Conecte-se conosco

header-top







 

19/07/2025
 

Saúde

Setor de Nutrição do Hospital Universitário passa por problemas 

Avatar

Publicado

em

Um problema relatado por O Timoneiro em março deste ano, envolvendo o setor de Nutrição do Hospital Universitário, novamente ganha notoriedade. O impasse judicial entre o Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp) e a empresa terceirizada que presta serviços na área de Nutrição tem causado problemas e reclamações por parte de funcionários da instituição.

Faltou comida

De acordo com o relato de funcionários do HU, na última terça-feira, 13 de junho, o almoço dos servidores havia sido apenas ovo cozido. Tânia Koefender, representante das prestadoras de serviços da área, afirma que o Gamp não repassa os valores do contrato corretamente desde dezembro de 2016. A falta de dinheiro atrasou o acerto da folha de pagamento dos funcionários do setor no último mês. “Os fornecedores não estão mais entregando, estamos com problemas sérios. Os funcionários ameaçam parar de trabalhar”, relata Koefender. A empresa também atende os pacientes do hospital, que tem sido priorizados, de acordo com Tânia.

Nova empresa

Diante da situação, que ganhava caráter emergencial, o Gamp anunciou, nesta quarta-feira, 14, que contratou uma nova prestadora de serviços de alimentação, em caráter emergencial, para “suprir a demanda que a empresa responsável até então não vinha cumprindo”.
Em nota, o grupo afirma que nesta quarta, 14, o café da manhã e o almoço já foram complementados pela nova empresa, que atuará desta forma até que as questões judiciais sejam definidas e o contrato seja rescindido, conforme petição do Gamp junto à Justiça.

Conciliação

Ainda em nota, o Gamp afirmou que uma audiência de conciliação foi marcada e que até o final do dia 14 o GAMP depositaria em juízo R$ 130 mil, valor que cobriria a folha de pagamento dos funcionários da empresa. O presidente do Conselho Executivo do Gamp, Cassio Santos, destaca que todos os funcionários da empresa serão absorvidos. “Trabalhamos para que o serviço fosse prontamente restabelecido o mais rápido possível, agora cabe à Justiça determinar a rescisão de contrato por parte da prestadora de serviço pelo não cumprimento de suas obrigações”, ressalta.

O que diz a Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Canoas afirma que acompanha o tema de perto. “A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal da Saúde esteve no Hospital Universitário (HU) em diferentes ocasiões na semana passada e verificou que os estoques de alimentos encontravam-se regularizados. O Gamp e a empresa terceirizada têm agendada nesta quarta-feira uma audiência de conciliação, pois o contrato é motivo de ação judicial. Em caráter emergencial, outro prestador de serviço foi contratado para garantir o fornecimento das refeições no HU. Até o final do dia, o Gamp depositará em juízo R$ 130 mil, valor que cobrirá a folha de pagamento dos funcionários da empresa”.

Histórico

O Gamp afirma que, desde que assumiu a gestão do HU, encontrou uma série de problemas na forma como a empresa fazia o fornecimento de alimentos aos pacientes e funcionários do hospital. “Em janeiro deste ano a empresa foi notificada pelo Gamp, sendo que a gestora anterior do HU já havia feito notificações também, por falta de qualidade no serviço prestado, não cumprimento da remoção de lixo seco, orgânico e hospitalar resultante de suas atividades e descumprimento das obrigações trabalhistas, encargos sociais, previdenciários, fiscais e tributários.”

Continuar a ler

Saúde

Hospital Nossa Senhora das Graças promove mutirão de colonoscopias a partir do dia 26

Redação

Publicado

em

Hospital Nossa Senhora das Graças promove mutirão de colonoscopias a partir do dia 26
O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) imnformou que vai dar início a mais um mutirão de exames no final de julho. A partir do dia 26 de julho, o HNSG vai promover um esforço concentrado para a realização de colonoscopias.
O objetivo, de acordo com a instituição, a exemplo dos outros mutirões realizados pelo HNSG ao longo deste ano, é atender pacientes que aguardam há muito tempo pelo exame e reduzir a fila de espera.

O mutirão será realizado sempre aos sábados e domingos. De acordo com a diretora geral do hospital, Daniela Oliveira, serão 30 procedimentos por fim de semana. O objetivo é chegar a 500 exames realizados dentro do mutirão.

“Temos em fila, hoje, mais de 2 mil pacientes. Alguns aguardando há mais de cinco anos”, relata Daniela. “Nosso compromisso é entregar aos pacientes o atendimento que eles merecem.” Pacientes já estão sendo contatados para a marcação dos seus exames.

Continuar a ler

Saúde

A partir desta segunda-feira, 14, UPA do Idoso em Canoas tem novo horário de atendimento 

Redação

Publicado

em

A partir desta segunda-feira, 14, UPA do Idoso em Canoas tem novo horário de atendimento 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Idoso está funcionando com novo horário a partir desta segunda-feira, 14. A unidade, que fica na Rua Brasil, 438, no Centro, realiza atendimentos de urgência e emergência das 8 às 17 horas, de segunda a sábado.

A UPA do Idoso é referência em atendimento humanizado de urgência e emergência para pessoas com 60 anos ou mais em Canoas. O local também oferece a realização de testes rápidos de hepatite B e C, covid, HIV, sífilis e dengue conforme critérios de disponibilização.

“Nesta unidade nós conseguimos fazer testes rápidos com os protocolos assistenciais e alguns tipos de procedimentos, como curativos, sonda vesical de demora, sonda vesical de alívio”, relata o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde, Gustavo Corrêa. “A unidade fica aberta de segunda a sábado com toda a equipe pronta para receber os nossos pacientes.”

Centro de Referência do Idoso

No mesmo endereço, na Rua Brasil, 438, no Centro, também funciona o Centro de Referência do Idoso. Os atendimentos do centro de referência ocorrem a partir de encaminhamentos de pacientes idosos de outras unidades de saúde do Município para consultas com os profissionais no local.

“As unidades de saúde dos bairros realizam o primeiro atendimento do paciente e marcam a consulta no Centro de Referência do Idoso conforme os critérios de encaminhamento”, explica o o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde, Gustavo Corrêa. O Centro de Referência do Idoso funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Continuar a ler

Saúde

Unidade de saúde Mathias Velho passa a atuar como retaguarda da UPA Liberty com hotário estendido até 22 horas

Redação

Publicado

em

Unidade de saúde Mathias Velho passa a atuar como retaguarda da UPA Liberty com hotário estendido até 22 horas
A unidade de saúde Mathias Velho, no bairro Mathias Velho, passa a funcionar, a partir desta quarta-feira, 9, com horário estendido e como retaguarda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Liberty Dick Conter, no mesmo bairro.
O objetivo, segundo a Prefeitura, é realizar atendimentos não urgentes e de pouca urgência na unidade de saúde e, com isso, reduzir o volume de pacientes da UPA. A unidade Mathias Velho também seguirá funcionando normalmente para o atendimento da comunidade.

Horário estendido

A partir desta quarta-feira, o horário de atendimento da unidade passa a ser das 8h às 22h.

“Essa ampliação de horário visa atender os munícipes de Canoas e fortalecer a assistência à saúde durante o período de baixas temperaturas, com foco em síndromes respiratórias e outras doenças típicas do inverno”, explica a secretária adjunta da Atenção Primária e Especializada da Secretaria Municipal da Saúde, Fernanda Varnier Seminoti.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a equipe da unidade Mathias Velho, para o período de atuação como retaguarda da UPA, é composta por dois médicos, duas enfermeiras, três técnicos de enfermagem, um profissional de higienização e um recepcionista.

Medida integra ações do Município recomendadas pelo Programa Inverno Gaúcho

De acordo com a secretária adjunta da Atenção Primária e Especializada da Secretaria Municipal da Saúde, Fernanda Varnier Seminoti, a medida faz parte de uma série de ações realizadas pelo Município, recomendadas pelo Programa Inverno Gaúcho.
O objetivo é reforçar a atenção primária e o atendimento hospitalar em Canoas neste período mais frio do ano, em que cresce a demanda pelos serviços de saúde por conta das doenças respiratórias típicas da estação. Outras medidas que vêm sendo realizadas no Município incluem ações de vacinação, aumento da oferta de testes de covid-19 e influenza e ampliação no número de leitos de UTI pediátricos e de suporte ventilatório.
Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques