União Harmonia F.C. com um time profissional de Futebol

Graziele Albuquerque

Clube de tradição na cidade, com 65 anos, com o currículo vasto com muito futebol amador, disputas de municipais e obviamente troféus colecionados, o União Harmonia Futebol Clube agora é um time profissional e federado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), e está disputando a sua primeira competição oficial na Copa Seu Verardi – realizada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

O projeto inicial era se profissionalizar em 2020, e no ano seguinte começar a disputar campeonatos oficiais, mas o convite e apoio feito pelo então presidente da FGF, Francisco Novelleto, incentivou o vice-presidente do clube, Cléu Fontoura, e há dois meses foi criado o Departamento de Futebol Profissional do União Harmonia F.C..

O clube está em pleno crescimento desde 2017, disputando competições pela Federação Gaúcha com os times das categorias de base (Sub-15, Sub-17 e Sub-20). No presente, entre a base e o time profissional, são mais de 100 jogadores treinando, sendo que 69 estão inscritos na Federação (que podem jogar em campeonatos oficiais). No elenco profissional há atletas de várias regiões do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Minas Gerais. Esses jogadores são pagos por empresários, o que acaba ajudando financeiramente o clube, e bota o jogador em visibilidade.

Os treinamentos do clube acontecem em variados locais da cidade, através de parceria com a Prefeitura de Canoas que disponibiliza os campos municipais de futebol. Cléu Fontoura contou sobre a ajuda dos empresários locais que dão apoio. “A academia onde os meninos da Sub-20 realizam os treinos é uma das parceiras que o clube fechou. Têm lojistas também que patrocinaram o uniforme de treinamento do time profissional. Massagista, psicóloga, esses serviços são todos voluntários e ajudam muito ao União”.

O clube que fica localizado na Rua Marcilio Dias, no bairro Harmonia, está se estruturando para receber os jogos das categorias de base. As partidas do time profissional, por conta da falta de arquibancada, não podem ser realizadas no local e estão recebendo seus jogos da Copa Seu Verardi no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.