Política
Presidente da Câmara apresenta balanço do primeiro semestre
Um dos pilares para o bom funcionamento de instituições públicas é a transparência. Através dela a população pode acompanhar de forma clara as atividades desempenhadas por autoridades. Nesse sentido, o presidente da câmara de Vereadores de Canoas, Juares Hoy (PTB), visitou a redação de O Timoneiro, na quarta-feira, 2 de agosto, para apresentar um balanço do legislativo no primeiro semestre de 2017.
Números
O presidente do legislativo apresentou as estatísticas das atividades desempenhadas até agora. Foram realizadas 44 Sessões Ordinárias, uma sessão solene em homenagem aos 78 anos de emancipação política do município, 18 grandes expedientes e duas audiências públicas. Foram apresentados 54 projetos oriundos do legislativo. O executivo apresentou 13, sendo 10 votados e aprovados. Foram protocolados 98 requerimentos e 493 indicações, a maioria encaminhadas à RGE Sul. Além de 76 pedidos de informações e 5738 pedidos de providências à administração municipal.
Comissões
Cinco comissões especiais foram criadas para tratar de assuntos de interesse da comunidade, são elas: Comissão Especial para acompanhar os serviços prestados pela RGE Sul; Comissão Especial em Defesa da Previdência Pública; Comissão Especial para acompanhar os serviços prestados pelas operadoras de telefonia; Comissão Especial para reabertura do Corpo de Bombeiros do bairro Mathias Velho e Comissão Especial em Defesa dos Animais.
70 anos
Em 2017, a Câmara Municipal de Canoas celebra 70 anos de sua primeira legislatura. A data, comemorada em 28 de novembro, será marcada por uma série de atividades. Além de sessão solene, a programação incluirá atividades culturais e esportivas de integração entre os servidores.
Panorama
Além de estatísticas, Juares falou sobre assuntos chave que passaram pela Câmara neste primeiro semestre. Um dos mais recentes é a Educação Infantil, que gerou manifestação de pais e professores após o encerramento do contrato com associações que geriam 10 escolas. “Houve problemas apontados em sindicâncias e entendeu o governo por fazer nova licitação. Houve uma tempestade, mas, no final, todas as escolas funcionaram normalmente”, afirma Hoy. Ele conta que visitou todas as escolas para verificar o andamento na volta às aulas. “Estão em pleno funcionamento. Não houve nada. Não houve demissões em massa. O importante é que está funcionando a pleno vapor. As duas empresas estão fazendo um ótimo trabalho.”, concluiu.
Saúde
Juares admite que o início do ano foi instável na área de Saúde, mas atribui tal fato à administração passada: “Houve, no começo do ano, maus momentos e reclamações. Mas aí por conta de uma herança de lista de espera de exames e atendimentos”. Ele elogia a atuação da atual gestão. “Muitas pessoas estão sendo atendidas. As ações da Secretaria de Saúde estão funcionando muito bem”.
Segurança
Com conhecimento na área, Juares fala com propriedade quando é questionado sobre segurança pública. O vereador reclamou da falta de infraestrutura disponível para o setor. “Eu tenho me dedicado muito sobre esse assunto. Há mais de 10 anos venho dizendo que o caminho para resolver isso é o sistema único de segurança”. Para ele, o problema é estrutural e sistêmico. “A segurança só vai melhorar quando a competência for do município. O Estado não suporta mais esse gasto”, conclui Juares Hoy.
Política
Pré-candidato à Presidência Renan Santos cumpre agenda no RS no dia 29 e participa ao vivo do OT News Meio-Dia

O pré-candidato à Presidência da República Renan Santos, do partido Missão, deve cumprir agenda no Rio Grande do Sul a partir do dia 29 de junho. A programação inclui entrevistas em veículos de comunicação de Porto Alegre e visitas a municípios do interior do Estado.
Entre os compromissos confirmados na capital gaúcha, Renan Santos participará ao vivo do programa OT News Meio-Dia, do jornal O Timoneiro, onde concederá entrevista sobre temas relacionados ao cenário político nacional e à sua pré-candidatura.
Além de Porto Alegre, Renan Santos também deverá passar por Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul durante a viagem. A agenda faz parte das atividades de pré-campanha realizadas pelo político em diferentes regiões do país.
O partido Missão foi criado em 2025 e busca consolidar sua participação no cenário político nacional para as eleições presidenciais. Renan Santos é apontado pela legenda como seu nome para a disputa ao Palácio do Planalto.
Até o momento, a programação divulgada prevê compromissos voltados à apresentação de propostas e ao contato com a imprensa local. A visita ocorre em meio à movimentação de pré-candidatos que intensificam agendas públicas e articulações políticas de olho no pleito presidencial.
Como ainda não foi iniciado oficialmente o período eleitoral, as atividades realizadas pelos pré-candidatos são enquadradas como ações de pré-campanha, conforme a legislação eleitoral brasileira.
Política
Comissão da Assembleia recebe denúncias sobre tarifas e falhas nos serviços da Aegea/Corsan

A Comissão Especial de Fiscalização da Aegea/Corsan, presidida pela deputada estadual Stela Farias, realizou na segunda-feira, 15, uma audiência pública para discutir a prestação dos serviços de abastecimento de água e saneamento em municípios atendidos pela concessionária. Durante o encontro, deputados receberam relatos de usuários, vereadores e lideranças municipais sobre aumentos tarifários, interrupções no abastecimento, questionamentos sobre a qualidade da água e cobranças consideradas indevidas.
A comissão também debateu os investimentos previstos após a privatização da antiga Corsan. Segundo Stela Farias, o colegiado pretende avaliar se os compromissos assumidos pela concessionária estão sendo cumpridos. A Aegea/Corsan deverá ser ouvida pelos parlamentares na próxima semana.
Ao se manifestar durante a audiência, a deputada afirmou que a população tem demonstrado insatisfação com os serviços prestados.
“O que o povo encontra nos últimos dois anos e meio na caixa de correio e na torneira é o contrário da promessa, é um serviço de pior qualidade, é uma conta mais cara, e são investimentos que não chegam onde mais precisam chegar”, declarou.
Stela também citou informações sobre a situação financeira da empresa.
“Ou seja, põe-se em xeque exatamente o argumento que justificou a privatização”, afirmou.
A parlamentar destacou ainda que câmaras municipais de diversas cidades já instalaram comissões para investigar denúncias relacionadas à atuação da concessionária. Ela mencionou medidas adotadas por prefeituras, pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública para buscar soluções aos problemas relatados pela população.
Outro tema abordado foi a tarifa social destinada às famílias inscritas no Cadastro Único. Segundo Stela, a comissão buscará esclarecimentos sobre reajustes aplicados às contas dos consumidores.
“É preciso dizer também que, junto da tarifa social, veio um novo aumento. Um aumento de quase 6% na conta de todos os usuários. A empresa pediu à agência reguladora, a Agergs, concedeu”, sustentou.
O engenheiro civil aposentado Luiz Antônio Timm Grassi, ex-funcionário da Corsan, destacou a importância dos investimentos em saneamento básico para a saúde pública.
“Quando se gasta em saneamento se economiza em saúde”, afirmou durante a audiência.
Representantes de municípios também relataram situações enfrentadas em suas cidades. O vereador de Alvorada, Beto Goleiro, afirmou ter recebido denúncias relacionadas à cobrança de taxas de esgoto.
“Hoje lutamos para individualizar a cobrança em Alvorada. Há mais de um ano a Aegea/Corsan não instala rede de esgoto. Então eles não podem mais dar continuidade ao esgoto”, disse.
Segundo o parlamentar, moradores também têm relatado problemas com valores elevados nas faturas.
“Algumas contas chegaram a R$ 11 mil, mas quando se questionou descobriu-se que o valor real seria de R$ 800”, afirmou.
Em Viamão, o vereador Alex Boscaini, relator da CPI da Corsan no município, afirmou que a cidade enfrenta reclamações relacionadas às tarifas cobradas pela concessionária. De acordo com ele, uma ação judicial foi movida para impedir a perfuração de poços sem as licenças necessárias.
“Trancamos através de Ação Civil Pública a Aegea em Viamão que estava escavando poços na área rural sem licenças prévias, sem EIA/Rima e sem nenhuma documentação necessária do ponto de vista da preservação ambiental”, declarou.
Boscaini também cobrou maior fiscalização dos órgãos responsáveis.
“Eles fazem o que querem e por que fazem isso? Onde é que está a Agergs e a Agência de Saneamento, os municípios e prefeitos que deveriam fiscalizar?”, questionou.
A Comissão Especial de Fiscalização informou que continuará acompanhando a atuação da Aegea/Corsan e que a próxima reunião contará com a participação de representantes da concessionária para apresentação de esclarecimentos sobre as demandas levantadas durante a audiência pública.
Política
Câmara de Canoas aprova projeto sobre restituição em dobro por cobranças indevidas nas contas de água e esgoto

Os vereadores de Canoas aprovaram, durante a sessão ordinária da última quinta-feira, 11, um projeto de lei que prevê medidas para ampliar a divulgação e facilitar o acesso dos consumidores ao direito de restituição em dobro de valores cobrados indevidamente nas faturas de água e esgoto. A proposta é de autoria do vereador Leandrinho Moreira e segue agora para análise do Poder Executivo.
O texto estabelece que a Corsan/Aegea, responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, mantenha canais de atendimento para contestação de cobranças, disponibilize informações sobre o direito à restituição em dobro e ofereça mecanismos para que os consumidores possam acompanhar os pedidos de revisão. A matéria também prevê prazos para análise das solicitações e para a devolução dos valores reconhecidos como indevidos.
De acordo com o autor, “a proposta busca fortalecer a proteção dos consumidores diante de situações como leituras equivocadas de hidrômetros, cobranças por serviços não solicitados, duplicidade de lançamentos e aplicação incorreta de tarifas, entre outras hipóteses”. O vereador destaca ainda que “muitos usuários desconhecem o direito à restituição em dobro previsto na legislação federal ou encontram dificuldades para exercer esse direito junto à concessionária”.
Conforme o projeto aprovado, as faturas deverão apresentar informações sobre o direito à contestação de cobranças e à restituição em dobro de valores pagos indevidamente, além da indicação dos canais disponíveis para solicitação de revisão. O texto também autoriza o Poder Executivo a promover campanhas educativas e ações em parceria com órgãos de defesa do consumidor para orientar a população sobre o tema.

Canoas 87 anos3 dias atrásProgramação dos 87 anos de Canoas inicia com atrações culturais e show gratuito no Parque Getúlio Vargas

Clima3 dias atrásFrio mais intenso do ano deve atingir o Rio Grande do Sul com temperaturas próximas de 3°C

Defesa Civil4 dias atrásDefesa Civil de Canoas participa de programa estadual de preparação para eventos extremos

Concursos1 semana atrásCanoas abre inscrições para concurso de Procurador Municipal com prazo até 23 de junho

Clima4 dias atrásGoverno do Estado lança portal com informações sobre prevenção a eventos climáticos extremos

Defesa Civil1 semana atrásGoverno do RS intensifica preparação de municípios diante da possibilidade de El Niño em 2026

Mobilidade3 dias atrásPrefeitura de Canoas apresenta novo estacionamento rotativo com mais vagas e pagamento digital

Clima6 dias atrásGoverno do RS lança programa de preparação para possíveis impactos do El Niño 2026/2027



















































