Bairro Guajuviras completa 32 anos de luta e desenvolvimento

O Guajuviras completa, na próxima quarta-feira, 17 de abril, 32 anos de criação e desenvolvimento. Originalmente, o bairro possuía 5.974 unidades habitacionais. Prédios no local, construídos há anos, já registravam o crescimento de vegetação no interior daquilo que nem servia mais como moradia. Carlos Loureno Giacomazzi era o prefeito, que tomou posse em 1986, do bairro que ajuda a contar a história de Canoas, repleto de luta, superação e vitórias.

Ao longo destes anos, o local, que surgiu de uma ocupação, tem uma estrutura que conta com um posto policial, um CRAS, uma Upa, cinco Escolas Municipais, duas Escolas Estaduais, cinco Escolas de Ensino Fundamental, três escolinhas infantis conveniadas e dois postos de Saúde.

“Eu, como morador do bairro, acrescento como ponto positivo o comércio variado onde funciona quase 24 horas, com muitas opções. Lojas, mercados de porte grande e pequenos, lancherias, academias. Destaco como um dos principais pontos o combate de lixo irregular”, enfatizou o subprefeito da região Nordeste, Marcio Antonio da Silva (MDB), o Marcinho.

A Avenida 17 de Abril é a mais movimentada, local onde o comércio se concentra massivamente. Durante a noite a movimentação continua. E essa forma ativa não está apenas no comércio local. Movimentos como recrutamento de jovens para atividades sociais e esportivas e a organização social no bairro tem tido avanços.

Marcinho destaca as demandas da subprefeitura no bairro: limpeza de boca de lobo, reforma de calçadas, roçada (praças, escolas, postos de saúde, paradas etc), troca de tampas de boca de lobo, reparos nas redes de esgoto, retirada de galhos e entulhos, informações e impressão de boleto do IPTU, rebaixamento de meio fio e atendimento ao público. A unidade funciona das 8hs às 17hs, de segunda a sexta, na Boqueirão, 3166, e pelo telefone (51) 3236.3502.