Conecte-se conosco

header-top







 

16/09/2025
 

Geral

São Cristóvão reúne motoristas devotos há 60 anos no bairro Igara

Avatar

Publicado

em

Marcelo Grisa

Na manhã do último domingo, 30 de julho, ocorreu a 60ª edição da Festa de São Cristóvão, no bairro Igara. Reunindo, de acordo com a organização, mais de quatro mil pessoas e dois mil veículos, os fiéis seguiram uma rota que passou pela BR-116. Além disso, o cortejo com a imagem do santo padroeiro dos motoristas passou pelas Avenidas Boqueirão e Guilherme Schell, além da Rua Tupi, onde fica a sede da paróquia que leva seu nome.

Carregando Jesus consigo

A lenda de São Cristóvão, assim chamado por ser “aquele que carrega a Cristo”, fala do filho de um rei, dotado de grande força e altura, chamado Reprobus. Convertido à fé cristã, ele não se ajoelhava para rezar, mas fazia a travessia de pessoas por um perigoso rio. Um dia, uma criança que ele carregava tornava-se cada vez mais pesada: ela se revelou como o próprio Jesus. Depois disso, Reprobus realizou milagres que despertaram a fúria do governador romano local. Cristóvão tornou-se mártir, comemorado no dia 25 de julho.

Missa

Às 8 horas, ocorreu a missa em honra a São Cristóvão, celebrada por Dom Aparecido Donizeti, bispo auxiliar de Porto Alegre. Para ele, quando se coloca a devoção a um santo, é necessário lembrar de suas qualidades. “Um motorista devoto precisa cultivar essas virtudes, tais como a mansidão, a paciência e a prudência, para levar Jesus em segurança no seu coração”.
Participando pelo primeiro ano como pároco no bairro Igara, o Padre Egon Binsfeld abençoou os carros e motoristas ao final da carreata. “Por meses, esta é a preparação de uma grande equipe. Esta é a maior expressão da nossa comunidade, formando e chamando a esta família de fé”, aponta.
Além de São Cristóvão, a missa, que foi atendida também por vereadores e secretários municipais, lembrou dos 300 anos do descobrimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que começou a devoção à padroeira do Brasil.

Preparação e celebração

Antes disso, a festa já começava a ser preparada por uma equipe de cerca de 130 pessoas da comunidade, entre festeiros, assadores e demais organizadores. A segurança foi feita com o auxílio de seis agentes da Brigada Militar, mais seis equipes da Guarda Municipal e 20 agentes de trânsito, além do apoio da Polícia Rodoviária Federal.

O único problema aconteceu por uma questão de organização na saída da procissão. De acordo com fiéis presentes, em anos anteriores era feita fila única a partir da Rua Itu. Entretanto, para a edição deste ano, foi feita também uma fila na própria BR-116, para onde a rua desemboca, de forma que devotos vindos de Porto Alegre pudessem se juntar ao cortejo. O ajuste fez com que vários motoristas e caminhoneiros ficassem parados na saída da Rua Itu por, pelo menos, meia hora. Ao fim da carreata, que começou perto das 9h30min, foram servidos cerca de mil almoços para os presentes. “O resultado pleno do trabalho da comunidade é visto hoje, no ápice da festa. A gente procura atender bem a todos, com o carinho, o amor que Jesus nos mostrou”, afirma o voluntário Valmor Bienert.

A professora Emileine Karwinski levou toda a família para ajudar na festa de São Cristóvão. “É bom estar aqui e passar essa vivência também para os filhos. A gente se envolve junto, é algo bom inclusive para a educação deles”, explica.
O motorista César Silveira, morador do bairro Igara, vem de uma família que tem no volante seu ganha-pão. “Eu venho desde a minha infância. Acima de tudo, hoje eu busco na fé uma forma de trabalhar mais tranquilo, com mais segurança”, argumenta.

Continuar a ler

Geral

Ulbra recupera ambulância histórica para práticas do curso de Medicina

Redação

Publicado

em

Ulbra recupera ambulância histórica para práticas do curso de Medicina

Na segunda-feira, 15, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) destinou oficialmente uma ambulância para aulas práticas do curso de Medicina, no campus Canoas. O veículo, que já fazia parte do patrimônio da instituição, foi totalmente reformado e adaptado para simular atendimentos do SAMU.

O curso de Medicina da Ulbra já conta com um centro de simulação integrado, que reproduz o circuito completo de atendimento hospitalar. Com a chegada da ambulância, esse espaço passa a ser ainda mais aprimorado, permitindo que os estudantes vivenciem todo o processo de atendimento: desde o socorro do paciente com o veículo, a simulação da regulação médica, até o cuidado prestado na emergência hospitalar.

Ambulância de cinema

O veículo, modelo 1991 Ford F150 XL S, foi importado dos Estados Unidos e é um exemplar raro no Brasil. Na cor branca e com capacidade para cinco pessoas, a ambulância possui suspensão ajustável conforme o terreno e um baú projetado como UTI móvel, características que até hoje não são comuns nas ambulâncias brasileiras. É um modelo frequentemente visto em produções cinematográficas, o que a torna ainda mais singular.

Adquirida em 1996 para o plano Ulbra Saúde, a ambulância já foi utilizada em atendimentos domiciliares, no Hospital Álvaro Alvim (Porto Alegre) para transporte de pacientes e no hospital que a instituição mantinha em Tramandaí. Também teve papel importante em treinamentos práticos das disciplinas de Trauma e Emergência.

A restauração do veículo foi conduzida por Renan Carvalho da Cruz, profissional responsável pela reforma, que durou 40 dias.

“Pegamos essa ambulância que estava há praticamente 15 anos parada e restauramos quase todas as peças, praticamente 100% de restauração. As peças estavam boas, porém velhas, mas é um veículo com material americano, diferenciado, e isso facilitou a restauração”, explica.

Inovação na formação médica

Para o professor Rogério Fett Schneider, docente do curso de Medicina da Ulbra e coordenador do Centro de Simulação, a chegada do veículo representa um avanço significativo na qualificação acadêmica.

“Hoje, com o advento do SAMU, temos muitas ocorrências, tanto emergências clínicas quanto traumáticas, e o atendimento pré-hospitalar é fundamental. Muitos alunos estão atuando em serviços de regulação do SAMU, e o cenário prático vai contemplar também esse contexto, a regulação, o atendimento na rua, o resgate, com todas as formas de urgência e emergência”, conta.

Ele acrescenta que a ambulância fortalece ainda mais a experiência acadêmica dos estudantes. “O veículo vai trazer uma veracidade muito interessante para a capacitação dos alunos. Hoje somos a única universidade com esse cenário de simulação de atendimento pré-hospitalar na íntegra, inclusive com a regulação médica, seguindo protocolos do Ministério da Saúde”, destaca.

Segundo Marcelo Guerra, coordenador do curso de Medicina da Ulbra, a integração da ambulância à simulação reforça a segurança do paciente e a formação prática dos estudantes.

“Estamos cada vez mais integrando a simulação, que é toda a atividade que o aluno faz antes de chegar ao paciente verdadeiro. Então, a simulação tem muito a ver com a segurança dos nossos pacientes. O aluno primeiro treina em ambiente simulado, controlado, e se capacita para quando realmente tiver um caso, saber atuar nessa circunstância”, explica.

Mais informações sobre o curso de Medicina da Ulbra estão disponíveis em: ulbra.br/canoas/graduacao/presencial/medicina/bacharelado

Continuar a ler

Geral

OAB Canoas volta a realizar jantar-baile da advocacia depois de mais uma década

Redação

Publicado

em

OAB Canoas volta a realizar jantar-baile da advocacia depois de mais uma década

A OAB Subseção Canoas retoma, passados mais de dez anos, uma das mais tradicionais celebrações da advocacia local: o Jantar-Baile da Advocacia. O evento será realizado no dia 16 de outubro de 2025, com início às 19h30min, no Salão Blue Moon, reunindo colegas, familiares e convidados em uma noite de confraternização e celebração.

A ocasião terá um significado ainda mais especial, pois marcará também a comemoração dos 45 anos de instalação da Subseção Canoas, ocorrida em 14 de outubro de 1980. Trata-se, portanto, de um momento que une história e tradição, resgatando a memória da advocacia local e reafirmando a força da classe na região de Canoas e Nova Santa Rita.

A retomada do jantar-baile é mais uma iniciativa da atual gestão no sentido de promover uma agenda social mais intensa e integrativa, reforçando a união da advocacia e aproximando ainda mais a instituição de seus membros. Mais do que uma festividade, o reencontro simboliza o espírito de coletividade que sempre pautou a atuação da OAB Canoas ao longo de sua trajetória.

O evento promete ser um marco para todos os advogados e advogadas que diariamente dignificam a profissão, honrando a história da Subseção e projetando o futuro da advocacia em nossa comunidade.

Os convites, que são limitados, estão à venda na plataforma Sympla, em www.sympla.com.br e para localizá-los, basta procurar por “OAB Canoas” no site.

Compre também acessando o QRCode abaixo:

Compre acessando o QRCode abaixo:

Continuar a ler

Geral

Governo divulga lista de 477 novos contemplados no Programa CNH Social

Redação

Publicado

em

Governo divulga lista de 477 novos contemplados no Programa CNH Social

Foi publicada nesta segunda-feira, 15, no Diário Oficial do Estado (DOE) a lista de contemplados na segunda chamada do programa gaúcho da CNH Social, programa social mantido pelo governo Eduardo Leite. Ao todo, são 477 pessoas, que têm até o próximo dia 30 de outubro para abrir seus processos de habilitação em um Centro de Formação de Condutores (CFC) do Estado.

A segunda chamada ocorre, conforme cronograma, para preencher as vagas remanescentes, até o total de 3 mil, número de vagas da edição 2025 da iniciativa.

Dúvidas e mais informações 

Para mais informações, os candidatos podem contatar o DetranRS pelos canais de atendimento:

  • Disque-Detran (0800-905-5555);
  • WhatsApp (800-905-5555);
  • chat on-line no site;
  • Fale Conosco e Ouvidoria no site;
  • atendimentos presenciais em unidades do TudoFácil.

Os Centros de Formação de Condutores credenciados também estão aptos a prestar informações e esclarecer dúvidas.

Continuar a ler
publicidade
SicrediGraduação Lasalle

Destaques