Conecte-se conosco

header-top



 




 

18/05/2024
 

Saúde

Unidades de saúde têm horário estendido para vacinação contra gripe nesta quinta-feira, 30

Redação

Publicado

em

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas promove, nesta quinta-feira, 30, um mutirão de vacinação contra a gripe para garantir que todas as pessoas incluídas nos grupos prioritários no recebam as doses da vacina. Neste dia, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Canoas irão funcionar até as 19h, para aplicação das doses. De acordo com último balanço divulgado pela SMS, mais de 77,6 mil canoenses já foram vacinados. A preocupação da pasta é com as crianças, grupo com menor índice de imunização: apenas 57% do público-alvo.

As doses estão disponíveis nas 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A campanha de vacinação vai até a próxima sexta-feira (31). A Prefeitura de Canoas reforça à população sobre a importância das crianças de 6 meses e menores de 6 anos de idade tomarem a vacina contra a gripe. A Secretaria de Saúde Municipal da Saúde (SMS) lembra que os pais que não precisam ter medo das crianças receberem a vacina, pois ela é inativada, ou seja, não contém vírus vivo. Portanto, não há riscos da pessoa desenvolver a doença através da imunização.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as crianças são as principais transmissoras da gripe, pois podem manter o vírus por até três semanas. A inclusão deste grupo prioritário na vacinação é uma das medidas mais eficientes para reduzir a circulação da gripe na comunidade em geral.

Grupos prioritários

Podem receber a dose da vacina os idosos com 60 anos ou mais, as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os professores de escolas públicas e particulares, crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, os policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade, bem como os funcionários do sistema prisional.

Continuar a ler

ENCHENTE RS

População em abrigos no RS será imunizada contra a gripe

Redação

Publicado

em

Todas as pessoas com mais de 6 meses de idade que foram para abrigos por conta das enchentes no Rio Grande do Sul serão imunizadas contra a gripe. Ao menos essa é a meta do governo estadual, que já está vacinando a população desses locais.

O Palácio Piratini afirmou, em nota, que o plano de imunização contra a influenza seja aplicado até a próxima segunda-feira, 20. O governo ainda afirma que uma nota técnica do Ministério da Saúde vai orientar sobre outras ações de vacinação no Estado, incluindo esquemas contra hepatite A, tétano e raiva humana em áreas atingidas pelas enchentes.

Em nota oficial, o governo estadual informou que está sendo feito um levantamento sobre o assunto. A intenção é de que os municípios que necessitam de doses de vacina contra influenza recebam os imunizantes a partir do fluxo logístico da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos.

Campanha

A campanha de vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul começou em março. À época, foi direcionada somente para grupos prioritários. No começo de maio, já em meio às enchentes, a campanha foi ampliada para a população em geral com as doses remanescentes.

Foram vacinados até o momento 38% do público prioritário, composto por gestantes, puérperas, idosos, crianças e povos indígenas. Ao todo, já foram aplicadas mais de 1,8 milhão de doses contra a doença.

Prevenção

Ambientes fechados e com aglomeração de pessoas são propícios ao aparecimento de doenças infecciosas respiratórias. Confira algumas medidas de prevenção:

  • Proteger a boca e o nariz ao tossir e ao espirrar com um lenço de papel (na falta de um lenço, a recomendação é usar a dobra interna do cotovelo);
  • Evitar tocar olhos, nariz ou boca com as mãos após contato com superfícies;
  • Fazer a higiene das mãos com água e sabão (caso não disponíveis, pode ser utilizado álcool em gel e, nesse caso, deixar as mãos secarem naturalmente) após tossir ou espirrar e antes de tocar olhos, boca e nariz.
Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Hospital de campanha da Força Aérea é aberto junto ao Gracinha

Redação

Publicado

em

Canoas ganhou o reforço de um hospital de campanha da Força Aérea Brasileira (FAB). Instalada ao lado do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), no bairro Marechal Rondon, a estrutura começou a funcionar na manhã deste sábado, 11.

Os atendimentos ocorrerão entre 8h e 18h, todos os dias. O HNSG seguirá absorvendo as demandas fora desse horário.

Os pacientes que chegam à instituição de saúde passam por uma triagem antes de receberem atendimento com os profissionais. O hospital veio com um efetivo de 48 militares. O objetivo é prestar assistência, principalmente em casos de menor gravidade. “Nós vamos trabalhar em parceria e disponibilizamos de médicos clínicos, ortopedista, pediatria, ginecologia, obstetrícia, psicólogo e psiquiatra”, explica o major da FAB João Luiz Henrique da Silveira.

A estrutura conta com leitos de estabilização, sala cirúrgica para procedimentos de baixa complexidade, 8 leitos de observação e medicação, raio x e laboratórios de análises clínicas.

De acordo com o superintendente do HNSG, Leandro Gomes dos Santos, o reforço é importante porque Canoas perdeu diversos equipamentos de saúde em razão das fortes chuvas no município. “Foram perdidos 19 unidades básicas de saúde e o serviço do Hospital de Pronto Socorro (HPS), que é o grande hospital da emergência da cidade. Com isso, o Hospital Nossa Senhora das Graças recebeu todas as urgências e teve uma sobrecarga de serviços. O hospital de campanha vem para ajudar a desafogar essa nossa demanda”, explica.

Continuar a ler

Saúde

Guajuviras tem unidade de saúde aberta neste domingo

Redação

Publicado

em

Neste domingo, 12, a Unidade Básica de Saúde Guajuviras estará aberta para atendimentos. O expediente será das 8h às 17h, segundo a Fundação Municipal de Saúde.

As atividades contarão com funcionários do Hospital Israelita Albert Einstein, que, de forma voluntária, apoiam os serviços no local.

A US Guajuviras fica na Avenida 17 de Abril, nº 1.991, no bairro Guajuviras.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm