Geral
Greve Geral nesta sexta-feira, 14, paralisa serviços na cidade

Uma Greve Geral convocada pelas centrais sindicais ocorre nesta sexta-feira, 14, em todo o Estado, contra a Reforma da Previdência. Em Canoas, diversas categorias confirmaram adesão e a mobilização deve parar a cidade.
Saúde
Os mais de 100 mil trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS (técnicos e trabalhadores de nível médio em geral, categoria majoritária), Sergs (enfermeiros), Sindifars (farmacêuticos) e Sinditest-RS (técnicos de segurança do trabalho) também declararam adesão, após decisão em assembleia. “Na saúde, acaba com a aposentadoria especial dos trabalhadores que passam décadas expostos a todo tipo de risco e ataca covardemente as mulheres”, afirmou o presidente do Sindisaúde-RS Arlindo Ritter.
Transporte
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do RS (Sindimetrô) anunciou através das redes sociais que os trens não funcionarão durante o dia inteiro, em decorrência da greve.
A empresa Sogal, responsável por operar o sistema no município, comunicou a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) que, em diálogo com o Sindicato dos Rodoviários de Canoas, ficou acertado que os trabalhadores não paralisarão as atividades em virtude da Greve Geral, e será cumprida normalmente a tabela horária.
Bancos
O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) aprovou em reunião apoio à paralisação geral. Everton Gimenis, presidente do sindicato defende a participação da categoria, mas pondera que ainda não é possível apontar qual será o nível de adesão dos profissionais ao movimento.
Educação
Nossa equipe conversou com o Vinícius, vice-presidente da Associação Municipal de Estudantes de Canoas (AMEC), que confirmou a participação dos alunos canoenses: “14 de junho vai ter estudante nas ruas de novo contra os cortes na educação e contra a Reforma da Previdência. Um governo que quer a sua população ignorante e sem conhecimento não merece nosso respeito”, declarou.
O Sindicato dos Profissionais em Educação de Canoas (Sinprocan) engrossa o coro contra a Reforma e os cortes na área da Educação e também prometem parar, porém sem atos confirmados para a data.
Veja como a paralisação afetará cada escola municipal de Canoas:
EMEFs
Paralisação total
EMEF Arthur Oscar Jochims
EMEF Barão de Mauá
EMEF Carlos Drummond de Andrade
EMEF Castelo Branco
EMEF Ceará
EMEF Coronel Francisco Pinto Bandeira
EMEF David Canabarro
EMEF Doutor Nelson Paim Terra
EMEF Duque de Caxias
EMEF Engenheiro Ildo Meneghetti
EMEF Erna Würth
EMEF General Neto
EMEF General Osório
EMEF Gonçalves Dias
EMEF Governador Leonel de Moura Brizola
EMEF Guajuviras
EMEF Jacob Longoni
EMEF João Palma da Silva
EMEF João Paulo I
EMEF Max Adolfo Oderich
EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig
EMEF Paulo Freire
EMEF Paulo VI
EMEF Pernambuco
EMEF Prefeito Edgar Fontoura
EMEF Professor Doutor Rui Cirne Lima
EMEF Professor Thiago Würth
EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera
EMEF Professora Odette Yolanda Oliveira Freitas
EMEF Rio de Janeiro
EMEF Rio Grande do Sul
EMEF Rondônia
EMEF Santos Dumont
EMEF Sete de Setembro
EMEF Tancredo de Almeida Neves
EMEF Theodoro Bogen
CEIA – Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade
Aula normal
EMEF Bilíngue para Surdos Vitória
EMEF Ícaro
Paralisação parcial
EMEF Arthur Pereira de Vargas
EMEF Assis Brasil
EMEF Farroupilha
EMEF Governador Walter Peracchi de Barcellos
EMEF Irmão Pedro
EMEF Monteiro Lobato
EMEIs
Paralisação total
EMEI Bem-me-quer
EMEI Cara Melada
EMEI Carinha de Anjo
EMEI Carrossel
EMEI Irma Chies Stefani
EMEI Jornalista Marione Leite
EMEI Laney Langaro
EMEI Ledevino Piccinini
EMEI Mãe Augusta
EMEI Meu Pedacinho de Chão
EMEI Mundo Mágico
EMEI Nilton Leal Maria
EMEI Olga Ronchetti
EMEI Pé-de-Moleque
EMEI Pequeno Polegar
EMEI Pingo de Gente
EMEI Profª Idara Rocha
EMEI Profª Carmem Ferreira
EMEI Recanto do Filhote
EMEI Tia Maria Lúcia
EMEI Vó Corina
EMEI Vó Inezinha
EMEI Vó Lola
EMEI Vó Maria Aldina
EMEI Vó Nelsa
EMEI Vó Pedra
EMEI Vó Picucha
Aula normal
EMEI Anísio Spínola Teixeira
EMEI Beija-Flor
EMEI Gente Miúda
EMEI Julieta Balestro
EMEI Pintando o Sete
EMEI Tia Lourdes
EMEI Ulisses M. Filho
EMEI Vó Babali
EMEI Vovó Doralice
Paralisação parcial
EMEI Gilda Schiavon
EMEI Profª Marilene Machado
EMEI Profª Terezinha Tergolina
EMEI Vó Sara
Comunidade
Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.
O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.
Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.
A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.
“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.
O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).
Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.
Geral
MEIs e artesãos de Canoas podem se qualificar em Marketing Digital

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está com inscrições abertas para o curso de Marketing Digital 100% online, gratuito e com certificado. A capacitação é voltada para microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empresas de pequeno porte e aqueles que desejam aprender mais sobre marketing digital.
O objetivo do curso é ensinar como usar ferramentas digitais para melhorar os resultados do negócio, com foco em atrair e se comunicar com clientes, aumentar a visibilidade da marca e vender mais no ambiente online.
O Sebrae possui uma parceria com a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDEI). Para quem precisar, a secretaria disponibiliza a Sala MEI e um co-working com computadores e internet, além de suporte técnico para tirar dúvidas e orientar os participantes.
Inscreva-se gratuitamente no link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/marketing-digital-para-sua-empresa-primeiros-passos,5497125576a4e710VgnVCM100000d701210aRCRD
Geral
Governo prorroga inscrições para segunda edição do programa MEI RS Calamidades

Estão prorrogadas as inscrições para o MEI RS Calamidades 2, programa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), destinado a auxiliar microempreendedores individuais afetados pelas enchentes de 2024. O novo prazo para habilitação se estende até o dia 31 de agosto. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta segunda-feira, 30.
Até R$ 127 milhões estão sendo investidos nesta iniciativa, oriundos do Pix SOS Rio Grande do Sul e do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). A ação integra o Plano Rio Grande, liderado pelo governador Eduardo Leite para reconstruir o Estado e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
De acordo com o titular da STDP, Gilmar Sossella, o programa MEI RS Calamidades é mais que um repasse de auxílio financeiro, já que oferece uma qualificação para que os microempreendedores se mantenham ativos.
“A consultoria é fundamental para fortalecer os negócios e evitar o fechamento das portas. Com esse suporte e os recursos investidos, estamos garantindo condições reais de retomada e crescimento para quem foi atingido pelas enchentes de 2024”, afirma.
Para participar, os interessados devem cumprir alguns critérios, como ter o endereço cadastrado em município com estado de calamidade decretado e na mancha de inundação; estar com o CNPJ ativo e o CPF regular; ter faturamento nos anos de 2023 ou de 2024; e não ter sido beneficiado previamente por outro programa do Estado para atingidos pelos eventos meteorológicos.
Mais de 23 mil empreendedores que preenchem os requisitos já receberam uma correspondência dos Correios, assinada pelo titular da pasta, explicando sobre o programa e informando sobre a disponibilidade da inscrição. A ação visa intensificar a divulgação do MEI RS Calamidades.
“A prorrogação do prazo até 31 de agosto é uma medida necessária para garantir que mais microempreendedores tenham acesso ao benefício. A resposta após o envio das cartas foi imediata e positiva, com aumento expressivo nas inscrições e na taxa de aptidão. No início, 16% das inscrições eram aptas, agora, houve um aumento para 73%. Isso mostra que estamos no caminho certo, ampliando o alcance e reforçando a justiça na distribuição dos recursos”, explica Sossella.
A lista dos candidatos selecionados após a prorrogação será divulgada em 22 de setembro. Quem não for habilitado poderá apresentar recurso entre 23 e 29 do mesmo mês. O pagamento da primeira parcela está previsto para o dia 6 de outubro. Já no caso de MEIs contemplados em fase recursal, o depósito será até o dia 3 de novembro.
Como funciona o MEI RS Calamidades
O programa está dividido em três etapas: após o período de inscrições e a divulgação dos resultados, um auxílio de R$ 1,5 mil será depositado na conta da Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal, de todos os contemplados.
Em seguida, uma consultoria de nove horas, será disponibilizada pela PUCRS e trabalhados temas como plano de negócios, marketing e vendas, gestão de custos e formação de preços. Por último, uma segunda parcela de R$ 1,5 mil será oferecida para aqueles que concluírem a consultoria, mediante abertura de conta empresarial sem custos no Banrisul.
Serviço
O quê: prorrogação das inscrições do programa MEI RS Calamidades 2
Quando: até 30 de junho de 2025
Onde: formulário online
Podem participar microempreendedores individuais que atendam aos critérios e que não foram beneficiados na primeira fase do programa.
- Canoas1 semana atrás
Medalha Pinto Bandeira é entregue a 15 cidadãos nesta segunda-feira, 23; confira quem são
- Enchente 2024 Canoas6 dias atrás
Canoas vai receber mais de R$ 300 milhões para obras de prevenção e reconstrução, garante Busato
- Cultura7 dias atrás
Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho
- Política7 dias atrás
Na CICS, deputado federal Busato se posiciona contra aumento de impostos em Canoas
- Clima4 dias atrás
Defesa Civil Estadual emite alerta para ciclone extratropical e grande volume de chuva no final de semana
- Destaques7 dias atrás
CHUVAS: Mais de 7 mil pessoas desalojadas, quatro mortos e 146 municípios afetados no RS
- Política1 semana atrás
Câmara de Canoas realiza audiência pública para debater proposta de aumento do ISSQN
- Canoas 86 anos6 dias atrás
Câmara de Vereadores realiza sessão solene pelos 86 anos de Canoas