Conecte-se conosco

header-top







 

18/08/2025
 

Política

Parlamentar do PT responde as perguntas da série “O que o seu vereador anda fazendo…”

Redação

Publicado

em

Jornal Timoneiro: O que já realizou durante o seu mandato?
Vereador Ivo Fiorotti: Em meus três mandatos apresentei mais de sessenta projetos: 46 se tornaram Leis. São 25 leis na área da regularização, destacando a nominação de ruas, garantindo cidadania aos moradores com o número do CEP; 9 leis de dias e semanas comemorativas, destacando a dos surdos, da síndrome de Down, do Bem Estar Animal e o Dia Laranja; 4 leis na área de infraestrutura pública, destacando as calçadas ecológicas com acessibilidade; 3 leis na área da ecologia, destacando a premiação do Selo Amigo do Reciclador; 2 Emendas à Lei Orgânica Municipal, destacando a Tribuna Popular; o Prêmio Líder Comunitário Canoense Clésio Aires de Oliveira; e, a lei que garante 70% de mão-de-obra canoense nas paradas da Petrobrás. Os que não se tornaram leis foram encaminhados ao executivo para que este as apresente, destacando a possibilidade de parcelamento no pagamento do ITBI. Fui relator de projetos estruturantes, dentre os quais a Lei Canoas Minha Terra (regularização fundiária). Membro titular da Comissão da Saúde, Educação e Cultura. Proponente e presidente das Comissões Externas do Aeromóvel e em Defesa da Previdência Pública. Concedi Título de Cidadão Canoense aso Pe. Armindo Catelan, ao militante pelos direitos dos deficientes Jorge Cardoso e ao artista plástico Vinicio Cassiano.

Jornal Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete?
Ivo Fiorotti: Desde o planejamento do primeiro ano de vereador surgiu o lema: “ Servir (depois substituído por representar) as pessoas e fortalecer as organizações sociais”. No atual mandato, tanto as demandas coletivas como às pontuais – coleta de resíduos, manutenção de luminárias, limpeza de rede pluvial, manutenção de paradas de ônibus, reparação da camada asfáltica, etc. – passaram a ser encaminhadas através dos PPs – Pedidos de Providência, com metas para a Assessoria Comunitária do Gabinete em sua prospecção e em seu retorno à comunidade. Também organizamos comissões de moradores para intermediar solução de demandas ligadas a ampliação de rede de iluminação pública, revitalização de praças e infraestrutura nos espaços de esporte e lazer.

Jornal Timoneiro: Das promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado?
Ivo Fiorotti: Ao propor um mandato aberto para o acolhimento das demandas e viabilizar soluções, neste terceiro mandato, grande parte das necessidades estruturais de vilas e bairros foram abortadas com o fim do Orçamento Participativo. Destaco a Central de Prestação de Serviços para trabalhadores autônomos e o Mutirão de qualificação das calçadas com o reordenamento dos empecilhos (árvores) para garantir um mínimo de trânsito de pedestres. É possível acompanhar o planejamento em cada ano e as sucessivas prestações de contas nas redes sociais (https://www.facebook.com/ivo.fiorotti e http://ivovereador.blogspot.com/), onde estão incluídos os Informativos do Mandato impressos e distribuídos. Fomos nos adaptando ao novo processo de acolher as demandas e fiscalizar as ações do executivo, embora com menos parâmetros de gestão governamental do que as duas anteriores. Suponho que a cidadania canoense está percebendo esta diferença e que saberá escolher uma nova gestão que tenha mais canais de comunicação e diálogo dos gestores públicos com o cidadão e os segmentos sociais.

Jornal Timoneiro: Pretende candidatar-se na eleição de 2020?
Ivo Fiorotti: O PT tem uma orientação estatutária que o parlamentar fique no máximo com três mandato. Vou levar à risca esta orientação e trabalhar para que uma mulher ocupe o meu espaço.

Continuar a ler

Política

O deputado estadual suplente Capitão Macedo se filia ao Podemos em ato em Canoas

Redação

Publicado

em

O deputado estadual suplente Capitão Macedo se filia ao Podemos em ato em Canoas.

O Podemos do Rio Grande do Sul realizou um ato de filiação para receber o Deputado Capitão Macedo em seus quadros.

O evento, realizado em Canoas, contou com a presença de lideranças políticas, militantes e apoiadores.

Continuar a ler

Política

NOVO e PL iniciam articulação para projeto conjunto no RS

Redação

Publicado

em

NOVO e PL iniciam articulação para projeto conjunto no RS

Representantes do partido NOVO no Rio Grande do Sul e o pré-candidato ao governo do Estado, deputado federal Luciano Zucco (PL), realizaram nesta sexta-feira, 8, a primeira reunião de trabalho após o anúncio de aliança entre as siglas. O encontro, realizado em um auditório com presença de filiados do NOVO de diversas regiões, marcou o início das discussões para a elaboração de um projeto conjunto para as eleições de 2026.

Durante o evento, Zucco afirmou que a parceria entre PL e NOVO busca promover mudanças no Estado e destacou a importância de união em torno de objetivos comuns. Já o deputado estadual Felipe Camozzato (NOVO) declarou que a aliança pretende apresentar propostas para impulsionar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, ressaltando a convergência de valores entre as legendas.

Segundo os organizadores, novas reuniões estão previstas para aprofundar o plano de governo que será apresentado aos eleitores.

Continuar a ler

Política

Larissa Rodrigues toma posse como vereadora no Legislativo canoense

Redação

Publicado

em

Larissa Rodrigues toma posse como vereadora no Legislativo canoense

Tomou posse como vereadora na quinta-feira, 7, a primeira suplente do PL, Larissa Rodrigues. Ela assume a vaga deixada por Ezequiel Vargas, que teve seu mandato cassado. Larissa já havia exercido o cargo anteriormente, quando apresentou e articulou a aprovação da lei municipal que instituiu o Maio Laranja — campanha voltada à prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Aos 25 anos, ela estuda administração e se define como cristã e conservadora. Atualmente, estava lotada na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, atuando como adjunta de trânsito. Segundo a vereadora, “é uma honra e um privilégio enorme voltar a essa casa como uma representante do povo, escolhida 1473 vezes por pessoas que acreditam em uma Canoas melhor. “Assumo para construir pontes e não muros. Sem demagogia, apenas o trabalho honesto e a fé em Deus”, disse Larissa.

“Quero salientar também o trabalho sério que essa Câmara vem desempenhando e o meu compromisso com as pessoas, com a família canoense, com as nossas crianças. Minha declaração hoje é de agradecimento. Contem comigo para fazer esta casa e Canoas ainda mais fortes”, concluiu a representante do PL.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques