Geral
Escola de programação e robótica para crianças chega em Canoas
MONIQUE LEOTE MENDES*
Considerada a primeira e maior escola de programação e robótica do Brasil, voltada para crianças e adolescentes, a SuperGeeks abre suas portas para a comunidade canoense neste sábado, 12, das 9 às 19 horas. Os cursos que trazem os jogos eletrônicos como ferramentas de aprendizagem, ensinam os estudantes a criarem sua própria tecnologia se divertindo.
Segundo a diretora administrativa, Keli K. Vanin, a escola é inovadora e está sempre acompanhando as novidades do mercado. “No futuro, tudo será automatizado, robotizado e nossos filhos precisam ter esse conhecimento. Imagina se em vez de ficarem apenas brincando nos videogames e tablets, eles começarem a entender o funcionamento e criarem seus próprios jogos ou aplicativos?”, questiona.
A SuperGeeks promete preparar as crianças para demandas futuras, onde farão parte de uma massa digital qualificada e preparada. “Estamos trazendo para Canoas o melhor dos dois mundos: tecnologia e educação. Conhecer a tecnologia é tão importante para nossos filhos hoje em dia, quanto conhecer matemática ou a língua portuguesa”, complementa.
Metodologia
A SuperGeeks é focada no público infanto-juvenil (crianças e adolescentes) de 7 (desde que esteja no 2º ano escolar) até os 16 anos. As aulas são semanais e recebem até 12 alunos por turma, cada um com o seu computador.
O aprendizado vai desde os conceitos básicos de programação e games simples até a elaboração de jogos eletrônicos em 3D, robótica e aplicativos. As aulas ainda trazem como complemento a língua inglesa, que está presente na comunicação utilizada no ensino.
Com metodologia exclusiva e apoio pedagógico adequado para que o ensino seja aproveitado ao máximo, a SuperGeeks oferece três tipos de cursos: Regulares (semestrais/anuais), Extras (youtuber e edição de vídeos) e os denominados “QuickCodes”, que têm duração de um a dois meses, período no qual a criança pode optar por criação de games 2D, robótica com Arduino, programação, e criação de Mod no Minecraft .
Trabalho inovador
O lema da escola é aprender se divertindo. Os professores ensinam utilizando as ferramentas que os alunos mais gostam: os games. Durante o curso, as crianças e adolescentes começam a desenvolver seus próprios jogos.
“Os alunos que chegam até a escola passam por uma aula demonstrativa e uma avaliação que determina em qual turma ele ingressará”, explica Vanin. Cada estudante ganha um personagem (avatar) numa ferramenta de gameficação. O jogo é criado para incentivar ainda mais o aluno que, ao longo do semestre, vai guardando pontos e ganhando superpoderes, conforme cumpre os exercícios de aula e tarefas de casa.
Já na primeira matrícula, os professores sentiram de perto o entusiasmo brotar no seu primeiro aluno, Vinicius Quevedo, 9 anos. Ele participou de uma aula demonstrativa e no mesmo dia começou a desenvolver seu primeiro game. “O jogo está em desenvolvimento ainda, mas chego lá. A professora é nota dez, me ajudou muito. Quero ser um programador”,diz Vinicius, que estará na inauguração apresentando o seu game para outras crianças.
História
A SuperGeeks começou a ser criada no Vale do Silício, Califórnia (polo mundial da tecnologia), em 2013. Foi idealizada e criada pelo casal Marco Giroto e Vanessa Ban, enquanto estavam morando nos Estados Unidos. Marco Giroto teve seu primeiro contato com programação aos 12 anos, trabalhou em grandes empresas brasileiras e multinacionais e criou sua primeira empresa de tecnologia aos 23 anos, no ano de 2003. Vanessa Ban foi professora por muitos anos, lecionou em turma de pré-escola, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, e cursos preparatórios para o vestibular, especializando-se em língua, Literatura e Semiótica.
Depois de um ano de pesquisa e desenvolvimento, tanto no Vale do Silício como no Brasil, eles concluíram um modelo ideal para ensinar Ciência da Computação para as crianças e adolescentes.
A primeira unidade foi inaugurada em 2014, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo. Hoje, a rede já conta com mais de 40 escolas em todo país. No Rio Grande do Sul, são duas unidades, uma em Porto Alegre e agora a unidade de Canoas, que está localizada na Avenida Dr. Severo da Silva, 1525, no bairro Estância Velha.
A franquia em Canoas é dirigida por três famílias atuantes no segmento de educação e tecnologia: Fausto e Keli Vanin, Antenor e Arlete Federizzi, e Gabriel e Eliane Federizzi.
Devido aos avanços tecnológicos, bem como o uso dela no nosso cotidiano, aprender a lidar com a Ciência da Computação está se tornando tão importante para o futuro das crianças e adolescentes quanto aprender o inglês e outras matérias. Num mundo cada vez mais controlado por máquinas e softwares, saber lidar com programação pode ser essencial para abrir portas para os futuros profissionais e torná-los bem-sucedidos na vida e carreira.
Mais informações sobre a escola, acesse o site: www.supergeeks.com.br ou acompanhe a página no facebook: SuperGeeks Canoas.
Geral
Projeto de Lei inclui a Parada Livre e a Semana da Diversidade no calendário oficial do município
A Câmara de Vereadores de Canoas aprovou na quinta-feira, 19, por 14 votos a 2, o Projeto de Lei 47/24, de autoria da vereadora Maria Eunice, que inclui a Parada Livre e a Semana da Diversidade no calendário oficial do município.
Segundo Patricia Salbego, membro do Fórum LGBT de Canoas e uma das organizadoras da Parada Livre no município, essa era uma pauta antiga do movimento e representa uma vitória histórica para a comunidade.
“Com a aprovação da PL, asseguramos não apenas a nossa presença, mas também a nossa luta contínua e o reconhecimento das nossas reivindicações. Essa conquista reafirma o compromisso de Canoas com a diversidade e os direitos humanos”, destacou Salbego.
Luta diária
Ela também enfatizou que a luta LGBTQIAPN+ é diária e exige união e perseverança diante dos desafios enfrentados.
“Cada conquista como essa é fruto de muita luta coletiva e representa um passo fundamental para a visibilidade e valorização da diversidade. Ainda há muito a ser feito, mas momentos como esse renovam nossa esperança e determinação para seguir em frente”, afirmou.
A decisão foi amplamente celebrada pela comunidade LGBTQIAPN+ local, que enxerga a inclusão no calendário oficial como um marco importante para a promoção do respeito e da igualdade em Canoas.
Meio Ambiente
Parque Natural dos Lagostins Deputado Federal Jorge Uequed é aberto à comunidade
Os canoenses já podem aproveitar um novo espaço para lazer e contemplação da natureza. Na quarta-feira, 18, foi realizada a entrega do Parque Natural dos Lagostins Deputado Federal Jorge Uequed.
Com 6,7 hectares, o parque contempla pistas de caminhada, ciclovias, espaços e equipamentos para entretenimento público. Todos os elementos implantados visam a proposta de preservação do parque, buscando uma construção integrada com os elementos naturais do seu entorno.
O prefeito Jairo Jorge destacou a importância do novo local e da homenagem prestada à Uequed.
“Fizemos um grande esforço para garantir que esta área recebesse um parque natural que preservasse a biodiversidade única deste local, mas que também permitisse que a população tivesse um espaço de descanso, tranquilidade e contemplação junto à natureza. Em novembro de 2023, o sempre senador Pedro Simon me pediu para que fizéssemos uma homenagem ao Jorge Uequed, e sugeri que fosse neste local, que estava em construção. Cresci tendo o deputado Jorge Uequed como uma grande referência política, um homem de grande liderança e capacidade de luta e acredito que esta seja uma homenagem que represente este grande homem e político, não só de Canoas, mas do Brasil”, ressaltou.
Representando a família de Jorge, a filha Gisele Uequed celebrou o momento.
“Um dia tão especial para nossa família, de grande orgulho e agradecimento para todos nós. Um parque tão importante para a cidade, que leva o nome de uma pessoa que sempre se preocupou em ter o desenvolvimento sustentável ao lado do econômico. Como deputado federal por 5 mandatos, Jorge Uequed sempre lutou por Canoas, por esse cuidado com a cidade e com o meio ambiente. Eu tenho como o maior legado dele o ensino, de acreditar no potencial de cada um e não ter um problema que não tivesse solução”, relatou.
O ex-senador Pedro Simon prestigiou o ato e celebrou a homenagem a Jorge Uequed.
“Este é um momento muito feliz para o povo de Canoas. A grandeza de homenagear Jorge Uequed neste parque é de um simbolismo gigante para esta cidade. Um homem de uma capacidade singular, que sempre falou e lutou por Canoas, pelo Rio Grande do Sul e pela democracia. Saber que ele terá um belíssimo local como este em sua homenagem é algo que traz muita felicidade e é motivo de muito orgulho”, reforçou.
“Este parque nasce de um projeto para preservar o nosso meio ambiente. Esta área possui duas nascentes, além de uma espécie de lagostins que só está presente em Canoas e neste parque. Por isso, a necessidade de preservar e valorizar a pauta ambiental, mostrando que Canoas é uma cidade que tem desenvolvimento econômico, mas também se preocupa com o meio ambiente e a preservação da natureza. Além de todo o espaço para caminhada e lazer, teremos também um centro de educação ambiental”, citou o secretário de Meio Ambiente, Bernardo Caron.
Deputado federal Jorge Uequed
Nascido em Rio Grande, elegeu Canoas como sua cidade. Professor, advogado, jornalista, empresário e publicitário, foi uma atuante personalidade pública como vereador e deputado federal por cinco mandatos e participou da elaboração da Constituição de 1988.
Um dos projetos de maior destaque foi a criação da lei que deu origem ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Casado por 50 anos com Rosemary Uequed, pai de três filhos e avô de quatro netos. Seu legado orgulha a todos canoenses e como agradecimento a sua cidade do coração eterniza a sua memória nomeando o Parque Natural dos Lagostins Deputado Federal Jorge Uequed.
Comunidade
Praça Max Oderich tem obras de revitalização iniciadas em Canoas
Na terça-feira, 17, o prefeito Jairo Jorge assinou a ordem de início do serviço de revitalização da Praça Max Oderich, localizada no bairro Mato Grande. A obra será realizada em parceria com o Ministério da Cidadania e contará com um investimento total de R$ 395.800,00.
A revitalização da praça prevê uma série de melhorias, incluindo a construção de uma nova quadra poliesportiva, a revitalização dos calçamentos e das calçadas, pista de caminhada com acessibilidade, e melhorias na academia ao ar livre e no playground.
Segundo a administração municipal, as intervenções integram o plano da Prefeitura de Canoas para promover a qualidade de vida dos cidadãos e incentivar a prática de atividades físicas ao ar livre. A previsão de conclusão é abril de 2025.
Durante o ato de assinatura, o prefeito Jairo Jorge ressaltou a importância da obra para a região.
“É um compromisso que havíamos firmado com a comunidade. Vamos entregar a quadra, os calçamentos e permitir um uso mais adequado desse espaço. A praça será revitalizada em duas etapas, e já estamos colocando em prática essa promessa”, afirmou.
O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Dimi Tresoldi, destacou que a obra atende a uma demanda antiga dos moradores, especialmente após os estragos causados pelas enchentes.
“Essa praça foi inaugurada em 2014, mas sofreu muito ao longo dos anos. Agora, com a nova pista de caminhada ao redor do quarteirão e a quadra poliesportiva, o espaço vai ganhar uma nova vida”, concluiu.
- Eleições 20241 semana atrás
Governo eleito de Canoas anuncia mais quatro secretários
- Educação1 semana atrás
Divulgada lista de classificados e suplentes para a Etapa Creche em Canoas
- Cultura1 semana atrás
Natal da Transformação em Canoas teve apresentação da Orquestra Guajuviras na terça
- Política1 semana atrás
Lançado novo Plano Municipal de Segurança Pública de Canoas
- Geral1 semana atrás
12ª Parada Livre de Canoas acontece domingo no Parque Eduardo Gomes
- Enchente 2024 Canoas7 dias atrás
Canoas tem cerca de 2 mil pessoas habilitadas que ainda não conseguiram resgatar o Auxílio Reconstrução
- Habitação4 dias atrás
Prefeitura de Canoas entrega 117 escrituras para moradores do Loteamento Bandeirantes
- Educação1 semana atrás
EMEF Guajuviras passa por reforma elétrica e recebe nova subestação