Policial
Operação Integrada é realizada na área do Perdigão, no bairro São Luís
As ruas João Goulart e Juscelino Kubitschek, na área conhecida como Perdigão, no bairro São Luís, costumeiramente palco de rachas, som alto e de perturbação da ordem, ficaram tranquilas nas noites de sexta-feira, 23, e sábado, 24. No local, foram iniciadas a 24ª e a 25ª operação integrada entre as forças de segurança: Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e agentes de trânsito. A iniciativa foi motivada por inúmeras reclamações de moradores sobre perturbação noturna.
A ofensiva, que se estendeu do início da noite até o final da madrugada, teve o objetivo de combater, de forma preventiva, rachas, veículos com som alto, embriaguez ao volante e uso de entorpecentes, principalmente por menores de idade, entre outros delitos. Simultaneamente, também foram montadas blitz nas esquinas das avenidas Inconfidência com Santos Ferreira e Farroupilha com Santos Ferreira.
50 agentes, 15 viaturas e até ônibus
Somente na sexta-feira, a operação contou com mais de 50 agentes e 15 viaturas, além de motos. Até o ônibus de monitoramento da Guarda Municipal integrou a ação. O veículo, que ficou estacionado na esquina da Inconfidência com Santos Ferreira, é equipado com uma câmera para filmar em 360º.
“Objetivo é manter a ordem e o sossego do cidadão de Canoas. Isso mostra que a segurança pública está empenhada”, explica o diretor da Guarda, Fábio Reis.
O comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Valdeci Antunes dos Santos, garante que a preocupação é evitar que a população seja perturbada pela atitude de alguns. “Entendemos que todos têm o direito de expressão e de se divertir, mas esse direito acaba quando fere o dos outros”, explica.
Balada Segura
A noite de sexta-feira, 23, contou também com uma operação Balada Segura na Santos Ferreira. Ao todo, os agentes da Diretoria de Fiscalização da Secretaria de Transportes e Mobilidade fiscalizaram 81 motoristas, sendo que 19 foram autuados, cinco removidos, 12 CNH recolhidas e 11 condutores foram autuados por embriaguez ao volante ou recusa. “A operação visa coibir, fundamentalmente, os excessos de alguns motoristas que ainda não se deram conta de que álcool ou qualquer outro tipo de droga não combinam com direção”, sublinha o titular da pasta, Ademir Zanetti.
Apoio da Secretaria de Obras
A operação integrada contou com o apoio da Secretaria de Obras. Servidores da pasta fizeram o bloqueio das ruas João Goulart e Juscelino Kubitschek, no bairro São Luís com tubos de concreto. “A Secretaria foi convidada para contribuir com a operação e prontamente aceitamos e aqui estamos integrados ajudando amenizar as ocorrências no final de semana”, afirma o secretário adjunto de Obras, Robson Borges.
Policial
Ataque em escola de Estação deixa uma criança morta e outras duas feridas

Um ataque ocorrido na manhã desta terça-feira, 8, em uma escola municipal de Estação, cidade com cerca de 6 mil moradores no norte do Rio Grande do Sul, resultou na morte de uma criança e deixou outras duas feridas. O crime aconteceu na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, localizada na área central do município.
Segundo informações da prefeitura, o agressor, um adolescente de 17 anos, teria se aproximado da escola alegando que entregaria um currículo. Após conseguir acesso ao prédio, ele atacou alunos com uma faca. A vítima fatal era estudante do 3º ano do ensino fundamental e sofreu ferimentos no tórax. Sua identidade ainda não foi divulgada.
Outras duas crianças feridas foram levadas ao Hospital São Roque, em Getúlio Vargas, enquanto uma professora, também atingida, foi encaminhada ao Hospital Santa Terezinha, em Erechim.
O prefeito Geverson Zimmerman informou que o jovem usou artefatos explosivos de pequeno porte (“bombinhas”) para gerar pânico antes de desferir os golpes. Ele foi contido por pessoas que estavam nas proximidades. A escola atende 152 alunos.
Policial
Guarda Municipal de Canoas prende dupla por tráfico de drogas no bairro Harmonia

A Guarda Municipal (GM) de Canoas prendeu, por volta do meio-dia do domingo, 15, uma dupla por tráfico de entorpecentes na região da Praça da Juventude Martin Luther King, no bairro Harmonia. Ambos com antecedentes criminais pelo delito; o homem, de 26 anos, e a mulher, de 24, estavam com as drogas nas proximidades do ginásio do Centro Cultural e Esportivo (CCE). Os dois juntos estavam com quase 60 porções, a maior parcela de cocaína e uma pequena quantidade de maconha.
Ainda segundo a GM, o rapaz havia saído de uma detenção cerca de duas horas antes de ser detido novamente. A prisão dele por tráfico no domingo também é a quarta efetuada este ano pelos agentes em um curto espaço de tempo.
No instante em que notaram o patrulhamento da GM, os dois suspeitos tentaram abandonar o endereço ingressando em um táxi. O veículo acabou interceptado para a revista pessoal do casal. O homem estava com 36 pinos de cocaína, um celular, carregador, a quantia de R$ 20,00 e anotações de uma chave pix, enquanto a mulher, escondia 15 pinos com cocaína escondidos em uma meia e ainda seis porções de maconha.
Os dois detidos foram apresentados pela GM à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro da ocorrência.
Policial
Câmeras flagram carro suspeito e operação termina com prisões em Nova Santa Rita

Dois homens foram presos em Nova Santa Rita na última sexta-feira, 13 de junho, após uma operação articulada entre a Secretaria Municipal de Segurança, Brigada Militar e Polícia Civil. A ação foi desencadeada a partir de um alerta do sistema de videomonitoramento, que identificou a circulação de um veículo suspeito na cidade.
O automóvel FIAT UNO já havia sido apontado em denúncias relacionadas a furtos com arrombamento em residências. A partir do rastreamento, as equipes se deslocaram até o endereço vinculado ao veículo, localizado próximo a uma casa no município.
Ao perceberem a chegada dos agentes, os dois ocupantes tentaram fugir para uma área de matagal. Durante a perseguição, houve confronto. Um dos suspeitos investiu contra os policiais com um pé de cabra, enquanto o outro entrou em luta corporal com os agentes. Ambos foram contidos e algemados.
Durante a ação, um sargento da Brigada Militar sofreu ferimentos na mão e foi encaminhado à Policlínica Municipal para atendimento. Após a prisão, os homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia, onde a ocorrência foi registrada.
O prefeito Rodrigo Battistella ressaltou a importância da tecnologia aliada à integração entre as forças de segurança: “Investimos em inteligência e vigilância para proteger as famílias de Nova Santa Rita. A resposta rápida nesta ocorrência mostra que estamos no caminho certo.”
O secretário municipal de Segurança, Moacir Godoy, também comentou o sucesso da operação:”Nosso foco é agir de forma preventiva e rápida. Essa prisão mostra que o trabalho conjunto está funcionando e a cidade está mais segura.”
- Executivo1 semana atrás
Novo Centro Administrativo de Canoas vai integrar secretarias e prevê economia de R$ 8 milhões por ano
- Saúde1 semana atrás
Unidade de saúde Mathias Velho passa a atuar como retaguarda da UPA Liberty com hotário estendido até 22 horas
- Sem categoria1 semana atrás
Estão abertas as inscrições para mais de 400 cursos online gratuitos oferecidos pelo IFRS
- Geral1 semana atrás
Comissão da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do RS promovem seminário sobre impacto do assoreamento dos rios nas enchentes do RS
- Comunidade1 semana atrás
Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia no sábado, 12
- Habitação1 semana atrás
Canoas anuncia construção de 1,5 mil moradias populares para afetados pela enchente
- Geral1 semana atrás
Mulheres são 79% dos inscritos para programa CNH Social; sorteio é dia 17 de julho
- Comunidade1 semana atrás
Mais um lote de beneficiários recebe apoio financeiro do programa Volta por Cima