Saúde
Com nova crise, hospital Nossa Senhora das Graças pode fechar as portas


O Hospital Nossa Senhora das Graças, conhecido carinhosamente pelos canoenses como Gracinha, passa por novo momento delicado, que pode culminar com o fechamento de portas da instituição. Em contínua crise e com dívida milionária, a situação do HNSG tem sido debatida em reuniões envolvendo a Prefeitura de Canoas, Ministério Público (MP), Sindicatos e a Sociedade Sulina Divina Providência, que até o momento se oferecia para assumir a gestão do hospital no lugar da atual mantenedora, a Associação Beneficente de Canoas (ABC). Na última semana, um clima de insegurança afastou a Divina das negociações, deixando um panorama de incertezas sobre o futuro do hospital.
Respostas
A reação do Prefeito Luiz Carlos Busato (PTB) diante dessa informação foi imediata. Segundo ele, já está marcada uma reunião com representantes da Divina Providência para tentar reverter a situação. Em conversa com a reportagem do jornal Timoneiro ele criticou a postura da ABC, que, segundo ele, tem dificultado as negociações de recuperação do Graças: “Estamos tentando que a ABC abra mão da gestão do Graças. Agora mais uma vez temos uma demonstração de falta de capacidade deles. Alguns sócios da ABC contaminaram as negociações, criaram um clima que prejudicou”. Ainda, de acordo com o prefeito, caso o Divina confirme seu afastamento, são planejadas duas linhas de atuação: Uma delas é a procura de outras entidades de renome na gestão de saúde que tenham interesse em gerir o Graças. Outro caminho seria por vias judiciais: “Eu posso fazer uma requisição e entregar o hospital para a Divina ou a quem tiver interesse. Se a ABC não sair por bem, sairá por mal”, diz Busato.
Exames
Como exemplo do atual momento do Graças, que é caótico, foram encontrados um volume de aproximadamente 400 exames que detectam câncer (chamados de anatomopatológicos) que estavam parados há dois meses. De acordo com o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, a situação coloca em risco pessoas que precisam iniciar tratamento oncológico imediatamente e é um dos fatos mais graves que ocorreram no Graças, em seu período de crise. A Prefeitura, na última terça-feira, 29, afirmou que assim que recebeu a denúncia acionou a Vigilância em Saúde. Esta foi até o hospital e passou a fazer o levantamento de todos os casos. Segundo a atual gestão municipal, os materiais foram levados ao Hospital Universitário, onde todos os exames serão feitos, para que as pessoas não sejam ainda mais prejudicadas. A Vigilância também interditou o laboratório de citologia do Graças, até que sejam feitas as adequações solicitadas. Assim que o órgão concluir o relatório da ação, todas as informações serão levadas ao Ministério Público.
ABC e Divina
A reportagem tentou contato com as duas entidades, mas estas preferiram não se manifestar sobre o assunto.
Consenso é de que ABC deve abrir mão do Graças para uma nova gestora
“A gestão da ABC é ineficiente e incapacitada”, afirma Busato. O prefeito afirma que se a ABC não abrir mão do hospital, este se encaminhará para seu fechamento. O Prefeito ainda detalha que não há problemas financeiros com relação à Prefeitura, já que , segundo ele, foram adiantados valores para a instituição. “O melhor serviço que eles poderiam fazer para a comunidade de Canoas neste momento seria a demissão de todos os executivos da ABC”, complementa Luiz Carlos. O presidente do Simers, Marcelo Matias, também demonstra preocupação com a situação do hospital e sugere que o município busque a intervenção na gestão do hospital via MP. Ele ainda lembra que há médicos trabalhando sem receber há mais de um ano na instituição. “Se quisermos que o Graças dê certo, todos os envolvidos devem trabalhar em conjunto. Vamos usar todos os nossos recursos para interferir na realidade do hospital. Eu dou muita importância para o que está acontecendo na Saúde de Canoas”, complementa Marcelo.
Saúde
Simers apresenta proposta de federalização do HU de Canoas à Secretaria Estadual de Saúde
Saúde
UBS Mathias Velho em Canoas recebe equipamentos doados para melhorar estrutura de atendimento

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Mathias Velho recebeu, na tarde de sexta-feira, 14, a doação de 14 aparelhos de ar-condicionado, cortinas blackout, um frigobar e um bebedouro. A entrega, realizada na própria unidade, ocorreu em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), Secretaria de Assistência Social, Conselho Local da UBS e a L’Oréal. Os equipamentos serão utilizados para aprimorar o ambiente de atendimento e as condições de trabalho das equipes.
O prefeito Airton Souza ressaltou o volume de atendimentos realizados na unidade.
“Aqui na UBS Mathias Velho são realizados atendimentos a cerca de 18 mil pessoas. Melhorar a qualidade dos serviços gera satisfação para os canoenses e oferece melhores condições de trabalho para nossos servidores. É um gesto que demonstra cuidado e atenção”, afirmou.
A enfermeira responsável pela UBS, Eliana Andrade, reforçou a relação entre estrutura física e atendimento.
“Nosso dia a dia é dedicado a fazer de cada atendimento um momento melhor para todos, seja por meio de um olhar atento ou de um serviço de qualidade”, disse.
O secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, comentou sobre o impacto da iniciativa.
“Nosso trabalho se resume em oferecer serviços de qualidade para a população de Canoas. Avançar na qualificação dos espaços e do atendimento é sempre o melhor caminho”, declarou.
A secretária municipal da Saúde, Ana Regina Boll, também destacou a parceria.
“Estamos muito contentes em receber os 14 ares-condicionados e as cortinas blackout, que vão melhorar o ambiente para todos os usuários. Essa sensibilidade da Assistência Social contribui diretamente para a qualificação dos serviços de saúde”, afirmou.
Saúde
Audiência pública debate crise no IPE-Saúde e cobra soluções urgentes

A crise no atendimento do IPE-Saúde foi tema de uma audiência pública realizada na manhã do dia 13 de novembro, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A atividade foi proposta pelo deputado estadual Halley Lino (PT) e reuniu representantes de diversas entidades do funcionalismo, usuários do plano e parlamentares. Durante o encontro, servidores relataram dificuldades para acessar consultas, exames e procedimentos médicos devido à falta de credenciados, à escassez de especialistas em diversas regiões e aos atrasos nos repasses. Um dos momentos mais comoventes foi o depoimento de um pai que perdeu a filha de 11 meses após não conseguir atendimento adequado. Segundo ele, foram tentativas frustradas com vários pediatras tanto pelo IPE quanto pelo SUS. Participantes também destacaram a instabilidade na gestão do instituto, com cinco presidentes em pouco mais de um ano, como sinal da falta de prioridade dada ao tema. Houve críticas à desigualdade no acesso: enquanto a Região Metropolitana de Porto Alegre conta com mais opções de atendimento, o interior do estado enfrenta sérias limitações, mesmo com contribuições equivalentes dos usuários. Como encaminhamento, será solicitado um encontro com o atual presidente do IPE-Saúde, Paulo Rogério Silva dos Santos, para apresentação de um documento reunindo os relatos, críticas e propostas apresentadas durante a audiência.

Educação1 semana atrásInscrições para creches municipais de Canoas começam na próxima segunda-feira, 17

ENCHENTE RS1 semana atrásSegunda fase do Programa MEI RS Calamidades oferece apoio a microempreendedores atingidos pelas enchentes

Trânsito1 semana atrásTrecho da Rua Elizabeth Finkler terá interrupção temporária no trânsito nesta quinta-feira, 13

Educação1 semana atrásEstudantes de Direito da Unilasalle realizam visita técnica a Brasília

Esporte4 dias atrásGrupo de atletas amadores mobilizam corrida noturna em Canoas

Canoas1 semana atrásPrefeitura na Tua Casa recebe feira de empreendedoras do Avança Mulher Empreendedora neste sábado, 15

Saúde1 semana atrásRS registra avanço nos casos de câncer de próstata e reforça alerta do Novembro Azul

Saúde1 semana atrásAudiência pública debate crise no IPE-Saúde e cobra soluções urgentes
























































