Geral
Escola de programação e robótica para crianças chega em Canoas
MONIQUE LEOTE MENDES*
Considerada a primeira e maior escola de programação e robótica do Brasil, voltada para crianças e adolescentes, a SuperGeeks abre suas portas para a comunidade canoense neste sábado, 12, das 9 às 19 horas. Os cursos que trazem os jogos eletrônicos como ferramentas de aprendizagem, ensinam os estudantes a criarem sua própria tecnologia se divertindo.
Segundo a diretora administrativa, Keli K. Vanin, a escola é inovadora e está sempre acompanhando as novidades do mercado. “No futuro, tudo será automatizado, robotizado e nossos filhos precisam ter esse conhecimento. Imagina se em vez de ficarem apenas brincando nos videogames e tablets, eles começarem a entender o funcionamento e criarem seus próprios jogos ou aplicativos?”, questiona.
A SuperGeeks promete preparar as crianças para demandas futuras, onde farão parte de uma massa digital qualificada e preparada. “Estamos trazendo para Canoas o melhor dos dois mundos: tecnologia e educação. Conhecer a tecnologia é tão importante para nossos filhos hoje em dia, quanto conhecer matemática ou a língua portuguesa”, complementa.
Metodologia
A SuperGeeks é focada no público infanto-juvenil (crianças e adolescentes) de 7 (desde que esteja no 2º ano escolar) até os 16 anos. As aulas são semanais e recebem até 12 alunos por turma, cada um com o seu computador.
O aprendizado vai desde os conceitos básicos de programação e games simples até a elaboração de jogos eletrônicos em 3D, robótica e aplicativos. As aulas ainda trazem como complemento a língua inglesa, que está presente na comunicação utilizada no ensino.
Com metodologia exclusiva e apoio pedagógico adequado para que o ensino seja aproveitado ao máximo, a SuperGeeks oferece três tipos de cursos: Regulares (semestrais/anuais), Extras (youtuber e edição de vídeos) e os denominados “QuickCodes”, que têm duração de um a dois meses, período no qual a criança pode optar por criação de games 2D, robótica com Arduino, programação, e criação de Mod no Minecraft .
Trabalho inovador
O lema da escola é aprender se divertindo. Os professores ensinam utilizando as ferramentas que os alunos mais gostam: os games. Durante o curso, as crianças e adolescentes começam a desenvolver seus próprios jogos.
“Os alunos que chegam até a escola passam por uma aula demonstrativa e uma avaliação que determina em qual turma ele ingressará”, explica Vanin. Cada estudante ganha um personagem (avatar) numa ferramenta de gameficação. O jogo é criado para incentivar ainda mais o aluno que, ao longo do semestre, vai guardando pontos e ganhando superpoderes, conforme cumpre os exercícios de aula e tarefas de casa.
Já na primeira matrícula, os professores sentiram de perto o entusiasmo brotar no seu primeiro aluno, Vinicius Quevedo, 9 anos. Ele participou de uma aula demonstrativa e no mesmo dia começou a desenvolver seu primeiro game. “O jogo está em desenvolvimento ainda, mas chego lá. A professora é nota dez, me ajudou muito. Quero ser um programador”,diz Vinicius, que estará na inauguração apresentando o seu game para outras crianças.
História
A SuperGeeks começou a ser criada no Vale do Silício, Califórnia (polo mundial da tecnologia), em 2013. Foi idealizada e criada pelo casal Marco Giroto e Vanessa Ban, enquanto estavam morando nos Estados Unidos. Marco Giroto teve seu primeiro contato com programação aos 12 anos, trabalhou em grandes empresas brasileiras e multinacionais e criou sua primeira empresa de tecnologia aos 23 anos, no ano de 2003. Vanessa Ban foi professora por muitos anos, lecionou em turma de pré-escola, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, e cursos preparatórios para o vestibular, especializando-se em língua, Literatura e Semiótica.
Depois de um ano de pesquisa e desenvolvimento, tanto no Vale do Silício como no Brasil, eles concluíram um modelo ideal para ensinar Ciência da Computação para as crianças e adolescentes.
A primeira unidade foi inaugurada em 2014, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo. Hoje, a rede já conta com mais de 40 escolas em todo país. No Rio Grande do Sul, são duas unidades, uma em Porto Alegre e agora a unidade de Canoas, que está localizada na Avenida Dr. Severo da Silva, 1525, no bairro Estância Velha.
A franquia em Canoas é dirigida por três famílias atuantes no segmento de educação e tecnologia: Fausto e Keli Vanin, Antenor e Arlete Federizzi, e Gabriel e Eliane Federizzi.
Devido aos avanços tecnológicos, bem como o uso dela no nosso cotidiano, aprender a lidar com a Ciência da Computação está se tornando tão importante para o futuro das crianças e adolescentes quanto aprender o inglês e outras matérias. Num mundo cada vez mais controlado por máquinas e softwares, saber lidar com programação pode ser essencial para abrir portas para os futuros profissionais e torná-los bem-sucedidos na vida e carreira.
Mais informações sobre a escola, acesse o site: www.supergeeks.com.br ou acompanhe a página no facebook: SuperGeeks Canoas.
Notícias
Dia D da vacinação contra a gripe é adiado em Canoas por conta da previsão do tempo

O Dia D da vacinação contra a gripe, que seria neste sábado, dia 10 de maio, foi adiado em função da previsão do tempo de fortes chuvas na região. O evento foi transferido, a princípio, para o próximo sábado, dia 17 de maio, a confirmar.
A vacinação contemplará todas as idades e grupos e acontecerá das 8 às 17 horas nas Unidades Básicas de Saúde de Canoas.
Geral
Começa nesta quarta-feira, 7, a Feira de Dia das Mães da Economia Solidária na Antiga Estação de Trem

A partir desta quarta-feira, 7, até sábado, 10, das 9 às 19 horas, acontece a tradicional Feira de Dia das Mães da Economia Solidária (Ecosol), na Antiga Estação de Trem de Canoas, na Avenida Victor Barreto, 2301, em frente ao Colégio La Salle.
Segundo o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Odavir de Melo Júnior, Juninho, “Além da feira teremos também parceria com diversas atividades de outras secretarias, como a Educação, com atividades infantis, a Saúde, com vacinação e testes rápidos e também participação da Cultura, com várias atrações para os visitantes.”
Já para Dauto Pacheco, expositor da Ecosol, “Conseguimos um espaço muito bom aqui na Antiga Estação de Trem de Canoas e estamos fazendo o possível para que a Feira aconteça, por isso convidamos todos os canoenses a nos visitar e prestigiar o nosso evento”.
Geral
Canoas conclui reforma elétrica das casas de bombas e reforça proteção contra cheias

A Prefeitura de Canoas entregou, na manhã desta terça-feira, 6, a reforma elétrica das oito casas de bombas do município, essenciais para o sistema de drenagem da cidade. Todas foram atingidas pela enchente de 2024 e passaram por um processo completo de recuperação elétrica. A cerimônia simbólica ocorreu na Casa de Bombas 6, no bairro Mathias Velho.
As obras incluíram o envio dos equipamentos a uma oficina especializada, onde passaram por testes, substituição de componentes danificados e atualização dos sistemas de segurança. Também foi restabelecida a dupla alimentação elétrica em parte das casas de bombas, aumentando a confiabilidade do sistema. Com os reparos, todas voltaram a operar conectadas à rede elétrica da concessionária, o que reduz os custos operacionais — os geradores seguem disponíveis apenas como backup.
O prefeito em exercício, Airton Souza, destacou o empenho da gestão desde o primeiro dia.
“As obras não pararam um segundo desde que assumimos o governo. Quem passar pela região vai ver: são dezenas de caminhões e máquinas trabalhando diariamente para elevar os diques e garantir a segurança da população”, afirmou.
Para o vice-prefeito Rodrigo Busato, a obra representa mais que infraestrutura: é um avanço na reconstrução da cidade.
“A prioridade sempre foi a proteção de Canoas. Agora, para que possamos continuar avançando nas obras dos diques, tão importantes para nossa cidade, precisamos que o governo estadual libere com celeridade os recursos necessários. Temos lutado diariamente para que o repasse ocorra o mais rápido possível”, declarou.
Moradora da região, Maria Madalena Renner, de 67 anos, que vive em frente à Casa de Bombas 6, reconheceu o trabalho. “Eu moro aqui e vejo que está sendo bem feito. Eles socaram, reforçaram tudo com camadas e mantas. A gente sente mais segurança”, disse.
Segundo o secretário de Obras e Reconstrução, engenheiro Victor Hampel, o restabelecimento da energia elétrica representa um marco na operação do sistema.
“Tivemos que operar com geradores, o que tem custo alto e é arriscado. Agora, com a rede restabelecida, ganhamos em eficiência, segurança e capacidade de resposta. As casas de bombas estão em pleno funcionamento”, garantiu.
- Saúde2 dias atrás
Canoas tem mais de 1260 notificações de casos suspeitos de dengue; 310 confirmados
- Saúde1 semana atrás
Passam de 900 notificações de casos de suspeita de dengue em Canoas
- Saúde1 semana atrás
Cremers interdita ensino de medicina da Ulbra no HU; universidade contesta
- Cultura1 semana atrás
Cantora Simone traz nova turnê a Porto Alegre no dia 23 de maio
- Geral1 semana atrás
Abertas inscrições gratuitas para qualificação na construção civil focada na reconstrução em Canoas
- Esporte1 semana atrás
Programa Talentos do Esporte realiza peneira de basquete masculino nesta quarta-feira, 30
- Saúde1 semana atrás
Rio Grande do Sul recebe mais 964 mil doses de vacina contra a gripe
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Comercial Zaffari e Stok Center doam ferramentas para ajudar na recuperação de bairros atingidos pela enchente em Canoas