Canoas terá nove Clínicas de Saúde da Família até o ano que vem

Com a inauguração de nove Clínicas de Saúde da Família, espalhadas em todos os quadrantes das cidades, a população vai poder contar com diversos tipos de atendimento mais perto de suas casas. O novo conceito em saúde unirá Atenção Básica e Pronto-atendimento em um único lugar.

O projeto é que o paciente realize consultas, exames, terapias e faça tratamentos para doenças crônicas sem precisar fazer grandes deslocamentos ou buscar outros serviços. Com mais médicos e profissionais de saúde, as nove clínicas irão dar nova cara aos atendimentos e irão facilitar o acesso da população, já que também vão atender durante a noite. Até agosto, três unidades já estarão funcionando no novo formato, após passarem por obras.

A primeira Clínica da Saúde da Família de Canoas será inaugurada em junho, no bairro Guajuviras. Ela irá complementar os serviços que eram oferecidos pela Unidade Básica de Saúde do bairro. Após passar por uma ampla reforma, que dobrou o tamanho da estrutura do prédio, o local está recebendo os ajustes finais para abrir as portas à população. Nos meses seguintes, entram em funcionamento as Clínicas de Saúde da Família Estância Velha e São Vicente. Em 2020, serão inauguradas as clínicas Mathias Velho, Niterói, Rio Branco, Mato Grande, Santa Isabel e União.

Nas clínicas de saúde da família, os canoenses terão consultas clínicas e odontológicas, curativos, atendimentos ambulatoriais, exames, grupos de educação em saúde, vacinação, testes rápidos, psicólogo, assistente social, nutricionista, distribuição de medicamentos e marcação de consultas. Os agendamentos serão diários, onde a equipe atenderá os canoenses que chegarem à Unidade de Saúde.

Quais serviços as Clínicas de Saúde da Família irão oferecer?
Consultas clínicas e odontológicas, curativos, atendimentos ambulatoriais, exames, grupos de educação em saúde, vacinação, testes rápidos, psicólogo, assistente social, nutricionista, distribuição de medicamentos e marcação de consultas.