Geral
14° edição do Baile de Debutantes Comunitário é realizada em Canoas

Graziele Albuquerque
Uma noite que tocou o coração e emocionou as mais de 350 pessoas que estiveram presentes na sede da Liga Canoense de Futebol, onde aconteceu a 14° edição da Noite dos Sonhos, promovida pela Rede Nós Voluntários. Desde 2005, o Baile de Debutantes Comunitário tem como principal objetivo proporcionar uma “noite dos sonhos” às adolescentes de organizações sociais que compõem a Rede. Neste ano foram 12 meninas, de seis entidades diferentes, que puderam viver este dia mágico.
O projeto começou em março, e os parceiros e voluntários ofereceram palestras educativas, oficinas, passeios e transportes para todos os eventos, inclusive para o baile. As debutantes tiveram um dia de princesas, e receberam vestido, sapato, anel, maquiagem, cabeleireiro e manicure para estarem radiantes durante a festa.
Diversas empresas, profissionais e voluntários colaboraram para a realização do projeto. Uns dos voluntários, o vereador Gilson Oliveira (PP) falou que há mais de seis anos participa do projeto com palestras sobre conscientização contra as drogas. “É uma questão social que tenho honra de participar. É o sonho de toda a menina debutar e a Parceiros, juntamente com os apoiadores, realiza essa noite linda. Acredito que, para nós, compartilhar destes momentos como ser humano é gratificante, e dentro de uma forma mínima contribuir para a alegria dos nossos semelhantes”, concluiu o parlamentar. Além dos diversos apoiadores e lojas que ajudaram a vestir e a produzir das meninas, foram entregues presentes diversos antes e também no dia da festa, a exemplo do grupo “Somos a Diferença”, que através de Semara Vidal e mais 30 voluntários, doaram presentes para as debutantes durante a festa.
As adolescentes foram apresentadas ao público, em um momento mágico que levou os presentes e elas mesmas às lágrimas. “Não teve como eu não chorar, eu fiquei nervosa, e quando desci do palco vi a minha família e não me segurei. Fazia anos que eu não via minha irmã, não esperava que eles viessem à festa”, concluiu umas das 12 meninas.

Geral
Conselho da Cidade de Nova Santa Rita discute balanços e planejamento do município nesta segunda-feira

A Prefeitura de Nova Santa Rita realiza nesta segunda-feira, 22, às 19h, mais uma reunião do Conselho da Cidade, no Centro de Eventos Olmiro Brandão, no Centro. O encontro vai reunir lideranças locais e representantes da gestão municipal para apresentar balanços, discutir ações em andamento e trazer novidades sobre o desenvolvimento do município.
Durante a reunião, serão apresentados o balanço financeiro do primeiro semestre de 2026, além das políticas de inclusão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação. Também entram na pauta as ações da área de Segurança Pública e a apresentação dos conselheiros responsáveis pela revisão do Plano Diretor, junto com a ordem de serviço e o cronograma de execução dos trabalhos.
O prefeito Rodrigo Battistella afirma que o momento reforça a importância da participação popular nas decisões da cidade e antecipa que novos encaminhamentos serão apresentados.
“O Conselho da Cidade é um espaço fundamental de participação e construção coletiva. Nesta reunião, além da prestação de contas das ações realizadas pela Administração Municipal, também apresentaremos anúncios importantes que terão impacto direto no desenvolvimento de Nova Santa Rita nos próximos anos”, destacou.
Policial
Criança de 10 anos morre em Canela e padrinhos são presos por suspeita de tortura

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga a morte de uma criança de 10 anos registrada na quinta-feira, 18, em Canela, na Serra Gaúcha. O caso levou à prisão em flagrante de um casal suspeito do crime de tortura com resultado morte.
Segundo a investigação, a vítima, natural do Suriname, foi encaminhada ao Hospital de Canela com fortes dores abdominais e diversas lesões pelo corpo. Conforme relato dos profissionais que realizaram o atendimento, a criança teria afirmado, enquanto ainda estava consciente, que sofria agressões.
Diante das evidências observadas pela equipe médica, a Brigada Militar foi acionada e realizou os primeiros procedimentos no hospital. Posteriormente, a Polícia Civil assumiu a investigação do caso.
Os responsáveis pela guarda provisória da criança, um casal de padrinhos, foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Canela. Segundo a polícia, ambos são naturais do Pará e residem no município desde o ano 2000. As identidades não foram divulgadas.
Com base na análise preliminar de documentos médicos, registros hospitalares e nos depoimentos dos profissionais de saúde que atenderam a vítima, a autoridade policial entendeu haver indícios suficientes para a prisão em flagrante dos suspeitos pelo crime de tortura com resultado morte.
O casal foi encaminhado ao sistema prisional e permanecerá à disposição da Justiça.
O corpo da criança foi levado ao Posto Médico-Legal para a realização de exames periciais que deverão determinar a causa da morte e detalhar a extensão das lesões. A investigação segue em andamento.
Geral
Canoas realiza mesa temática sobre sistemas de proteção e resiliência na revisão do Plano Diretor

A Prefeitura de Canoas promove, na próxima segunda-feira, 15, mais uma etapa de participação popular no processo de revisão do Plano Diretor do município. Desta vez, será realizada a mesa temática sobre Sistemas de Proteção e Resiliência, com o objetivo de discutir estratégias voltadas ao fortalecimento da capacidade de resposta da cidade diante de situações de risco e emergências.
O encontro ocorrerá das 15h às 17h30, na sede da Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC), localizada na Rua Nerci Pereira Flores, 179, no Centro.
De acordo com a proposta apresentada pela administração municipal, a atividade servirá como espaço para ouvir a população, identificar desafios e debater alternativas relacionadas aos sistemas de proteção e resiliência da cidade. As contribuições apresentadas pelos participantes deverão subsidiar a elaboração da nova versão do Plano Diretor.
Durante a mesa temática, também serão apresentadas ações e diretrizes relacionadas ao tema. O encontro prevê ainda manifestações da sociedade civil e de demais interessados, além de debates sobre oportunidades e propostas para Canoas.
A participação é aberta ao público. Pessoas que necessitarem de recursos de acessibilidade devem informar a necessidade com antecedência pelo e-mail planodiretor@canoas.rs.gov.br.

Canoas 87 anos3 dias atrásProgramação dos 87 anos de Canoas inicia com atrações culturais e show gratuito no Parque Getúlio Vargas

Clima3 dias atrásFrio mais intenso do ano deve atingir o Rio Grande do Sul com temperaturas próximas de 3°C

Defesa Civil4 dias atrásDefesa Civil de Canoas participa de programa estadual de preparação para eventos extremos

Clima4 dias atrásGoverno do Estado lança portal com informações sobre prevenção a eventos climáticos extremos

Mobilidade3 dias atrásPrefeitura de Canoas apresenta novo estacionamento rotativo com mais vagas e pagamento digital

Clima6 dias atrásGoverno do RS lança programa de preparação para possíveis impactos do El Niño 2026/2027

Comunidade3 dias atrásCPI da Corsan divulga vídeo de possível irregularidade ambiental; empresa diz que está apurando caso

Esporte1 semana atrásInscrições para corrida em comemoração ao aniversário de Canoas estão abertas




















































