Conecte-se conosco

header-top







 

18/02/2026
 

Geral

“Prefeitura Mais Perto” leva serviços ao Mathias Velho

Redação

Publicado

em

A comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) David Canabarro (Rua Florianópolis, 3893), no bairro Mathias Velho, está recebendo o “Prefeitura Mais Perto”, evento que leva todos os serviços do Executivo Municipal para o entorno da instituição de ensino, desde a terça-feira, 24, e vai até o próximo sábado, 28. O programa está na 6ª edição.
No pátio da escola, a Prefeitura oferece corte de cabelo e um posto do Sine e da Fundação Gaúcha do Trabalho e da Ação Social (FGTAS), para confecção de carteira de trabalho e busca de emprego, além do brechó solidário e entretenimento.

No ginásio, há servidores da Corsan, efetuando a atualização e regularização de cadastro e pedidos de abertura ou de encerramento de contas, dos Correios, com confecção de CPF, do Instituto Geral de Perícias, com confecção de Carteiras de Identidade, da Justiça Eleitoral e da Defensoria Pública, do INSS e do Banco de Alimentos, além de vários servidores de secretarias municipais. Na rua em frente à escola, uma estrutura com diversas salas de consultas foi montada, além do ônibus da saúde, para levar a realização de exames e consultas até o Mathias Velho.

Além de todos os serviços gratuitos, o Prefeitura Mais Perto realiza uma transformação na escola. Na EMEF David Canabarro, foram realizadas manutenções e pinturas que não eram feitas há anos, troca da rede elétrica e instalação de aparelhos de ar-condicionado, e uma reforma completa no ginásio da escola.

O “Prefeitura Mais Perto” investiu na EMEF David Canabarro um total de R$ 600 mil. Somente a renovação elétrica geral recebe R$ 313 mil. Além de todos os serviços oferecidos ao longo desta semana, atividades culturais e educacionais serão realizadas na escola, voltadas para toda a comunidade.

Continuar a ler

Policial

Rio Grande do Sul registra 15º feminicídio de 2026 após dois novos casos em Maçambará e Cacequi

Redação

Publicado

em

'Punição exemplar para dar um basta à violência contra as mulheres' (por Patrícia Alba - deputada estadual)

Mais duas vítimas de feminicídio foram registradas em diferentes regiões do Estado nos últimos dias. Os casos aconteceram em Maçambará e Cacequi e elevaram para 15º o número de mulheres mortas por violência de gênero em 2026.

O 14º caso foi registrado em Maçambará, na Fronteira Oeste. A servidora pública da saúde Claudia Rosane Cáceres, de 53 anos, foi encontrada morta dentro de casa por colegas de trabalho, depois de não comparecer ao serviço.

O principal suspeito é o companheiro da vítima, Mauro César dos Santos Rodrigues, também de 53 anos. Ele foi preso e o caso é tratado como feminicídio.

Já o 15º crime ocorreu em Cacequi, na Região Central. A vítima, Cássia Girard do Nascimento, de 26 anos, foi morta na madrugada de sábado, 14, na casa de uma amiga, na rua Carlos Catupi, bairro Iponã. Ela foi sepultada no domingo, 15.

O suspeito, Bruno Padilha, de 29 anos, se apresentou à Polícia Civil na tarde de terça-feira, 17, na Delegacia de Rosário do Sul, acompanhado de advogado. Ele permaneceu em silêncio e teve a prisão preventiva decretada. Após o registro, foi encaminhado ao Presídio Estadual de Rosário do Sul.

Segundo o delegado Adriano de Jesus Linhaares Rodrigues, responsável pela investigação, horas antes do crime Cássia havia registrado boletim de ocorrência contra o ex-namorado e conseguiu uma medida protetiva de urgência. O suspeito chegou a ser intimado, mas descumpriu a determinação. Cássia deixa um filho de 6 anos.

Com esses dois casos, o Rio Grande do Sul soma 15º feminicídios em 2026. Somente em fevereiro, quatro mulheres foram mortas por companheiros ou ex-companheiros.

A defesa de Bruno Padilha informou que irá se manifestar apenas nos autos do processo.

Denuncie

Casos de violência doméstica podem ser denunciados pelo telefone 180, que funciona 24 horas por dia, de forma gratuita e anônima. Em situações de emergência, a orientação é acionar o 190.

Continuar a ler

Policial

Foragido com condenação de 37 anos é preso durante fiscalização de descarte de lixo em Canoas

Redação

Publicado

em

Foragido com condenação de 37 anos é preso durante fiscalização de descarte de lixo em Canoas

Um homem de 36 anos, condenado a mais de 37 anos de prisão em regime fechado por tráfico de drogas e homicídio, foi detido na manhã desta terça-feira, 17, em Canoas, no bairro Guajuviras, durante uma ação de fiscalização de descarte irregular de lixo.

O flagrante ocorreu por volta das 9h30, quando agentes da Fiscalização de Trânsito e da Guarda Municipal abordaram o suspeito na Rua Irmão Tiago. Inicialmente, ele forneceu aos agentes os dados do irmão, mas acabou confessando ter informado informações falsas por ser foragido do sistema prisional.

O homem foi encaminhado à UPA Boqueirão e, em seguida, à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para registro da ocorrência. O veículo em que ele estava também foi apreendido, pois apresentava adulteração na numeração, e o reboque, que não possuía placas nem registro, também foi recolhido.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Marcos Melchior, a ação faz parte de rondas rotineiras em pontos de descarte irregular de lixo, uma orientação do prefeito Airton Souza. “Cuidar do descarte irregular de lixo é uma prioridade, e durante o feriado de Carnaval conseguimos realizar este flagrante”, afirmou o secretário.

Continuar a ler

Meio Ambiente

6ª edição do Conexões Sustentáveis aconteceu no Calçadão de Canoas

Redação

Publicado

em

Aconteceu na manhã de quarta-feira, 11, a sexta edição do Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem, no Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes, Centro). O evento ocorreu paralelamente à Caravana do Emprego, promovida pela Prefeitura, mas sem vínculo institucional entre as iniciativas. Com um formato diferente, o objetivo do Mutirão foi ampliar a visibilidade do projeto e fortalecer a conscientização ambiental entre a população canoense.

Uma tenda foi montada no local, e uma equipe de catadores de materiais recicláveis atuou na divulgação do projeto Conexões Sustentáveis e no recebimento de recicláveis entregues pela população, que foram trocados por brindes. A ação buscou dar alcance à iniciativa e reforçar o papel essencial das organizações de catadores na cadeia da reciclagem.

Desde 2025, o Conexões Sustentáveis, realizado pelo Instituto Caminhos Sustentáveis (ICS) em parceria com a Petrobras, já promoveu cinco edições do Mutirão da Reciclagem em diferentes bairros de Canoas, como Guajuviras, Niterói e Mathias Velho, fortalecendo a relação entre catadoras, catadores e comunidade. As ações têm foco na educação ambiental, na separação correta dos resíduos e no estímulo ao descarte adequado, contribuindo para o aumento dos índices de reciclagem e para uma mudança cultural na relação da sociedade com seus resíduos.

A ação no centro da cidade, em local de grande circulação, destacou a atividade dos catadores, muitas vezes percebida de forma informal e precarizada. O projeto Conexões Sustentáveis atua ainda na reestruturação das organizações, no fortalecimento técnico e organizacional da categoria, com ações de qualificação, fomento ao cooperativismo e empreendedorismo, motivadas principalmente pela catástrofe climática que atingiu a região em 2024.

“Levar o Mutirão da Reciclagem para o Calçadão de Canoas, um espaço de grande circulação e próximo do comércio local, amplia o diálogo com a população e com este setor, que é estratégico para a logística reversa. Essa aproximação fortalece a coleta seletiva, que é de responsabilidade das organizações da cidade, além de possibilitar uma melhora no fluxo dos resíduos, gerando benefícios tanto para os catadores quanto para a cidade e o meio ambiente”, destaca Dione Manetti, presidente do ICS.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques