Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul
 







 

29/05/2024
 

Destaques

Conta de Luz sobe 21% para consumidores residenciais

Avatar

Publicado

em

Foi aprovado na última terça-feira, 17, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), um aumento considerável nas contas de luz de aproximadamente 1,3 milhões de clientes em 118 municípios das regiões metropolitana e Centro-Oeste do Rio Grande do Sul. Canoas é uma das  afetadas pela mudança na tarifa da distribuidora RGE-SUL.

O percentual, de acordo com a Aneel, percebido pelos consumidores residenciais (B1) é de 20,96%. Os novos índices entraram em vigor no dia 19 de abril (ver tabela). De acordo com o órgão, a revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão e tem por objetivo obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela ANEEL.

Debate

O jornal Timoneiro já havia noticiado a possibilidade de aumento na tarifa. A Aneel realizou, em março, reunião presencial com os consumidores da RGE-Sul Distribuidora de Energia S.A. para apresentar a proposta de Revisão Tarifária Periódica (RTP) da distribuidora e os índices de qualidade para os próximos anos. A reunião foi realizada no Auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). O evento contou com a presença de 15 participantes e oito expositores. Os valores submetidos à audiência pela Aneel, na época, consistiam em uma proposta preliminar de reajuste de 23,82% para os consumidores residenciais e 28,25% para as indústrias. Na época, a reportagem entrou em contato com a assessoria da RGE-Sul Distribuidora de Energia S.A., mas esta afirmou que a empresa não se posicionará sobre o assunto.

Reclamações

Em fevereiro de 2017, as contas de luz já foram motivo de debates na cidade. Na ocasião, usuários reclamaram do valor das contas de luz e dos problemas referentes à prestação do serviço da concessionária de energia elétrica no município. Por conta disso, a Câmara promoveu, no dia 16 de fevereiro, um Grande Expediente sobre o tema. A convite do então presidente da Casa, vereador Juares Hoy (PTB), o gestor de Atendimento ao Poder Público da RGE Sul, Thiago Pedroso de Oliveira, compareceu à sessão para prestar esclarecimentos.

Continuar a ler

Destaques

Prefeitura de Canoas disponibiliza formulário para população se cadastrar no Auxílio Reconstrução do Governo Federal

Redação

Publicado

em

Prefeitura disponibiliza formulário para população se cadastrar no Auxílio Reconstrução do Governo Federal

Todos os canoenses que residem em regiões atingidas pela enchente já podem se cadastrar no formulário disponível pela Prefeitura, para terem acesso ao Auxílio Reconstrução do Governo Federal.

A iniciativa vai garantir R$ 5,1 mil diretamente à população, com pagamento realizado pela Caixa Econômica Federal, via PIX. O município cadastrou todos os CEPs das áreas afetadas. O programa não possui nenhum corte ou limitação de renda, nem a necessidade de inscrição no CadÚnico.

Os canoenses devem realizar o cadastro neste link.

Após o cadastro, a pessoa indicada como responsável deve acessar um sistema do Governo Federal, que será aberto na próxima segunda-feira (27/05), para confirmar o pedido. É necessário ter uma conta GovBr. Quem já possui conta na Caixa receberá o dinheiro diretamente nela. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma poupança, onde será depositado o benefício.

No momento do cadastro, os canoenses devem preencher as seguintes informações:

– Nome completo e CPF do responsável da família;
– Nome completo e CPF de todos os outros membros da família;
– Endereço completo e CEP.
– Telefone de contato

*Após a inscrição, o morador deve assinar uma autodeclaração se responsabilizando pelas informações prestadas.

Continuar a ler

Destaques

DESASTRE NO RS: Total de mortos sobe para 83; 111 estão desaparecidos

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Total de mortos sobe para 83; 111 estão desaparecidos

Na manhã desta segunda-feira, 6, um boletim divulgado pela Defesa Civil apontou que o número de mortos em decorrências das chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul subiu para 83. Ainda estão sendo investigadas outras 4 mortes, e há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas.

De acordo os dados da Defesa Civil, 141,3 mil pessoas estão fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (na casa de amigos ou familiares). Ao todo, 345dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850  mil pessoas.

Risco de inundação extrema

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, está quase 2,30 metros acima da cota de inundação. Em medição realizada às 5h15min desta segunda-feira, 6, o patamar estava em 5,26 metros. O limite para inundação é de 3 metros.

Continuar a ler

Destaques

DESASTRE NO RS: Número de mortes chega a 66; Jairo Jorge afirma que dois óbitos ocorreram em Canoas

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Número de mortes chega a 66; Jairo Jorge afirma que dois óbitos ocorreram em Canoas

Um boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã deste domingo, 5, confirmou 66 mortes no Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas que assolam o Estado desde o último sábado, 27.

Outros seis óbitos já confirmados estão sendo investigados
, para verificar se têm relação com a tragédia; o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, disse em entrevista a uma rádio gaúcha neste manhã que o município registrou duas mortes.

Em breve mais informações.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm

Canoas unida

Prefeitura de Canoas Adverte


Isso vai fechar em 5 segundos