Conecte-se conosco

header-top






 

27/07/2024
 

Saúde

Primeiro HUB da Saúde do RS é entregue em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Christiano Cardoso

Autoridades, médicos e lideranças participaram do 1º Summit HUB da Saúde, realizado na tarde desta segunda-feira, 21, no Maxplaza Canoas. O evento científico-tecnológico marcou a entrega do primeiro HUB da Saúde – parceria da Melnick Even com o Hospital Moinhos de Vento. Inédito no Rio Grande do Sul, o projeto tem previsão de início total das operações em março de 2020. A expectativa é de que mais de duas mil pessoas circulem por dia no local, que contará com 135 consultórios.

A ideia para o projeto nasceu de estudos que mostravam um problema de distribuição da saúde no Brasil. Segundo o presidente da Melnick Even, Leandro Melnick, o modelo adotado no exterior é diferente: “Lá fora, a alta complexidade está concentrada nos hospitais, com a estrutura necessária para fazer isso, enquanto a baixa complexidade está nos consultórios, com os diagnósticos próximos da população”, ressaltou.

Na avaliação da vice-prefeita de Canoas, Gisele Uequed, a iniciativa é relevante tanto para a saúde como para a economia da cidade. “São dezenas de novas opções de serviços e de comércio disponíveis aos canoenses. O município se desenvolve com a chegada dessa novidade”, ressaltou Gisele, acompanhada do secretário de Saúde da cidade, Fernando Ritter.

O Summit HUB da Saúde convidou especialistas para falar sobre megatendências e o cenário atual do setor. Uma das atrações foi o dinamarquês Peter Kronstrøm, do Instituto Copenhagen. Também subiram ao palco alguns dos principais experts do Hospital Moinhos de Vento, que discutiram o futuro da saúde, a conexão ao conhecimento e à informação, apontando as mudanças e novidades em suas áreas.

Modelo de atendimento e negócio

O HUB é uma rede de centros de cuidado de saúde e bem-estar, localizados em pontos estratégicos e tem como âncora o Hospital Moinhos de Vento, conectado diretamente ao empreendimento. Solução inédita, foi planejada para agilizar e facilitar o acesso à saúde de qualidade para pessoas de diferentes regiões.

Considerado um dos cinco hospitais de excelência do país, o Moinhos de Vento terá uma área total de 660m². Oferecerá atendimento de Diagnóstico por Imagem (Radiologia), Oncologia, Cardiologia, Consultas Médicas, Centro de Imunização (vacinas e infusões), além de um Núcleo de Educação. O empreendimento foi construído atendendo as normas técnicas da Anvisa.

Foto: Christiano Cardoso / Leandro Melnick

Rede de mall de bairros

O local contará ainda com uma unidade do Spot Living Mall, rede de mall de bairros que nasceu da parceria entre Melnick Even e Tornak Participações e Investimentos. Presente em 16 empreendimentos nos melhores bairros de Porto Alegre e Canoas, a bandeira cria um padrão para empreendimentos desse tipo – desde a gestão, definição do mix, comunicação, atividades de marketing e apoio aos lojistas. O resultado é um serviço melhor ao cliente, oferecendo conveniência e necessidades dos consumidores nas microrregiões onde vivem e trabalham.

As cinco torres do complexo reunirão o maior centro de convenções de Canoas, Linx Hotel (operado pela GJP Hotels & Resorts), estacionamento rotativo e mais operações. O HUB da Saúde também compreende quatro unidades em Porto Alegre. Duas delas já foram lançadas – no Pontal e no Linked Teresópolis, localizado na Avenida Aparício Borges. Outras duas unidades têm lançamento previsto para 2020 e 2021.

Maxplaza

O HUB da Saúde faz parte no Maxplaza Canoas, mixed-use da Melnick Even com mais de 30.000 m² privativos. Às margens da BR-116, reunirá diversas especialidades médicas de baixa e média complexidade, além de empreendimentos de saúde, hotel, centro de eventos, torres residenciais e estabelecimentos comerciais.

O Maxplaza Canoas oferecerá segurança, conveniência e praticidade aos pacientes, em uma localização acessível a toda a população da Região Metropolitana. Aos consultórios, clínicas e lojistas, os principais diferenciais do empreendimento estão no alto fluxo de pessoas, nos serviços compartilhados e na otimização do tempo.

Outra iniciativa será a Doctor Clin, que oferecerá atendimento adulto e pediátrico. Entre outras operações confirmadas para o Maxplaza estão o Z Café, Osteocore, São Pietro Prime, Digeclin, Maxxi Econômica Farmácias, Laboratório Mont Serrat e Servital Ortopedia. Entre outras áreas, serão oferecidos atendimentos em Urologia, Oftalmologia, Andrologia, Ortopedia, Traumatologia e Gastroenterologia.

Continuar a ler

Saúde

Locais de atendimento provisório de saúde no lado Oeste de Canoas

Redação

Publicado

em

Unidade de Saúde e Farmácia Básica CAIC, em Canoas, abrem para atendimento no sábado

Devido aos danos causados pela enchente, várias unidades de saúde em Canoas estão em recuperação. Para garantir que a população do lado Oeste continue tendo acesso a serviços essenciais, foram instaladas estruturas provisórias que oferecem atendimentos médicos, de enfermagem, psicossociais, procedimentos ambulatoriais e vacinação.

Horários de funcionamento:

– Atendimentos médicos: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
– Vacinação: Até as 16h

Endereços dos locais de atendimento provisório:

1. Praça Cônego Lotário Steffens
Rua José de Alencar, 414, Rio Branco

2. CTG Piazitos do Sul
Rua Cairu, 1780, Fátima

3. EMEF Max Adolfo Oderich
Rua Professora Dona Sara, 100, Harmonia

4. Igreja Evangélica Pentecostal Cristã
Rua São João Batista, 1570, Harmonia

5. Estacionamento do Hospital de Pronto Socorro (HPS)
Rua Florianópolis, 1686, Mathias Velho

6. Ao lado da Unidade de Saúde União
Rua São Borja, 595, Mathias Velho

7. EMEF Thiago Würth
Av. Rio Grande do Sul, 4240, Mathias Velho

Esses locais garantem que a população continue a ter acesso aos cuidados de saúde necessários até que as unidades permanentes sejam restauradas.

Continuar a ler

Saúde

Hospital Nossa Senhora das Graças inaugura nova sala cirúrgica e amplia capacidade de atendimento

Redação

Publicado

em

Hospital Nossa Senhora das Graças inaugura nova sala cirúrgica e amplia capacidade de atendimento

O Hospital Nossa Senhora das Graças inaugura, nesta quinta-feira, 25, uma nova sala cirúrgica, equipada para realizar uma ampla gama de procedimentos cirúrgicos essenciais. Este novo espaço foi projetado para garantir máxima segurança e eficiência aos pacientes.

Com esta inauguração, o hospital agora conta com um total de nove salas cirúrgicas, sendo uma exclusiva para a oftalmologia. Este aumento significativo na infraestrutura permitirá que o hospital realize aproximadamente 200 cirurgias a mais por mês, proporcionando um atendimento mais rápido e eficiente à comunidade.

A nova sala cirúrgica será oficialmente aberta nesta quinta-feira. O investimento total para sua construção foi de aproximadamente R$ 22 mil, incluindo materiais de construção. A obra foi executada pela própria equipe de infraestrutura do hospital.

Este marco representa mais um passo significativo na trajetória do Hospital Nossa Senhora das Graças, fortalecendo o compromisso da instituição com a qualidade no cuidado com a saúde.

Continuar a ler

Saúde

Canoas passa dos 7,7 mil casos de dengue em 2024

Redação

Publicado

em

O município de Canoas já registrou 7.709 casos de dengue desde o dia 1º de janeiro. A informação está em boletim do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde com data de 18 de julho.

Foram 2.330 casos novos em 49 dias. Um a cada 45 canoenses teve a doença apenas neste ano.

Ao se comparar na proporção, Canoas tem mais casos que a capital gaúcha. Porto Alegre, em dados de terça-feira, 23, divulgou o registro de 10.279 casos de dengue. Como a cidade tem mais de 1,3 milhão de pessoas, isso significa que apenas um em cada 129 portoalegrenses pegaram a doença.

Dessa forma, é possível afirmar que, em Canoas, a taxa de infecção é quase três vezes maior.

De todos os casos registrados, continuam sendo apenas 10 os importados – ou seja, aqueles contraídos fora da cidade. Os outros 7.699 ocorreram dentro de Canoas, sendo considerados autóctones.

Casos por bairro

  • Estância Velha: 1.664 casos
  • Guajuviras: 1510 casos autóctones e 2 importados
  • Niteroi: 910 casos autóctones e 2 importados
  • Mathias Velho: 742 casos
  • Harmonia: 619 casos
  • Nossa Senhora das Graças: 448 casos autóctones e 2 casos importados
  • Rio Branco: 464 casos
  • Olaria: 383 casos
  • Igara: 274 casos
  • Marechal Rondon: 152 casos autóctones e 2 importados
  • Fátima: 151 casos
  • Mato Grande: 124 casos
  • São José: 124 casos autóctones e 1 caso importado
  • Centro: 91 casos autóctones e 1 caso importado
  • São Luís: 36 casos
  • Brigadeira: 7 casos

Fonte: SinanWeb Dengue e setor de epidemiologia de Canoas (Dados atualizados dia 18 de julho, às 9 horas, sujeito a alterações)

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm