Geral
Preserve a saúde bucal sem deixar o chocolate de lado
MONIQUE LEOTE MENDES*
Com a passagem da Páscoa é inevitável o aumento do consumo de chocolates, mas junto com a alegria da data, também podem chegar as cáries e doenças gengivais em virtude do alto consumo de açúcar.
Para a cirurgiã-dentista especialista em Odontopediatria, Margarete Sgarioni, o problema não está apenas no consumo de chocolate durante a Páscoa, mas nos cuidados com a saúde bucal e alimentação durante o ano todo.
“Quando pensamos em dentes saudáveis, devemos pensar primeiro numa dieta equilibrada, com frutas e verduras, alimentos integrais e evitar o excesso de açúcar no decorrer do dia.” Devemos, também, manter cuidados básicos de higiene como escovar os dentes com escova macia no mínimo três vezes ao dia e passar fio dental.
Uma das principais recomendações dos especialistas está relacionada ao cuidado com os horários que escolhemos comer doces. “Não existe um momento ideal para o consumo de chocolates, o que devemos evitar é consumir durante o dia inteiro sem que haja uma escovação eficiente entre estes períodos”, afirma a cirurgiã-dentista, Christine Costamilan Marcon Russi.
Já para a cirurgiã-dentista Caroline Scheeren Piffer Severo, o horário mais indicado para o consumo de doces é logo após as refeições como uma sobremesa, e em seguida fazer a escovação dos dentes. “Não devemos ficar comendo um pouquinho de cada vez, durante todo o dia, essa alta frequência de ingestão é que favorece o aparecimento das cáries.”
Escolhendo o melhor chocolate
Conforme a indicação dos especialistas, prefira chocolates com um percentual maior de cacau e menor de açúcar. São mais saudáveis e estimulam a secreção de dopamina e de serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. “Outro hormônio liberado pelo chocolate é feniletilamina, “o hormônio da “paixão”, por isso o chocolate é considerado um alimento afrodisíaco”, diz Christine Costamilan Marcon Russi.
O chocolate meio amargo é o mais indicado devido a alta concentração de cacau e a adição de açúcar não é tanta como nos outros chocolates.
Recomendações dos dentistas
Christine Costamilan Marcon Russi – Cirurgião-dentista, Especialista em Ortodontia e Sócia-Proprietária da Clínica BHEM+ (CRO-RS 13408)
“Importante sempre é manter uma alimentação saudável, balanceada. Ingerir bastante água durante o dia. Realizar a higiene dental com escova de dentes, fio dental e creme dental da sua preferência.”
Caroline Scheeren Piffer Severo- Cirurgiã-Dentista, Especialista em Implantodontia e Mestre em Prótese Dentária. (CRO-RS 16.683)
“Para termos uma boa saúde geral e bucal devemos nos alimentar bem, com alimentos saudáveis, e os doces apenas após as refeições, de forma moderada. Fazer a higiene adequada logo após, e visitar o dentista a cada 6 meses no mínimo, para avaliar se está tudo bem, e fazer profilaxia se necessário. A prevenção é a melhor forma de manter seu sorriso bonito e saudável.”
Margarete Sgarioni -Cirurgiã-Dentista, especialista em Odontopediatra (CRO 9048)
“Quando se pensa em dentes saudáveis devemos primeiro pensar numa dieta equilibrada, com frutas e verduras, de preferência com alimentos integrais como bolachas ou salgados integrais. Devemos também ter cuidados com a gengiva para evitar gengivites e periodontites, em que pode se levar até a perda dentária. E claro, não esquecer dos cuidados básicos como o uso do fio dental, higienização correta diária no mínimo três vezes ao dia, o uso de flúor e a consulta ao dentista pelo menos de seis em seis meses.”
Priscila Helena Zanatta Brilem – Cirurgiã dentista, responsável técnica da Acertemed Consultas médicas (CRO-RS 18011)
“A saúde bucal interfere diretamente na saúde geral, precisamos ter uma boa escovação, manter os dentes limpos, gengivas saudáveis para estar livre de doenças com gengivites, periodontites e cáries, além disso, necessitamos consultar regularmente o dentista, já que essa é a parte mais econômica e menos dolorosa. Os dentista podem estar descobrindo e evitando diversos problemas que interferem na sua saúde.”
Policial
PF arquiva inquérito sobre vídeo que mostra o prefeito de Canoas, Airton Souza, retirando dinheiro das calças

A Polícia Federal (PF) decidiu arquivar o inquérito que investigava as circunstâncias de um vídeo em que o prefeito de Canoas, Airton Souza (PL), aparece retirando um maço de dinheiro de dentro das calças. No registro, feito durante a campanha eleitoral de 2024, ele entrega o valor em espécie a uma pessoa dentro de um carro.
O arquivamento se tornou público na segunda-feira, 14. De acordo com a PF, não foram identificados indícios de crime eleitoral.
Segundo o advogado de Airton, Ricardo Breier, os R$ 10 mil mostrados no vídeo seriam referentes ao pagamento de um empréstimo pessoal feito no início do ano. Conforme a defesa, a dívida vinha sendo quitada em parcelas mensais desde março, ou seja, antes do início oficial da campanha. Em outubro, o prefeito teria optado por quitar o valor restante de uma só vez.
“Isso não tem relação com financiamento de campanha nem com questões políticas. Trata-se de um assunto estritamente pessoal, o que foi comprovado com os comprovantes de depósito que anexamos ao processo”, explicou Breier.
O inquérito foi aberto a pedido do Ministério Público (MP), que ainda pode concordar com a decisão da PF ou solicitar novas investigações.
O vídeo foi gravado em 18 de outubro de 2024, entre o primeiro e o segundo turnos das eleições municipais, próximo ao comitê de campanha de Airton. A gravação foi feita pela própria pessoa que recebeu o dinheiro, sem que o político percebesse. No vídeo, o prefeito aparece usando uma camiseta com o número 22, referência ao seu partido, o PL. A campanha havia começado oficialmente em agosto.
Airton Souza prestou depoimento à Polícia Federal em novembro, em Porto Alegre. Durante aproximadamente 30 minutos, ele apresentou sua versão dos fatos e reafirmou que o valor entregue se referia a uma dívida pessoal.
Comunidade
Espaço Palestino será inaugurado nesta terça-feira no centro de Porto Alegre

Será inaugurado nesta terça-feira, 15, o Espaço Palestino, que pretende ser a casa dos lutadores e apoiadores do povo palestino em Porto Alegre.
O Espaço Palestino está localizado no Centro Histórico da capital gaúcha e o evento de inauguração está marcado para as 18h30. Ele é uma iniciativa do vereador Pedro Ruas (PSOL).
“Diante do genocídio sofrido pelo povo palestino, que continua neste exato momento, nosso papel é se manifestar em cada lugar onde estivermos, e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance”, diz o vereador. “Após a vitória de Donald Trump nos EUA, tornou-se ainda mais importante que, no mundo todo, nos parlamentos, nas universidades, nos sindicatos, nos manifestemos em solidariedade ao sofrimento e à tragédia do povo palestino.”
Na ocasião, haverá também a cerimônia de instalação da Frente Parlamentar Brasil-Palestina, outra iniciativa de Ruas na Câmara Municipal. Ela é a primeira frente destinada à integração dos parlamentares brasileiros com a Palestina criada em Porto Alegre, mas já está influenciando outras iniciativas análogas em outras cidades do Rio Grande do Sul.
Como parte do grande evento de inauguração do Espaço Palestino, Ruas também entregará à Fepal um quadro com a fotografia (foto acima) em tamanho ampliado de seu encontro com o líder histórico da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Yasser Arafat. A foto foi tirada quando da viagem de Ruas a Lisboa, em 2000, representando Leonel Brizola, que não pôde comparecer devido a uma cirurgia.
“Minha ligação com a Causa Palestina é muito antiga e minha amizade sempre foi muito intensa e verdadeira”, conta o vereador, que está em seu 8° mandato. “Sempre fui muito ligado aos palestinos, há mais de 35 anos, e foi uma grande honra poder encontrar pessoalmente o comandante Arafat.”
O evento de inauguração do Espaço Palestino é aberto ao público e o próprio Espaço, em si, também estará disponível para as organizações e movimentos populares que queiram realizar atividades em apoio ao povo palestino em Porto Alegre.
Serviço
- O quê? Inauguração do Espaço Palestino e instalação da Frente Brasil-Palestina da Câmara de Porto Alegre
- Quando? Terça (15), às 18h30
- Onde? Espaço Palestino (Av. Borges de Medeiros, 328 sala 74 – Centro Histórico, Porto Alegre)
Geral
Canoas recebe encontro voltado à inovação na CICs na terça-feiram 15

Os empresários, startups, Poder Público, entidades e líderes inovadores de Canoas estarão reunidos no 1º Conexão da Inovação de Canoas – Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação Municipal, que acontecerá na terça-feira, 15, das 10 às 12h30, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS), localizada na Rua Ipiranga, 95, Centro – 8º andar.
O encontro é uma iniciativa da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), em parceria com o InovaRS, um programa do Governo Estadual, com objetivo de transformar municípios gaúchos em polos de inovação. Segundo a Secretária da SMDEI, Patrícia Augsten,
“o objetivo é estimular o desenvolvimento do ecossistema de inovação da cidade, buscar investidores e interessados em empreender em Canoas. Queremos construir juntos uma cidade mais conectada, tecnológica e que proporcione oportunidades para a população”.
Para participar, os interessados devem entrar em contato com o Diretor de Inovação, Flávio Camillis, pelo WhatsApp: (51) 99155-0562.
- Comunidade5 dias atrás
Espaço Palestino será inaugurado nesta terça-feira no centro de Porto Alegre
- Policial5 dias atrás
PF arquiva inquérito sobre vídeo que mostra o prefeito de Canoas, Airton Souza, retirando dinheiro das calças
- Empresas & Negócios1 semana atrás
Com premiação de R$ 245 mil, BRDE Labs RS 2025 está com inscrições abertas
- Serviços6 dias atrás
Corsan instala válvulas e bairros de Canoas podem ficar sem água nesta semana; confira
- Comunidade1 semana atrás
Homens que completarão 18 anos recebem orientação sobre alistamento militar obrigatório
- Animais1 semana atrás
Campanha de adoção de cães em Canoas mobiliza ONG de São Paulo
- Política5 dias atrás
Câmara de Vereadores de Canoas cassa mandato do vereador Giovanni Rocha (PSD)
- Geral1 semana atrás
Adaptação às mudanças climáticas exige conscientização, aponta presidente do BRDE