Conecte-se conosco

header-top


 






 

09/05/2025
 

Geral

Petroleiros protestam contra redução de postos de trabalho na Refap

Avatar

Publicado

em

O Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetro-RS), responsável pelos trabalhadores do Sistema Petrobras, realizou um Ato de protesto na última quarta-feira, 9 de agosto, em frente à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), na Avenida Getúlio Vargas, 11001. O motivo da mobilização, de acordo com o sindicato, é contra a “redução de efetivos, segurança, em defesa da vida e do meio ambiente”.

De acordo com o presidente do Sindipetro-RS, Fernando Maia da Costa, o movimento tem como maior preocupação a segurança dos trabalhadores: “Estamos brigando sim pelos postos de trabalho, mas principalmente pela segurança e a saúde dos trabalhadores, da comunidade no entorno e na defesa do meio ambiente, em caso de um desastre ambiental. Isso é um crime contra o patrimônio público, contra a Petrobrás.”

Ainda, segundo o Sindipetro, na sexta-feira, 4, aconteceram duas paradas de emergência na Refap, especificamente na Unidade 300 e Unidade 50. “São sinais do perigo iminente a que estão submetidos os trabalhadores e trabalhadoras, por conta do sucateamento e do desmonte do Sistema Petrobras”, diz o sindicato.

Greve

Desde o dia 10 de julho os petroleiros e as petroleiras estão realizando a greve com rendição controlada na Refap. Além das mobilizações, foram tomadas outras medidas, como ação na Justiça e audiências públicas nas Câmaras de Vereadores de Esteio e Canoas.

Câmara

A Câmara de Vereadores de Canoas realizou Grande Expediente, na sessão de terça-feira, 4 de julho, onde tratou sobre a redução no número de postos de trabalho na Refap. Autor do Grande Expediente, o vereador Ivo Fiorotti ressaltou que o espaço buscou dar conhecimento da situação aos vereadores e à sociedade, principalmente em relação aos riscos envolvendo as comunidades próximas à refinaria. O parlamentar também convidou o secretário especial da Defesa Civil de Canoas, coronel Rodolfo Pacheco, para acompanhar a explanação. Na ocasião, Pacheco lembrou que a cidade registra uma área de risco permanente e salientou que a redução de efetivo sempre compromete a questão da segurança.

O que diz a Petrobras

Em nota, a Petrobras informa que “suas refinarias e fábricas de fertilizantes operam normalmente, de acordo com os princípios de segurança, meio ambiente e saúde que norteiam as ações da companhia. Em relação aos postos de trabalho, a Petrobras iniciou em 2014 um estudo de Organização e Métodos de Trabalho (O&M), com o objetivo de reavaliar as rotinas operacionais de todas as unidades de refino e fertilizantes. A partir da medição dessas atividades foi possível dimensionar a quantidade ideal de postos de operação, para o funcionamento seguro, confiável e eficiente de suas plantas industriais.”

Continuar a ler

Notícias

Dia D da vacinação contra a gripe é adiado em Canoas por conta da previsão do tempo

Redação

Publicado

em

Dia D da vacinação contra a gripe é adiado em Canoas por conta da previsão do tempo

O Dia D da vacinação contra a gripe, que seria neste sábado, dia 10 de maio, foi adiado em função da previsão do tempo de fortes chuvas na região. O evento foi transferido, a princípio, para o próximo sábado, dia 17 de maio, a confirmar.

A vacinação contemplará todas as idades e grupos e acontecerá das 8 às 17 horas nas Unidades Básicas de Saúde de Canoas.

Continuar a ler

Geral

Começa nesta quarta-feira, 7, a Feira de Dia das Mães da Economia Solidária na Antiga Estação de Trem

Redação

Publicado

em

Começa nesta quarta-feira, 7, a Feira de Dia das Mães da Economia Solidária na Antiga Estação de Trem

A partir desta quarta-feira, 7, até sábado, 10, das 9 às 19 horas, acontece a tradicional Feira de Dia das Mães da Economia Solidária (Ecosol), na Antiga Estação de Trem de Canoas, na Avenida Victor Barreto, 2301, em frente ao Colégio La Salle.

Segundo o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Odavir de Melo Júnior, Juninho, “Além da feira teremos também parceria com diversas atividades de outras secretarias, como a Educação, com atividades infantis, a Saúde, com vacinação e testes rápidos e também participação da Cultura, com várias atrações para os visitantes.”

Já para Dauto Pacheco, expositor da Ecosol, “Conseguimos um espaço muito bom aqui na Antiga Estação de Trem de Canoas e estamos fazendo o possível para que a Feira aconteça, por isso convidamos todos os canoenses a nos visitar e prestigiar o nosso evento”.

Continuar a ler

Geral

Canoas conclui reforma elétrica das casas de bombas e reforça proteção contra cheias

Redação

Publicado

em

Canoas conclui reforma elétrica das casas de bombas e reforça proteção contra cheias

A Prefeitura de Canoas entregou, na manhã desta terça-feira, 6, a reforma elétrica das oito casas de bombas do município, essenciais para o sistema de drenagem da cidade. Todas foram atingidas pela enchente de 2024 e passaram por um processo completo de recuperação elétrica. A cerimônia simbólica ocorreu na Casa de Bombas 6, no bairro Mathias Velho.

As obras incluíram o envio dos equipamentos a uma oficina especializada, onde passaram por testes, substituição de componentes danificados e atualização dos sistemas de segurança. Também foi restabelecida a dupla alimentação elétrica em parte das casas de bombas, aumentando a confiabilidade do sistema. Com os reparos, todas voltaram a operar conectadas à rede elétrica da concessionária, o que reduz os custos operacionais — os geradores seguem disponíveis apenas como backup.

O prefeito em exercício, Airton Souza, destacou o empenho da gestão desde o primeiro dia.

“As obras não pararam um segundo desde que assumimos o governo. Quem passar pela região vai ver: são dezenas de caminhões e máquinas trabalhando diariamente para elevar os diques e garantir a segurança da população”, afirmou.

Para o vice-prefeito Rodrigo Busato, a obra representa mais que infraestrutura: é um avanço na reconstrução da cidade.

“A prioridade sempre foi a proteção de Canoas. Agora, para que possamos continuar avançando nas obras dos diques, tão importantes para nossa cidade, precisamos que o governo estadual libere com celeridade os recursos necessários. Temos lutado diariamente para que o repasse ocorra o mais rápido possível”, declarou.

Moradora da região, Maria Madalena Renner, de 67 anos, que vive em frente à Casa de Bombas 6, reconheceu o trabalho. “Eu moro aqui e vejo que está sendo bem feito. Eles socaram, reforçaram tudo com camadas e mantas. A gente sente mais segurança”, disse.

Segundo o secretário de Obras e Reconstrução, engenheiro Victor Hampel, o restabelecimento da energia elétrica representa um marco na operação do sistema.

“Tivemos que operar com geradores, o que tem custo alto e é arriscado. Agora, com a rede restabelecida, ganhamos em eficiência, segurança e capacidade de resposta. As casas de bombas estão em pleno funcionamento”, garantiu.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques