Saúde
Inaugurado espaço de UTI no Hospital Universitário

O Hospital Universitário ganhou, na última segunda-feira, 7, um novo espaço com 10 leitos em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Depois de uma reforma, o espaço da UTI Sul, que tem cerca 500 metros quadrados, está pronto para receber os pacientes.
Para o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, a entrega dos leitos é um importante reforço para as ações de reconstrução da saúde de Canoas. “O Hospital Universitário, que tinha dois andares completamente fechados, volta a operar com boa parte de sua capacidade. Estamos fazendo grandes esforços para reconstruir a saúde pública de Canoas, investido na melhora das estruturas físicas, contratando médicos e enfermeiros e arrumando equipamentos que estavam canibalizados”, afirma.
Atualmente, o Hospital Universitário conta com 20 leitos em UTI. Após a inauguração, esse número cresce 50%, chegando aos 30 leitos. Nas próximas três semanas, a UTI Pós-Operatório também passará por melhorias. Os pacientes internados nessa ala serão realocados para a UTI Sul até os trabalhos sejam concluídos. Depois que as melhorias estiveram prontas, o Hospital Universitário contará com 30 leitos permanentes de UTI.
O secretário Municipal da Saúde, Fernando Ritter, lembrou que, com os novos leitos, o Hospital de Pronto Socorro também será beneficiado. “Com os novos leitos que entrarão em funcionamento após a reforma da UTI Pós-operatório, vamos poder desafogar o HPSC, trazendo pacientes internados na Sala Vermelha para cá. Melhorando a qualidade da assistência de pessoas que estão em iminente risco”, disse.
Saúde
Dia D de Multivacinação terá UBSs abertas em Canoas neste sábado, 22

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 22, o Dia D de Multivacinação. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) participantes estarão abertas das 8h às 17h para a atualização da caderneta de vacinação.
Durante a mobilização, a vacina contra a Covid-19 estará disponível em todas as UBSs que participarem da ação.
O Dia D faz parte da Campanha de Multivacinação, iniciada em 3 de agosto e prevista até 1º de setembro. A campanha é destinada à população em geral, com atenção especial a crianças e adolescentes. Pais e responsáveis podem levar as cadernetas para que as equipes verifiquem as doses aplicadas e possíveis vacinas em atraso.
Não participarão da mobilização as UBSs Prata, Praça América, Cerne e São Luís. As demais unidades estarão abertas das 8h às 17h.
Para a conferência da situação vacinal, é necessário apresentar documento de identificação e/ou a caderneta de vacinação. A partir do histórico, as equipes poderão verificar quais doses são necessárias para cada pessoa.
Para crianças, estarão disponíveis as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2026, de acordo com a idade e a situação vacinal. Entre elas estão BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite (VIP), rotavírus, pneumocócica, meningocócica C e ACWY, influenza, Covid-19, febre amarela, tríplice viral, DTP, varicela, hepatite A e HPV.
A vacinação pode prevenir doenças como poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano, coqueluche, hepatites A e B, febre amarela, meningites, tuberculose, varicela e formas graves da Covid-19.
A secretária municipal de Saúde, Ana Regina Boll, reforça a importância de aproveitar a mobilização para manter a proteção de toda a família.
“Manter a vacinação em dia é uma das principais formas de prevenção e de cuidado com a saúde. As vacinas ajudam a prevenir doenças, reduzir casos graves e proteger não apenas quem recebe a dose, mas toda a comunidade. O Dia D é uma oportunidade para as famílias conferirem suas cadernetas e atualizarem as vacinas que estiverem em atraso”, destaca.
Saúde
Superlotação leva Hospital de Clínicas de Porto Alegre a decretar restrição máxima na emergência

A emergência de adultos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre entrou em restrição máxima nesta quarta-feira ,19, devido à superlotação. Até as 17h, o setor recebe somente pacientes encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A situação já era crítica na tarde de terça-feira, 18, quando havia 163 pacientes em atendimento na emergência e outros 14 aguardavam atendimento. A estrutura conta com 56 vagas.
Segundo o hospital, o principal motivo da lotação é a falta de leitos para internação. Com isso, pacientes que deveriam ser transferidos para unidades de internação permanecem na emergência por mais tempo.
A instituição informou ainda que não há, neste momento, uma doença respiratória predominante entre os atendimentos. A maior parte dos pacientes apresenta agravamento de doenças crônicas, além de casos oncológicos e de pessoas transplantadas.
O Centro Obstétrico também opera em restrição máxima por causa da lotação. O setor tem capacidade para 18 pacientes, mas atendia 22 pessoas simultaneamente na terça-feira, 18.
Além da situação nas emergências, o Hospital de Clínicas alerta para a redução dos estoques de sangue. A baixa disponibilidade pode comprometer atendimentos eletivos, cirurgias e transplantes.
O Banco de Sangue do hospital fica na Rua São Manoel, 543, e funciona das 8h às 17h. A direção solicita que os pacientes com quadros menos graves procurem outras unidades de saúde, incluindo Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Saúde
Nova Santa Rita terá Dia D de Vacinação neste sábado com todas as UBSs abertas

A Prefeitura de Nova Santa Rita realiza neste sábado, 22, o Dia D de Vacinação. A mobilização ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, que estarão abertas das 8h às 17h.
A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e atualizar a situação de crianças, adolescentes, adultos e demais públicos, conforme as recomendações do calendário nacional de vacinação.
A orientação é para que os moradores levem a caderneta de vacinação no momento do atendimento. O documento será utilizado pelas equipes de saúde para verificar as doses já aplicadas e identificar eventuais vacinas que estejam pendentes.
Para o prefeito Rodrigo Battistella, a mobilização é uma oportunidade para as famílias aproveitarem o sábado e colocarem a vacinação em dia.
“A vacinação é uma das principais formas de prevenção e proteção da saúde. Estamos mobilizando todas as nossas UBSs para facilitar o acesso da população. Convidamos as famílias a aproveitarem o Dia D, levarem suas cadernetas e verificarem se existe alguma vacina pendente.”
O secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, também orienta a população a levar a documentação necessária.
“Nossa equipe estará preparada para acolher a população e conferir a situação vacinal de cada pessoa. É importante trazer a caderneta, porque a partir dela conseguimos identificar quais doses já foram realizadas e quais precisam ser atualizadas conforme o calendário.”
A mobilização também busca facilitar o acesso à vacinação para pessoas que têm dificuldade de comparecer às unidades de saúde durante os dias úteis.

Policial5 dias atrásMenina de 11 anos desaparecida em Canoas é localizada pela Polícia Civil

Educação1 semana atrásCâmara de Canoas aprova contratação temporária de até 171 Técnicos de Educação Básica

Cultura1 semana atrás49ª edição reúne agropecuária, tecnologia e negócios em Esteio e ocorre de 29 de agosto a 6 de setembro

Educação1 semana atrás2ª edição do Prêmio Professor Destaque de Canoas terá 15 vencedores e prêmio de R$ 3 mil
Política1 semana atrásOperação do MP investiga vereadores de Pelotas por suspeita de rachadinha e outros crimes

Sem categoria1 semana atrásTRE-RS reverte pedido de cassação e mantém prefeita Jussara Caçapava e vice Mano nos cargos em Cachoeirinha

Política1 semana atrásFlávio Bolsonaro tem registro de candidatura à Presidência impedido após aparecer filiado ao partido Missão

Eleições 20261 semana atrásSaiba o que muda a partir de agora, confira as próximas datas, os cargos em disputa e regras para votar





















































