Geral
Ações do programa de interiorização de venezuelanos são intensificadas no município


Foto: Cristiano Júnior
Faltando pouco mais de um mês para o fim do convênio de cooperação de assistência e acolhimento, que vai até o dia 31 de março, a Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), e a Fundação La Salle, contratada para fazer a gestão compartilhada do programa, traçam metas e intensificam ações para que todas as famílias possam se manter de forma independente no município.
Os esforços se concentram no encaminhamento dos que ainda não possuem ocupação para vagas de empregos, além da busca por locações de baixo custo para que os venezuelanos possam morar, após a saída dos CTAs. “Nossa equipe técnica tem acompanhado pessoalmente todos os venezuelanos em entrevistas de emprego, além de procurarmos residências com valores de aluguel que eles possam pagar. Nossa meta é encaminhar todas as famílias para uma situação de independência. O que podemos garantir é que nenhum venezuelano será desamparado”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Luísa Camargo.
Em números
No total, 309 venezuelanos desembarcaram no Aeroporto Salgado Filho, em setembro, para iniciarem uma nova vida. Inicialmente, 222 foram levados ao CTA Argentina, sendo 72 famílias, e 87 para o CTA Farroupilha, sendo 25 famílias, ambos no bairro São José. No decorrer do programa, por casos de violência doméstica, alcoolismo, ameaças e embriaguez recorrentes, alguns venezuelanos precisaram ser transferidos de abrigo.
Móveis para doação
Algumas das famílias que ainda estão nos CTAs já possuem contrato de locação de imóveis em diferentes bairros do município. Contudo, ainda não se mudaram pois necessitam de doações de móveis. A Defesa Civil de Canoas está participando do processo de mudança dos venezuelanos, auxiliando nessa questão para que possam mobiliar as suas novas moradias. Para atender os refugiados e a comunidade em situação de vulnerabilidade de Canoas, a Defesa Civil solicita a colaboração da população para o recebimento de doações, através da campanha permanente Ajudar Não Tem Hora. Para doar itens como colchões, pias, armários, geladeira, televisão, entre outros, entre em contato pelo telefone (51) 3476-3400 ou leve as suas doações diretamente na sede da Defesa Civil (Rua Bandeirantes, 450).
Sou solidário
O Sou Solidário, projeto de voluntários realizado pela Fundação La Salle, também iniciou uma campanha de arrecadação de móveis e utensílios domésticos para as famílias de venezuelanos que estão em Canoas. Para doar, basta entrar em contato pelo telefone (51) 3031.3169, e-mail faleconosco@sousolidario.org ou pelas redes sociais do projeto. Os voluntários do Sou Solidário se encarregam de buscar as doações em Canoas e nos municípios da região metropolitana.
Policial
Mulher de 55 anos é encontrada morta na Lagoa dos Patos; causa da morte será investigada

O corpo de uma mulher de 55 anos foi encontrado na manhã deste sábado, 6, nas águas da Lagoa dos Patos, em São José do Norte, no Sul do Rio Grande do Sul. O resgate ocorreu por volta das 10h, na região central da cidade, nas proximidades da Rua Marechal Deodoro.
De acordo com informações preliminares da Polícia Civil, o corpo não apresentava sinais aparentes de violência nem indícios de decomposição. As circunstâncias da morte ainda são desconhecidas.
Segundo o delegado Ronaldo Coelho, responsável pela investigação, o corpo foi encaminhado para necropsia, exame que deverá apontar a causa da morte. A identidade da vítima não havia sido divulgada pelas autoridades até a última atualização do caso.
O resgate foi realizado pelo Corpo de Bombeiros após o acionamento das equipes de emergência. A Polícia Civil instaurou investigação para apurar o ocorrido e aguarda os laudos do Instituto-Geral de Perícias (IGP), que serão fundamentais para esclarecer as circunstâncias da morte.
Policial
Dois homens são mortos a tiros e mulher fica ferida durante ataque a tiros em Canoas

Na madrugada desta sexta-feira, 5, dois homens, de 21 e 27 anos, foram mortos a tiros e uma mulher ficou ferida em Canoas. O crime ocorreu por volta das 2h, nas proximidades de um beco no bairro Niterói.
De acordo com informações da Brigada Militar, dois homens encapuzados passaram pelo local em um veículo e efetuaram diversos disparos contra as vítimas. Os dois homens morreram no local. Já a mulher atingida pelos tiros foi socorrida e encaminhada para atendimento hospitalar.
As identidades das vítimas não haviam sido divulgadas até a publicação desta matéria.
A Polícia Civil apura o caso e trabalha com a hipótese de que o crime tenha sido uma execução relacionada a uma disputa pelo tráfico de drogas. Os autores dos disparos ainda não foram identificados.
Equipes da Brigada Militar realizaram buscas na região na tentativa de localizar os suspeitos.
Geral
Assembleia Legislativa aprova fim da taxa de licenciamento de veículos no RS

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, na terça-feira, 2, o Projeto de Lei 599/2023, que extingue a cobrança da taxa de expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A proposta recebeu 47 votos favoráveis e agora segue para sanção do governador Eduardo Leite.
De autoria do deputado Rodrigo Lorenzoni, o projeto altera a Lei nº 8.109, de 19 de dezembro de 1985. Caso seja sancionada, a mudança passará a valer a partir de 2027.
Segundo o parlamentar, a taxa foi criada em um período em que o documento de licenciamento era emitido em papel e exigia custos de impressão e envio aos proprietários dos veículos. Com a implantação da versão digital do documento em 2019, esses procedimentos deixaram de existir.
“Esta taxa foi criada quando o Detran tinha a necessidade de adquirir o papel-moeda, imprimir o documento e depois tinha o custo de envio do documento físico, que tínhamos que portar enquanto nós trafegávamos com os veículos”, afirmou o deputado.
Atualmente, a taxa de licenciamento anual é cobrada inclusive de veículos isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). De acordo com o DetranRS, o valor da emissão do documento digital, o CRLV-e, é de R$ 114,09 em 2026. Neste ano, o pagamento deve ser realizado até 31 de julho.

Política1 semana atrásProjeto na Câmara de Canoas propõe isenção da tarifa de esgoto para imóveis sem ligação à rede pública

Oportunidade6 dias atrásAberta as inscrições para seleção de estagiários de níveis médio, técnico e superior em Canoas

Animais1 semana atrásCanoas promove feiras de adoção de cães e gatos nos dias 2 e 4 de junho

Geral6 dias atrásVereadores acompanham andamento das obras do Dique Mathias Velho em Canoas

Serviços6 dias atrásSaiba como ficam os serviços públicos de Canoas durante o feriado de Corpus Christi

Saúde1 semana atrásCanoas inicia Operação Inverno nesta segunda-feira para reforçar atendimento de casos gripais

Canoas6 dias atrásJunho Violeta terá atividades de conscientização sobre direitos da pessoa idosa em Canoas

Transporte1 semana atrásIntegração entre trem e ônibus em Canoas sobe para R$ 12,15 a partir desta terça-feira, 2






















































