Conecte-se conosco

header-top








 

29/03/2024
 

Especiais

Cuide bem da saúde de seus olhos

Avatar

Publicado

em

womens-eye-health-and-safety-month

MONIQUE LEOTE MENDES*

Muitas pessoas se preocupam com a saúde dos olhos apenas quando enfermidades se manifestam e prejudicam a qualidade de vida. Mas, os cuidados com a visão devem acontecer logo após o nascimento e continuar presentes ao longo dos anos.

A visão começa sua formação intraútero. Existem doenças que podem se manifestar logo nas primeiras semanas do recém-nascido, e testes simples como o “ Teste do Olhinho” e posteriormente no consultório médico, o exame “fundo de olho”, trazem informações importantes para auxiliar na prevenção.
Segundo a oftalmologista Roberta Von Ende, um dos fatores mais importantes para evitar doenças nos olhos é se prevenir com exames anuais feitos por um Oftalmologista. “Com apenas uma consulta, doenças como o glaucoma, que é uma das causas mais importantes de cegueira, podem ser diagnosticadas precocemente e tratadas de forma adequada antes que o paciente apresente perda visual”.

Grande parte das pessoas negligenciam os cuidados com a saúde dos olhos, pois acreditam que está tudo bem com sua visão. Elas ignoram os cuidados básicos para prevenção de doenças que poderiam ser evitadas com cuidados simples, como o uso de óculos com proteção adequada, o óculos de grau na medida correta e a consulta anual com o oftalmologista.

Principais cuidados com a visão

No mundo em que vivemos, os olhos são cada vez mais exigidos, pois passamos muito tempo em frente às telas de computador e outros aparelhos eletrônicos. “O ideal seria que a cada hora trabalhada no computador e jogos eletrônicos, ficássemos uns 15 min relaxando o olhar”, diz Von Ende. Quando ficamos muito tempo trabalhando ou lendo no computador piscamos pouco e isso pode causar ressecamento ocular com sintomas de ardência, olhos vermelhos e sensação de areia nos olhos.
Quanto ao uso da maquiagem, os cuidados a serem observados são a qualidade dos produtos e o prazo de validade. “Sempre remova a maquiagem antes de dormir, o mesmo com uso de cílios postiços. Prefiro que sejam usados apenas para eventos especiais, e da mesma forma, removendo ao retirar a maquiagem,” salienta Von Ende.

A Importância dos óculos para saúde dos olhos

O mercado oferece uma grande variedade de óculos em diversas cores e modelos, – uma tentação aos amantes do acessório, que se tornou objeto desejado da moda. Mas, independente do modelo escolhido, o uso de óculos sem a proteção adequada ou o grau correto é um risco para a saúde dos olhos.
Para a Gerente da Ótica Gobbi, Rita Araújo, “os óculos sem proteção são um risco para os olhos, pois com lentes mais escuras a pupila dilata e os raios penetram com maior prejuízo, causando inúmeras doenças, entre ela a catarata.”

Segundo outra especialista da área, Camila Neumann, diretora óculos de segurança da Vênus, o importante é utilizar óculos solar com proteção UV (ultra violeta), pois a proteção UV está presente em qualquer cor de lente, das mais claras às mais escuras. “Opte por óculos solar em uma ótica de confiança, onde o produto tem procedência e certificação necessária para você estar devidamente protegido”, diz.

Um óculos solar adquirido em local duvidoso oferece o risco de não ter proteção UV nas lentes e ainda não atender a qualidade óptica necessária, o que pode causar desconforto e colocar a saúde visual em risco.
Quanto ao uso de óculos de grau, evite usá-lo de outra pessoa e consulte o oftalmologista para saber qual o seu problema. “Usar óculos com lentes inadequadas e sem ter as medidas necessárias podem causar desconforto e fadiga ao usuário”, diz Rita Araújo.

Mesmo quem trabalha com óculos de segurança (EPI), já pode confeccionar o acessório com seu grau, o que mantém os olhos sempre protegidos e saudáveis.

 

Rita Araujo
Gerente da Ótica Gobbi

IMG_8665

 

Roberta Von Ende
Oftalmologista

roberta oftlmologista

 

Camila Neumann
Diretora óculos de segurança das Óticas Vênus

camila neumann venus

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Especiais

Prefeitura realiza reintegração de posse no Loteamento Pôr do Sol

Avatar

Publicado

em

Foi realizada, na manhã da última terça-feira, 2, a reintegração de posse de uma praça localizada no Loteamento Pôr do Sol, no Bairro Guajuviras. A ação ocorre após quase dois anos de ocupação por aproximadamente 25 famílias, que tentavam a permanência no local.

De acordo com a Prefeitura, a reintegração foi possível após meses de entraves judiciais.

Participaram as secretariais de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Serviços Urbanos, Obras, Transportes e Mobilidade, além do Conselho Tutelar e da Procuradoria Geral do Município.

Protesto

Na última segunda-feira, membros das famílias protestaram em frente à Prefeitura. Eles tentavam um último recurso para evitar a reintegração de posse. “Querem nos tirar de lá. Tem casas de alvenaria, não são barracos, como falam. Nunca ninguém da Prefeitura esteve lá, nunca se lembraram da gente. Nós sempre quisemos conversar, mas nunca nos receberam”, afirma Rosenildo Correa da Silva, que morava com a esposa e seis filhos em uma das casas. Segundo os presentes, muitos não têm para onde ir.

Segundo o governo, a ação não registrou incidentes e transcorreu dentro da normalidade. De acordo com a atual gestão municipal, esta é a 37ª reintegração de posse realizada desde o início de 2017. “A praça no Loteamento Pôr do Sol será devolvida à população para que possa usufruir dos momentos de lazer em comunidade”, afirma o governo, em nota.

Continuar a ler

Especiais

CANOAS 78 ANOS: Trajetória da representação política canoense a nível estadual e nacional

Avatar

Publicado

em

Como uma das principais cidades do Rio Grande do Sul em número de população e exemplo de pujança econômica na região, Canoas também mantém tradição de representação política a nível estadual e federal. Ao longo dos anos, foram inúmeros nomes que marcaram a trajetória na cidade.

Deputados federais

Jorge Uequed
Bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Universidade do Rio dos Sinos, em 1971, advogado, jornalista e publicitário em 1974 foi eleito deputado federal pela legenda do MDB, partido de oposição ao regime militar instaurado no país em abril de 1964. Reeleito em 1978, participou outra vez da Comissão de Ciência. No pleito de 1986 concorreu a uma vaga na Constituinte pela legenda do PMDB. Foi eleito deputado federal em 1974 e depois reeleito em 1978, em 1982, em 1986 e 1990, tive cinco mandatos, entre eles o da Constituinte.

Ivo Lech
Advogado, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unisinos, Ivo da Silva Lech foi vereador em Canoas de 1983 a 1986 e deputado federal constituinte em 1986 pelo Rio Grande do Sul.
Foi presidente da Subcomissão das Minorias, Negros, Populações Indígenas, Pessoas Portadoras de Deficiências, da Assembleia Nacional Constituinte; vice-presidente da Comissão de Saúde, Família e Seguridade Social da Câmara dos Deputados em 1989; presidente do PMDB de Canoas de 1999 a 2003. Atualmente é Secretário Especial de Integração Institucional de Canoas.

Paulo Paim
Em 1985 filiou-se ao PT e no ano seguinte foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul, sendo deputado constituinte. Foi vice-líder do partido entre 1989 e 1991. Foi reeleito deputado sucessivamente em 1990, 1994 e 1998. Entre 1993 e 1994 presidiu a Comissão de Trabalho, Administração Serviço Público da Câmara dos Deputados. Nas eleições de 2002 disputou o cargo de senador, sendo eleito.

Hugo Simões Lagranha
A vida política de Lagranha iniciou em 15 de novembro de 1955, quando foi eleito vice-prefeito de Canoas pela coligação PSD, PRP e PL, tendo exercido o mandato de prefeito municipal em onze oportunidades. Foi prefeito da cidade de Canoas por quase vinte anos. Foi também eleito deputado federal pelo PTB nas eleições de 1994, tendo recebido 71.599 votos. Exerceu o mandato de 1 de janeiro de 1995 até 31 de dezembro de 1996, quando renunciou para concorrer novamente à prefeitura de Canoas.

Luiz Carlos Busato
Bacharel em arquitetura pela Unisinos, fez pós-graduação em urbanismo e em produção e gestão imobiliária. Foi professor nas Faculdades Canoenses (hoje ULBRA). Em 2004, no município de Canoas, concorreu pela primeira vez a vereador e elegeu-se com 3.139 votos. Em 2006 foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul e reeleito em 2010. Nas eleições de 2014 foi eleito deputado federal e em 2015 assumiu o cargo. Em outubro de 2016 foi eleito Prefeito da cidade de Canoas.

Deputados estaduais

Carlos Giacomazzi
Morador de Canoas, presidiu o Lions Club, o Conselho Deliberativo do Clube de Caça, Pesca e Tiro, a Câmara de Indústria e Comércio (Cics) e a Câmara de Dirigentes Lojistas. Atuou como vice-presidente do Canoas Tênis Clube. Eleito prefeito de Canoas em 1968 e em 1985, assumiu o cargo na segunda oportunidade. Na primeira, a cidade era declarada Área de Segurança Nacional. Por quatro mandatos consecutivos, entre 70 e 82, foi deputado estadual.

Nelsinho Metalúrgico
Em 2004, Nelsinho foi eleito o vereador mais votado do PT em Canoas. Já em 2008, foi reeleito com mais de 4 mil votos. Ao tomar posse em janeiro de 2009, Nelsinho foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Canoas. Em 2010 foi eleito deputado estadual pelo Rio Grande do Sul, tomando posse em janeiro de 2011. Em 2014, foi reeleito para um novo mandato na Assembleia Legislativa.

Luiz Antônio Possebon
Luiz é ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-Coordenador de Relações Institucionais do gabinete do prefeito Jairo Jorge. Além de vereador canoense por 20 anos e presidente da Câmara, ele foi deputado estadual e ocupou vários cargos na administração pública. Foi ainda um dos fundadores da Liga Canoense de Combate ao Câncer.

Francisco Dequi
O professor Francisco Dequi é diretor do Instituto Pró-Universidade Canoense (IPUC).Elegeu-se na primeira tentativa como deputado estadual. Após cumprir dois mandatos, o IPUC e suas pesquisas voltaram a ser o principal foco de seus esforços.

Jurandir Maciel
O canoense Jurandir Maciel (PTB), tomou posse em 2011 na Assembleia Legislativa. Jurandir também foi vereador por três mandatos, vice-prefeito e secretário municipal de Saúde de Canoas por oito anos.

Sezefredo Azambuja Vieira
Candidato a deputado estadual pelo Partido da Representação Popular (PRP) em 1947, ficou como suplente até 1950, quando ingressou no cargo. Em 1957 candidatou-se à Prefeitura, mas não chegou ao cargo. No entanto, no pleito seguinte, conseguiu se tornar o prefeito, tendo Hugo Simões Lagranha como seu vice. O mandato durou de 1956 a 1959. Após o mandato de prefeito, foi ainda vereador por dois anos, eleito em 1959 com 1.080 votos.

Continuar a ler

Especiais

CANOAS 78 ANOS: “Canoas para mim é tudo de bom, só alegria e felicidade”

Avatar

Publicado

em

SIMONE DUTRA*

PERSONAGEM CANOENSE

Marcos Antônio Lemes de Souza, 50 anos, morador do bairro Parque Universitário, onde vive com a esposa e filhos, é jornaleiro há 34 anos no calçadão de Canoas. Trabalhando de segunda a sábado, ele conta que já presenciou incontáveis acontecimentos da vista do seu estabelecimento, mas o que mais o impressiona é a mudança de visual, ao longo dos anos, após as reformas que trouxeram calçamento e estrutura para via que se tornou bastante movimentada. “Antes era uma rua sem nada, porém, havia o Carnaval aqui na Vitor Barreto, os desfiles do 7 de Setembro na XV de Janeiro e, aos domingos, o Cine Rex agitava a Domingos Martins”.

Depois da chegada do shopping, os bairros se tornaram mais independentes e o comércio se distribuiu pela cidade. “Claro que perdi um pouco de público com a descentralização. Ainda mais com o avanço tecnológico, poucos permaneceram neste ramo. Antes, meu carro chefe era a venda de revistas, hoje é recarga de celular, balas e cigarros. Mas a gente também vai se reinventando e modificando o tipo de produtos. Então, colocando na balança, o retorno de dinheiro compensa”.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm