Conecte-se conosco

header-top







 

18/09/2025
 

Geral

Profissionais e estudantes da Unilasalle produzem máscaras em impressoras 3D

Redação

Publicado

em

Divulgação La Salle

Nesta terça-feira, 31, serão entregues materiais de higiene, limpeza e máscaras de proteção individual aos profissionais da saúde de hospitais de Canoas e Porto Alegre.

As máscaras estão sendo produzidas há uma semana, a partir de uma impressora 3D do FabLab da Universidade La Salle. O material utilizado na fabricação é um bioplástico feito através da dextrose (glicose) que é extraída de fontes renováveis. O modelo das máscaras, que lembra uma viseira foi validada em hospitais na Europa.

De acordo com o responsável pelo projeto, o Coordenador do Curso de Tecnologia em Design de Produto, Prof. Me. Fabrício Kipper a peça é feita camada por camada e leva quatro horas para ficar pronta. “O arquivo 3D é processado no computador, que gera o código para que a Impressora 3D consiga fazer a impressão. Para aumentar nossa produção, contamos com o apoio do egresso de Design de Produto Eron Silveira, ele é proprietário da Imaginar Impressões, empresa especializada em impressão 3D”, explica o professor.

O empresário e egresso Eron Silveira afirmou ser motivo de muito orgulho poder aplicar o que aprendeu durante a graduação. “Me sinto satisfeito em estar contribuindo com o meu conhecimento nesse projeto das máscaras. Assim, ajudamos o próximo e abraçamos uma causa, que é combater a COVID-19”, ressaltou o designer.

Os insumos de higiene foram adquiridos através de uma parceria da Unilasalle com seus fornecedores e serão recebidos inicialmente pela Secretaria Municipal de Saúde de Canoas, pelo Hospital Nossa Senhora das Graças e posteriormente pela Rede de Saúde Divina Providência e Santa Casa, ambas de Porto Alegre. Além das máscaras de proteção estão entre os itens, luvas, água sanitária e sabonete líquido.

Divulgação La Salle

Outros serviços disponibilizados nos próximos dias

Ainda nesta semana, a Universidade La Salle colocará à disposição comunidade um serviço de acolhimento e atendimento psicológico, com foco no apoio de profissionais da saúde da cidade de Canoas. O serviço será capitaneado pela La Salle Saúde, clínica da instituição que oferece uma gama de atendimentos especializados. Neste período de pandemia os atendimentos estarão ocorrendo por meio dos profissionais da La Salle Saúde de forma voluntária. No decorrer da semana serão divulgadas mais informações de como a comunidade poderá acessar o serviço.

Também, a Universidade deve colocar à disposição dos órgãos de saúde o Laboratório de Bioquímica do Centro de Pesquisa Translacional – do Mestrado Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano – da Universidade La Salle, juntamente com o trabalho de seus pesquisadores e técnicos. A infraestrutura disponibilizada servirá para a quantificação de Imunoglobulinas IgM e IgG em soro de pacientes que estiverem internados ou com sintomas, possibilitando a identificação de casos da COVID-19 e consequentemente sua atenção e cuidados.

De acordo com a Reitoria da Unilasalle, estas e outras ações também respondem a uma demanda proposta pelo Secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luis Lamb. A Secretaria está buscando apoio nas iniciativas das instituições comunitárias de ensino superior (ICES), integrantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), com o entendimento de que estas possuem conhecimento, recursos humanos e estrutura que podem contribuir no combate da COVID-19 em nosso Estado.

Continuar a ler

Geral

3º Colóquio Sesc de Arte Educação recebe inscrições até o dia 22 de setembro

Redação

Publicado

em

3º Colóquio Sesc de Arte Educação recebe inscrições até o dia 22 de setembro

Ainda dá tempo de garantir presença no 3º Colóquio Sesc de Arte Educação, que acontece de 22 a 24 de setembro, em formato online e gratuito. Com o tema “Mulheres nas Artes Cênicas: legado, memória e contribuições”, o encontro reunirá pesquisadoras, artistas e profissionais da arte e educação em três dias de diálogos, reflexões e trocas de experiências sobre o protagonismo feminino no teatro brasileiro.

As inscrições estão abertas até 22 de setembro e podem ser feitas pelo site even3.com.br/3coloquiosesc-610783. Será possível emitir certificado a partir de 8 de outubro, mediante 75% de frequência e preenchimento da pesquisa de satisfação.

O Colóquio dá continuidade às discussões iniciadas em 2023, que trataram de territorialidade e oralidades. Nesta edição, a ênfase está nas mulheres trabalhadoras das artes cênicas, valorizando experiências para além da sala preta e do palco italiano, e reforçando estratégias de mediação por meio da Arte Educação.

Ao valorizar esses legados, o evento também reivindica a presença de histórias ainda ausentes na narrativa oficial do teatro brasileiro, ampliando perspectivas e reafirmando o teatro como espaço vivo, crítico, conectado à vida e aberto a novas formas de existir.

A programação é totalmente gratuita e os três dias de atividades são subdivididos por três eixos: Arte Educação: Mulheres nas Artes Cênicas e os Territórios dos Saberes; Arte Inter(ação): Jogos, Teatralidade e Educação; e Territórios Criativos: Produção das Artes.

A programação completa pode ser conferida abaixo. O evento é uma realização conjunta dos Departamentos Regionais do Sesc Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina com apoio do Departamento Nacional do Sesc.

Programação:

22/09 (Segunda-feira)

Eixo: Mulheres: Arte, Educação e os Territórios do Saberes – Sesc/SC

  • 14h – Abertura – As mulheres na cena – Poética e leitura dramática
  • 14h30 às 17h – Diálogos com os convidados Vicente Concilio, Vera Regina Martins Collaço e Fátima Costa Lima

23/09 (Terça-feira)

Eixo: Arte Inter(ação): Jogo, Teatralidade e Educação – Sesc/RS

  • 14h – No tear da História: Maria Helena Lopes com Juliana Wolkmer
  • 15 h – Olga Reverbel e o ensino de Teatro no Brasil com Cristiano Goldschmidt
  • 16h – Coisas pra dizer em voz alta, práticas e escutas de uma atriz com Mirna Spritzer
  • 16h20 às 16h40 – Rodada de conversa com os convidados
  • 16h40 às 17h – Perguntas e interações com o público

24/09 (Quarta-feira)

Eixo: Territórios Criativos: Produção das artes – Sesc/PR

  • 14h – Abertura com Juliana Baum
  • Convidadas Yara Rossatto e Ana Tezza
  • 16h às 17h – Apresentação de materiais educativos e Revistas Sesc
Continuar a ler

Geral

MTE alerta: é falsa a informação sobre processos seletivos para vagas nos Correios

Redação

Publicado

em

MTE alerta: é falsa a informação sobre processos seletivos para vagas nos Correios

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) esclarece que é falsa a mensagem que circula em redes sociais e aplicativos de mensagens sobre supostos processos seletivos para vagas de emprego nos Correios. As publicações fraudulentas chegam a solicitar pagamento de taxas para participação, o que configura tentativa de golpe.

O MTE não possui qualquer parceria com os Correios para esse tipo de contratação. Trata-se de informação enganosa que utiliza indevidamente o nome do Ministério.

Para coibir essa prática criminosa, o MTE já acionou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República e a Advocacia-Geral da União, que estão adotando as medidas cabíveis.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelo telefone 158 ou pelo canal oficial Fale Conosco: https://contatos.trabalho.gov.br/.

Fonte: Agência Gov

Continuar a ler

Geral

Ulbra recupera ambulância histórica para práticas do curso de Medicina

Redação

Publicado

em

Ulbra recupera ambulância histórica para práticas do curso de Medicina

Na segunda-feira, 15, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) destinou oficialmente uma ambulância para aulas práticas do curso de Medicina, no campus Canoas. O veículo, que já fazia parte do patrimônio da instituição, foi totalmente reformado e adaptado para simular atendimentos do SAMU.

O curso de Medicina da Ulbra já conta com um centro de simulação integrado, que reproduz o circuito completo de atendimento hospitalar. Com a chegada da ambulância, esse espaço passa a ser ainda mais aprimorado, permitindo que os estudantes vivenciem todo o processo de atendimento: desde o socorro do paciente com o veículo, a simulação da regulação médica, até o cuidado prestado na emergência hospitalar.

Ambulância de cinema

O veículo, modelo 1991 Ford F150 XL S, foi importado dos Estados Unidos e é um exemplar raro no Brasil. Na cor branca e com capacidade para cinco pessoas, a ambulância possui suspensão ajustável conforme o terreno e um baú projetado como UTI móvel, características que até hoje não são comuns nas ambulâncias brasileiras. É um modelo frequentemente visto em produções cinematográficas, o que a torna ainda mais singular.

Adquirida em 1996 para o plano Ulbra Saúde, a ambulância já foi utilizada em atendimentos domiciliares, no Hospital Álvaro Alvim (Porto Alegre) para transporte de pacientes e no hospital que a instituição mantinha em Tramandaí. Também teve papel importante em treinamentos práticos das disciplinas de Trauma e Emergência.

A restauração do veículo foi conduzida por Renan Carvalho da Cruz, profissional responsável pela reforma, que durou 40 dias.

“Pegamos essa ambulância que estava há praticamente 15 anos parada e restauramos quase todas as peças, praticamente 100% de restauração. As peças estavam boas, porém velhas, mas é um veículo com material americano, diferenciado, e isso facilitou a restauração”, explica.

Inovação na formação médica

Para o professor Rogério Fett Schneider, docente do curso de Medicina da Ulbra e coordenador do Centro de Simulação, a chegada do veículo representa um avanço significativo na qualificação acadêmica.

“Hoje, com o advento do SAMU, temos muitas ocorrências, tanto emergências clínicas quanto traumáticas, e o atendimento pré-hospitalar é fundamental. Muitos alunos estão atuando em serviços de regulação do SAMU, e o cenário prático vai contemplar também esse contexto, a regulação, o atendimento na rua, o resgate, com todas as formas de urgência e emergência”, conta.

Ele acrescenta que a ambulância fortalece ainda mais a experiência acadêmica dos estudantes. “O veículo vai trazer uma veracidade muito interessante para a capacitação dos alunos. Hoje somos a única universidade com esse cenário de simulação de atendimento pré-hospitalar na íntegra, inclusive com a regulação médica, seguindo protocolos do Ministério da Saúde”, destaca.

Segundo Marcelo Guerra, coordenador do curso de Medicina da Ulbra, a integração da ambulância à simulação reforça a segurança do paciente e a formação prática dos estudantes.

“Estamos cada vez mais integrando a simulação, que é toda a atividade que o aluno faz antes de chegar ao paciente verdadeiro. Então, a simulação tem muito a ver com a segurança dos nossos pacientes. O aluno primeiro treina em ambiente simulado, controlado, e se capacita para quando realmente tiver um caso, saber atuar nessa circunstância”, explica.

Mais informações sobre o curso de Medicina da Ulbra estão disponíveis em: ulbra.br/canoas/graduacao/presencial/medicina/bacharelado

Continuar a ler
publicidade
SicrediGraduação Lasalle

Destaques