Conecte-se conosco

header-top



 




 

16/05/2024
 

Destaques

Semana Nacional do Trânsito em Canoas começa com blitz

Avatar

Publicado

em

Flayer de divulgação da Prefeitura de Canoas. Foto: divulgação

Flayer de divulgação da Prefeitura de Canoas. Foto: divulgação

 

A Semana Nacional do Trânsito em Canoas acontece a partir desta segunda-feira, 19, e vai até o dia 23 de setembro com ações voltadas à educação no trânsito. A programação, segundo divulgou a Prefeitura, conta com Blitz Educativa, “Notificação” de Bons Condutores, exibição de vídeos de conscientização, distribuição de material educativa do Detran, contação de história em escola municipal e palestra sobre a valorização do agente de trânsito, no Auditório Sady Schiwitz.

Em 2016, o tema da Semana Nacional de Trânsito é “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. Na Semana Nacional, que ocorre de 18 a 25 de setembro, o principal objetivo é de chamar a atenção de motoristas e pedestres sobre cuidados no trânsito.

 

Números

Comemorado em 25 de setembro, o Dia Nacional do Trânsito foi instituído pelo Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um assunto específico é debatido ao longo de toda a programação, com temas escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Dados estatísticos apontam que o Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, onde morrem mais de 40 mil pessoas por ano.

Na cidade, a ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidades com apoio do Instituto Canoas XXI.

 

Serviço:

 

Programação

19/9 (segunda-feira) – 14 horas

Blitz Educativa – com a participação de colaboradores (empresas de transportes e de Centros de Formação de Condutores);

Local – Avenida Victor Barreto, 3172. (em caso de chuva, a atividade será transferia para quinta-feira, 22, no mesmo horário e local).

 

21/9 (quarta-feira) – das 9 horas às 11 horas

Abordagem de condutores motoristas cumpridores da legislação com entrega de uma “notificação” de boa ação pelo respeito às regras de trânsito. Essa atividade será realizada no Centro da cidade, pela equipe da Educação para o Trânsito;

15 horas – Contação de história para os alunos da Escola de Infantil Tazmania, na rua José do Patrocínio, 534, bairro Niterói.

 

22/9 (quinta-feira) – das 9 horas às 11 horas e das 14 horas às 16 horas

Exibição de vídeos educativos no Calçadão para os transeuntes e distribuição de material educativo

 

23/9 (sexta-feira) – das 8h30min às 9h30min e das 14 horas às 15 horas

Comemoração do Dia do Agente de Trânsito – Palestra de valorização da importância desse profissional do trânsito com a psicóloga da Escola de Gestão e Cidadania, Marlei Zarpelon. Vídeo com relatos dos agentes serão exibidos neste dia.

Local – Auditório Sady Schiwitz, no Paço Municipal.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

DESASTRE NO RS: Total de mortos sobe para 83; 111 estão desaparecidos

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Total de mortos sobe para 83; 111 estão desaparecidos

Na manhã desta segunda-feira, 6, um boletim divulgado pela Defesa Civil apontou que o número de mortos em decorrências das chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul subiu para 83. Ainda estão sendo investigadas outras 4 mortes, e há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas.

De acordo os dados da Defesa Civil, 141,3 mil pessoas estão fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (na casa de amigos ou familiares). Ao todo, 345dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850  mil pessoas.

Risco de inundação extrema

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, está quase 2,30 metros acima da cota de inundação. Em medição realizada às 5h15min desta segunda-feira, 6, o patamar estava em 5,26 metros. O limite para inundação é de 3 metros.

Continuar a ler

Destaques

DESASTRE NO RS: Número de mortes chega a 66; Jairo Jorge afirma que dois óbitos ocorreram em Canoas

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Número de mortes chega a 66; Jairo Jorge afirma que dois óbitos ocorreram em Canoas

Um boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã deste domingo, 5, confirmou 66 mortes no Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas que assolam o Estado desde o último sábado, 27.

Outros seis óbitos já confirmados estão sendo investigados
, para verificar se têm relação com a tragédia; o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, disse em entrevista a uma rádio gaúcha neste manhã que o município registrou duas mortes.

Em breve mais informações.

Continuar a ler

Destaques

Tragédia em Canoas deixa milhares de desabrigados e cena é de guerra

Redação

Publicado

em

Tragédia em Canoas deixa milhares desamparados e cena é de guerra

As chuvas começaram no sábado, 27, e praticamente não pararam mais no Rio Grande do Sul. Inicialmente, os pontos críticos vieram da região do Vales, da serra gaúcha e cidades do interior do Estado.

Ao todo, foram confirmadas 56 mortes e mais de 60 pessoas desaparecidas (dado subestimado de acordo com inúmeros relatos de parentes, amigos e vizinhos de vítimas de alagamentos, deslizamentos, desabamentos de casas…

Em Canoas o drama começou após a água transbordar do Rio Gravataí, na noite quinta-feira, e invadir a Av. Guilherme Schell em direção ao bairro Rio Branco. Nesta sexta-feira, 4, o temido fato do dique localizado no bairro Mathias Velho não suportar a pressão das águas aconteceu.

Desde então, mais de sete bairros tiveram que ser evacuados por pedido da Prefeitura de Canoas, mas nem todos conseguiram sair de suas casas tamanha altura das águas. Agora, o cenário é dramático, principalmente nas regiões dos bairros Rio Branco, Mato Grande, Mathias Velho, Niterói.

Há relatos de centenas de pessoas ilhadas e/ou em cima do telhado, e o resgate tem sido dividido entre forças municipais e de voluntários, inclusive de outras cidades. A dificuldade se concentra na necessidade de obter lanchas, barcos e jet-skis.

Acolhidos

Até o momento, mais de 7,5 mil pessoas nos abrigos da Prefeitura. Principais necessidades de doações são de produtos de higiene, limpeza e colchões.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm