69° Congresso Tradicionalista Gaúcho será em Canoas

O município canoense foi escolhido para sediar o 69º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em janeiro de 2021. A proposta apresentada pela 12ª Região Tradicionalista, que representa o município, foi aprovada por unanimidade no último sábado, 11, durante evento, que neste ano foi realizado em Lajeado. Conforme o coordenador da 12ª Região, Fabiano Vencato, a pré-candidatura de Canoas foi aceita em 2019 e reforçada com documento enviado pelo prefeito Luiz Carlos Busato manifestando o interesse do município. “Mais de 2 mil delegados validaram Canoas como sede do 69º Congresso Tradicionalista Gaúcho. É uma conquista que reafirma o município como cidade incentivadora da cultura regional”, ressaltou.

De acordo com o secretário municipal da Cultura e do Turismo, Mauri Grando, é um conquista para Canoas que ratifica a posição da cidade na valorização das tradições gaúchas. “O tradicionalismo em Canoas já é pujante em todos os dias do ano. Agora, com a realização do Congresso em janeiro de 2021, nossa cidade se firma na valorização da cultura gaúcha entre a nossa gente”, avaliou.

O Congresso Tradicionalista Gaúcho serve para traçar as diretrizes, rumos e princípios do movimento tradicionalista no ano corrente. O evento promove a aproximação entre tradicionalistas com análise de aspectos físicos e associativos do movimento além da apreciação da prestação de contas do ano anterior e possíveis reformas no estatuto.