Política
“O que o seu vereador anda fazendo…” entrevista o parlamentar Patteta (PP)

Timoneiro: O que você realizou durante seu mandato até aqui?
Vereador Patteta: Apresentei variados pedidos de providências, relacionados com diversas demandas solicitadas pelos canoenses; bem como fechamento de buracos, recuperação asfáltica, hidrojateamento da rede, limpeza das bocas de lobo, redutores de velocidade, substituição de luminárias, limpeza de ruas e repintura de faixas de segurança. Há mais de quatro anos luto pela recuperação asfáltica da Rua Rio de Janeiro e pela pavimentação do Beco Flor da Zona no bairro Mathias Velho, tendo assim renovado e fiscalizado a não efetivação dos pedidos.
Também requisitei a elaboração de projeto de melhorias no sistema de drenagem para prevenir alagamentos, melhorias nas praças recreativas e postos de saúde. E, ainda, indicações à Corsan, quanto a reparos na via e na rede, e à RGE Distribuidora de Energia, sobre a substituição de postes.
Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete?
Patteta: Dentre as principais demandas destacam-se a área da saúde e a da educação. Pensando nas solicitações da população originei a Lei n.º 5944/2015 de grande destaque na área da saúde, que “Dispõe sobre o serviço especializado de fisioterapia domiciliar ofertado pelo município, desenvolvendo o tratamento humanizado para os pacientes que apresentam sérios problemas de locomoção, muitas vezes irreversíveis (acamados)”, da qual recentemente cobrei a implementação para o executivo municipal através do pedido de informação (Documento: 0386/2019 – Protocolo: 15497).
Protocolei o projeto de lei n.º 78/2019 que “Dispõe sobre a instalação de fraldários em órgãos públicos e privados de grande circulação de pessoas no município de Canoas/RS”. Esse projeto, além da preocupação com a higiene e saúde das crianças, visa se adequar à nova configuração da família brasileira, onde casais exercem cada vez mais a igualdade de tarefas na criação de seus filhos, ficando aos pais também a responsabilidade da troca. Há também um aumento das uniões homoafetivas, entre outras situações que ressaltam a importância de trocadores em banheiros masculinos, na ausência dos fraldários, evitando constrangimentos para ambas as partes e, principalmente, evitando prejuízos à higiene da criança.
Atento às dificuldades enfrentadas na área da saúde, busquei apoio com meus colegas Vereadores, junto à Assembleia Legislativa, reivindicando o repasse de verbas que estavam em atraso, destinadas a essa área.
Timoneiro: Das suas promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado?
Patteta: Não faço promessas. Meu compromisso é estar sempre junto com a comunidade, sendo assim, tenho minha base fundamentada no trabalho que apresento ao longo dos anos, o que legitima minha campanha.
Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020?
Patteta: Sim, pretendo me candidatar às eleições de 2020, para que possa representar os canoenses, atendendo suas necessidades e reivindicações da melhor maneira possível, com idoneidade e transparência, honrando a c
Política
Câmara de Canoas aprova projeto sobre restituição em dobro por cobranças indevidas nas contas de água e esgoto

Os vereadores de Canoas aprovaram, durante a sessão ordinária da última quinta-feira, 11, um projeto de lei que prevê medidas para ampliar a divulgação e facilitar o acesso dos consumidores ao direito de restituição em dobro de valores cobrados indevidamente nas faturas de água e esgoto. A proposta é de autoria do vereador Leandrinho Moreira e segue agora para análise do Poder Executivo.
O texto estabelece que a Corsan/Aegea, responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, mantenha canais de atendimento para contestação de cobranças, disponibilize informações sobre o direito à restituição em dobro e ofereça mecanismos para que os consumidores possam acompanhar os pedidos de revisão. A matéria também prevê prazos para análise das solicitações e para a devolução dos valores reconhecidos como indevidos.
De acordo com o autor, “a proposta busca fortalecer a proteção dos consumidores diante de situações como leituras equivocadas de hidrômetros, cobranças por serviços não solicitados, duplicidade de lançamentos e aplicação incorreta de tarifas, entre outras hipóteses”. O vereador destaca ainda que “muitos usuários desconhecem o direito à restituição em dobro previsto na legislação federal ou encontram dificuldades para exercer esse direito junto à concessionária”.
Conforme o projeto aprovado, as faturas deverão apresentar informações sobre o direito à contestação de cobranças e à restituição em dobro de valores pagos indevidamente, além da indicação dos canais disponíveis para solicitação de revisão. O texto também autoriza o Poder Executivo a promover campanhas educativas e ações em parceria com órgãos de defesa do consumidor para orientar a população sobre o tema.
Política
Nova Santa Rita vota reforma da Previdência nesta terça e mobiliza servidores em protestos na cidade
Política
Projeto na Câmara de Canoas propõe isenção da tarifa de esgoto para imóveis sem ligação à rede pública

O vereador Rodrigo D’Avila (NOVO) protocolou na Câmara Municipal de Canoas um projeto de lei que propõe a isenção da cobrança da tarifa de esgoto em casos em que o imóvel não consegue se conectar à rede pública por limitações técnicas.
Segundo o texto, a medida vale para residências e estabelecimentos que estejam em situação de desnível em relação à tubulação da rua, o que impede o escoamento natural do esgoto. Nesses casos, a ligação só seria possível com uso de sistemas de bombeamento, o que pode gerar custos considerados altos pelos moradores.
O projeto prevê que a isenção seja concedida mediante comprovação técnica da inviabilidade de ligação, por meio de laudo assinado por profissional habilitado ou declaração da concessionária responsável pelo serviço. O benefício deixaria de valer caso a conexão passe a ser possível com eventuais obras ou adequações na rede.
A proposta também abre a possibilidade de devolução ou compensação de valores pagos nos últimos cinco anos por consumidores que comprovarem que já estavam nessa condição de impossibilidade técnica no período.
Na justificativa, o vereador cita o contrato de concessão que prevê a não cobrança quando não há condições de ligação, além de princípios do Código de Defesa do Consumidor e decisões adotadas em outros municípios.
O projeto agora segue para análise das comissões permanentes da Câmara antes de ser apreciado pelos vereadores.

Saúde1 semana atrásPanvel inaugura primeira unidade de farmácia em Nova Santa Rita
Policial1 semana atrásDois homens são mortos a tiros e mulher fica ferida durante ataque a tiros em Canoas
Obras1 semana atrásObras interditam Paradão da Avenida Victor Barreto e alteram embarque de ônibus neste sábado
Feminicídio1 semana atrásRS registra 37º feminicídio de 2026 após mulher ser morta em Carlos Barbosa

Policial5 dias atrásInvestigação iniciada em Canoas leva à prisão de 14 suspeitos de golpes em empresas

Saúde1 semana atrásHospital Universitário de Canoas promove mutirão de 300 consultas ginecológicas na próxima semana

Estado1 semana atrásCarteira de Identidade Nacional já pode ser feita pelo WhatsApp da GurIA no RS

Esporte1 semana atrásGrupo Corre Canoas realiza 3ª edição do Circuito Park em Movimento no dia 14 de junho



















































