Conecte-se conosco

header-top







 

10/04/2026
 

Política

“O que o seu vereador anda fazendo…” entrevista o parlamentar Patteta (PP)

Redação

Publicado

em

Timoneiro: O que você realizou durante seu mandato até aqui?
Vereador Patteta:
Apresentei variados pedidos de providências, relacionados com diversas demandas solicitadas pelos canoenses; bem como fechamento de buracos, recuperação asfáltica, hidrojateamento da rede, limpeza das bocas de lobo, redutores de velocidade, substituição de luminárias, limpeza de ruas e repintura de faixas de segurança. Há mais de quatro anos luto pela recuperação asfáltica da Rua Rio de Janeiro e pela pavimentação do Beco Flor da Zona no bairro Mathias Velho, tendo assim renovado e fiscalizado a não efetivação dos pedidos.
Também requisitei a elaboração de projeto de melhorias no sistema de drenagem para prevenir alagamentos, melhorias nas praças recreativas e postos de saúde. E, ainda, indicações à Corsan, quanto a reparos na via e na rede, e à RGE Distribuidora de Energia, sobre a substituição de postes.

Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete?
Patteta:
Dentre as principais demandas destacam-se a área da saúde e a da educação. Pensando nas solicitações da população originei a Lei n.º 5944/2015 de grande destaque na área da saúde, que “Dispõe sobre o serviço especializado de fisioterapia domiciliar ofertado pelo município, desenvolvendo o tratamento humanizado para os pacientes que apresentam sérios problemas de locomoção, muitas vezes irreversíveis (acamados)”, da qual recentemente cobrei a implementação para o executivo municipal através do pedido de informação (Documento: 0386/2019 – Protocolo: 15497).
Protocolei o projeto de lei n.º 78/2019 que “Dispõe sobre a instalação de fraldários em órgãos públicos e privados de grande circulação de pessoas no município de Canoas/RS”. Esse projeto, além da preocupação com a higiene e saúde das crianças, visa se adequar à nova configuração da família brasileira, onde casais exercem cada vez mais a igualdade de tarefas na criação de seus filhos, ficando aos pais também a responsabilidade da troca. Há também um aumento das uniões homoafetivas, entre outras situações que ressaltam a importância de trocadores em banheiros masculinos, na ausência dos fraldários, evitando constrangimentos para ambas as partes e, principalmente, evitando prejuízos à higiene da criança.
Atento às dificuldades enfrentadas na área da saúde, busquei apoio com meus colegas Vereadores, junto à Assembleia Legislativa, reivindicando o repasse de verbas que estavam em atraso, destinadas a essa área.

Timoneiro: Das suas promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado?
Patteta:
Não faço promessas. Meu compromisso é estar sempre junto com a comunidade, sendo assim, tenho minha base fundamentada no trabalho que apresento ao longo dos anos, o que legitima minha campanha.

Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020?
Patteta:
Sim, pretendo me candidatar às eleições de 2020, para que possa representar os canoenses, atendendo suas necessidades e reivindicações da melhor maneira possível, com idoneidade e transparência, honrando a c

Continuar a ler

Política

Presidente Lula sanciona leis com tornozeleira para agressores e amplia conceito de violência na Lei Maria da Penha

Redação

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou três projetos de lei voltados à ampliação da proteção às mulheres e ao enfrentamento da violência doméstica e do feminicídio no Brasil. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira, 10.

Um dos principais pontos é o Projeto de Lei nº 2.942/2024, convertido na Lei nº 15.383/2026, que autoriza o uso de monitoração eletrônica de agressores como medida protetiva independente no âmbito da Lei Maria da Penha. A norma permite a utilização de tornozeleiras eletrônicas, com delimitação de área de circulação e emissão de alertas em caso de aproximação da vítima.

A legislação também prevê prioridade para aplicação da medida em situações de risco, aumento de pena em caso de descumprimento e ampliação de recursos destinados a ações de combate à violência contra a mulher.

Outro projeto sancionado, o PL nº 3.880/2024 (Lei nº 15.384/2026), inclui o conceito de violência vicária na legislação brasileira. Esse tipo de violência ocorre quando o agressor atinge pessoas próximas à vítima, como filhos ou familiares, com o objetivo de causar sofrimento ou exercer controle.

A nova lei também tipifica o homicídio vicário no Código Penal, com pena de 20 a 40 anos de reclusão quando o crime for cometido contra pessoas ligadas à vítima nesse contexto. A punição pode ser agravada em casos envolvendo crianças, idosos, pessoas com deficiência, quando ocorre na presença da vítima ou em descumprimento de medidas protetivas.

Completa o conjunto o Projeto de Lei nº 1.020/2023 (Lei nº 15.382/2026), que institui o Dia Nacional de Proteção e Combate à Violência contra as Mulheres e Meninas Indígenas, a ser celebrado anualmente em 5 de setembro.

As medidas atualizam a legislação sobre violência de gênero e introduzem novos mecanismos legais para prevenção, proteção das vítimas e responsabilização de agressores.

Continuar a ler

Política

União Brasil Canoas discute cenário da cidade e eleições de 2026

Redação

Publicado

em

O União Brasil de Canoas realizou, na noite de segunda-feira, 7, uma reunião para discutir o cenário político do município e alinhar estratégias visando as eleições de 2026.

O encontro reuniu lideranças do União Brasil, entre elas o deputado federal Luiz Carlos Busato, pré-candidato à reeleição, o vice-prefeito Rodrigo Busato, além dos vereadores Eric Douglas, pré-candidato a deputado estadual, e Dario Silveira.

Durante a reunião, foram debatidas projeções para o município e a organização interna da sigla para o próximo ciclo eleitoral.

Continuar a ler

Política

Ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge discute a pré-candidatura a deputado estadual

Redação

Publicado

em

O ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge, tem discutido com lideranças políticas da cidade e da Região Metropolitana a possibilidade de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nas eleições de 2026. Filiado ao PSD desde 2020, ele busca viabilizar sua pré-candidatura com base na experiência acumulada ao longo de sua trajetória na gestão pública.

Formado em jornalismo, Jairo Jorge iniciou a carreira política na década de 1980. Em 1988, foi eleito vereador em Canoas, destacando-se entre os mais votados do município. Ao longo dos anos, também ocupou cargos administrativos, como secretário executivo do Ministério da Educação e pró-reitor da Universidade Luterana do Brasil, com atuação nas áreas de educação e gestão.

A projeção estadual ganhou força a partir de 2008, quando foi eleito prefeito de Canoas pela primeira vez. Em 2012, foi reeleito no primeiro turno, permanecendo à frente do Executivo municipal por oito anos consecutivos. Em 2021, voltou ao cargo após nova vitória nas urnas, tornando-se um dos poucos políticos da cidade a exercer três mandatos como prefeito.

Durante as gestões, conduziu projetos voltados à administração pública, educação, saúde, infraestrutura urbana, habitação e desenvolvimento econômico.

Em 2018, concorreu ao governo do Rio Grande do Sul, alcançando cerca de 700 mil votos, o que representou aproximadamente 11% do total.

No último sábado, 28, o ex-prefeito participou de um seminário realizado em Canoas para debater a pré-candidatura ao Legislativo estadual. O encontro reuniu cerca de 200 participantes, entre lideranças políticas locais, representantes da Região Metropolitana e apoiadores de diferentes cidades.

Também estiveram presentes vereadores do município, como Neuza Rufatto, Daurinei Alt e Patteta.

Durante o evento, foi destacada a ausência de representantes de Canoas na Assembleia Legislativa nos últimos anos, apesar de o município possuir um dos maiores colégios eleitorais do estado.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques