Conecte-se conosco

header-top







 

13/08/2026
 

Política

Eleito presidente do PDT municipal, vereador Dario vai concorrer ao executivo

Redação

Publicado

em

No dia 27 de janeiro, o vereador Dario Silveira foi eleito, por aclamação, presidente municipal do PDT. O parlamentar mais votado na última eleição, com 3.555 votos, está confirmado para concorrer ao executivo nas eleições de outubro.

Timoneiro: O senhor foi eleito presidente do PDT neste ano de eleição, como você vê a importância desse cargo?
Dario:
Sinto-me honrado por estar à frente deste grande partido que tem a educação como prioridade das prioridades, que procura manter vivo o trabalhismo de Jango, Getúlio, Pasqualini e Brizola, defendendo o direito daqueles que mais precisam. É uma responsabilidade muito grande representar uma aguerrida equipe: executiva, diretório e candidatos que estão unidos em torno de um objetivo comum. Será um ano de muitas costuras, desafios, composições e discussões.

Timoneiro: Como o partido está se preparando para o pleito?
Dario:
Recebi o convite do partido para colocar o nome à majoritária. Aceitei o desafio e tive o nome aprovado por todas as instâncias partidárias. Temos duas prioridades que é a construção de uma nominata atrativa e uma composição majoritária que venha ao encontro com a expectativa dos canoenses. Para isso, estamos montando diversas ações como conclusão do plano de governo, preparação de candidatos, agendas, entre outros.

Timoneiro: O partido perdeu alguns integrantes com a saída do Jairo Jorge, alguns seriam candidatos a vereador. Isso afetou o partido? Como está o andamento da nominata de vereadores?
Dario:
Sentimos a saída do ex-prefeito, respeitamos sua decisão e entendemos fazer parte do jogo político, bem como tivemos baixas que o acompanharam e outras atraídos por espaços no atual governo que não fizemos parte. Porém, por melhor que seja o atleta, ele nunca será maior que o clube que terá sua continuidade. O PDT é forte, com apoio estadual e de nosso grande número de filiados, tenho certeza que continuaremos entre as maiores representações, e se Deus permitir, à frente do executivo. Temos hoje entorno de 30 candidatos, entre eles 11 mulheres, o que é muito importante. Estamos praticamente completos, porém ainda há espaço para alguns nomes.

Timoneiro: Com a sua pré-candidatura à Prefeitura confirmada, como está a busca de um vice para compor a sua chapa?
Dario:
A nossa ideia é compor com partidos que estejam imbuídos a enfrentar os problemas da nossa cidade. Estamos conversando com diversas legendas e no momento temos boas expectativas.

Continuar a ler

Política

Assembleia aprova reconhecimento da ViaVida como de relevante interesse social no RS

Avatar

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira, 11, o Projeto de Lei nº 364/25, de autoria do deputado Gustavo Victorino (Republicanos), que reconhece a ViaVida Pró Doações e Transplantes como de relevante interesse social no Estado.

A proposta prevê o reconhecimento da entidade com o objetivo de facilitar o acesso a recursos e parcerias.

A ViaVida é uma entidade beneficente sem fins lucrativos que atua há 25 anos em ações relacionadas à doação de órgãos e tecidos. Entre as atividades estão campanhas de conscientização, apoio a pessoas que aguardam transplantes e assistência a transplantados, doadores e familiares.

Durante a sessão, Victorino defendeu a aprovação do projeto.

“A ViaVida é mais que uma instituição assistencial e social, é um patrimônio do Rio Grande do Sul, por isso a importância desse reconhecimento pelo Estado”, argumentou Victorino na Tribuna.

Com a aprovação na Assembleia Legislativa, o projeto segue para sanção do governador.

Continuar a ler

Política

Canoas tem candidaturas confirmadas para as eleições deste ano após convenções partidárias

Avatar

Publicado

em

Cachoeirinha e Viamão terão novas eleições para prefeito e vice em 12 de abril de 2026; entenda

Com o encerramento do prazo para a realização das convenções partidárias, na quarta-feira, 5 de agosto, os partidos avançaram na definição dos nomes que disputarão as eleições de 2026.

Entre as lideranças com domicílio eleitoral em Canoas, a principal novidade é a confirmação do jornalista e militar da reserva Aroldo Medina (Missão) como candidato a vice-presidente da República na chapa encabeçada por Renan Santos.

Até o momento, o levantamento dos nomes anunciados mostra uma disputa mais concentrada nas vagas proporcionais, especialmente para deputado estadual, cargo que reúne o maior número de pretendentes ligados ao município. São 13 candidatos e candidatas declarados para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, enquanto a disputa por uma cadeira na Câmara dos Deputados reúne nove nomes.

Na corrida para deputado estadual, aparecem representantes de diferentes siglas, com destaque para o PL, que possui três candidatos declarados: Camila Nunes, Larissa Rodrigues e Nilce Schneider. A legenda é, até agora, a que reúne o maior número de representantes entre os nomes de Canoas divulgados para o pleito.

Para deputado federal, o partido com maior presença na lista é o Republicanos, com cinco nomes: Carlos Gomes, Cezar Paulo Mossini, Franciane Bayer, Jurandir Maciel e Odirlei Campiol. A sigla concentra mais da metade das candidaturas federais anunciadas com domicílio eleitoral em Canoas, indicando uma estratégia de ampliar sua representação na Câmara dos Deputados.

Confira os nomes anunciados até o momento, em ordem alfabética:

Candidato a vice-presidente da República

• Aroldo Medina (Missão)

Candidatos a deputado estadual

• Alexandre Gonçalves (PDT)
• Camila Nunes (PL)
• Cássio Silveira (Republicanos)
• Dr. Vinicius Conejo (Podemos)
• Eric Douglas (União Brasil)
• Iverá Soares (PSOL)
• Larissa Rodrigues (PL)
• Márcio Freitas (MDB)
• Maria Eunice (PT)
• Neuza Rufatto (PSD)
• Nilce Schneider (PL)
• Raquel Alves de Iansã (PSB)
• Rodrigo D’Avila (Novo)

Candidatos a deputado federal

• Carlos Gomes (Republicanos)
• Cezar Paulo Mossini (Republicanos)
• Cris Moraes (PV)
• Franciane Bayer (Republicanos)
• Jurandir Maciel (Republicanos)
• Luiz Carlos Busato (União Brasil)
• Odirlei Campiol (Republicanos)
• Rodrigo Cebola (PSOL)
• Simone Sabin (Avante)

Apesar das convenções terem definido os nomes escolhidos internamente pelos partidos, as candidaturas ainda precisam ser oficializadas junto à Justiça Eleitoral. As legendas têm até o dia 15 de agosto para apresentar os pedidos de registro das candidaturas.

As eleições gerais de 2026 serão realizadas em todo o país no dia 4 de outubro, no primeiro turno. Caso haja necessidade de nova votação para os cargos do Executivo, o segundo turno está marcado para 25 de outubro.

Até a confirmação definitiva dos registros, novas alterações ainda podem ocorrer, já que os partidos podem ajustar suas listas dentro dos prazos previstos pela legislação eleitoral.

Continuar a ler

Política

Maria Eunice lança pré-candidatura a deputada estadual em Canoas

Avatar

Publicado

em

A ex-vereadora e suplente de deputada federal Maria Eunice lançou sua pré-candidatura a deputada estadual durante a comemoração de seu aniversário, realizada no domingo, 2, no Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita. O evento reuniu familiares, amigos, lideranças políticas, sindicais e representantes de movimentos sociais.

Participaram do encontro o senador Paulo Paim, o pré-candidato ao Senado Paulo Pimenta, o pré-candidato a vice-governador Edegar Pretto, da chapa Coração Gaúcho, e a pré-candidata ao governo do Estado Juliana Brizola. Também estiveram presentes pré-candidatos e pré-candidatas à Câmara dos Deputados, entre eles Denise Pessoa, Alexandre Lindenmeyer, Maria do Rosário, Valdeci Oliveira, Ary Vanazzi, José Fortunati, Reginete Bispo, Rodrigo Cebola e Pérola Sampaio.

Durante o ato, Maria Eunice apresentou sua pré-candidatura a deputada estadual e recebeu apoio de lideranças presentes. O encontro também destacou sua trajetória ligada aos movimentos sociais, sindicais e de mulheres, além de pautas como a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da educação pública e o enfrentamento à violência contra a mulher.

A pré-candidata afirmou que a disputa eleitoral será construída a partir do diálogo com comunidades e movimentos sociais, com foco em pautas que considera prioritárias para o Rio Grande do Sul.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques