Conecte-se conosco

header-top







 

05/04/2026
 

Saúde

Inaugurado espaço de UTI no Hospital Universitário

Redação

Publicado

em

O Hospital Universitário ganhou, na última segunda-feira, 7, um novo espaço com 10 leitos em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Depois de uma reforma, o espaço da UTI Sul, que tem cerca 500 metros quadrados, está pronto para receber os pacientes.

Para o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, a entrega dos leitos é um importante reforço para as ações de reconstrução da saúde de Canoas. “O Hospital Universitário, que tinha dois andares completamente fechados, volta a operar com boa parte de sua capacidade. Estamos fazendo grandes esforços para reconstruir a saúde pública de Canoas, investido na melhora das estruturas físicas, contratando médicos e enfermeiros e arrumando equipamentos que estavam canibalizados”, afirma.

Atualmente, o Hospital Universitário conta com 20 leitos em UTI. Após a inauguração, esse número cresce 50%, chegando aos 30 leitos. Nas próximas três semanas, a UTI Pós-Operatório também passará por melhorias. Os pacientes internados nessa ala serão realocados para a UTI Sul até os trabalhos sejam concluídos. Depois que as melhorias estiveram prontas, o Hospital Universitário contará com 30 leitos permanentes de UTI.

O secretário Municipal da Saúde, Fernando Ritter, lembrou que, com os novos leitos, o Hospital de Pronto Socorro também será beneficiado. “Com os novos leitos que entrarão em funcionamento após a reforma da UTI Pós-operatório, vamos poder desafogar o HPSC, trazendo pacientes internados na Sala Vermelha para cá. Melhorando a qualidade da assistência de pessoas que estão em iminente risco”, disse.

Continuar a ler

Saúde

Mutirão oftalmológico leva atendimento de saúde a mais de 400 famílias em Canoas

Redação

Publicado

em

Um mutirão de saúde realizado no dia 30 de março de 2026 atendeu mais de 400 famílias em Canoas. A ação contou com um consultório móvel equipado para a realização de exames clínicos e oftalmológicos.

A iniciativa teve origem em 2023, a partir da destinação de recursos para a aquisição de uma van adaptada, viabilizada por emendas parlamentares dos irmãos Luciano Zucco e Delegado Zucco. O veículo passou a funcionar como unidade itinerante de atendimento, com o objetivo de ampliar o acesso a serviços de saúde, especialmente para pessoas que enfrentam dificuldades na rede convencional.

Os atendimentos ocorreram na sede da Associação Canoense de Deficientes Físicos, entidade que atua na reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência em Canoas e também em municípios das regiões do Vale dos Sinos e Paranhana.

A ação foi realizada em parceria com o Banco de Olhos São Pietro e o Rotary Club. Ao todo, mais de R$ 1,24 milhão foram destinados para a estrutura e os equipamentos do projeto.

A proposta é dar continuidade ao atendimento itinerante, com a ampliação das localidades atendidas e da oferta de serviços.

Continuar a ler

Saúde

UPA Rio Branco será fechada para reforma a partir de segunda-feira

Redação

Publicado

em

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rio Branco será fechada a partir das 8h da próxima segunda-feira, 6, para o início de obras de reforma na estrutura. O atendimento à população será transferido temporariamente para a UPA Niterói, localizada na Rua Primeiro de Maio, 534, bairro Niterói, a partir de quarta-feira, 8, também às 8h.

De acordo com a prefeitura, a unidade foi severamente atingida pela enchente de maio de 2024 e passará por uma revitalização completa ao longo de 2026. O prazo estimado para conclusão dos trabalhos é de dez meses.

Durante o período de transição entre o fechamento da UPA Rio Branco e o início dos atendimentos no novo local, haverá um intervalo de 48 horas em que as duas unidades estarão fechadas. Nesse período, os pacientes serão direcionados para outras UPAs do município, como a UPA Boqueirão, na Avenida Boqueirão, 2900, bairro Estância Velha, e a UPA Liberty Dick Conter, na Rua Caçapava, 201, bairro Mathias Velho.

O Hospital Nossa Senhora das Graças também deve absorver parte da demanda, além das unidades básicas de saúde da região.

Para orientar a população, serão instaladas placas informativas nos prédios das UPAs Rio Branco e Niterói.

A reforma contará com investimento de R$ 2,65 milhões, com recursos do Ministério da Saúde, e tem como objetivo reparar os danos causados pela enchente, além de modernizar a estrutura e melhorar as condições de atendimento.

“Esta reforma é necessária para entregarmos de volta à população uma UPA Rio Branco renovada, mais moderna, mais confortável e mais adequada ao que as pessoas precisam depois de todos os estragos causados pela enchente. Enquanto a obra estiver acontecendo, a UPA Niterói assumirá os atendimentos com a mesma dedicação”, afirma o prefeito Airton Souza.

Continuar a ler

Saúde

Dia D de vacinação contra a gripe aplica cerca de 6 mil doses em Canoas

Redação

Publicado

em

FOTO: BRUNO OURIQUE

A Prefeitura de Canoas promoveu no último sábado, 28, o Dia D de vacinação contra a gripe, aplicando cerca de 6 mil doses nas unidades de saúde do município.

Entre os atendidos, 3.588 eram idosos, 755 crianças, 86 gestantes e 1.506 pessoas de outros grupos prioritários. A iniciativa integra a campanha nacional de vacinação e busca aumentar a cobertura, principalmente entre quem tem maior risco de complicações.

A vacinação segue disponível em todas as unidades de saúde até 30 de maio.

A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, avaliou o resultado da ação:

“O Dia D foi muito importante para ampliar a vacinação no município. Tivemos uma boa adesão da população e seguimos reforçando a importância de que as pessoas dos grupos prioritários procurem as unidades de saúde para se vacinar e se proteger contra a gripe”.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques