Conecte-se conosco

header-top







 

03/07/2026
 

Geral

14° edição do Baile de Debutantes Comunitário é realizada em Canoas

Redação

Publicado

em

Graziele Albuquerque

Uma noite que tocou o coração e emocionou as mais de 350 pessoas que estiveram presentes na sede da Liga Canoense de Futebol, onde aconteceu a 14° edição da Noite dos Sonhos, promovida pela Rede Nós Voluntários. Desde 2005, o Baile de Debutantes Comunitário tem como principal objetivo proporcionar uma “noite dos sonhos” às adolescentes de organizações sociais que compõem a Rede. Neste ano foram 12 meninas, de seis entidades diferentes, que puderam viver este dia mágico.
O projeto começou em março, e os parceiros e voluntários ofereceram palestras educativas, oficinas, passeios e transportes para todos os eventos, inclusive para o baile. As debutantes tiveram um dia de princesas, e receberam vestido, sapato, anel, maquiagem, cabeleireiro e manicure para estarem radiantes durante a festa.

Diversas empresas, profissionais e voluntários colaboraram para a realização do projeto. Uns dos voluntários, o vereador Gilson Oliveira (PP) falou que há mais de seis anos participa do projeto com palestras sobre conscientização contra as drogas. “É uma questão social que tenho honra de participar. É o sonho de toda a menina debutar e a Parceiros, juntamente com os apoiadores, realiza essa noite linda. Acredito que, para nós, compartilhar destes momentos como ser humano é gratificante, e dentro de uma forma mínima contribuir para a alegria dos nossos semelhantes”, concluiu o parlamentar. Além dos diversos apoiadores e lojas que ajudaram a vestir e a produzir das meninas, foram entregues presentes diversos antes e também no dia da festa, a exemplo do grupo “Somos a Diferença”, que através de Semara Vidal e mais 30 voluntários, doaram presentes para as debutantes durante a festa.
As adolescentes foram apresentadas ao público, em um momento mágico que levou os presentes e elas mesmas às lágrimas. “Não teve como eu não chorar, eu fiquei nervosa, e quando desci do palco vi a minha família e não me segurei. Fazia anos que eu não via minha irmã, não esperava que eles viessem à festa”, concluiu umas das 12 meninas.

Continuar a ler

Policial

Polícia Civil prende mais um suspeito de homicídio em estacionamento de supermercado em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Policia Civil

A Polícia Civil prendeu preventivamente, nesta sexta-feira, 3, mais um suspeito de envolvimento no homicídio de um homem executado a tiros no estacionamento de um supermercado em Canoas, na Região Metropolitana. A ação faz parte da Operação Migração, que também cumpriu seis mandados de busca e apreensão em Sapucaia do Sul. Durante as diligências, foram apreendidos fuzis e pistolas.

O crime ocorreu em 28 de maio. Um dos investigados já havia sido preso poucas horas após a execução. Conforme a delegada Graziela Zanelli, ele permanece preso. Na ocasião, os policiais localizaram com o suspeito armamento de alto calibre, incluindo fuzis e coletes à prova de balas.

De acordo com as investigações, a vítima foi morta por ocupantes de uma Range Rover Evoque preta, que deixou o local logo após os disparos. Posteriormente, o veículo utilizado na ação foi encontrado abandonado em Sapucaia do Sul.

Segundo o diretor da Divisão Metropolitana de Homicídios, delegado Rafael Pereira, as investigações prosseguem para identificar todos os envolvidos no caso.

“Os executores, mandantes e, principalmente, os líderes que estiverem envolvidos nas mortes serão investigados e responsabilizados”, afirmou o delegado.

Continuar a ler

Geral

Canoas assina contrato de financiamento de R$ 150 milhões para obras de infraestrutura e serviços públicos

Redação

Publicado

em

Foto: Bruno Ourique/PMC

A Prefeitura de Canoas assinou, na manhã de quinta-feira, 2, um contrato de financiamento de R$ 150 milhões com o Banco do Brasil para investimentos em infraestrutura urbana e serviços públicos. A assinatura ocorreu no Auditório Sady Schwitz e contou com a participação do prefeito Airton Souza, do vereador Juares Hoy e de secretários municipais.

De acordo com a administração municipal, os recursos serão destinados à execução de obras em diferentes regiões da cidade. Entre os projetos previstos estão a recuperação e qualificação de vias, a implantação do projeto Rua Inteligente na Rua Coronel Vicente, a construção de novas praças e do Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (Certea), além de outras iniciativas consideradas prioritárias pelo município.

Durante a cerimônia, o prefeito Airton Souza comentou a assinatura do contrato e os investimentos previstos.

“Este é um marco para o futuro da nossa cidade. Estamos garantindo recursos que vão transformar a infraestrutura urbana, ampliar a qualidade dos serviços públicos e melhorar a vida da população. Teremos ruas revitalizadas, novos espaços de convivência, investimentos na saúde e em projetos que tornarão Canoas uma cidade cada vez mais preparada para o futuro”, afirmou.

Continuar a ler

Geral

TJRS abre conciliação de precatórios de Canoas com adesão entre julho e agosto de 2026

Redação

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul publicou na terça-feira, 1º, o edital que abre o procedimento de conciliação de precatórios do Município de Canoas.

Segundo a Procuradoria-Geral do Município de Canoas, o período para que os credores manifestem interesse vai de 3 a 30 de julho de 2026. O prazo é fixo e não será prorrogado. Podem participar credores de precatórios em que o município figure como devedor.

A manifestação deve ser feita apenas dentro do sistema eproc2G, diretamente nos autos de cada processo. O pedido, uma vez registrado, segue válido até 1º de julho de 2028, dentro do período de análise previsto no edital.

Os acordos poderão ser fechados com deságio de 40% sobre o valor bruto atualizado do crédito.

A Procuradora-Geral Adjunta do Município e presidente da Câmara de Conciliação de Precatórios, Patrícia Leandro Teixeira, afirmou que a medida abre a possibilidade de antecipação no recebimento dos valores pelos credores e também ajuda na organização dos passivos judiciais do município.

Os precatórios são pagamentos devidos pelo poder público após decisão judicial definitiva, quando não há mais possibilidade de recurso. O pagamento segue regras constitucionais, respeitando ordem cronológica e prioridades legais.

Em Canoas, conforme a Lei Municipal nº 6.883/2025, valores de até sete salários mínimos são pagos por Requisição de Pequeno Valor, o chamado RPV, que tem trâmite mais rápido. Acima disso, o pagamento ocorre via precatório.

A conciliação funciona como uma alternativa para encerrar a dívida de forma negociada, permitindo ao credor receber antes do prazo normal, dentro das condições previstas no edital.

“A abertura desse procedimento de conciliação representa uma oportunidade para que os credores antecipem o recebimento de seus créditos, de forma segura e transparente. Ao mesmo tempo, o Município fortalece a gestão responsável dos precatórios, contribuindo para o equilíbrio das contas públicas e para o cumprimento das decisões judiciais de maneira planejada”, destaca a Procuradora-Geral Adjunta do Município, Dra. Patrícia Leandro Teixeira.

Confira o Edital.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques