Conecte-se conosco

header-top


 






 

05/02/2025
 

Geral

Prefeitura lança programa para quitação de débitos com IPTU e ISSQN

Redação

Publicado

em

O Acerto Fácil é um programa que acaba de ser lançado pelo Executivo e que visa ajudar na retomada da economia local. É uma oportunidade para os cidadãos e as empresas regularizarem seus débitos como IPTU e ISSQN com mais facilidade. Além de reequilibrar as finanças, quem aderir ao Acerto Fácil poderá ter desconto no IPTU do ano seguinte – mais um alívio sentido no bolso.
A partir desta semana, os contribuintes de Canoas com valores em atraso com a Prefeitura irão receber uma carta do programa, que poderá ser aderido entre 16 de setembro e 11 de outubro. Voltado tanto a pessoas físicas como jurídicas, o Acerto Fácil oferece as seguintes opções de pagamento: à vista com a retirada total dos juros e multas de mora; em até 6 parcelas, com redução de 80% nos juros e multa de mora; em até 12 parcelas, com redução de 60% nos juros e multa de mora. E se o débito estiver ajuizado, haverá também a retirada total da multa por cobrança judicial.
Para quem já vem pagando os débitos de forma parcelada, outra boa notícia: todos os parcelamentos com pendências poderão ser reparcelados em até 48 vezes.
Aqueles que, por qualquer motivo, não receberem a carta com as condições de regularização, podem acessar os benefícios do programa no Portal da Fazenda de Canoas, onde também é possível confirmar se estão em dívida e qual o valor em atraso. No site, basta informar o número de cadastro/inscrição, CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel em débito, verificar valores em aberto, selecionar a quantidade de parcelas e emitir o DAM para pagamento à vista ou efetuar o parcelamento.
A adesão ao programa, concretizada mediante o pagamento da primeira parcela negociada, também pode ser feita pessoalmente, na Unidade de Atendimento da Secretaria da Fazenda (Rua Frei Orlando, nº 68 – Centro), das 9h às 17h. Para a solicitação é preciso apresentar documento de identidade, comprovante de residência e a carta do Acerto Fácil. No caso de débitos já protocolados na Justiça, a participação no programa só pode ser feita na unidade de atendimento.

Continuar a ler

Geral

Fórum das Entidades realiza primeira reunião de 2025 com pauta voltada ao desenvolvimento de Canoas

Redação

Publicado

em

Fórum das Entidades realiza primeira reunião de 2025 com pauta voltada ao desenvolvimento de Canoas

O Fórum das Entidades de Canoas iniciou os trabalhos de 2025, com a primeira reunião realizada na segunda-feira, 3. O encontro ocorreu na Sala São Pietro Hospitais e Clínicas e contou com a presença dos representantes da Associ, CICS Canoas, Sindilojas, Seaca, Sesi, Conselho de Contabilidade, Uniritter, ABO Canoas, Sindigêneros, AEPCI, Unilasalle, Simecan, Ulbra e das convidadas Helena Grunding, do NIA HUB e Gisele Uequed.

Durante a reunião, foram abordados temas estratégicos para o desenvolvimento da cidade, incluindo o Projeto Canoas Resiliente e Sustentável e a criação de um Núcleo de Acompanhamento Legislativo – NAL, responsável por acompanhar as pautas em tramitação na Câmara de Vereadores, de um Núcleo de Acompanhamento Orçamentário – NÃO, para acompanhar a aplicação de gastos e um Núcleo de Promoção e Competitividade – NPC, para Promoção da Competitividade – NPC.

A Presidente do Fórum, Maria Isabel Bodini Viegas, destacou a importância do trabalho conjunto e organizado para a geração de novas oportunidades em Canoas.

“Estamos iniciando o ano com uma pauta robusta e com grande potencial para impactar positivamente a cidade. Nosso objetivo é fortalecer o diálogo entre as entidades, acompanhar as pautas legislativas e identificar oportunidades para contribuir com o desenvolvimento Sustentável e Resiliente de Canoas”, afirmou Maria Isabel.

O Fórum das Entidades reforça seu compromisso em atuar de forma colaborativa, buscando soluções e iniciativas que tragam benefícios concretos para o Município. Com organização e união, os representantes acreditam que será possível alcançar resultados ainda mais expressivos em 2025.

Continuar a ler

Geral

“Enem dos Concursos” tem lista de aprovados divulgada; saiba como acessar

Redação

Publicado

em

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e a Fundação Cesgranrio divulgaram os resultados do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), modelo inovador de seleção de servidores públicos.

As 6.640 vagas do concurso, para 21 órgãos e entidades, foram disputadas por quase 1 milhão de candidatos, oriundos da quase totalidade dos municípios do país, o que demonstra o sucesso do certame em democratizar o acesso ao serviço público brasileiro.

Desde sua concepção como política pública, um dos objetivos do CPNU foi democratizar o acesso ao serviço público e promover diversidade na Administração Pública. Pela primeira vez, um concurso público contou com a participação efetiva de 970.037 pessoas, com provas aplicadas em 228 cidades e 3.647 locais, permitindo que candidatas e candidatos realizassem o exame o mais próximo possível de suas residências.

Além das vagas para pessoas negras e com deficiência e confirmando o compromisso do Governo Federal com a realização de um certame inclusivo, o CPNU adotou, pela primeira vez, critérios afirmativos para a reserva de vagas para candidatos indígenas. Outro destaque foi a concessão de isenção da taxa de inscrição a mais de 600 mil pessoas.

Depois do adiamento para garantir a participação da população do Rio do Grande do Sul, afetada pela tragédia climática de maio de 2024, data inicial do concurso, as provas foram aplicadas em 18 de agosto de 2024. Aproximadamente 72 mil salas foram utilizadas, e cerca de 210 mil trabalhadores atuaram na segurança e logística do certame.

Como consultar os resultados

Na área do candidato, o candidato ou candidata poderá consultar o seu resultado individual para cada um dos cargos em que se inscreveu.

Poderão ser consultadas as listas de classificação em cada cargo de todos os blocos e as listas de convocados para os cursos de formação. As listas dos cargos de nível médio (bloco 8) serão definitivas, com os resultados finais. As listas dos cargos de nível superior serão provisórias, uma vez que o resultado final somente será divulgado em 28 de fevereiro, após o período de convocação/confirmação para cursos de formação.

A medida em que candidatos não confirmem sua participação nos cursos de formação, outros candidatos serão convocados, provocando uma alteração nas listas nos demais cargos. Por isso serão divulgadas novas listas dias 11 e 18 de fevereiro, antes da lista definitiva.

No Diário Oficial da União (previsão de publicação de edição extra, no período da tarde) poderão ser consultados: um edital com divulgação dos resultados finais do Bloco 8, de nível médio, e os sete editais de convocação para cursos de formação (Blocos de 1 a 7).

Para entender como vai funcionar a divulgação dos resultados, acesse AQUI.

Continuar a ler

Geral

Praia do Paquetá é opção para encarar o calor acima da média histórica

Redação

Publicado

em

Praia do Paquetá é opção para encarar o calor acima da média histórica
Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques