Conecte-se conosco

header-top







 

25/02/2026
 

Política

” O que o seu vereador anda fazendo…” entrevista o parlamentar Cris Moraes (PV)

Redação

Publicado

em

Cristiano Ferreira Moraes (Cris Moraes)
PV
Timoneiro: O que já realizou durante o seu mandato até aqui?
Vereador Cris Moraes: A coisa mais importante que nós realizamos foi mostrar para o executivo que a causa animal é importante, tem vez, voto e agora um parlamentar. Essa sem dúvidas foi a maior conquista da causa animal em Canoas, mostramos que esse movimento conseguiu uma cadeira no legislativo e com isso provoca o executivo municipal para que cada vez mais se tenha política pública do bem estar animal. Na atividade de parlamentar nós conseguimos a proibição dos fogos de artifício, que foi um projeto de lei de nossa iniciativa. Antes de ser vereador, já tínhamos provocado o governo executivo anterior com um projeto de Lei para o fim das carroças em oito anos, quando entrei como parlamentar na Câmara mudamos o projeto para reduzir para quatro anos e o executivo entrou em contato, pediu para retirar o projeto que nós vamos apresentar um com dois anos, demos um passo pra trás para avançar dois anos. Foi uma provocação no nosso governo. Nós encaminhamos uma série de projetos, como a abordagem de forma transversal nas escolas municipais de Canoas, com o tema “Proteção, Direito e Bem-estar Animal”, logo após o incidente que tivemos na Escola Thiago Wurth, onde alguns alunos bateram e jogaram do segundo andar um cão. Promovemos diversos encontros e eventos durante o ano sempre com um propósito: discutir a causa animal.

Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete?
Cris Moraes: As principais demandas são sempre voltados aos animais, como por exemplo pedidos de ajuda com animais doentes, atropelados, em trabalho de parto, castração e atendimento com veterinário. Não tem dia e nem hora, sempre vem a demanda, às vezes não conseguimos atender, mas sempre procuramos ajudar com o que podemos, se é difícil pro executivo atender todas as demandas, imagina para nós que somos que só temos um parlamentar na cidade. Também somos procurados para troca de lâmpadas, poda de árvore e outras coisas, mas o foco mesmo é a causa animal. Em julho criamos um espaço interativo, onde os cidadãos podem pelo site https://www.crismoraes.eco.br/solicita-canoas enviar as demandas para o gabinete ao recebermos essa solicitação entramos em contato em até 48 horas para informar o protocolo, vale resaltar que as demandas ligadas a causa animal não podem ser solicitadas no site, pois na maioria das vezes são casos emergentes.

Timoneiro: Das promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado?
Cris Moraes: Nós trabalhamos em cima das nossas promessas feitas durante a eleição. Estamos trabalhando para criar a Secretaria Especial de Direitos dos Animais com 1% de arrecadação. Outra coisa importante é que todos os animais de Canoas sejam registrados, e que seja criado um Centro de Triagem para animais silvestres. E um Portal de Transparência de Bem-Estar Animal onde a população possa acompanhar os números de atendimentos.

Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020?
Cris Moraes: Sim, porque eu vejo que é necessário para a causa animal ter um representante na Câmara de Vereadores.

Continuar a ler

Política

Ex-vereador Adriano Agitasamba se filia ao União Brasil na Câmara Municipal de Canoas

Redação

Publicado

em

O União Brasil promove nesta segunda-feira, 23, às 18h, no plenário da Câmara Municipal de Canoas, o ato de filiação do ex-vereador Adriano Agitasamba ao partido.

Adriano Agitasamba foi o 4º candidato mais votado em Canoas nas eleições municipais de 2024. Com a filiação, ele passa a integrar oficialmente a sigla no município.

Estão confirmadas as presenças do deputado federal e presidente estadual do partido no Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Busato, dos vereadores Eric Douglas e Dario Silveira, além do vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, e outras lideranças locais.

Para Busato, o ato representa um novo momento para a legenda na cidade.

“Conheço o Adriano há muitos anos e sempre admirei o trabalho sério e comprometido que ele realiza por Canoas. É uma liderança que construiu sua trajetória com diálogo e proximidade com a comunidade. Fico muito feliz por ele ter aceitado o nosso convite para ingressar no União Brasil e contribuir ainda mais com o partido e com a cidade. Tenho certeza de que, juntos, vamos construir um União Brasil cada vez mais forte, mais representativo e preparado para os próximos desafios”, destaca Busato.

Continuar a ler

Política

Luiz Carlos Busato representa a Câmara dos Deputados na abertura do ano legislativo no RS

Redação

Publicado

em

O deputado federal Luiz Carlos Busato, ex prefeito de Canoas, representou a Câmara dos Deputados na sessão solene de abertura do ano legislativo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, realizada na terça feira, 10.

Durante a cerimônia, o governador Eduardo Leite apresentou sua última mensagem anual aos parlamentares e fez um balanço das ações do governo estadual. A convite do governador, Busato integrou a mesa de autoridades do ato.

Em seu pronunciamento, Leite citou iniciativas nas áreas de educação, infraestrutura e políticas sociais. Entre os pontos mencionados estão a ampliação das escolas de ensino médio em tempo integral, investimentos que devem alcançar R$ 1 bilhão em infraestrutura escolar até 2026 e projetos de modernização da malha rodoviária do Estado.

Busato afirmou que os resultados apresentados são consequência da articulação entre o governo estadual, os deputados estaduais e a bancada federal gaúcha.

“Muitas das entregas só são possíveis porque existe diálogo e parceria em prol do Estado”, disse.

O deputado também comentou sobre os recursos destinados aos municípios atingidos pela enchente de 2024, como Canoas.

“Quando há sinergia no trabalho, como temos visto ocorrer no Estado nos últimos anos, quem ganha são os municípios. Como municipalista, reconheço que estamos vivendo um momento de entregas efetivas, que realmente melhoram a vida dos gaúchos. Um importante exemplo: Canoas e tantas outras cidades que foram severamente atingidas pela enchente de 2024 estão agora recebendo recursos para obras de proteção graças a esse ambiente de cooperação”, afirmou Busato.

Continuar a ler

Política

Vice-Prefeito Rodrigo Busato se reúne com Associação Comunidade 5 Colônias, criada pós-enchente

Redação

Publicado

em

Na tarde de quarta-feira, 4, o vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, retomou o roteiro de visitas a lideranças comunitárias da cidade. O primeiro encontro de 2026 ocorreu na casa do presidente da Associação Comunidade 5 Colônias, César Augusto Lemos Fagundes, entidade que representa cerca de 350 moradores do bairro.

Rodrigo Busato afirmou que as visitas serão permanentes ao longo do ano e fazem parte de uma estratégia para manter o diálogo próximo com as comunidades. Segundo ele, estar presente nos bairros foi uma marca do primeiro ano de gestão e continuará sendo prioridade em 2026.

Durante a reunião, foram debatidos temas como segurança do bairro, ações de reconstrução da cidade e outras demandas apresentadas pelos moradores.

O presidente da AC5, César Fagundes, ressaltou a importância da relação com a Prefeitura. Ele destacou que, desde que assumiu a entidade, tem contado com apoio do vice-prefeito e que essa parceria tem sido positiva para a comunidade.

Fagundes também lembrou que, em 2025, o bairro recebeu intervenções de limpeza nos sistemas pluvial e cloacal, pedidos que já haviam sido formalizados em documento entregue à Prefeitura no ato de fundação da associação, em julho do ano passado.

Ao final, Rodrigo Busato reforçou que seu gabinete segue aberto para atender a população e afirmou que, apesar dos desafios burocráticos, o compromisso é continuar trabalhando junto dos moradores para melhorar a cidade.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques