Conecte-se conosco

header-top







 

27/06/2026
 

Saúde

Associação São Miguel se manifesta por nota

Redação

Publicado

em

Recebemos esta carta da Associação São Miguel, que gere o Hospital Nossa Senhora das Graças, de Canoas, pedindo espaço para direito de resposta a um texto veiculado em nossa edição da semana passada (nº 2900), que iremos publicar na íntegra:

Carta de Esclarecimento à população Em esclarecimento aos leitores e à população de Canoas e Região Metropolitana, bem como de nossa capital, Porto Alegre, vimos esclarecer que, ao contrário do que foi publicado nesta coluna, a Associação Beneficente São Miguel – ABSM, jamais foi afastada do Hospital Parque Belém – HPB, de Porto Alegre. Em primeiro, esclarecemos que a ABSM ao firmar contrato de arrendamento com a Associação Sanatório Parque Belém (ASB), em maio de 2018, o mesmo já se encontrava fechado, ou seja, inoperante. Condição esta, que motivou a ABSM, cuja política de trabalho é de, justamente, recuperar unidades fechadas ou em situação de crise, a exemplo do hospital Beneficência Portuguesa (Porto Alegre) e Hospital Nossa Senhora das Graças (Canoas), ambos administrados pela Associação e que hoje se encontram em plena revitalização e recuperação operativa e econômica. Com isso, a ABSM, desde o início do contrato com a Sanatório Parque Belém, se mobilizou junto à Secretaria de Saúde de Porto Alegre, no sentido de aprovar projetos de adequação e revitalização para enfim abrir o Hospital. O que ocorreu, foi que a demora nos trâmites burocráticos para a referida abertura, motivou a direção da ASB a cobrar taxa de aluguel da unidade – mesmo fechada de R$ 12 mil reais nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018, sendo aumentado para R$ 80 mil nos meses de janeiro a abril de 2019. O que no entender da ABSM não eram valores justos, nem possíveis de serem pagos, visto que o hospital se encontrava fechado. Diante disso, a Associação Sanatório Parque Belém promoveu uma rescisão contratual unilateral, sequer informando oficialmente a ABSM. (Até o presente momento). Portanto, nunca houve afastamento com trâmites legais nem sob notificação oficial da ABSM conforme citado erroneamente neste veículo de comunicação. Quanto às demais unidades de saúde que a ABSM gerencia, cabe mencionar que: atualmente o Hospital Nossa Senhora das Graças já recebeu nova sala cirúrgica com equipamentos de última geração; ampliou alas importantes para atendimento ao público; segue como referência em traumato e oncologia para mais de 80 municípios da região metropolitana e dos Vales; interna em média 670 pacientes/mês; ampliou de em média 80 mil para 120 mil procedimentos médicos/mês (exames, consultas, etc); ampliou de 600 para 1.330 o número geral de procedimentos cirúrgicos entre SUS e convênios e atende a cerca de 5 mil pacientes conveniados/mês. Atua ainda no Beneficência Portuguesa, que se encontrava para fechar as portas, atualmente com Pronto Atendimento totalmente revitalizado 24 horas, exames laboratoriais e internação, além do Hospital Lauro Reus, de Campo Bom, no qual ampliou serviços de especialidades e vem mantendo alto padrão de satisfação em atendimento e gestão. Reiteramos que toda e qualquer nota ou matéria que venha a ser publicada sem nosso conhecimento e que tenha o teor de ofensa ou de denegrir estas instituições serão pautadas como sem qualificação, pois não refletem a realidade dos excelentes serviços e gestão da ABSM. A direção.

Continuar a ler

Saúde

Hospital Universitário de Canoas realiza mutirão de vasectomias neste fim de semana

Redação

Publicado

em

HospitaMédicos do Hospital Universitário de Canoas recebem pagamento de salários atrasados l Universitário de Canoas adota inteligência artificial para agilizar atendimento de infartos

A Prefeitura de Canoas realiza neste fim de semana mais uma mobilização para ampliar o acesso da população a procedimentos eletivos do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Universitário (HU) promove no sábado, 27, e domingo, 28, o sétimo mutirão de saúde de 2026, desta vez com foco em cirurgias de vasectomia.

A ação integra o Dia D do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, executado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), com objetivo de ampliar o acesso a consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. A expectativa é realizar até 150 cirurgias ao longo dos dois dias, com possibilidade de zerar a fila da especialidade no município.

O prefeito de Canoas, Airton Souza, destaca os resultados das ações na rede de saúde.

“Estamos avançando na capacidade de atendimento em saúde no Município e os mutirões que temos feito desde o ano passado têm reduzido as filas e a espera de muito tempo das pessoas. O nosso trabalho é para cuidar das pessoas, atender as demandas da população da melhor forma possível e melhorar a qualidade de vida na nossa cidade.”

A superintendente hospitalar da Associação Saúde em Movimento (ASM), gestora do HU, Tatiani Pacheco, afirma que os atendimentos aos fins de semana ajudam a ampliar a capacidade assistencial.

“Nós sabemos que aos finais de semana é mais fácil as famílias dos pacientes se organizarem e comparecerem aos procedimentos. Então, agora que temos mais salas operantes, conseguimos organizar este trabalho de forma intensificada e proporcionar agilidade nos atendimentos”, afirma.

Os pacientes que participam do mutirão já passaram por avaliação na rede básica e foram encaminhados pela regulação do SUS.

O diretor técnico do HU, Fernando Farias, explica que todos os homens habilitados na fila de Canoas foram chamados.

“Além de representar um importante método de planejamento familiar, a vasectomia é um procedimento seguro, de baixa complexidade e rápida recuperação, realizado por meio de técnica minimamente invasiva. A ampliação da oferta deste tipo de cirurgia fortalece as políticas públicas de saúde reprodutiva. Todos os pacientes de Canoas foram chamados. Inclusive, solicitamos à Regulação do Estado que enviasse mais pacientes de outras regiões, pois temos capacidade de atendimento”, explica.

Desde março deste ano, quando o HU passou a integrar a lista de hospitais brasileiros conveniados com o programa Agora Tem Especialista, a instituição vem realizando mutirões em diferentes especialidades, com objetivo de reduzir a demanda reprimida por cirurgias e procedimentos eletivos.

Continuar a ler

Saúde

Nova Santa Rita realiza ação itinerante de vacinação contra a Influenza neste sábado, 27

Redação

Publicado

em

Crédito: Divulgação/PMNSR

A Prefeitura de Nova Santa Rita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 27, uma ação itinerante de vacinação contra a Influenza. A iniciativa busca ampliar o acesso da população à imunização durante o período de maior circulação de doenças respiratórias.

Os atendimentos ocorrem das 9h30 às 13h30 em dois pontos do município: em frente ao Mercado Unisuper, no bairro Berto Círio, e em frente ao Mercado Redefort, no Centro.

A vacina está disponível para toda a população. Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto, CPF, Cartão SUS e carteira de vacinação.

O prefeito Rodrigo Battistella destacou que a estratégia busca facilitar o acesso aos serviços de saúde.

“Estamos levando a vacinação para locais de grande circulação de pessoas, facilitando o acesso e incentivando que cada vez mais moradores se protejam contra a gripe”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, reforçou a importância da imunização e da adesão da população à campanha.

“A vacinação continua sendo a principal forma de prevenção contra as complicações causadas pela Influenza. Nossa orientação é que todos procurem um dos pontos de atendimento neste sábado”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que novas ações itinerantes devem ocorrer nas próximas semanas em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler

Saúde

Campanha de vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos encerra na próxima terça-feira no RS

Redação

Publicado

em

A poucos dias do fim da campanha extraordinária de vacinação contra o HPV no Rio Grande do Sul, 5.842 adolescentes entre 15 e 19 anos ainda não foram imunizados. O número representa 27,72% de um total de 21.161 jovens aptos a receber a dose no Estado, segundo estimativa do Ministério da Saúde.

A mobilização tem como objetivo resgatar adolescentes que não receberam a vacina na idade recomendada, entre 9 e 14 anos. De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), até o último domingo, 21, 15.319 jovens já haviam sido vacinados. O prazo para procurar uma unidade de saúde segue até a próxima terça-feira, 30.

Segundo a chefe substituta da Seção de Imunizações do CEVS, Isabela Castro, a resistência de pais e responsáveis ainda é um dos principais fatores que impactam a adesão.

Ela explica que parte das famílias associa a vacina ao início da vida sexual, o que não corresponde à finalidade da imunização.

“Queremos garantir a proteção desse público, pensando em uma vacina que consegue prevenir alguns tipos de câncer, que é uma doença que pode levar a óbito”, disse.

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível e está relacionado à maioria dos casos de câncer do colo do útero, além de outros tipos como câncer de ânus, pênis, boca e orofaringe.

A vacinação de rotina para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos segue disponível durante todo o ano na rede pública. Em 2025, a cobertura no Estado chegou a 90,67% entre meninas e 79,1% entre meninos.

Segundo Isabela, os índices mostram avanço, principalmente entre os meninos, mas ainda há espaço para ampliar a adesão.

“Com relação à vacinação dos meninos, a gente ficava ali na casa dos 50 ou 55%. Já no ano passado atingimos 79%, mas a gente precisa continuar, avançar”, afirmou.

Na rede pública, a vacina protege contra quatro tipos do vírus. Na rede privada, o custo pode variar entre R$ 800 e R$ 1 mil por dose em Porto Alegre.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques