Política
“O que o seu vereador anda fazendo…” entrevista o parlamentar Patteta (PP)

Timoneiro: O que você realizou durante seu mandato até aqui?
Vereador Patteta: Apresentei variados pedidos de providências, relacionados com diversas demandas solicitadas pelos canoenses; bem como fechamento de buracos, recuperação asfáltica, hidrojateamento da rede, limpeza das bocas de lobo, redutores de velocidade, substituição de luminárias, limpeza de ruas e repintura de faixas de segurança. Há mais de quatro anos luto pela recuperação asfáltica da Rua Rio de Janeiro e pela pavimentação do Beco Flor da Zona no bairro Mathias Velho, tendo assim renovado e fiscalizado a não efetivação dos pedidos.
Também requisitei a elaboração de projeto de melhorias no sistema de drenagem para prevenir alagamentos, melhorias nas praças recreativas e postos de saúde. E, ainda, indicações à Corsan, quanto a reparos na via e na rede, e à RGE Distribuidora de Energia, sobre a substituição de postes.
Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete?
Patteta: Dentre as principais demandas destacam-se a área da saúde e a da educação. Pensando nas solicitações da população originei a Lei n.º 5944/2015 de grande destaque na área da saúde, que “Dispõe sobre o serviço especializado de fisioterapia domiciliar ofertado pelo município, desenvolvendo o tratamento humanizado para os pacientes que apresentam sérios problemas de locomoção, muitas vezes irreversíveis (acamados)”, da qual recentemente cobrei a implementação para o executivo municipal através do pedido de informação (Documento: 0386/2019 – Protocolo: 15497).
Protocolei o projeto de lei n.º 78/2019 que “Dispõe sobre a instalação de fraldários em órgãos públicos e privados de grande circulação de pessoas no município de Canoas/RS”. Esse projeto, além da preocupação com a higiene e saúde das crianças, visa se adequar à nova configuração da família brasileira, onde casais exercem cada vez mais a igualdade de tarefas na criação de seus filhos, ficando aos pais também a responsabilidade da troca. Há também um aumento das uniões homoafetivas, entre outras situações que ressaltam a importância de trocadores em banheiros masculinos, na ausência dos fraldários, evitando constrangimentos para ambas as partes e, principalmente, evitando prejuízos à higiene da criança.
Atento às dificuldades enfrentadas na área da saúde, busquei apoio com meus colegas Vereadores, junto à Assembleia Legislativa, reivindicando o repasse de verbas que estavam em atraso, destinadas a essa área.
Timoneiro: Das suas promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado?
Patteta: Não faço promessas. Meu compromisso é estar sempre junto com a comunidade, sendo assim, tenho minha base fundamentada no trabalho que apresento ao longo dos anos, o que legitima minha campanha.
Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020?
Patteta: Sim, pretendo me candidatar às eleições de 2020, para que possa representar os canoenses, atendendo suas necessidades e reivindicações da melhor maneira possível, com idoneidade e transparência, honrando a c
Política
Presidente da Câmara de Canoas recebe Troféu Destaque Nacional da UVB

O presidente da Câmara Municipal de Canoas, vereador Eric Douglas Dorneles Feijó (União Brasil), recebeu o Troféu Destaque Nacional, concedido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB). A premiação ocorreu durante evento nacional realizado em Brasília, reunindo parlamentares de diversas regiões.
O reconhecimento é atribuído pela entidade a lideranças que se destacam em pautas municipalistas e na condução de políticas públicas. Segundo a UVB, a escolha levou em conta a atuação de Eric Douglas na presidência do Legislativo de Canoas, com foco em ações de transparência, modernização administrativa e aproximação com a comunidade.
Ao receber a honraria, o presidente da Câmara afirmou que o prêmio representa o trabalho conjunto da Mesa Diretora, dos vereadores e da equipe técnica da Casa, reiterando compromisso com uma gestão participativa e alinhada às demandas locais.
Concedido anualmente, o Troféu Destaque Nacional se consolidou como uma das principais distinções destinadas ao legislativo municipal, reconhecendo iniciativas consideradas relevantes para o fortalecimento das políticas públicas nas cidades.
Política
Soraia Hanna lança livro que partilha técnicas, bastidores e reviravoltas em gestões de crises e de reputação

Sessão de autógrafos da sócia da Critério reuniu centenas de pessoas na Feira do Livro de Porto Alegre. (mais…)
Política
Projeto que propõe fim da escala 6×1 ganha força no Congresso

O Projeto de Lei 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS), tem ganhado apoio entre parlamentares e lideranças sindicais e é apontado por integrantes do governo federal como a proposta mais viável para substituir a atual escala 6×1, regime em que o trabalhador tem direito a um dia de descanso semanal.
A proposta estabelece a escala 5×2, com redução da jornada semanal de 44 para 40 horas e dois dias de descanso remunerado. O texto prevê uma transição gradual, com diminuição de duas horas por ano, para minimizar impactos econômicos sobre o setor produtivo.
O projeto conta com o apoio de centrais sindicais, como CTB, UGT, Força Sindical e CSB, além de receber apoio público de membros do governo federal, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Nos bastidores do Congresso, o texto é considerado politicamente mais viável do que propostas semelhantes que tramitam em formato de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), por exigir quórum simples de votação. O relator do projeto na Comissão de Trabalho é o deputado Léo Prates (PDT-BA), e a previsão é que o parecer seja votado ainda neste mês.
Em reunião realizada em outubro entre Daiana Santos, Léo Prates e Luiz Marinho, o ministro reafirmou o apoio do governo à mudança no regime de trabalho e classificou o projeto como “a proposta mais madura para uma transição segura e gradual ao modelo 5×2”.
Segundo o ministro, após a aprovação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, o governo pretende concentrar esforços em medidas voltadas à redução da jornada de trabalho, tema que faz parte do programa de valorização do emprego e da renda.
A deputada Daiana Santos afirmou que a proposta busca construir consenso entre diferentes setores.
“Estamos dialogando com representantes empresariais e centrais sindicais. O formato de projeto de lei facilita o avanço da pauta, já que não depende de quórum qualificado, e pode ser sancionado pelo presidente”, disse.
Durante o seminário “Alternativas para o Fim da Escala 6×1”, promovido pela Comissão de Trabalho da Câmara, o ministro Luiz Marinho lembrou que mudanças semelhantes já ocorreram no passado, como a redução da jornada de 48 para 44 horas, instituída pela Constituição de 1988, após intensos debates.
O relatório final do PL 67/2025 deve ser apresentado em 6 de dezembro. A expectativa é de que o tema seja analisado pelo plenário da Câmara dos Deputados nos primeiros meses de 2026.

Animais7 dias atrásSenador Paulo Paim participa de audiência pública em Canoas sobre causa animal

Fazenda1 semana atrásIPTU e TCL 2026 pagamento em cota única com desconto vai de 24 de novembro a 5 de janeiro

Canoas1 semana atrásCorsan investiga instabilidade no abastecimento de água nos bairros São José e Igara

Animais1 semana atrásCanoas inicia nova edição do Programa Miau na Rua no bairro Rio Branco

Habitação6 dias atrásPrefeito assina em Brasília 1,5 mil novas moradias em Canoas

Cultura1 semana atrás13ª Parada Livre reúne cerca de 3 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes, em Canoas

Obras1 semana atrásGoverno federal acompanha avanço das obras contra enchentes em Canoas

Emprego7 dias atrásCaravana de Empregos será realizada na quarta-feira, 26, no Calçadão de Canoas























































