Conecte-se conosco

header-top







 

13/11/2025
 

Saúde

Presidente do Conselho Nacional do Gamp fala sobre atuação em Canoas

Avatar

Publicado

em

A Saúde pública, serviço tão importante para a vida das pessoas, tem sido debatida frequentemente em Canoas. Após a chegada do Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp), uma série de reivindicações, principalmente lideradas por movimentos sindicais, geraram instabilidade nas relações entre a nova empresa e o quadro de funcionários. O jornal O Timoneiro, atento aos problemas do município, deu ampla divulgação a todo o processo, ouvindo todas as partes envolvidas. Neste sentido, a equipe de reportagem conversou, na última quarta-feira, 16, com o presidente do Conselho Executivo do Gamp, Cássio Santos.

Transição

A chegada do Gamp e a transição com o Grupo Mãe de Deus não foi nada fácil, relata Cássio: “Passamos por momentos de muita turbulência.Tentamos fazer uma transição tranquila com eles, mas não conseguimos”. O presidente do Conselho afirma que no governo anterior, junto ao Mãe de Deus, foi realizado um Termo de Assunção, onde se retirou o valor de R$ 1,5 milhão do que estava previsto no contrato, para se pagar os débitos do Mãe de Deus. “Nesse Termo de Assunção, esse dinheiro viria para que nós pudéssemos pagar esses fornecedores. Nós iríamos fazer uma negociação, chamar todos os fornecedores e funcionários, para informar que íamos pagar pouco a pouco”, conta o gestor.

Problemas

Os problemas começaram, de acordo com Cássio, quando o Gamp verificou uma série de falhas na estrutura das unidades de saúde. “Entramos aqui e vimos que estava tudo sucateado, jogado às traças, estava uma bagunça”. A partir disso, a nova gestão se negou a pagar as dívidas deixadas pelo Mãe de Deus e instaurou uma auditoria. “Aí, gerou um caos. Falei com o prefeito e informei que quando acontecer isso vai gerar um estresse. Fomos para o enfrentamento”, afirma Santos. Ele ainda relata que naquele momento havia pressão por parte das empresas que já prestavam serviço e de médicos que queriam sair.

Sindicatos
Diversos sindicatos entraram em conflito com o Gamp a partir de tais ações. “São entidades reconhecidas, de notória capacidade, mas muitos não deixam de ser irresponsáveis. Na maioria são entidades sérias, mas infelizmente tem algumas que, por interesses secundários, acabam fazendo politicagem”, afirma Cássio. O atual gestor criticou a ação de diversos sindicatos, que têm feito campanhas e reivindicações direcionadas ao Gamp.

Contrato

O maior pedido e motivo das campanhas de movimentos sindicais é a revisão do contrato entre a Prefeitura e Gamp. De acordo com o Dr. Cássio, essa possibilidade não existe: “Não se quebra contrato com uma Organização Social (OS) da noite para o dia. Existe todo um processo que manda a legislação”, afirma. de acordo com ele, o acordo é o principal contrato individual de Saúde do Estado. Santos comenta que a empresa tem um projeto detalhado que foi apresentado quando a gestão foi assumida. “Lá está escrito todo o planejamento de ações com planos indicadores e metas de gestão. Se não cumprirmos essas metas somos penalizados financeiramente”, afirma. De acordo com o presidente do Conselho, a única maneira de se quebrar o contrato com uma OS é através de uma rescisão amigável entre ambas partes.

Funcionários

“Quando você entra em um projeto desses, se faz um estudo técnico para saber quantas pessoas são necessárias para fazer cada trabalho”, diz Cássio Santos. De acordo com ele, no período entre janeiro a março, mais de 400 funcionários pediram demissão nas unidades geridas pelo Gamp. “Isso não fez nem cócegas na gestão. Ou seja, eram funcionários demais”, afirma Cássio. Segundo ele, a administração liberou pouco a pouco as contratações de novos colaboradores. A visão agora, de acordo com o gestor, é de melhoria no atendimento e estabilidade.

Projetos

De acordo com Cássio, existem diversos projetos a serem implantados e outros que já estão em execução no Gamp. Ele anuncia que já existe acordo com a empresa de oncologia Oncoclínicas: “Vamos implantar um serviço de oncologia aqui. Estão fazendo um mapeamento para isso”, comenta Santos. Também já está em fase de acerto, segundo ele, uma parceria com a Ipemed, que é um curso de Pós-Graduação Médica. “São 14 especialidades que serão colocadas à disposição. Isso sem investimento por parte do Gamp. As empresas irão captar recursos para atuar aqui, e 50 % ficará com o município”, afirma o gestor. Além disso, o presidente do Conselho Nacional afirma que o patronal será devolvido à Prefeitura, em média de R$ 1,5 milhão por mês.

Continuar a ler

Saúde

UPAs de Canoas registram mais de 3 mil atendimentos na primeira semana sob nova gestão, afirma IMAS

Redação

Publicado

em

Foto: Vinicius Medeiros

De acordo com a gestão municipal, na primeira semana após a troca de gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Canoas, foram registrados 3.228 atendimentos nas três unidades administradas pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS). Os dados referem-se ao período entre 25 de outubro e 2 de novembro.
De acordo com o levantamento do IMAS, a UPA Guajuviras contabilizou 1.302 atendimentos, sendo 1.046 adultos e 256 pediátricos. A UPA Rio Branco recebeu 974 pacientes (713 adultos e 261 crianças), enquanto a UPA Liberty Dick Conter registrou 952 atendimentos (707 adultos e 245 pediátricos).

Ainda de acordo com as informações, os tempos médios de espera ficaram abaixo dos limites determinados pelos protocolos de classificação de risco. Para pacientes com ficha amarela, a média foi de 19 minutos (protocolo: até 60 minutos); para ficha verde, 40 minutos (protocolo: até 120 minutos); e para ficha azul, 61 minutos (protocolo: até 240 minutos).

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a nova gestão retomou o funcionamento integral das unidades, com atendimento 24 horas para adultos e crianças. A secretária Ana Boll afirmou que as medidas adotadas estão dentro das expectativas contratuais e operacionais.

Durante o mesmo período, as unidades receberam novos enxovais e materiais hospitalares, incluindo 360 lençóis, 300 cobertores, 120 hampers e 360 peças de uniformes destinadas aos profissionais. O IMAS informou ainda que está realizando a reorganização dos fluxos assistenciais, contratação de profissionais, revisão das escalas médicas e implantação de novos protocolos de qualidade.

Continuar a ler

Saúde

Unidade Caic passa a funcionar até às 22h sem fechar ao meio-dia

Redação

Publicado

em

A Unidade de Saúde Caic, no bairro Guajuviras, em Canoas, passou a funcionar com horário ampliado. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Fundação de Saúde de Canoas.

A partir de agora, a unidade realiza atendimentos eletivos de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, sem interrupção ao meio-dia. Entre os serviços disponíveis estão consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, vacinas, curativos, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, acompanhamento de gestantes e crianças, além de atendimentos voltados a hipertensos e diabéticos e coleta de citopatológico.

Conforme a Secretaria, 70% dos atendimentos no período estendido serão feitos por agendamento, enquanto 30% ficarão reservados para demanda espontânea. O agendamento pode ser realizado diretamente na unidade, localizada na Avenida 17 de Abril, nº 241, no Guajuviras.

A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, afirmou que a ampliação busca facilitar o acesso da população aos serviços.

“O turno estendido facilita o acesso aos serviços de saúde para trabalhadores, mães e pessoas que não conseguem chegar às unidades em horário comercial”, disse.

Já a presidente da Fundação de Saúde de Canoas, Raquel Caetano, destacou que a mudança faz parte das ações voltadas à Atenção Primária. Segundo ela,

“A ampliação facilita o acesso aos serviços para quem não consegue comparecer durante o horário comercial”.

A equipe da US Caic é formada por médico, cirurgião-dentista, auxiliar em saúde bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagem e recepcionista.

Continuar a ler

Saúde

Divas’s Associação de Mulheres promove curso gratuito de Cuidador de Idosos Básico, em Canoas

Redação

Publicado

em

Divas’s Associação de Mulheres promove curso gratuito de Cuidador de Idosos Básico, em Canoas

No sábado, 8 de novembro, a Associação Divas’s e a SEG – Escola Técnica Profissionalizante, realizarão o curso Básico de Cuidador de Idosos. A capacitação acontecerá na Igreja Fonte da Vida, localizada na Rua Humaitá, 1400, bairro Marechal Rondon, em Canoas, das 13h30 às 18 horas.

O curso é totalmente gratuito e os participantes receberão certificado. Na ocasião, os participantes que quiserem poderão doar, de forma voluntária, um quilo de alimento não-perecível, que será destinado a famílias da cidade.

“Essa é uma oportunidade para quem busca qualificação profissional em uma área cada vez mais requisitada, contribuindo também para o cuidado e bem-estar da população idosa”, explica a Vice-presidente da Divas’s, Naligia Alves.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques