de Canoas divulgou os dados da criminalidade no município, que apresentam uma queda em todos os índices de violência no primeiro quadrimestre deste ano quando comparado ao mesmo período de 2019. O município registra uma redução de 38,4% no número de homicídios, de 17,3% em relação aos furtos de veículos e de 25% nos dados relativos a roubos de veículos.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), Alberto Rocha, os índices de criminalidade vem diminuindo a cada ano, desde 2017. “Isso se deve às estratégias e ações que são realizadas sempre em conjunto com as demais forças de segurança pública, como Guarda Municipal, Polícia Civil, Brigada Militar e Fiscalização Municipal de Trânsito, que participam das Operações Integradas”, comenta o secretário.

As Operações Integradas, que iniciaram em 2017, chegam a um total de 240 nesta semana. “Realizamos as Operações duas vezes por semana. Agora, elas acontecem com o efetivo mais disperso para evitar aglomeração. Algumas operações são de barreira, enquanto outras de patrulhamento. No momento, também temos o objetivo de orientar, fiscalizar e advertir a população em relação aos cuidados para evitar a propagação do novo coronavírus”, explica Alberto.

De acordo com o secretário, ainda é cedo para dizer com precisão se o isolamento social, em função da pandemia da Covid-19, está contribuindo para a diminuição dos índices de homicídios, crimes contra o patrimônio, furto e roubo de veículos, entre outros. “Mas, com certeza, todas as ações que a Prefeitura vem realizando junto com as demais forças de segurança estão resultando na diminuição de todos os índices de criminalidade”, completa Alberto.

Segundo o diretor da 2º Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPM) de Canoas, delegado Mário Souza, os índices de homicídio representam uma redução histórica. Para ele, o sucesso no combate à criminalidade também se deve à integração entre as forças de segurança. “Com esse trabalho conjunto, temos maior fluxo de informação, mais qualidade nos dados, rapidez nas respostas aos crimes, bem como na prevenção deles, um monitoramento eficaz e mais inteligência nas investigações. Portanto, manter e aumentar a integração entre as forças de segurança é fundamental para esses resultados e para proporcionar ainda mais segurança para os canoenses”, enfatiza.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, destaca que a segurança é uma das prioridades da atual gestão. “Temos nos esforçado desde o início desta gestão para melhorar a segurança de Canoas e, agora, estamos colhendo os resultados das nossas ações. Em janeiro deste ano, anunciamos mais 20 milhões para a compra de câmeras de monitoramento, armamento e outros equipamentos de segurança. Nós aprendemos que, mesmo que o investimento em segurança pública não seja uma responsabilidade do Poder Executivo Municipal, ele se tornou uma obrigação nossa, como cidadãos, e um compromisso com a população”, enfatiza Busato.

Novidades na segurança pública

Nesta quinta-feira, 21, será inaugurada a nova sede da 3º Delegacia de Polícia de Canoas (3ª DP). O novo endereço é na rua Dona Rafaela, no bairro Marechal Rondon, em frente ao Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), com amplo espaço e acomodações novas. Já no mês de junho será inaugurada a sede da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP), na rua Regente Feijó, no Centro, com mais espaço para os profissionais de segurança, integração entre os ambientes e acessibilidade. Ambos os espaços foram reformados pela Prefeitura de Canoas.

Além disso, nos próximos dias entra em funcionamento o cercamento eletrônico do município, com 18 pontos de câmeras de monitoramento, as quais identificam placas de veículos furtados ou roubados através da base de dados do Detran. Os equipamentos são interligados ao Centro Integrado de Comando e Controle. Em fase de testes, o sistema tem o objetivo de combater a criminalidade e auxiliar nas investigações.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here