Conecte-se conosco

header-top







 

03/06/2026
 

Política

” O que o seu vereador anda fazendo…” entrevista o parlamentar Cris Moraes (PV)

Redação

Publicado

em

Cristiano Ferreira Moraes (Cris Moraes)
PV
Timoneiro: O que já realizou durante o seu mandato até aqui?
Vereador Cris Moraes: A coisa mais importante que nós realizamos foi mostrar para o executivo que a causa animal é importante, tem vez, voto e agora um parlamentar. Essa sem dúvidas foi a maior conquista da causa animal em Canoas, mostramos que esse movimento conseguiu uma cadeira no legislativo e com isso provoca o executivo municipal para que cada vez mais se tenha política pública do bem estar animal. Na atividade de parlamentar nós conseguimos a proibição dos fogos de artifício, que foi um projeto de lei de nossa iniciativa. Antes de ser vereador, já tínhamos provocado o governo executivo anterior com um projeto de Lei para o fim das carroças em oito anos, quando entrei como parlamentar na Câmara mudamos o projeto para reduzir para quatro anos e o executivo entrou em contato, pediu para retirar o projeto que nós vamos apresentar um com dois anos, demos um passo pra trás para avançar dois anos. Foi uma provocação no nosso governo. Nós encaminhamos uma série de projetos, como a abordagem de forma transversal nas escolas municipais de Canoas, com o tema “Proteção, Direito e Bem-estar Animal”, logo após o incidente que tivemos na Escola Thiago Wurth, onde alguns alunos bateram e jogaram do segundo andar um cão. Promovemos diversos encontros e eventos durante o ano sempre com um propósito: discutir a causa animal.

Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete?
Cris Moraes: As principais demandas são sempre voltados aos animais, como por exemplo pedidos de ajuda com animais doentes, atropelados, em trabalho de parto, castração e atendimento com veterinário. Não tem dia e nem hora, sempre vem a demanda, às vezes não conseguimos atender, mas sempre procuramos ajudar com o que podemos, se é difícil pro executivo atender todas as demandas, imagina para nós que somos que só temos um parlamentar na cidade. Também somos procurados para troca de lâmpadas, poda de árvore e outras coisas, mas o foco mesmo é a causa animal. Em julho criamos um espaço interativo, onde os cidadãos podem pelo site https://www.crismoraes.eco.br/solicita-canoas enviar as demandas para o gabinete ao recebermos essa solicitação entramos em contato em até 48 horas para informar o protocolo, vale resaltar que as demandas ligadas a causa animal não podem ser solicitadas no site, pois na maioria das vezes são casos emergentes.

Timoneiro: Das promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado?
Cris Moraes: Nós trabalhamos em cima das nossas promessas feitas durante a eleição. Estamos trabalhando para criar a Secretaria Especial de Direitos dos Animais com 1% de arrecadação. Outra coisa importante é que todos os animais de Canoas sejam registrados, e que seja criado um Centro de Triagem para animais silvestres. E um Portal de Transparência de Bem-Estar Animal onde a população possa acompanhar os números de atendimentos.

Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020?
Cris Moraes: Sim, porque eu vejo que é necessário para a causa animal ter um representante na Câmara de Vereadores.

Continuar a ler

Política

Nova Santa Rita vota reforma da Previdência nesta terça e mobiliza servidores em protestos na cidade

Redação

Publicado

em

Nova Santa Rita vota reforma da Previdência nesta terça e mobiliza servidores em protestos na cidade

A Prefeitura de Nova Santa Rita encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de reforma da Previdência Municipal, que será votado às 18 horas desta terça-feira, 2. A proposta abre um debate sobre o equilíbrio financeiro do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores e já mobiliza diferentes setores do funcionalismo público no município.

Posição da Prefeitura

Segundo o Executivo municipal, a reforma é necessária para garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário e evitar o crescimento do déficit atuarial, que atualmente supera R$ 290 milhões. A administração argumenta que esse valor representa a diferença entre os recursos disponíveis e as obrigações futuras com aposentadorias e pensões.

De acordo com a Prefeitura, sem mudanças estruturais, o déficit tende a aumentar nos próximos anos, exigindo aportes crescentes do orçamento municipal. A gestão também afirma que os recursos destinados à Previdência vêm comprometendo a capacidade de investimento da cidade em áreas como saúde, educação e infraestrutura.

O projeto foi elaborado com base em estudos atuariais e, segundo o Executivo, segue recomendações de órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. A administração também destaca que esta é a primeira reforma previdenciária da história do município e que outros entes públicos já realizaram ajustes semelhantes após mudanças na legislação nacional.

A Prefeitura projeta que a proposta possa reduzir o passivo atuarial para cerca de R$ 190 milhões, mesmo após alterações feitas ao longo do debate com servidores e entidades representativas.

Manifestantes contrários à proposta

Servidores públicos e entidades sindicais contrários ao projeto exigem regras mais brandas, e, em razão da votação do projeto nesta terça-feira, estão previstas manifestações em Nova Santa Rita. A mobilização deve ocorrer em dois momentos: às 11h30, em frente à Prefeitura, e às 17h, em frente à Câmara de Vereadores, onde o projeto será analisado e votado pelos parlamentares.

Continuar a ler

Política

Projeto na Câmara de Canoas propõe isenção da tarifa de esgoto para imóveis sem ligação à rede pública

Redação

Publicado

em

O vereador Rodrigo D’Avila (NOVO) protocolou na Câmara Municipal de Canoas um projeto de lei que propõe a isenção da cobrança da tarifa de esgoto em casos em que o imóvel não consegue se conectar à rede pública por limitações técnicas.

Segundo o texto, a medida vale para residências e estabelecimentos que estejam em situação de desnível em relação à tubulação da rua, o que impede o escoamento natural do esgoto. Nesses casos, a ligação só seria possível com uso de sistemas de bombeamento, o que pode gerar custos considerados altos pelos moradores.

O projeto prevê que a isenção seja concedida mediante comprovação técnica da inviabilidade de ligação, por meio de laudo assinado por profissional habilitado ou declaração da concessionária responsável pelo serviço. O benefício deixaria de valer caso a conexão passe a ser possível com eventuais obras ou adequações na rede.

A proposta também abre a possibilidade de devolução ou compensação de valores pagos nos últimos cinco anos por consumidores que comprovarem que já estavam nessa condição de impossibilidade técnica no período.

Na justificativa, o vereador cita o contrato de concessão que prevê a não cobrança quando não há condições de ligação, além de princípios do Código de Defesa do Consumidor e decisões adotadas em outros municípios.

O projeto agora segue para análise das comissões permanentes da Câmara antes de ser apreciado pelos vereadores.

Continuar a ler

Política

Vereador Jefferson Otto recorre à Justiça contra o PSD após alegar perseguição política

Redação

Publicado

em

O vereador de Canoas Jefferson Otto ingressou com uma ação judicial contra o Partido Social Democrático (PSD), alegando ter sido alvo de discriminação pessoal dentro da sigla.

Segundo o parlamentar, os problemas teriam começado após o partido passar a integrar a base do governo municipal, em meados de 2025. De acordo com Otto, desde então seu mandato teria sofrido restrições relacionadas ao exercício das atividades legislativas.

Entre os pontos citados pelo vereador estão a exclusão de comissões especiais, a impossibilidade de apresentar emendas a projetos incluídos na ordem do dia, dificuldades para protocolar pedidos de adiamento de votação e situações de exposição pública que, segundo ele, teriam causado constrangimento.

Em nota, Jefferson Otto afirmou que buscou a via judicial por considerar que não havia outra alternativa para enfrentar a situação.

“Desde que o partido entrou na base do Governo, em meados de 2025, eu passei a sofrer prejuízo das minhas prerrogativas parlamentares que culminaram, por exemplo, na exclusão de participação em comissões especiais, impossibilidade de apresentação de emendas em projetos que constam na ordem do dia, impossibilidade de apresentação de pedidos de adiamento de votação, exposição e constrangimento público, entre vários outros fatores. Dessa forma, não me restou outra alternativa que não buscar a via judicial. Sigo de cabeça erguida e com a certeza que a Justiça vai reparar esse prejuízo que o partido impõe ao meu mandato atualmente”, declarou.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques