Conecte-se conosco

header-top







 

03/07/2025
 

Geral

Índices de criminalidade despencam em Canoas no primeiro quadrimestre

Redação

Publicado

em

O Observatório de Segurança Pública de Canoas divulgou os dados da criminalidade no município, que apresentam uma queda em todos os índices de violência no primeiro quadrimestre deste ano quando comparado ao mesmo período de 2019. O município registra uma redução de 38,4% no número de homicídios, de 17,3% em relação aos furtos de veículos e de 25% nos dados relativos a roubos de veículos.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), Alberto Rocha, os índices de criminalidade vem diminuindo a cada ano, desde 2017. “Isso se deve às estratégias e ações que são realizadas sempre em conjunto com as demais forças de segurança pública, como Guarda Municipal, Polícia Civil, Brigada Militar e Fiscalização Municipal de Trânsito, que participam das Operações Integradas”, comenta o secretário.

As Operações Integradas, que iniciaram em 2017, chegam a um total de 240 nesta semana. “Realizamos as Operações duas vezes por semana. Agora, elas acontecem com o efetivo mais disperso para evitar aglomeração. Algumas operações são de barreira, enquanto outras de patrulhamento. No momento, também temos o objetivo de orientar, fiscalizar e advertir a população em relação aos cuidados para evitar a propagação do novo coronavírus”, explica Alberto.

De acordo com o secretário, ainda é cedo para dizer com precisão se o isolamento social, em função da pandemia da Covid-19, está contribuindo para a diminuição dos índices de homicídios, crimes contra o patrimônio, furto e roubo de veículos, entre outros. “Mas, com certeza, todas as ações que a Prefeitura vem realizando junto com as demais forças de segurança estão resultando na diminuição de todos os índices de criminalidade”, completa Alberto.

Segundo o diretor da 2º Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPM) de Canoas, delegado Mário Souza, os índices de homicídio representam uma redução histórica. Para ele, o sucesso no combate à criminalidade também se deve à integração entre as forças de segurança. “Com esse trabalho conjunto, temos maior fluxo de informação, mais qualidade nos dados, rapidez nas respostas aos crimes, bem como na prevenção deles, um monitoramento eficaz e mais inteligência nas investigações. Portanto, manter e aumentar a integração entre as forças de segurança é fundamental para esses resultados e para proporcionar ainda mais segurança para os canoenses”, enfatiza.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, destaca que a segurança é uma das prioridades da atual gestão. “Temos nos esforçado desde o início desta gestão para melhorar a segurança de Canoas e, agora, estamos colhendo os resultados das nossas ações. Em janeiro deste ano, anunciamos mais 20 milhões para a compra de câmeras de monitoramento, armamento e outros equipamentos de segurança. Nós aprendemos que, mesmo que o investimento em segurança pública não seja uma responsabilidade do Poder Executivo Municipal, ele se tornou uma obrigação nossa, como cidadãos, e um compromisso com a população”, enfatiza Busato.

Novidades na segurança pública

Nesta quinta-feira, 21, será inaugurada a nova sede da 3º Delegacia de Polícia de Canoas (3ª DP). O novo endereço é na rua Dona Rafaela, no bairro Marechal Rondon, em frente ao Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), com amplo espaço e acomodações novas. Já no mês de junho será inaugurada a sede da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP), na rua Regente Feijó, no Centro, com mais espaço para os profissionais de segurança, integração entre os ambientes e acessibilidade. Ambos os espaços foram reformados pela Prefeitura de Canoas.

Além disso, nos próximos dias entra em funcionamento o cercamento eletrônico do município, com 18 pontos de câmeras de monitoramento, as quais identificam placas de veículos furtados ou roubados através da base de dados do Detran. Os equipamentos são interligados ao Centro Integrado de Comando e Controle. Em fase de testes, o sistema tem o objetivo de combater a criminalidade e auxiliar nas investigações.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2

Redação

Publicado

em

Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2

A Campanha do Agasalho 2025 já começou e a distribuição de roupas está ocorrendo no ginásio do Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000, bairro São Luís, local que também funciona como abrigo e está aberto 24 horas por dia. A partir desta quarta-feira, 2 de julho, as peças também estarão disponíveis para retirada em todas as subprefeituras, das 8h às 17 horas.

Com o slogan “O seu roupeiro não sente frio, desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a campanha deste ano tem como objetivo principal ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua e de famílias em vulnerabilidade social. A ação foi antecipada em razão das frentes frias que chegaram ao município antes mesmo do início oficial do inverno.

Para facilitar a participação da comunidade, a edição 2025 da Campanha do Agasalho contará com o serviço de tele busca de doações, agilizando a coleta de roupas e cobertores doados.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, a campanha tem papel essencial no cuidado coletivo,

“A solidariedade é um instrumento poderoso de transformação social. Cada peça doada representa acolhimento e dignidade para quem mais precisa nesse momento de frio.”

Já o secretário da Defesa Civil, Vanderlei Cordeiro, destaca o esforço conjunto das equipes, “Nossas equipes estão mobilizadas diariamente, atuando nos abrigos, nas ruas e agora também apoiando a logística de doações. O envolvimento da população é fundamental para que ninguém fique desassistido.”

Reforçamos o chamado à população para que doe roupas em bom estado, especialmente agasalhos, cobertores, meias e calçados, com prioridade para itens de inverno para adultos e crianças.

Locais de retirada a partir de 2 de julho:

  • Subprefeituras Regionais (das 8h às 17h)
  • Ginásio do CEL São Luís – aberto 24h

Mais informações e tele busca de doações:

– Secretaria de Assistência Social – (51) 3236-2700
– Defesa Civil – (51) 8255-0805

Continuar a ler

Comunidade

Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

Redação

Publicado

em

Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.

O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.

Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.

A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.

“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.

O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).

Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.

Continuar a ler

Geral

MEIs e artesãos de Canoas podem se qualificar em Marketing Digital

Redação

Publicado

em

MEIs e artesãos de Canoas podem se qualificar em Marketing Digital

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está com inscrições abertas para o curso de Marketing Digital 100% online, gratuito e com certificado. A capacitação é voltada para microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empresas de pequeno porte e aqueles que desejam aprender mais sobre marketing digital.

O objetivo do curso é ensinar como usar ferramentas digitais para melhorar os resultados do negócio, com foco em atrair e se comunicar com clientes, aumentar a visibilidade da marca e vender mais no ambiente online.

O Sebrae possui uma parceria com a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDEI). Para quem precisar, a secretaria disponibiliza a Sala MEI e um co-working com computadores e internet, além de suporte técnico para tirar dúvidas e orientar os participantes.

Inscreva-se gratuitamente no link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/marketing-digital-para-sua-empresa-primeiros-passos,5497125576a4e710VgnVCM100000d701210aRCRD

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques