Saúde
Coronavírus: Número oficial de infectados sobe para 41 em Canoas


Divulgação
Em recente boletim da Secretaria de Saúde do estado do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, 12, Canoas aparece com mais três casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus: total é de 41, e dois óbitos.
Os novos dados divulgados mostram que o registro oficial de infectados no Estado é de 2.917, e o total de mortos pela doença chega a 111, distribuídos em 205 cidades.
Nota da Prefeitura
A Secretaria da Saúde de Canoas foi informada, nesta terça-feira, 12, pelo Comitê Operacional do Estado de que três novos pacientes da cidade testaram positivo para o novo coronavírus. Duas são mulheres, com idades de 28 e 35 anos. Ambas apresentaram sintomas gripais leves. Já o terceiro caso é um homem, com idade de 44 anos, que chegou a apresentar sintomas gripais mais severos. Atualmente os três pacientes estão em isolamento domiciliar e acompanhados pelas equipes da Vigilância em Saúde. Dessa forma, a cidade chega a 41 casos confirmados da doença. Outros 21 pacientes ainda aguardam resultados de exames.
Atualização dos casos em Canoas:
Aguardando resultado: 21
Testes negativos: 551
Confirmados: 41
Curados: 24
Óbitos: 2
Total de testes realizados: 613
Dados do Estado
Em recuperação – ativos: 1225
Óbitos: 111
Recuperados: 1581
Saúde
Simers apresenta proposta de federalização do HU de Canoas à Secretaria Estadual de Saúde
Saúde
UBS Mathias Velho em Canoas recebe equipamentos doados para melhorar estrutura de atendimento

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Mathias Velho recebeu, na tarde de sexta-feira, 14, a doação de 14 aparelhos de ar-condicionado, cortinas blackout, um frigobar e um bebedouro. A entrega, realizada na própria unidade, ocorreu em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), Secretaria de Assistência Social, Conselho Local da UBS e a L’Oréal. Os equipamentos serão utilizados para aprimorar o ambiente de atendimento e as condições de trabalho das equipes.
O prefeito Airton Souza ressaltou o volume de atendimentos realizados na unidade.
“Aqui na UBS Mathias Velho são realizados atendimentos a cerca de 18 mil pessoas. Melhorar a qualidade dos serviços gera satisfação para os canoenses e oferece melhores condições de trabalho para nossos servidores. É um gesto que demonstra cuidado e atenção”, afirmou.
A enfermeira responsável pela UBS, Eliana Andrade, reforçou a relação entre estrutura física e atendimento.
“Nosso dia a dia é dedicado a fazer de cada atendimento um momento melhor para todos, seja por meio de um olhar atento ou de um serviço de qualidade”, disse.
O secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, comentou sobre o impacto da iniciativa.
“Nosso trabalho se resume em oferecer serviços de qualidade para a população de Canoas. Avançar na qualificação dos espaços e do atendimento é sempre o melhor caminho”, declarou.
A secretária municipal da Saúde, Ana Regina Boll, também destacou a parceria.
“Estamos muito contentes em receber os 14 ares-condicionados e as cortinas blackout, que vão melhorar o ambiente para todos os usuários. Essa sensibilidade da Assistência Social contribui diretamente para a qualificação dos serviços de saúde”, afirmou.
Saúde
Audiência pública debate crise no IPE-Saúde e cobra soluções urgentes

A crise no atendimento do IPE-Saúde foi tema de uma audiência pública realizada na manhã do dia 13 de novembro, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A atividade foi proposta pelo deputado estadual Halley Lino (PT) e reuniu representantes de diversas entidades do funcionalismo, usuários do plano e parlamentares. Durante o encontro, servidores relataram dificuldades para acessar consultas, exames e procedimentos médicos devido à falta de credenciados, à escassez de especialistas em diversas regiões e aos atrasos nos repasses. Um dos momentos mais comoventes foi o depoimento de um pai que perdeu a filha de 11 meses após não conseguir atendimento adequado. Segundo ele, foram tentativas frustradas com vários pediatras tanto pelo IPE quanto pelo SUS. Participantes também destacaram a instabilidade na gestão do instituto, com cinco presidentes em pouco mais de um ano, como sinal da falta de prioridade dada ao tema. Houve críticas à desigualdade no acesso: enquanto a Região Metropolitana de Porto Alegre conta com mais opções de atendimento, o interior do estado enfrenta sérias limitações, mesmo com contribuições equivalentes dos usuários. Como encaminhamento, será solicitado um encontro com o atual presidente do IPE-Saúde, Paulo Rogério Silva dos Santos, para apresentação de um documento reunindo os relatos, críticas e propostas apresentadas durante a audiência.

Educação1 semana atrásInscrições para creches municipais de Canoas começam na próxima segunda-feira, 17

ENCHENTE RS1 semana atrásSegunda fase do Programa MEI RS Calamidades oferece apoio a microempreendedores atingidos pelas enchentes

Trânsito1 semana atrásTrecho da Rua Elizabeth Finkler terá interrupção temporária no trânsito nesta quinta-feira, 13

Educação1 semana atrásEstudantes de Direito da Unilasalle realizam visita técnica a Brasília

Geral1 semana atrásSAMU é homenageada na Câmara de Vereadores de Canoas pelos 20 anos de atuação na cidade

Cultura1 semana atrásCanoas inicia Semana da Igualdade Racial com seminários e exposições

Esporte3 dias atrásGrupo de atletas amadores mobilizam corrida noturna em Canoas

Saúde1 semana atrásRS registra avanço nos casos de câncer de próstata e reforça alerta do Novembro Azul

























































Suporte Timoneiro
13 de maio de 2020 em 20:13
muito bom