Saúde
Gamp utiliza telemedicina nas unidades de saúde de Canoas e Rio Pardo
Os pacientes que procuram atendimento no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), Hospital Universitário (HU) ou nas UPAs Caçapava e Rio Branco, além do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, administrados pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp), têm os laudos de seus exames emitidos por meio da telemedicina. No HU, está em fase de implantação o consultório de telemedicina e central de laudos que darão suporte a todas as unidades de saúde.
A ferramenta auxilia e promove o diagnóstico a distância, indicando as melhores práticas e condutas de tratamento com qualidade e agilidade. “Isso se traduz numa diminuição de tempo entre a realização do exame e a obtenção de resultados e entre o atendimento e o diagnóstico feito pelo especialista”, explica Janine Sulzbach, diretora regional da DG Telemedicina, empresa responsável pela prestação de serviços em parceria com o Grupo Gamp.
“Além de reduzir custos, levamos a medicina a locais de difícil acesso, minimizando a falta de especialistas e melhorando a produtividade, facilitando o gerenciamento dos resultados e fornecendo informações para a melhor tomada de decisão”, completa Janine.
Como funciona a telemedicina:
O médico solicita o exame
O paciente se desloca a uma unidade de saúde para realizá-lo
O exame é transmitido para a central de telemedicina
O médico especialista faz o laudo do exame
O laudo é devolvido para a unidade de saúde solicitante em um curto espaço de tempo
Saúde
Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11
Saúde
Rede Básica de Saúde de Canoas passa a oferecer implante contraceptivo hormonal gratuito

A partir do dia 23 de fevereiro, a rede de atenção básica à saúde de Canoas começará a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. O método é considerado um dos mais confiáveis, com índice de falha de apenas 0,05%, superando até procedimentos como laqueadura e vasectomia.
O implante poderá ser usado por meninas e mulheres entre 14 e 49 anos. Para receber o serviço, é necessário agendar a colocação na Unidade Básica de Saúde de referência, após avaliação médica.
Além de prevenir a gravidez, o Implanon auxilia no tratamento de endometriose, adenomiose, miomas e sangramentos uterinos irregulares. Também contribui para reduzir cólicas e sintomas de TPM. O dispositivo pode ser removido a qualquer momento, e a fertilidade retorna rapidamente após a retirada.
Saúde
HU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Saúde1 semana atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Policial3 dias atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Cultura1 semana atrásSemana do Cinema começa nesta quinta-feira, 5, em Canoas com ingressos a R$ 10 e R$ 12

Geral1 semana atrásPrazo é de 90 dias para tirar título, regularizar situação ou transferir domicílio eleitoral
Geral1 semana atrásCorsan diz que abastecimento de água aos bairros Igara, São José e Brigadeira deve ser restabelecido até o final da manhã

Saúde1 semana atrásMinistério da Saúde passa a adotar o CPF como identificador único do Cartão SUS

Habitação1 semana atrásCanoas inicia fase de pós-mutirão para regularização de imóveis da Cohab em fevereiro

Política1 semana atrásVice-Prefeito Rodrigo Busato se reúne com Associação Comunidade 5 Colônias, criada pós-enchente























































