Geral
Entornos de estações da Trensurb esperam por soluções
Marcelo Grisa
A Empresa de Trens Urbanos Porto Alegre S.A., a popular Trensurb, constitui uma das principais formas de transporte de passageiros na Capital e na Região Metropolitana. Apenas em 2016, foram mais 185 mil passageiros diários, totalizando um número de acessos às estações que ultrapassou os 56 milhões durante o ano.
Piso quebrado
A Estação Canoas/LaSalle, no Centro da cidade, é a segunda mais movimentada da linha que vai de Porto Alegre até Novo Hamburgo. Só ali ocorreram 5.404.407 embarques em 2016. Perde somente para a Estação Mercado (8.528.337 passageiros), uma das pontas da linha, no Centro da Capital.
Depois de muitas promessas e de uma obra que demorou muito mais do que o prometido, a Praça da Bandeira, ao lado da Estação Canoas, recebeu uma série de reformas nos últimos anos. Com o Largo da Bandeira, a região foi revitalizada para o passeio público, com calçamento de pedras e reorganização do espaço.
O problema é que, quando da instalação deste calçamento, a gestão anterior não pensou no impacto da intensa passagem de carros na faixa da esquerda da passarela. Onde antes havia uma rua, continuam passando os veículos que ficavam em estacionamentos, um prédio residencial e um Centro de Formação de Condutores.
Tudo isso, somado ao retorno dos taxistas a uma parte do espaço que outrora ocupavam, deteriorou fortemente o piso. Há buracos e muitas pedras quebradas. O barulho de várias outras partes soltas é o sinal de que ainda mais danos virão.
Um dos proprietários de um estacionamento do local, protocolou um pedido a respeito do problema em fevereiro para que a nova administração municipal resolvesse o problema. Algum tempo mais tarde, dado o não atendimento da demanda, os condôminos do edifício ao lado protocolaram novamente, anexando inclusive o pedido primeiro para demonstrar a urgência. “Chegaram a vir aqui. Fizeram medida, tinha gente da Prefeitura e da empresa que fez a obra. Só para tirar fotos do buraco aqui na frente vieram umas três vezes, e nada” alega.
Sem banheiros
Na Estação Mathias Velho, próxima ao viaduto da Avenida Boqueirão, a situação também inspira cuidados no entorno da passarela que dá acesso ao terminal de ônibus. Os produtos vendidos nas dezenas de lojas, além dos camelôs em crescente número, são mais coloridos que a estrutura, onde as tintas acinzentadas pelo tempo imperam. Há pontos onde não é possível distinguir onde está a rua, a calçada e a entrada de alguns dos estabelecimentos. “Faltam banheiros também. Um negócio básico pra gente e pra quem está passando”, argumenta Edilson Nogueira, proprietário de uma pequena loja embaixo da passarela.
Para a estudante Ana Cristina Meyer, há também uma preocupação com a situação de passageiros em dias de chuva. Várias goteiras dificultam a passagem, criando gargalos no fluxo de pessoas. “Vieram uma vez aqui arrumar, mas bem em um dia de chuva. Pararam porque aí todo mundo se molhava. Se terminassem, ajudava bastante.”
O que diz a Prefeitura
Contatada pela nossa equipe de reportagem, a Prefeitura de Canoas informou que tem o projeto de revitalizar o calçamento. O local já passou pela avaliação da Secretaria Municipal de Obras e do Escritório de Engenharia e Arquitetura. No entanto, ainda não há prazo definido para o início da obra.
A respeito da árvore caída na Praça da Bandeira, a Diretoria de Praças e Parques da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) estuda fazer o ajardinamento no entorno da árvore caída na Praça da Bandeira. O diretor Érico Inda esclarece que o caule já está enraizado e que uma eventual retirada provocaria a morte do vegetal. Quanto aos tocos de plantas menores, o diretor afirma que não podem ser removidos no momento, pois as raízes estão abaixo do calçamento, que seria danificado. A SMMA estuda fazer o rebaixamento dos tocos e deve aguardar o apodrecimento para fazer a remoção segura.
Sobre o camelódromo da Mathias Velho, a prefeitura informou que projeto da administração anterior, parado desde 2013, está sendo repensado com cautela pela atual gestão. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Martini, explica que a prefeitura atualmente está em busca de novas alternativas que agradem tanto os comerciantes quanto o público que circula na região. A base da construção deve ser a partir de uma parceria público-privada, e por isso depende de investidores interessados para dar continuidade no projeto.
Geral
Jovens do Partiu Futuro Reconstrução desembarcam na Espanha para missão internacional

Cinco jovens aprendizes de Porto Alegre e Canoas, do Partiu Futuro Reconstrução, chegaram nesta segunda-feira, 20, a Barcelona, na Espanha, para participar de uma missão Internacional para compartilhar experiências de reconstrução climática e social. O grupo representa os demais integrantes do programa, que foram diretamente impactados pelas enchentes de 2024 e, hoje, são protagonistas no processo de reconstrução das suas casas, comunidades e cidades.
Foram selecionados três de Porto Alegre e dois de Canoas, com base em critérios como desempenho escolar e participação no programa, considerando assiduidade, presença nas aulas teóricas e comportamento. Eles permanecerão em Barcelona até quinta-feira, 23, onde participarão de workshops, encontros e roteiros com foco em trocas culturais e de experiências de reconstrução social e climática.
Na sequência, entre os dias 24 e 28 de outubro, o grupo visitará Valência, onde conhecerá áreas afetadas pelo DANA (fenômeno climático extremo que atingiu a região em 2024) e o Plano Valenciano de Recuperação e Resiliência, voltado a políticas públicas e medidas de reconstrução. A agenda inclui encontros com lideranças políticas, conselharias (órgãos públicos locais) e ONGs envolvidas na recuperação social e ambiental da região.
O objetivo é fortalecer o processo de desenvolvimento de novas lideranças e conhecer a experiência espanhola de reconstrução social e climática. O intercâmbio é parte do projeto pedagógico do projeto, consolidando os conhecimentos construídos em sala de aula e nas experiências práticas.
Segundo o diretor da Demà, Vinícius Ribeiro, o intercâmbio representa um passo importante na formação integral dessa juventude.
“Essa missão internacional é uma oportunidade de aprendizado transformador. Ao conhecerem experiências de reconstrução em outros países, esses jovens fortalecem sua visão de mundo e se tornam protagonistas na reconstrução do Rio Grande do Sul. A educação, quando conectada à prática e ao diálogo global, gera impacto real nas comunidades”, destaca Ribeiro.
“A política pública tem um papel fundamental na formação dos nossos jovens, porque é por meio dela que conseguimos abrir caminhos concretos para o desenvolvimento pessoal e profissional. O Partiu Futuro é um exemplo disso: ao proporcionar experiências como o intercâmbio para a Espanha, mostramos que investir na juventude é investir na reconstrução do futuro do nosso Estado, com mais oportunidades, conhecimento e perspectivas reais de transformação”, ressalta o titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel.
Primeiras impressões
Chegando a Barcelona, os participantes demonstraram entusiasmo e gratidão pela oportunidade.
Evelin Staczak de Oliveira, de 18 anos, de Porto Alegre: “Essa missão internacional representa a oportunidade de representarmos todos os jovens gaúchos afetados pelas enchentes e de compartilharmos experiências com os espanhóis”.
Lukas Scheibler Kalkmann, de 15 anos, da capital: “Essa viagem representa um marco em minha vida porque estamos representando todos os jovens gaúchos nesta missão”.
Monica Letícia da Rosa Schmidt, de 19 anos, de Canoas: “Essa viagem representa pra mim uma oportunidade de viver uma nova experiência”.
Nyara Victória Prudêncio Romero, de 17 anos, de Porto Alegre: “Eu sempre quis fazer intercâmbio, então o que estou vivendo é a realização de um sonho”.
Vitor Eduardo Moraes dos Santos, de 16 anos, de Canoas: “Minha expectativa é compartilhar conhecimentos com os jovens espanhóis e trazer aprendizados para o Rio Grande do Sul”.
Roteiro
20/10 – Chegada e acolhimento em Barcelona, com os primeiros contatos com europeus
21/10 – Imersão em workshops e diálogos com instituições da Catalunha, com temas de clima, juventude e políticas públicas
22/10 – Contato com a arte, a arquitetura e a cultura da Catalunha.
23/10 – Visita à Sagrada Família, ao Hospital de Sant Pau e a espaços urbanos inovadores
24/10 – Chegada a Valência e visita a um território que também sofreu uma tragédia climática
25/10 – Experiência no Bioparc e reflexões sobre biodiversidade e consciência ambiental
26/10 – Imersão na Cidade das Artes e das Ciências, com foco em inovação científica e tecnológica, além das mudanças climáticas
27/10 – Encontro com organizações comunitárias para compartilhar experiências de superação e reconstrução, entre eles, a Fundació Horta Sud (https://fundaciohortasud.org/
). 28/10 – Viagem de retorno ao Brasil
Sobre o Partiu Futuro Reconstrução
O programa Partiu Futuro Reconstrução é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A promoção do intercâmbio é uma ação da entidade qualificadora Renapsi, por meio da tecnologia social Demá Aprendiz.
Todas as despesas de viagem, hospedagem, alimentação, traslados e atividades são custeadas pela instituição. A Renapsi conduz a capacitação de 750 estudantes em Porto Alegre e Canoas. Além das aulas teóricas, desenvolvem atividades práticas atuando como aprendizes, com carteira assinada, em órgãos públicos municipais e estaduais.
Destinado a jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social, especialmente os afetados pelas enchentes de 2024, matriculados ou egressos da rede pública de ensino e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), o projeto oferece formação profissional e inserção no mercado de trabalho.
Comunidade
Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.
Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.
O edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.
Geral
Corsan destina R$ 162 mil para reconstrução de ONG atingida pela enchente

A Corsan destinou R$ 162 mil, por meio do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, para reconstruir a sede da Associação Comunitária Beneficente e Cultural Mãos Dadas, destruída pela enchente de 2024. O investimento foi para compra do mobiliário do espaço restaurado e de equipamentos eletrônicos, como computadores.
A reinauguração do prédio, em seu endereço original, ocorreu na sexta-feira, 17, garantindo a retomada das atividades sociais para a população no local.
O analista de responsabilidade social da Corsan Jaison Belíssimo participou da cerimônia e ressaltou a importância da iniciativa para a comunidade.
“Essas ações sociais que a Corsan realiza são uma forma de gerar impacto positivo nas comunidades que a gente atende, para além do serviço de saneamento, que já é essencial”, destacou.
Esta é a quarta e última entrega realizada com aporte da Companhia ao Fundo Municipal do Idoso de Canoas, que recebeu o total de R$ 1 milhão em recursos para recuperação de ONGs atingidas pela enchente.

Habitação4 dias atrásCaixa divulga lista de 478 contemplados pelo programa Compra Assistida em Canoas

Animais1 semana atrásAprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas

Sem categoria1 semana atrásCanoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro

Educação1 semana atrásEstudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA

Política4 dias atrásCâmara de Canoas aprova aumento do IPTU em ruas centrais e fim de zona rural no perímetro urbano

Saúde1 semana atrásNova lei garante reconstrução mamária pelo SUS e Planos de Saúde

Esporte1 semana atrásAtletas de Canoas conquistam ouro no Mundial e na Copa América de Taekwondo

Geral1 semana atrásApós caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas






















































