Geral
Preserve a saúde bucal sem deixar o chocolate de lado
MONIQUE LEOTE MENDES*
Com a passagem da Páscoa é inevitável o aumento do consumo de chocolates, mas junto com a alegria da data, também podem chegar as cáries e doenças gengivais em virtude do alto consumo de açúcar.
Para a cirurgiã-dentista especialista em Odontopediatria, Margarete Sgarioni, o problema não está apenas no consumo de chocolate durante a Páscoa, mas nos cuidados com a saúde bucal e alimentação durante o ano todo.
“Quando pensamos em dentes saudáveis, devemos pensar primeiro numa dieta equilibrada, com frutas e verduras, alimentos integrais e evitar o excesso de açúcar no decorrer do dia.” Devemos, também, manter cuidados básicos de higiene como escovar os dentes com escova macia no mínimo três vezes ao dia e passar fio dental.
Uma das principais recomendações dos especialistas está relacionada ao cuidado com os horários que escolhemos comer doces. “Não existe um momento ideal para o consumo de chocolates, o que devemos evitar é consumir durante o dia inteiro sem que haja uma escovação eficiente entre estes períodos”, afirma a cirurgiã-dentista, Christine Costamilan Marcon Russi.
Já para a cirurgiã-dentista Caroline Scheeren Piffer Severo, o horário mais indicado para o consumo de doces é logo após as refeições como uma sobremesa, e em seguida fazer a escovação dos dentes. “Não devemos ficar comendo um pouquinho de cada vez, durante todo o dia, essa alta frequência de ingestão é que favorece o aparecimento das cáries.”
Escolhendo o melhor chocolate
Conforme a indicação dos especialistas, prefira chocolates com um percentual maior de cacau e menor de açúcar. São mais saudáveis e estimulam a secreção de dopamina e de serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. “Outro hormônio liberado pelo chocolate é feniletilamina, “o hormônio da “paixão”, por isso o chocolate é considerado um alimento afrodisíaco”, diz Christine Costamilan Marcon Russi.
O chocolate meio amargo é o mais indicado devido a alta concentração de cacau e a adição de açúcar não é tanta como nos outros chocolates.
Recomendações dos dentistas
Christine Costamilan Marcon Russi – Cirurgião-dentista, Especialista em Ortodontia e Sócia-Proprietária da Clínica BHEM+ (CRO-RS 13408)
“Importante sempre é manter uma alimentação saudável, balanceada. Ingerir bastante água durante o dia. Realizar a higiene dental com escova de dentes, fio dental e creme dental da sua preferência.”
Caroline Scheeren Piffer Severo- Cirurgiã-Dentista, Especialista em Implantodontia e Mestre em Prótese Dentária. (CRO-RS 16.683)
“Para termos uma boa saúde geral e bucal devemos nos alimentar bem, com alimentos saudáveis, e os doces apenas após as refeições, de forma moderada. Fazer a higiene adequada logo após, e visitar o dentista a cada 6 meses no mínimo, para avaliar se está tudo bem, e fazer profilaxia se necessário. A prevenção é a melhor forma de manter seu sorriso bonito e saudável.”
Margarete Sgarioni -Cirurgiã-Dentista, especialista em Odontopediatra (CRO 9048)
“Quando se pensa em dentes saudáveis devemos primeiro pensar numa dieta equilibrada, com frutas e verduras, de preferência com alimentos integrais como bolachas ou salgados integrais. Devemos também ter cuidados com a gengiva para evitar gengivites e periodontites, em que pode se levar até a perda dentária. E claro, não esquecer dos cuidados básicos como o uso do fio dental, higienização correta diária no mínimo três vezes ao dia, o uso de flúor e a consulta ao dentista pelo menos de seis em seis meses.”
Priscila Helena Zanatta Brilem – Cirurgiã dentista, responsável técnica da Acertemed Consultas médicas (CRO-RS 18011)
“A saúde bucal interfere diretamente na saúde geral, precisamos ter uma boa escovação, manter os dentes limpos, gengivas saudáveis para estar livre de doenças com gengivites, periodontites e cáries, além disso, necessitamos consultar regularmente o dentista, já que essa é a parte mais econômica e menos dolorosa. Os dentista podem estar descobrindo e evitando diversos problemas que interferem na sua saúde.”
Geral
Em parceria com a Petrobras, projeto social vai atender crianças na região metropolitana

O Projeto Primeiro Saque recebe a partir de segunda-feira, 7, crianças em situação de vulnerabilidade social em dois novos núcleos. As unidades irão funcionar nas cidades de Canoas e Esteio com um total de 240 vagas. Os núcleos irão operar com recursos do Programa Petrobras Socioambiental. Os valores somam mais de 07 milhões de reais e serão distribuídos ao longo de 36 meses através da Lei de Incentivo ao Esporte.
Em Canoas a nova sede fica no bairro Guajuviras, na Praça Nelson Mandela. Serão atendidas 120 crianças divididas em 02 turnos: manhã e tarde. Outras 120 vagas são para o núcleo da cidade de Esteio. O prédio localizado no bairro Novo Esteio, foi um dos locais mais atingidos pela enchente de maio de 2024.
“Em Esteio, o prédio ficou embaixo d ‘água. Pouco mais de um ano depois, o sentimento é de reconstrução. Estamos felizes por atender uma população que sofreu tanto com a enchente. Uma das marcas do nosso projeto é o envolvimento com a comunidade. Nossas ações são pensadas no bem-estar e segurança das crianças e das suas famílias. Nas contratações para dar apoio ao núcleo, priorizamos profissionais da própria comunidade”, destaca a coordenadora do Primeiro Saque, Michele Jubin.
As vagas são destinadas para alunos da rede pública indicados pela assistência social dos municípios. A captação começou em junho nas escolas dos bairros. A prioridade é atender crianças em situação de vulnerabilidade social que necessitam de reforço no aprendizado escolar.
Além dos reforços escolares, o projeto Primeiro Saque oferece modalidades esportivas em dias alternados como tênis, futebol e capoeira, além de oficinas de autoconhecimento, cultura e artes e sustentabilidade
O Primeiro Saque, projeto social localizado na cidade de Canoas, oferece atividades nas áreas do esporte, cultura e educação para crianças em situação de vulnerabilidade social no turno inverso ao escolar. Em operação desde abril de 2015, o projeto já atendeu mais de 1000 crianças e tem como principal sede instalações dentro do Canoas Tênis Clube.
“O convênio com a Petrobras possibilitou ampliarmos o número de crianças que atendemos, expandindo atividades para outras localidades carentes da região metropolitana”, explica o coordenador Matheus Triska, que idealizou o projeto há 10 anos.
Para atender as necessidades das crianças, o Primeiro Saque conta com uma equipe multidisciplinar que inclui psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, além de profissionais na área da educação básica, educação física e colaboradores de áreas de apoio
Esteio: Núcleo Novo Esteio
- Bombonera
- Rua Cacequi, 121
- Bairro Novo Esteio
- Funcionamento: terças, quartas e quintas (manhã e tarde)
- Atividades: (tênis, capoeira, futebol, dança, teatro, reforço escolar, oficinas de sustentabilidade e atendimento com psicóloga)
Canoas: Núcleo Guajuviras
- Praça Nelson Mandela
- Rua Maria Faustino, Corrêa, 618
- Bairro Guajuviras – Canoas
- Funcionamento: terças, quartas e quintas (manhã e tarde)
- Atividades: (tênis, capoeira, futebol, dança, teatro, reforço escolar, oficinas de sustentabilidade e atendimento com psicóloga)
Comunidade
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2

A Campanha do Agasalho 2025 já começou e a distribuição de roupas está ocorrendo no ginásio do Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000, bairro São Luís, local que também funciona como abrigo e está aberto 24 horas por dia. A partir desta quarta-feira, 2 de julho, as peças também estarão disponíveis para retirada em todas as subprefeituras, das 8h às 17 horas.
Com o slogan “O seu roupeiro não sente frio, desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a campanha deste ano tem como objetivo principal ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua e de famílias em vulnerabilidade social. A ação foi antecipada em razão das frentes frias que chegaram ao município antes mesmo do início oficial do inverno.
Para facilitar a participação da comunidade, a edição 2025 da Campanha do Agasalho contará com o serviço de tele busca de doações, agilizando a coleta de roupas e cobertores doados.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, a campanha tem papel essencial no cuidado coletivo,
“A solidariedade é um instrumento poderoso de transformação social. Cada peça doada representa acolhimento e dignidade para quem mais precisa nesse momento de frio.”
Já o secretário da Defesa Civil, Vanderlei Cordeiro, destaca o esforço conjunto das equipes, “Nossas equipes estão mobilizadas diariamente, atuando nos abrigos, nas ruas e agora também apoiando a logística de doações. O envolvimento da população é fundamental para que ninguém fique desassistido.”
Reforçamos o chamado à população para que doe roupas em bom estado, especialmente agasalhos, cobertores, meias e calçados, com prioridade para itens de inverno para adultos e crianças.
Locais de retirada a partir de 2 de julho:
- Subprefeituras Regionais (das 8h às 17h)
- Ginásio do CEL São Luís – aberto 24h
Mais informações e tele busca de doações:
– Secretaria de Assistência Social – (51) 3236-2700
– Defesa Civil – (51) 8255-0805
Comunidade
Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.
O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.
Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.
A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.
“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.
O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).
Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.
- Política6 dias atrás
Vereadores aprovam projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN
- Educação6 dias atrás
Governo abre concurso com 6 mil vagas para professores e retoma promoções na Rede Estadual
- Comunidade6 dias atrás
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2
- Canoas3 dias atrás
Comissão de Moradores dos bairro Fátima e Niterói realizam manifestação no sábado, 5
- Economia6 dias atrás
BRDE apresenta novo plano estratégico com foco na economia resiliente e inovação
- Canoas7 dias atrás
Defesa Civil de Canoas monitora níveis dos rios para evitar possíveis inundações
- Educação7 dias atrás
Última semana para matrículas na EJA e na Educação Profissional da Rede Estadual
- Comunidade1 semana atrás
Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras