Política
Ministério Público Federal pede abertura de inquérito contra Jairo Jorge
O ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PDT), citado em delação de executivos da Odebrecht, voltou a ganhar manchetes devido à nova ação da justiça. Na última semana, o Ministério Público Federal (MPF) no Rio Grande do Sul pediu à Polícia Federal a abertura de inquérito com base nas delações reveladas em abril.
Caso
Na delação, Alexandrino de Salles Ramos de Alencar, relata o “pagamento de vantagens indevidas, não contabilizadas e a pretexto de doação oficial, em favor de Jairo Jorge da Silva, ex-prefeito Municipal de Canoas/RS”. Segundo Alexandrino, os repasses seriam motivados por pretendido favorecimento em obra rodoviária. O caso do ex-prefeito canoense, que não tem foro privilegiado, está com a PGR local.
À Polícia Federal (PF), o ex-executivo da Odebrecht informou que conheceu Jairo Jorge em 2004, através do então ministro da Educação, Tarso Genro. Na época, Jairo trabalhava no Ministério e era apontado por Tarso, segundo Alexandrino, como um “quadro de crescimento” no partido.
Caixa 2
Alexandrino ainda afirma que a Odebrecht participou das duas campanhas de Jairo Jorge para prefeito de Canoas: “Em ambas as campanhas nós participamos com doações legais e via caixa 2. Que eu me recorde, na de 2008 nós doamos 50 mil reais via caixa 2, e na de 2012, se não me falha a memória, nós doamos 400 mil reais acima do padrão de Prefeitura”. Tais contribuições, segundo o delator, eram motivadas pela liderança política de Jairo Jorge na região e pela colaboração do político com a empresa, “ele sempre nos apoiou em trabalhos na região”, completa Alexandrino.
O que diz Jairo Jorge
Em nota divulgada em sua Facebook, Jairo Jorge afirma: “Há um ano, aguardo a oportunidade para esclarecer os fatos que envolvem meu nome e a prestação de contas de minha campanha, o que efetivamente acontecerá agora. Lembremos que, até 2014, as contribuições empresariais eram legais e permitidas. Não podemos transformar em ilegal o que é legal. Em 2008 e 2012, minha campanha a prefeito de Canoas recebeu recursos de dezenas de apoiadores, como Gerdau, Grupo Zaffari, Odebrecht e outras. Todas foram contribuições legais, que vieram pelo Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. Constam na Prestação de Contas das duas campanhas, aprovadas sem ressalvas pela Justiça Eleitoral. Lembro, ainda, que das 835 obras realizadas em Canoas durante minha gestão, nenhuma foi executada pela Odebrecht. Acredito na Justiça e nas instituições, e estou tranquilo por, finalmente, ter a oportunidade de esclarecer todos os fatos.”
Política
Prefeito Airton Souza é convidado por embaixada dos Emirados Árabes para participar de cúpula internacional

O prefeito de Canoas, Airton Souza, participará da Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico 2025 (2025 APCS) & Fórum de Prefeitos, evento que será realizado de 27 a 29 de outubro, na Expo City Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O encontro reunirá líderes municipais e autoridades de diversos países para debater temas como cidades inteligentes, sustentabilidade, inovação e cooperação internacional.
Airton embarca no dia 25 de outubro e representar Canoas no encontro, sendo o único prefeito gaúcho e um dos 15 prefeitos brasileiros selecionados para o fórum global. As passagens foram custeadas pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, reforçando o caráter institucional do convite.
A carta de convite oficial foi assinada pela ministra de Estado para Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos e CEO da Expo City, Reem Al Hashimy, que destacou o papel de Canoas como uma cidade com potencial de crescimento e com políticas públicas voltadas à inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
Para o prefeito Airton Souza, o convite é um reconhecimento internacional ao trabalho que vem sendo feito na reconstrução e modernização de Canoas:
“Ser convidado para representar a cidade em um evento desse porte é motivo de orgulho. Estar em Dubai é uma oportunidade de buscar parcerias, trocar experiências e atrair investimentos para acelerar o crescimento da nossa cidade.”
Política
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul, coordenada pela deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL-RS), realiza, nesta terça-feira, 7, visitas técnicas às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) de Canoas e de Porto Alegre. As atividades ocorrem às 11h e às 14h, respectivamente. Em Canoas, a equipe ainda vai visitar a Sala das Margaridas do município.
A Comissão tem realizado visitas técnicas e audiências públicas em inúmeros municípios gaúchos desde o início do mês de agosto. A incursão tem o objetivo de conhecer os órgãos públicos da rede de proteção à mulher em todo o RS para realizar um diagnóstico de gargalos e necessidades estruturais específicas de cada região.
“A Comissão já está na metade dos seus trabalhos. Visitamos inúmeros municípios e teremos um relatório final sobre as atividades em novembro. Cada visita, audiência pública ou reunião nos ajuda a conhecer a realidade de cada localidade e a propor políticas públicas mais assertivas. Como por exemplo, o projeto que prevê uso de tornozeleiras eletrônicas por agressores, que protocolei em agosto na Câmara dos Deputados”, afirma Fernanda Melchionna.
Além de Porto Alegre, a Comissão já esteve nos municípios de Rio Grande, Pelotas, Alvorada, Montenegro, São Francisco de Paula, Tramandaí, São Leopoldo, Canoas, Passo Fundo, Erechim, Gravataí, Esteio, Viamão, Bagé, Lajeado e Santa Cruz.
Sobre a Comissão
A Comissão Externa para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul foi criada após o feriado prolongado de Páscoa de 2025, quando foram contabilizados 10 feminicídios no estado. O número alarmante de assassinatos de mulheres motivou a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) a criar a Comissão, que se propõe a fazer um raio-x da rede pública de proteção à mulher em todo o estado, a fim de detectar debilidades e propor políticas públicas de proteção às mulheres. A proposta de criação da comissão foi aderida por todas as deputadas federais gaúchas: Maria do Rosário (PT), Daiana Santos (PCdoB), Denise Pêssoa (PT), Any Ortiz (Cidadania) e Franciane Bayer (Republicanos).
Serviço
O quê: visita técnica à Deam e Sala das Margaridas de Canoas
Quando: terça-feira (07/10/09), às 11h
Onde: Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 2730, 1º andar – Canoas
O quê: Visita técnica à Deam de Porto Alegre
Quando: terça-feira (07/10), às 14h
Onde: R. Prof. Freitas e Castro, 701-739, Azenha – Porto Alegre
Política
Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias é aprovado na Câmara de Vereadores de Canoas

A LDO contém as diretrizes gerais, metas e prioridades da área pública, que orientam a elaboração e a execução da Lei Orçamentária Anual (LOA). O intuito é promover maior integração entre a LOA e o planejamento de longo prazo. Ela também dispõe sobre alterações na legislação tributária; fixa limites para os orçamentos dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, em especial sobre os gastos com pessoal, dívida pública, entre outras aplicações.
A próxima discussão que a prefeitura fará na Câmara será sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA)
- Saúde1 semana atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião1 semana atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Trânsito1 semana atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Educação1 semana atrás
Jovens gaúchos do Partiu Futuro Reconstrução participam de intercâmbio socioeducacional na Espanha
- Saúde1 semana atrás
Rio Grande do Sul confirma primeiro caso de intoxicação por metanol em bebida consumida fora do Estado
- Justiça1 semana atrás
Câmara de Canoas homenageia os 45 anos da OAB Canoas e reconhece atuação do presidente da seccional gaúcha
- Eventos1 semana atrás
Presença de Jayme Monjardim, Letícia Wierzchowski e Thiago Lacerda promete agitar Feira do Livro de Canoas na quinta
- Geral1 semana atrás
Unilasalle concede título de Doutora Honoris Causa à jornalista Míriam Leitão