Saúde
Prefeitura realiza ‘drive thru’ de vacinação em idosos nesta segunda-feira

A segunda-feira, 20, será de intensa mobilização da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para continuidade da primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe no município. Doses serão aplicadas exclusivamente em idosos por um sistema de “drive-thru” no Parque Esportivo Eduardo Gomes, das 10h às 16 horas. A estratégia funcionará assim: sem descer do veículo, o indivíduo com mais de 60 anos deve se dirigir até a tenda da equipe de saúde e receber a imunização.
O atendimento domiciliar, que vacinou mais de 37.400 idosos desde o dia 23 de março, terá continuidade aos que solicitarem a aplicação por meio da Central de Atendimento da Prefeitura de Canoas. O pedido deve ser agendado pelo telefone (51) 3425.7681, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20 horas, com dados pessoais e endereço.
A primeira etapa da campanha de vacinação foi atípica neste ano por atender de casa em casa, com mais de trinta equipes espalhadas pela cidade e acompanhadas pela Guarda Municipal. Muitos idosos que, outrora não se deslocavam até o posto de saúde, foram imunizados em virtude da facilidade desta edição. Todas as instituições de longa permanência, como asilos e casas de repouso, receberam os cuidados dos agentes de saúde. O índice em profissionais da saúde, também integrantes do grupo prioritário, é ainda melhor, com 104,80% da meta atingida devido à quantidade de temporários convocados para trabalhar no combate ao coronavírus.
Devido à falta de doses suficientes para a continuidade da campanha, a Secretaria da Saúde adiou a segunda etapa. “Inicialmente recebemos duas mil doses. Se dividirmos entre os quase 30 pontos de vacinação, daria menos de 70 doses por unidade de vacinação. Isso acabaria gerando aglomerações e insatisfação das pessoas que não conseguiriam se vacinar. A estratégia foi seguir vacinando os idosos, pois a procura nesta faixa etária está grande, e aplicar nos profissionais da segurança pública e salvamento, motoristas e cobradores do transporte coletivo”, esclarece o secretário da Saúde, Fernando Ritter.
A segunda fase continuará visando atender, agora, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, caminhoneiros e portuários.
A terceira fase, prevista para começar no dia 9 de maio, vacinará crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, professores de escolas públicas e privadas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental.
Saúde
Nova unidade de saúde é inaugurada no bairro Niterói, em Canoas

Foi inaugurada na manhã do sábado, 13, a Unidade de Saúde João-de-Barro, localizada na Rua Itamar de Mattos, nº 1300, no bairro Niterói, em Canoas. A obra teve investimento de R$ 2,78 milhões e começou a ser construída em 2023.
A nova unidade substitui a antiga Unidade de Saúde Concoban e visa ampliar o acesso ao atendimento básico de saúde para moradores da região. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a nova localização, próxima ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Sudeste, deve facilitar o acesso de um número maior de usuários, especialmente de famílias que ainda não estavam cadastradas.
A unidade contará com três equipes da Estratégia de Saúde da Família, uma equipe odontológica e oito agentes comunitários de saúde, responsáveis por visitas domiciliares e acompanhamento da população. Além disso, três agentes de endemias atuarão na prevenção e controle de doenças no território. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Durante a cerimônia de inauguração, autoridades municipais destacaram a importância do novo equipamento público para a melhoria dos serviços de saúde na cidade. O prefeito Airton Souza afirmou que a unidade foi planejada para oferecer um atendimento mais humanizado à população. Já o vice-prefeito Rodrigo Busato mencionou que a entrega da unidade ocorre em um momento de reconstrução da cidade após a enchente.
A Fundação Municipal de Saúde informou que a nova sede representa uma melhoria em relação ao antigo espaço, que era adaptado. A expectativa é de que a estrutura atual ofereça um ambiente mais adequado para os atendimentos.
Moradores da região também comentaram a importância da nova unidade. A dona de casa Eloá de Lima, de 60 anos, moradora vizinha à nova US, afirmou que a proximidade facilitará o acesso, especialmente para os idosos.
Saúde
Prefeitura de Canoas firma contrato com FMSC e lança telemedicina em escolas

A Prefeitura de Canoas anunciou duas importantes iniciativas na área da saúde pública no município. Na quarta-feira, 10, foi firmado um novo contrato com a Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC), assegurando a continuidade dos serviços médicos na Atenção Primária. No dia seguinte, quinta-feira, 11, foi lançado o serviço de telemedicina em escolas da rede municipal, integrando saúde e educação.
O novo contrato com a FMSC tem validade de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período. Cerca de 80 médicos vinculados à fundação seguirão atuando nas unidades de saúde da cidade. A assinatura do acordo aconteceu na sede da Prefeitura e contou com a presença de representantes da administração municipal, da FMSC, do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e de outros sindicatos da área da saúde.
Para o diretor do Simers, Alexandre Silveira, a formalização do contrato representa um avanço nas negociações e oferece estabilidade ao atendimento prestado à população. Ele destacou o papel do diálogo entre o sindicato, a Prefeitura e a fundação como fundamental para o desfecho positivo.
Já na quinta-feira, 11, o Executivo municipal lançou o serviço de telemedicina nas escolas, com cerimônia realizada na EMEF João Paulo I, no bairro Harmonia. A iniciativa começa em 10 escolas da rede municipal, oferecendo atendimento médico e de enfermagem diretamente no ambiente escolar para estudantes que apresentarem sintomas leves, como febre, gripe, dor de garganta ou pequenas lesões.
A proposta visa agilizar o cuidado com a saúde dos alunos, reduzir a evasão escolar por questões médicas e proporcionar maior tranquilidade às famílias, ao evitar deslocamentos desnecessários às unidades de saúde.
Saúde
Setembro Amarelo: Sistema FIERGS promove ações de cuidado com a saúde mental e valorização da vida

Apoio do Centro de Valorização da Vida
- Cultura3 dias atrás
31ª Semana Farroupilha inicia programação no Parque Eduardo Gomes a partir desta sexta; confira programação
- Justiça6 dias atrás
2ª Turma do STF forma maioria a favor de Airton Souza em recurso contra condenação de improbidade administrativa
- Eventos5 dias atrás
Semana Farroupilha terá programação especial no Parque Eduardo Gomes
- Oportunidade6 dias atrás
Inscrições para concurso do BRDE com salário inicial de R$ 10,1 mil para nível superior terminam quinta-feira, 11
- Habitação3 dias atrás
Caixa divulga lista de cem canoenses contemplados no programa Compra Assistida
- Serviços1 semana atrás
Corsan moderniza tratamento de água para maior segurança no trabalho e benefício ambiental
- Cultura3 dias atrás
Conheça a programação do 3º Festival de Cinema de Canoas
- Geral4 dias atrás
Bazar Amigos da Casa abre vagas de voluntariado intergeracional