Com atendimentos diferenciados, são inauguradas as Clínicas de Saúde da Família

Os bairros Estância Velha e Olaria são os primeiros a receber as Clínicas de Saúde da Família, que foram inauguradas na última segunda-feira, 23. Os canoenses terão um novo conceito em saúde, que vai unir atenção básica e pronto-atendimento em um único lugar. O diferencial também é o horário de funcionamento, das 8h às 20h.
Nas Clínicas, os cidadãos de Canoas terão consultas clínicas e odontológicas, curativos, atendimentos ambulatoriais, exames, grupos de educação em saúde, vacinação, testes rápidos, psicólogo, assistente social, nutricionista, distribuição de medicamentos e marcação de consultas. Os agendamentos serão diários, onde a equipe atenderá as pessoas que chegarem no local.
Em três anos, a cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) cresceu 20% em Canoas. Em 2016, a população coberta pelas equipes de saúde da família era de 52%, já em 2019, esse número saltou para 72%.
As duas clínicas que foram inauguradas na segunda-feira devem triplicar os números de equipes de ESF. Atualmente, cada uma das unidades conta com uma equipe. A partir da atuação das Clínicas de Saúde da Família, elas terão três equipes, o que aumenta a capacidade de atendimento. As unidades poderão atender mais 15 mil pacientes por mês, o que fará com que a qualidade da saúde da população, que procura os serviços de atenção básica para prevenção de doenças, melhore amplamente.
Além disso, as unidades também terão, cada uma, Equipe de Saúde Bucal (ESB), que conta com dentistas e técnicos. Todos esses novos serviços e possibilidades de promoção de saúde se somam aos novos horários de atendimento, com turno estendido todos os dias. Com as Clínicas de Saúde da Família, pessoas que trabalham durante o dia e, hoje, não podem ter acesso às unidades de saúde, terão atendimento noturno.

Serviços oferecidos nas Clínicas de Saúde da Família:
– Turno estendido todos os dias
– Acolhimento
– Consultas clínicas e de enfermagem
– Consultas odontológicas
– Curativos
– Atendimentos ambulatoriais de enfermagem
– Coletas de exames
– Grupos de educação em saúde
– Vacinação
– Testes rápidos
– Reiki
– Psicólogo
– Assistente Social
– Nutricionista
– Fisioterapeuta
– Fonoaudiólogo
– Psiquiatra
– Educador Físico
– Tratamento para doenças crônicas