Conecte-se conosco

header-top







 

15/11/2025
 

Comunidade

Impasse: Reclamações por falta de transporte para pessoas com deficiência

Avatar

Publicado

em

logo

“Meu filho, de 43 anos, precisa desse atendimento. Ele está super magoado por não ir até a Apae”, relata Modesta Boscaíni. De acordo com ela, o problema ocorre desde o início do ano. Modesta ainda reclama por não conseguir contato com a Prefeitura. Neli da Costa, mãe de Wladimir da Costa, 30 anos, conta que o filho fica esperando pelo transporte que não tem chegado. “Ele fica brabo por não ir lá, fica nervoso”. Ela também afirma que tentou contato com a Prefeitura, sem sucesso: “Ligamos pra Prefeitura e não obtemos soluções. Só dizem que as kombis estão quebradas, só ficam enrolando”.

A reclamação dos pais chegou até o diretor da Apae, Paulo Araújo. Ele relatou a situação à reportagem de O Timoneiro. De acordo com ele, os problemas começaram em Março. “Não estão levando as crianças com mais de 24 anos para as escolas e para as ONGs de assistência”, diz Paulo”. Paulo ainda afirma que tentou contatar a Prefeitura, mas que não foi atendido: “Queremos resolver. Vamos acabar indo pra frente da Prefeitura até falar com ele”.
Segundo ele, nunca ocorreu algum problema com o transporte. “Em maio, temos crianças que ainda não foram atendidas. Estão tirando o direito delas de ir e vir. Não podemos tirar esse momento de alegria deles”.

Prefeitura diz que problema será resolvido

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para saber mais detalhes sobre a situação do transporte. Confira, na íntegra, a nota encaminhada:
“A resolução nº 15 da Lei Municipal de Educação, de 2012, determina que a Prefeitura garanta o transporte para estudantes com deficiência da rede municipal de ensino, que tenham até 24 anos de idade. Esse serviço é realizado pela secretaria de Educação.

Embora não haja norma legal que regulamente a oferta do transporte para pessoas com deficiência acima da idade escolar, ou seja, com mais de 24 anos, o Município também disponibiliza o transporte para beneficiados pelo atendimento especializado. Esse serviço é realizado por meio de convênios firmados entre a Prefeitura e as entidades.

Nesse caso, são pessoas com deficiência e maiores de 24 anos que fazem atividades em seis instituições, as quais realizam trabalho na área da inclusão social, habilitação e reabilitação. São elas:
– Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef)
– Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (Adevic)
– Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)
– Instituto Pestalozzi
– ONG Chimarrão da Amizade
– Escola Brigadeiro Ney Gomes

Após o período de férias, o transporte dos maiores de 24 anos, que seria retomado no início de março, foi parcialmente suspenso para que os diversos órgãos envolvidos fizessem as adequações necessárias. O objetivo foi garantir o atendimento de 71 pessoas com deficiência maiores de 24 anos, que estavam sem o atendimento especializado das entidades por falta de transporte. Portanto, a intenção é conceder a oferta do serviço a todas as pessoas com deficiência, tanto na rede escolar quanto nas entidades conveniadas.
Entre março e maio, a Diretoria de Integração Institucional assumiu o transporte das pessoas com deficiência maiores de 24 anos. O serviço, no entanto, foi prejudicado em função de problemas mecânicos da frota e de um acidente de trânsito, que acabaram deixando veículos parados para conserto.

Em função dessas limitações, a vice-prefeita, Gisele Uequed, determinou que a secretaria de Educação realizasse também o transporte das pessoas com deficiência maiores de 24 anos, até que a Diretoria de Integração Institucional tenha condições de retomar o serviço. Atualmente, a secretaria de Educação já transporta 450 alunos com deficiência em idade escolar, entre seis e 24 anos, e passará a atender, também, as 71 pessoas com deficiência maiores de 24 anos que precisam do serviço.

Portanto, neste momento, a secretaria de Educação assumiu a operacionalidade de todo o transporte de pessoas com deficiência em Canoas, contemplando 84 escolas (EMEI’s e EMEF’s) e os atendimentos das entidades conveniadas, que será normalizado na próxima segunda-feira (22). A Prefeitura tem se reunido frequentemente com as entidades e pais na busca da resolução do problema.”

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

Redação

Publicado

em

Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.

Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.

edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.

Continuar a ler

Comunidade

Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Redação

Publicado

em

Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.

Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.

Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.

Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.

“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.

Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.

“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.

Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.

“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.

Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.

A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.

Continuar a ler

Comunidade

26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

Redação

Publicado

em

26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.

O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques