Esporte
O que será do futebol em 2020?

No meio do caos, quando a mente espairece da preocupação referente a saúde e economia, vamos pensar no que antes era nosso lazer, o futebol. Aí nasce uma nova preocupação, após essa crise, o que vai acontecer com o futebol? Não tenho ideia, mas podemos passar aqui o que têm sido dito.
É fato que não vamos passar ilesos por isso, o calendário já foi afetado, mundialmente. Presidente da UEFA já não considera loucura pensar que essa temporada está perdida, lembrando que para eles, ela estava encerrando, e para nós, começando.
O que abre espaço para falarmos sobre uma das propostas colocadas nacionalmente, tornar o calendário brasileiro igual ao europeu. Começar no segundo semestre de um ano e terminar no primeiro semestre de outro. Abordagem complexa, mas que vêm ganhando força.
Outro ponto é os estaduais, a maioria defende seu cancelamento, opinião que vai de encontro a minha, porém nasceria o problema para classificação da Copa do Brasil da temporada seguinte.
Nos melhores dos cenários e se tivermos um tempo razoável para realização dos jogos, o formato do Brasileirão pode ser mantido, ficaria só apertado. Em um cenário pior, não teríamos tempo, nesse caso, fizeram a proposta de resolver tudo em mata-mata, proposta recusada pelas televisões detentoras dos direitos de transmissão.
Mudando o foco do calendário temos outro problema, o financeiro. Se clubes estruturados e com caixas milionários como Barcelona, PSG e Borussia Dortmund já estão cortando salários para passar a crise, imagina times da nossa série C que vendem o almoço para comprar a janta.
Junto a isso, já temos a questão de 95% dos times não terem uma situação estável normalmente, ainda em março antes do ápice da crise, alguns times não tinham feito o pagamento nem de dezembro para os atletas e funcionários.
Alguns jogadores internacionais estão criando o movimento de abrir mão do salário em detrimento dos funcionários, mas como exigir aqui no Brasil que atletas cortem o que não recebem. O tiozão do pavê vai alegar nesse momento “eles ganham milhões”. Por dados da CBF, os atletas registrados no BID apenas 0,01 recebem mais que 500 mil. 82% ganha ATÉ 1 mil reais e 13% ganha até 5 mil reais.
Percebemos que a categoria em suma maioria não está com caixa para abrir mão de salários. Desde os atrasados até a redução proposta nesse momento. Não é porque 0,001 tem caixa para se manter sem receber que os outros possuem o mesmo patamar.
Lembrando que um jogo para acontecer, não se resume aos 22 atletas em campo, tem comissões técnicas, massagistas, preparadores, assessores, cozinheiras e tantos outros, a maioria com salários pequenos e que precisam de holofotes da mesma maneira.
Leva a pensar também, que voltar o futebol sem o público não pode ser solução, vai gerar gastos e nunca receitas, pode afundar ainda mais os clubes.
Ainda estamos no início de tudo, sem perspectivas, fica difícil planejar. Ficamos na torcida para que a CBF intervenha e ajude os clubes, é necessário e imprescindível.
Esporte
Peneiras do Programa Talentos do Esporte de Canoas seguem até sábado, 15

Começou nesta terça-feira, 11, a etapa de peneiras do Programa Talentos do Esporte. As vagas são para as modalidades de voleibol, handebol, basquete, judô, atletismo, hóquei sobre a grama, ginástica artística e rítmica. As seletivas seguem até sábado, 15. Os interessados devem comparecer nas unidades esportivas e preencher uma ficha para participar, não há inscrição prévia.
O programa Talentos do Esporte tem como objetivo o desenvolvimento educacional de jovens e crianças, o seu rendimento e a sua participação no convívio social. “O nosso foco é ofertar oportunidades para que esses jovens atletas despertem seu interesse pelo esporte”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Luciano Oliveira.
Confira a lista de locais e modalidades:
– Centro Olímpico Municipal: Av. Araguaia, 1151, bairro Igara – Fone: 3477-6417
– Centro de Esportes e Lazer Estação Cidadania: Av. Rio Grande do Sul, 3320 – bairro Mathias Velho.
Data: 11/03
Atletismo – Estação Cidadania
– 9:00 – Categoria Misto-09 a 17 anos
– 14:00 – Categoria Misto – 09 a 17 anos
Voleibol
– Centro Olímpico Municipal: Av. Araguaia, 1151, bairro Igara – Fone: 3477-6417
– 19:00 – Categorias Masculino e Feminino – Adulto
Data: 12/03
Handebol
– Centro Olímpico Municipal
– Categoria Feminino: Sub 13 e sub 15 às 14 horas;
– Categoria Feminino: Sub 17, às 15 horas
– Categoria Juvenil e adulto 19 horas
– Categoria Masculino: Sub 13 e sub 16, às 16 horas
Dia 13/03
Handebol
– Centro Olímpico Municipal
– 21:00 – Categoria Masculino – Adulto
– Data: 13/03
– Ginástica Artística – Estação Cidadania
– 9:00 – Categoria Feminino – 05 à 12 anos
– 9:00 – Categoria Masculino – 06 à 09 anos
– 14:00 – Categoria Feminino – 05 à 12 anos
– 14:00 – Categoria Masculino – 05 à 09 anos
Data:13/03
Hóquei sobre a Grama – Centro Olímpico Municipal
– 19:00 – Categoria Feminino – Sub 18 e Sub 15
– 20:00 – Categoria Masculino – Sub 18 e Sub 15
Data: 14/03
Judô – Estação Cidadania
– 9:00 – Categoria Feminino e Masculino – 05 à 12 anos
– 13:00 – Categoria Feminino e Masculino – 05 à 12 anos
Data:14/03
Ginástica Rítmica – Estação Cidadania
– 9:00 – Categoria Feminino – 06 à 10 anos
– 14:00 – Categoria Feminino – 06 à 10 anos
Data: 15/03
Hóquei sobre Grama
– Centro Olímpico Municipal
– 10:00 – Categoria Masculina e Feminina – Adulto e Sub 21
Canal OtPlay
Amazona canoense Martina Zoé fala sobre paixão pelo hipismo no Canoas Podcast

Os comunicadores Simone Dutra e Dion Cosetin bateram um papo com Martina Zoé, de 12 anos (acompanhada de sua mãe Simone), atleta Pré-Mirim de Hipismo de Alto Rendimento vinculada a Federação Gaúcha de Esportes Equestres.
Ela estuda no Colégio Maria Auxiliadora, em Canoas, onde cursa a 7ª série do ensino fundamental. Destaque nas principais competições do calendário oficial, sendo campeã e vice-campeã em diferentes torneios de hipismo em 2021, 2022 e 2023.
A jovem canoense se prepara para o campeonato Sul-Americano da modalidade, que ocorre em outubro de 2025, no Paraguai. Para isso, a família pede o apoio de qualquer empresa gaúcha que recolha ICMS pode contribuir destinando até 100% do ICMS para o projeto “Saltando para futuro”, que reúne recursos para que Martina represente o Rio Grande do Sul em competições nacionais e internacionais.
Contatos: Cindy Amaral Pacheco (51) 98448-4758
Martín Sánchez (51) 98215-1174
Jerson Cunha (51) 99555-1144
Instagram: @mzhorse
Assista o episodio completo
Esporte
Inscrições para participar da Taça das Favelas encerra nesta sexta-feira, 14

As inscrições para a Taça das Favelas RS 2025 encerram nesta sexta-feira, 14 de março. Ainda dá tempo de garantir a vaga da sua favela no maior campeonato de futebol de favelas do mundo.
A Taça das Favelas Rio Grande do Sul 2025 é uma realização da CUFA Rio Grande do Sul. Conta com o patrocínio de CEEE Equatorial (@ceeegrupoequatorial), Banrisul (@banrisul) e Farmácias São João (@farmaciassaojoao).
Financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (@governo_rs) através do programa Pró-Esporte RS, da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (@esporte_rs).
Inscrições pelo site: www.tacadasfavelasrs.com.br
- Policial1 semana atrás
Juiz do trabalho de Canoas tem R$ 20 milhões de bens bloqueados por suspeita de fraude de leilões
- ENCHENTE RS1 semana atrás
Governo do RS prorroga estado de calamidade pública da enchente por mais 90 dias
- Cultura1 semana atrás
Documentário “Mulheres Visíveis Kaingang”: Um Olhar Necessário Sobre a Luta Indígena Feminina é lançado
- Esporte1 semana atrás
Abertas inscrições do Programa Movimenta Canoas e Escola de Esportes
- Saúde1 semana atrás
Em reforma, Hospital de Pronto Socorro de Canoas recebe doação de materiais hospitalares
- Comunidade1 semana atrás
Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses
- Transporte1 semana atrás
Vereadores de Canoas aprovam lei para que ônibus tenham assentos cor de rosa para inibir assédio
- Saúde1 semana atrás
Hospital Universitário de Canoas inicia mutirão de cirurgias em plano para redução de filas