Conecte-se conosco

header-top







 

07/07/2026
 

Saúde

ABSM apresenta relatório com crescimento em atendimentos no Gracinha

Redação

Publicado

em

A ABSM (Associação Beneficente São Miguel), gestora do Hospital Nossa Senhora das Graças, disponibilizou um relatório do primeiro quadrimestre de gestão à frente da instituição.
No relatório, a direção da ABSM destaca as melhorias estruturais e físicas realizadas e em planejamento – a exemplo da recuperação de espaços que estavam desativados; projeto de revitalização de alas como bloco cirúrgico e ala 4 (enfermaria), além da ampliação das atividades de capacitação e valorização dos colaboradores.
De abril a junho, os gráficos apontam o crescimento constante dos serviços, atendimentos, procedimentos assistenciais e cirurgias. A atual direção destaca também o apoio da mantenedora ABC, nas ações e iniciativas tomadas pela ABSM, gestora desde março deste ano. “Uma gestão genuinamente técnica e objetiva na resolução dos problemas que há anos vêm assolando o Graças”, destacaram os dirigentes.
Em março foram registrados 12.892 atendimentos, em abril 12.906, em maio 13.927 e em junho foram atendidas 17.255 pessoas. O número de cirurgias também aumentou: foram registradas em março 555, em abril 634, mas em maio passou para 710 e em junho chegou a 851 cirurgias.
Gracinha votado em primeiro para emendas parlamentares
Foi realizada na última sexta-feira, 9, na Câmara de Vereadores, em forma de audiência pública, mais uma edição do encontro “Você Decide”, de iniciativa da deputada federal Liziane Bayer (PSB), que norteia a distribuição de emendas parlamentares. A comunidade canoense se fez representada por vários setores e segmentos, mas em primeiro na votação popular ficou a área da Saúde, com o pedido para o Hospital Nossa Senhoras das Graças, representado na pessoa do Dr. Rafael França, presidente da Associação Beneficente São Miguel (ABSM), gestora do hospital desde março deste ano. Segundo França, os recursos serão destinados à revitalização da ALA 4 – enfermaria de cuidados clínicos (55) leitos, e aquisição de novos equipamentos. “O referido setor se encontra hoje em precárias condições e, devido à sua crescente demanda, requer atenção e cuidados imediatos”, ressaltou. A medida ampliará a qualidade dos serviços e do atendimento ao usuário.

Continuar a ler

Saúde

Policlínica 24h de Nova Santa Rita registra segundo parto desde abertura da unidade

Redação

Publicado

em

A Policlínica 24h de Nova Santa Rita registrou, na noite de segunda-feira, 6, o segundo nascimento realizado na unidade desde o início dos atendimentos. A bebê nasceu de parto normal, com 2,9 quilos.

A mãe, Gabriele Gomes, moradora do município, chegou à Policlínica em trabalho de parto e foi atendida pela equipe da unidade. De acordo com a administração municipal, mãe e filha passam bem.

O primeiro parto na Policlínica ocorreu na madrugada da Quinta-feira Santa, quando nasceu Talia Janaína Prazeres Lima. Na ocasião, a mãe, Maria Eduarda Lima, chegou à unidade em trabalho de parto avançado e o nascimento foi realizado no local.

O prefeito Rodrigo Battistella comentou o registro do segundo parto na unidade.

“É uma grande alegria saber que mais uma nova santa-ritense veio ao mundo na nossa Policlínica 24h. Quando investimos na qualificação da saúde, investimos também em momentos como este, que representam o início de uma nova vida. O segundo parto realizado na unidade confirma o preparo da nossa equipe e demonstra que estamos construindo uma saúde cada vez mais eficiente, acolhedora e humanizada para a nossa população.”

A Policlínica 24h atende casos de urgência e emergência em Nova Santa Rita. Com o registro de dois partos desde o início das atividades, a unidade também passou a realizar atendimentos a gestantes que chegam em trabalho de parto.

Continuar a ler

Saúde

Hospital Nossa Senhora das Graças recebe emenda parlamentar da deputada Luciana Genro para exames de mamografia

Redação

Publicado

em

O Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, recebeu uma emenda parlamentar destinada pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL). Conforme o mandato da parlamentar, o recurso será utilizado integralmente no custeio de exames de mamografia, com o objetivo de ampliar a oferta do exame na instituição.

A mamografia é um dos principais exames utilizados na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama, permitindo identificar alterações antes do surgimento de sintomas e aumentando as possibilidades de tratamento quando a doença é detectada nas fases iniciais.

Segundo o gabinete da deputada, o repasse integra um pacote de R$ 300 mil em emendas destinadas à área da saúde em Canoas. Além do Hospital Nossa Senhora das Graças, os recursos também foram direcionados para a aquisição de equipamentos médicos para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Mathias Velho e para ações voltadas à saúde da população LGBTQIAPN+ no município.

Ainda conforme o mandato, durante a catástrofe climática de 2024, o Hospital Nossa Senhora das Graças recebeu uma emenda parlamentar de R$ 150 mil destinada à compra de camas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o gabinete, a instituição foi utilizada como unidade de retaguarda para atendimentos durante o período das enchentes.

O mandato também informou que a deputada atuou junto à Secretaria Estadual da Saúde após receber relatos de trabalhadores sobre atrasos no pagamento de salários, vale-transporte e depósitos do FGTS no hospital.

Sobre a destinação da nova emenda, Luciana Genro afirmou:

“O ‘Gracinha’, como é conhecido, é um patrimônio do SUS na Região Metropolitana. Garantir recursos para exames preventivos como a mamografia é salvar vidas na ponta, oferecendo dignidade e cuidado especializado para as mulheres antes que o pior aconteça.”

Continuar a ler

Saúde

Hospital de Clínicas de Porto Alegre reabre Centro Obstétrico para partos de baixo risco e inicia retomada da UTI Neonatal após surto bacteriano

Redação

Publicado

em

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) retomou, a partir das 14h de quinta-feira, 2, os atendimentos no Centro Obstétrico voltado a partos de baixo risco. A unidade estava fechada desde a última sexta-feira, 26, após a identificação de uma bactéria no local.

De forma gradual, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal também iniciou o processo de reabertura.

Segundo o hospital, não houve novos registros de infecção. Ao todo, nove pacientes foram diagnosticados com a bactéria Serratia spp., dos quais sete permanecem em estado clínico estável e seguem em isolamento.

Desde o início do surto, duas mortes foram registradas na UTI neonatal. Ainda assim, a instituição informa que a relação entre os óbitos e a bactéria segue em investigação. Os bebês eram prematuros extremos, com 23 e 27 semanas de gestação, e já se encontravam em estado crítico antes da detecção do microrganismo, conforme nota divulgada pelo hospital.

As atividades haviam sido suspensas como medida preventiva, com o objetivo de conter a disseminação, realizar higienização das áreas afetadas e reforçar os protocolos de segurança. De acordo com o HCPA, o surto já é considerado controlado.

A reabertura do Centro Obstétrico para casos de alto risco deve ser reavaliada até a tarde desta sexta-feira, 3.

Entenda a bactéria Serratia spp.

A Serratia spp. pertence ao grupo das enterobactérias, microrganismos presentes com frequência no trato intestinal de humanos e animais, além de serem encontrados no solo e em ambientes úmidos. A espécie mais comum é a Serratia marcescens.

De acordo com o infectologista Eduardo Sprinz, do próprio Hospital de Clínicas, essas bactérias geralmente não representam risco em pessoas saudáveis, mas podem causar infecções em pacientes mais vulneráveis, especialmente recém-nascidos e indivíduos com imunidade comprometida.

Ele explica que a gravidade depende do estado clínico do paciente.

“Quanto mais grave e comprometido imunologicamente o paciente, pior tende a ser o prognóstico. Por isso, trata-se de um microrganismo com comportamento oportunista”, afirma Sprinz, também professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Em ambiente hospitalar, a transmissão pode ocorrer por contato indireto, principalmente quando há falhas nos protocolos de higiene e controle de infecção.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques