Geral
Profissionais e estudantes da Unilasalle produzem máscaras em impressoras 3D


Divulgação La Salle
Nesta terça-feira, 31, serão entregues materiais de higiene, limpeza e máscaras de proteção individual aos profissionais da saúde de hospitais de Canoas e Porto Alegre.
As máscaras estão sendo produzidas há uma semana, a partir de uma impressora 3D do FabLab da Universidade La Salle. O material utilizado na fabricação é um bioplástico feito através da dextrose (glicose) que é extraída de fontes renováveis. O modelo das máscaras, que lembra uma viseira foi validada em hospitais na Europa.
De acordo com o responsável pelo projeto, o Coordenador do Curso de Tecnologia em Design de Produto, Prof. Me. Fabrício Kipper a peça é feita camada por camada e leva quatro horas para ficar pronta. “O arquivo 3D é processado no computador, que gera o código para que a Impressora 3D consiga fazer a impressão. Para aumentar nossa produção, contamos com o apoio do egresso de Design de Produto Eron Silveira, ele é proprietário da Imaginar Impressões, empresa especializada em impressão 3D”, explica o professor.
O empresário e egresso Eron Silveira afirmou ser motivo de muito orgulho poder aplicar o que aprendeu durante a graduação. “Me sinto satisfeito em estar contribuindo com o meu conhecimento nesse projeto das máscaras. Assim, ajudamos o próximo e abraçamos uma causa, que é combater a COVID-19”, ressaltou o designer.
Os insumos de higiene foram adquiridos através de uma parceria da Unilasalle com seus fornecedores e serão recebidos inicialmente pela Secretaria Municipal de Saúde de Canoas, pelo Hospital Nossa Senhora das Graças e posteriormente pela Rede de Saúde Divina Providência e Santa Casa, ambas de Porto Alegre. Além das máscaras de proteção estão entre os itens, luvas, água sanitária e sabonete líquido.

Divulgação La Salle
Outros serviços disponibilizados nos próximos dias
Ainda nesta semana, a Universidade La Salle colocará à disposição comunidade um serviço de acolhimento e atendimento psicológico, com foco no apoio de profissionais da saúde da cidade de Canoas. O serviço será capitaneado pela La Salle Saúde, clínica da instituição que oferece uma gama de atendimentos especializados. Neste período de pandemia os atendimentos estarão ocorrendo por meio dos profissionais da La Salle Saúde de forma voluntária. No decorrer da semana serão divulgadas mais informações de como a comunidade poderá acessar o serviço.
Também, a Universidade deve colocar à disposição dos órgãos de saúde o Laboratório de Bioquímica do Centro de Pesquisa Translacional – do Mestrado Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano – da Universidade La Salle, juntamente com o trabalho de seus pesquisadores e técnicos. A infraestrutura disponibilizada servirá para a quantificação de Imunoglobulinas IgM e IgG em soro de pacientes que estiverem internados ou com sintomas, possibilitando a identificação de casos da COVID-19 e consequentemente sua atenção e cuidados.
De acordo com a Reitoria da Unilasalle, estas e outras ações também respondem a uma demanda proposta pelo Secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luis Lamb. A Secretaria está buscando apoio nas iniciativas das instituições comunitárias de ensino superior (ICES), integrantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), com o entendimento de que estas possuem conhecimento, recursos humanos e estrutura que podem contribuir no combate da COVID-19 em nosso Estado.
Geral
Corsan afirma que água retorna aos bairros Igara e São José a partir do final da tarde

A Corsan afirma que a retomada do abastecimento de água nos bairros Igara e São José, em Canoas, deve ocorrer de forma gradual a partir do final da tarde desta terça-feira, 20. A interrupção ocorreu em razão do rompimento de uma adutora de grande porte na avenida Getúlio Vargas.
Segundo a Corsan, a tubulação é responsável pelo transporte de água tratada para a região e equipes trabalham no local para concluir o conserto e iniciar a retomada do serviço. A normalização completa pode levar algumas horas, conforme a localização dos imóveis e a demanda da rede.
Para informações e solicitações, a Companhia orienta que os moradores utilizem os canais oficiais de atendimento, como o aplicativo Corsan, o site cliente.corsan.com.br, o WhatsApp pelo número (51) 99704-6644 ou o telefone 0800 646 6444, com ligações gratuitas.
Geral
Estado registra mais de 11 mil emissões de identidade pelo sistema Identidade Fácil em 2025

O governo do Estado contabilizou 11.466 emissões de carteiras de identidade por meio do sistema Identidade Fácil entre julho e dezembro de 2025. A plataforma digital é utilizada para a solicitação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e concentra parte do processo de forma on-line.
Disponível no site do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e também em aplicativo para celulares, o sistema permite que o cidadão preencha os dados pela internet e envie a versão digitalizada da certidão de nascimento ou casamento. Para acessar o serviço, é necessário ter conta ativa no gov.br.
Mesmo com a digitalização, a etapa presencial segue obrigatória para a coleta de biometria e fotografia, realizada mediante agendamento. Pessoas que já possuem documento emitido no Rio Grande do Sul podem solicitar a CIN de forma remota. Já quem não se enquadra nos critérios do sistema continua sendo atendido pelo modelo tradicional, com agendamento presencial nos postos do IGP.
A Carteira de Identidade Nacional unifica o número de identificação em todo o país, utilizando o CPF como registro único. O documento possui versão física e digital e é válido em todo o território brasileiro.
Para atendimento presencial, o portal do IGP disponibiliza os endereços das unidades no site: (https://igp.rs.gov.br/onde)
Documentos exigidos
CPF
Certidão de nascimento para pessoas solteiras
Certidão de casamento para casados ou viúvos
Certidão de casamento com averbação para separados ou divorciados
Comunidade
Prefeitura de Canoas inicia reforma do CRAS Rio Branco após danos da enchente de 2024

A Prefeitura de Canoas assinou, na terça-feira, 13, a ordem de início de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Branco, localizado no Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço estava inoperante desde a enchente registrada em maio de 2024.
Após a conclusão da obra, o CRAS voltará a ofertar serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social e encaminhamentos à rede socioassistencial. Atualmente, os atendimentos seguem sendo realizados de forma provisória na unidade localizada na Rua Santa Clara, nº 382, no bairro Rio Branco.
A obra integra o processo de recuperação de espaços públicos atingidos pelo evento climático e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.
Durante o ato de assinatura, o prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou que a retomada do espaço representa a devolução de serviços essenciais à população.
“A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, disse.
O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, destacou os impactos da enchente no local e a expectativa da comunidade pela recuperação.
“Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.
A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS faz parte de um conjunto mais amplo de intervenções no complexo.
“Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, declarou.
Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra.
“Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.

Geral1 semana atrásParque Canoas de Inovação aprova instalação de duas novas empresas

Mobilidade1 semana atrásCanoas retomará uso de radares móveis para fiscalização do trânsito em 2026

Mobilidade6 dias atrásObras de revitalização da Avenida Guilherme Schell já estão em andamento

Trânsito5 dias atrásTúnel da Domingos Martins integra obra viária para melhoria da mobilidade Urbana

Obras1 semana atrásGoverno do Estado assina contrato autorizando início da duplicação do Caminho do Meio em Viamão

Obras1 semana atrásSecretaria de Obras inicia substituição do asfalto na Rua Dona Maria Isabel, em Canoas

Geral5 dias atrásEstado registra mais de 11 mil emissões de identidade pelo sistema Identidade Fácil em 2025

Saúde6 dias atrásRevitalização da UPA Caçapava tem início após as enchentes de 2024






















































