Geral
Posto Metropolitano: Há mais de uma década trazendo novas ideias aos clientes
Monique Mendes
A rede de Postos Metropolitano completa, em outubro deste ano, 11 anos de novas ideias e muito trabalho em Canoas. O primeiro posto abriu as portas em outubro de 2006, na Av. Guilherme Schell, 6380, e está localizado no mesmo local até os dias atuais. O negócio surgiu por iniciativa do empreendedor Joarez Piccinini, empresário com quase 50 anos de atividade no mercado de diversas áreas, que viu na época uma boa oportunidade de investimento e se interessou pelo ramo de combustíveis. “O Joarez gosta de saber como funciona tudo, ele é curioso e consegue ver a oportunidade de um bom negócio. Ele está sempre em movimento, pensando em coisas novas, mesmo hoje, com mais de 70 anos”, afirma o Gerente Geral e braço direito do empresário, Vladimir Marcos Miszczuk.
Segundo o gerente, que já trabalha desde 1995 com os negócios da família Piccinini, quando abriram o primeiro posto eles queriam oferecer algo diferente para o cliente. “Não queríamos apenas vender gasolina, isso é o básico do negócio, nossa preocupação era de criar algo novo, trazer sempre um agrado, uma ideia diferente para nosso cliente”, diz. Na busca constante por diferenciais, a empresa começou a oferecer novos serviços e fazer promoções mensais desde sua inauguração.
A rede que conta hoje com três postos de combustíveis, todos na cidade de Canoas, soma quase 40 funcionários em cada estabelecimento, incluindo as lojas de conveniência, que também são parte da empresa.
Promoções e serviços
A rede de Postos Metropolitano conta com loja de conveniência 24 horas, troca de óleo e farmácia nos três postos. No estabelecimento localizado na Av. Guilherme Schell oferecem também o serviço de lotérica. As promoções são outro diferencial da empresa. Desde que abriram as portas em 2006, eles mantém a assiduidade delas.
São 12 prêmios de boa qualidade sorteados mês a mês, e a cada seis meses ainda sorteiam um carro. “Mesmo quem ganha os prêmios mensais continua participando do sorteio do carro. Sempre fazemos o sorteio em lojas diferentes para estar perto dos nossos clientes”, diz o gerente.
Além dos sorteios e premiações, o Posto Metropolitano oferece das mais diversas promoções e serviços. Entre elas, está a tradicional pipoca oferecida aos clientes, que já é tradição no Metropolitano. Todos que circulam pelo posto se deparam com esse agrado. Uma pipoqueira transita pelos espaços e oferece saquinhos de pipocas às pessoas que passam no local.
Eles ainda oferecem os serviços terceirizados de churrascos nos fins de semana e as promoções de prêmio por litros de abastecimento.
“Não ganhamos nada no quesito financeiro com essas promoções, e nem é o interesse, queremos mesmo é trazer novidades aos clientes, oferecer um agrado diferente”, afirma.
Futuro e motivação
Segundo Miszczuk, o cenário ainda é positivo, embora não seja fácil administrar um posto de combustível nos dias atuais. “A economia está difícil para todo mundo, tudo muda o tempo todo. Mas, temos que estar sempre acompanhando o mercado para poder continuar o negócio. Temos pessoas que trabalham aqui e contam com a gente”, diz. Eles possuem planos para mais um posto, mas neste momento o foco de atuação está nestes locais em que atuam e em manter a qualidade no atendimento. Para isso, a empresa está sempre preocupada com o treinamento dos funcionários, fazendo reuniões semanais com todos
Geral
Jovens do Partiu Futuro Reconstrução desembarcam na Espanha para missão internacional

Cinco jovens aprendizes de Porto Alegre e Canoas, do Partiu Futuro Reconstrução, chegaram nesta segunda-feira, 20, a Barcelona, na Espanha, para participar de uma missão Internacional para compartilhar experiências de reconstrução climática e social. O grupo representa os demais integrantes do programa, que foram diretamente impactados pelas enchentes de 2024 e, hoje, são protagonistas no processo de reconstrução das suas casas, comunidades e cidades.
Foram selecionados três de Porto Alegre e dois de Canoas, com base em critérios como desempenho escolar e participação no programa, considerando assiduidade, presença nas aulas teóricas e comportamento. Eles permanecerão em Barcelona até quinta-feira, 23, onde participarão de workshops, encontros e roteiros com foco em trocas culturais e de experiências de reconstrução social e climática.
Na sequência, entre os dias 24 e 28 de outubro, o grupo visitará Valência, onde conhecerá áreas afetadas pelo DANA (fenômeno climático extremo que atingiu a região em 2024) e o Plano Valenciano de Recuperação e Resiliência, voltado a políticas públicas e medidas de reconstrução. A agenda inclui encontros com lideranças políticas, conselharias (órgãos públicos locais) e ONGs envolvidas na recuperação social e ambiental da região.
O objetivo é fortalecer o processo de desenvolvimento de novas lideranças e conhecer a experiência espanhola de reconstrução social e climática. O intercâmbio é parte do projeto pedagógico do projeto, consolidando os conhecimentos construídos em sala de aula e nas experiências práticas.
Segundo o diretor da Demà, Vinícius Ribeiro, o intercâmbio representa um passo importante na formação integral dessa juventude.
“Essa missão internacional é uma oportunidade de aprendizado transformador. Ao conhecerem experiências de reconstrução em outros países, esses jovens fortalecem sua visão de mundo e se tornam protagonistas na reconstrução do Rio Grande do Sul. A educação, quando conectada à prática e ao diálogo global, gera impacto real nas comunidades”, destaca Ribeiro.
“A política pública tem um papel fundamental na formação dos nossos jovens, porque é por meio dela que conseguimos abrir caminhos concretos para o desenvolvimento pessoal e profissional. O Partiu Futuro é um exemplo disso: ao proporcionar experiências como o intercâmbio para a Espanha, mostramos que investir na juventude é investir na reconstrução do futuro do nosso Estado, com mais oportunidades, conhecimento e perspectivas reais de transformação”, ressalta o titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel.
Primeiras impressões
Chegando a Barcelona, os participantes demonstraram entusiasmo e gratidão pela oportunidade.
Evelin Staczak de Oliveira, de 18 anos, de Porto Alegre: “Essa missão internacional representa a oportunidade de representarmos todos os jovens gaúchos afetados pelas enchentes e de compartilharmos experiências com os espanhóis”.
Lukas Scheibler Kalkmann, de 15 anos, da capital: “Essa viagem representa um marco em minha vida porque estamos representando todos os jovens gaúchos nesta missão”.
Monica Letícia da Rosa Schmidt, de 19 anos, de Canoas: “Essa viagem representa pra mim uma oportunidade de viver uma nova experiência”.
Nyara Victória Prudêncio Romero, de 17 anos, de Porto Alegre: “Eu sempre quis fazer intercâmbio, então o que estou vivendo é a realização de um sonho”.
Vitor Eduardo Moraes dos Santos, de 16 anos, de Canoas: “Minha expectativa é compartilhar conhecimentos com os jovens espanhóis e trazer aprendizados para o Rio Grande do Sul”.
Roteiro
20/10 – Chegada e acolhimento em Barcelona, com os primeiros contatos com europeus
21/10 – Imersão em workshops e diálogos com instituições da Catalunha, com temas de clima, juventude e políticas públicas
22/10 – Contato com a arte, a arquitetura e a cultura da Catalunha.
23/10 – Visita à Sagrada Família, ao Hospital de Sant Pau e a espaços urbanos inovadores
24/10 – Chegada a Valência e visita a um território que também sofreu uma tragédia climática
25/10 – Experiência no Bioparc e reflexões sobre biodiversidade e consciência ambiental
26/10 – Imersão na Cidade das Artes e das Ciências, com foco em inovação científica e tecnológica, além das mudanças climáticas
27/10 – Encontro com organizações comunitárias para compartilhar experiências de superação e reconstrução, entre eles, a Fundació Horta Sud (https://fundaciohortasud.org/
). 28/10 – Viagem de retorno ao Brasil
Sobre o Partiu Futuro Reconstrução
O programa Partiu Futuro Reconstrução é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A promoção do intercâmbio é uma ação da entidade qualificadora Renapsi, por meio da tecnologia social Demá Aprendiz.
Todas as despesas de viagem, hospedagem, alimentação, traslados e atividades são custeadas pela instituição. A Renapsi conduz a capacitação de 750 estudantes em Porto Alegre e Canoas. Além das aulas teóricas, desenvolvem atividades práticas atuando como aprendizes, com carteira assinada, em órgãos públicos municipais e estaduais.
Destinado a jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social, especialmente os afetados pelas enchentes de 2024, matriculados ou egressos da rede pública de ensino e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), o projeto oferece formação profissional e inserção no mercado de trabalho.
Comunidade
Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.
Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.
O edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.
Geral
Corsan destina R$ 162 mil para reconstrução de ONG atingida pela enchente

A Corsan destinou R$ 162 mil, por meio do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, para reconstruir a sede da Associação Comunitária Beneficente e Cultural Mãos Dadas, destruída pela enchente de 2024. O investimento foi para compra do mobiliário do espaço restaurado e de equipamentos eletrônicos, como computadores.
A reinauguração do prédio, em seu endereço original, ocorreu na sexta-feira, 17, garantindo a retomada das atividades sociais para a população no local.
O analista de responsabilidade social da Corsan Jaison Belíssimo participou da cerimônia e ressaltou a importância da iniciativa para a comunidade.
“Essas ações sociais que a Corsan realiza são uma forma de gerar impacto positivo nas comunidades que a gente atende, para além do serviço de saneamento, que já é essencial”, destacou.
Esta é a quarta e última entrega realizada com aporte da Companhia ao Fundo Municipal do Idoso de Canoas, que recebeu o total de R$ 1 milhão em recursos para recuperação de ONGs atingidas pela enchente.
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