Conecte-se conosco

header-top







 

06/07/2026
 

Cultura

Programação Sesc Canoas para março terá cinco espetáculos

Nesta terça-feira, 8, será o dia da música, representada pelo espetáculo “Arrivi e Partenze”, que se apresenta no espaço às 20 horas. O espetáculo é um percurso entre as músicas tradicionais do mediterrâneo. A obra, com duração de 50 minutos, é de autoria do Grupo Claudio Prima (organetto, voz e percussão) e Stefania Mariano (dança, voz e percussão).

Avatar

Publicado

em

Arrivi e partenze. Foto: Divulgação/Sesc

Arrivi e partenze. Foto: Divulgação/Sesc

 

Até o dia 20 deste mês, o Arte Sesc Cultura por toda parte promove espetáculos teatrais e musicais gratuitos para a comunidade interessada. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes de cada espetáculo no local das apresentações, mediante doação de um quilo de alimento não perecível. No Teatro do Sesc Canoas, na rua Guilherme Schell, 5340.

Mais informações podem ser obtidas junta ao Sesc Canoas, telefone (51) 3464-6909.

O Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover a troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

A programação deste mês começou no dia 6 de março com o espetáculo “Bach para Crianças”, do Grupo Cuidado que Mancha. A peça conta a história de um maestro, personagem que, além de reger os músicos e a platéia, apresenta obras do compositor alemão J.S. Bach.

Nesta terça-feira, 8, será o dia da música, representada pelo espetáculo “Arrivi e Partenze”, que se apresenta no espaço às 20 horas. O espetáculo é um percurso entre as músicas tradicionais do mediterrâneo. A obra, com duração de 50 minutos, é de autoria do Grupo Claudio Prima (organetto, voz e percussão) e Stefania Mariano (dança, voz e percussão).


 

PROGRAMAÇÃO

 

Espetáculo musical “Arrivi e Partenze” (Itália)

Quando: 08 de março

Horário: 20h

Sinopse: Arrivi e Partenze é um percurso entre as músicas tradicionais do mediterrâneo. Este concerto para organetto e voz é resultado de uma longa pesquisa no universo das músicas tradicionais da região do Salento, na Itália, terra de origem do músico Claudio Prima. O Salento foi e ainda é uma importante ponte entre o Mediterrâneo e a Europa. O espetáculo é composto por músicas inéditas/originais e tradicionais, que se nutrem com as coreografias de Stefania Mariano, pesquisadora e coreógrafa da dança tradicional da região do Salento.

Grupo: Claudio Prima (organetto, voz e percussão) e Stefania Mariano (dança, voz e percussão)

Duração: 50 minutos

Faixa etária: livre

 

Espetáculo teatral “Maria Teresa e o Javali” – Grupo Cuidado que Mancha

Quando: 13 de março

Horário: 16h

Sinopse: Sabe quando a gente tem um sonho e acorda achando que era verdade? Pois é, com a Maria Teresa foi assim. Só que era verdade mesmo!

Maria Teresa e o Javali, conta a história de uma garotinha que toda a noite pede que seu pai leia o mesmo livro: “O Javali Intrigante”. Um dia, Maria Teresa acorda no meio da noite e descobre que o sonho com o javali se tornou realidade – e o javali estava ali, no seu quarto!

Agora os dois terão que descobrir juntos como se faz para a realidade virar sonho de novo.

Duração: 40 minutos

Faixa etária: livre

 

Espetáculo teatral “Como Diria Mamãe” – Grupo Cuidado que Mancha

Quando: 18 de março

Horário: 20h

Sinopse: O espetáculo mostra o luto da família que perdeu a matriarca e, durante um jantar, aguarda o advogado para a leitura do testamento. Em meio à expectativa da chegada do advogado, problemas acontecem com o jantar que será servido. Motivados pela fome, as personalidades dos convidados se revelam.

Duração: 50 minutos

Faixa etária: 12 anos

 

Espetáculo teatral “Histórias do Rei da Boatraquitanda” – Cia D`Lisboa

Quando: 20 de março

Horário: 16h

Sinopse: O que acontece quando um poderoso rei resolve sair em busca do maior tesouro de todos os tempos? E se essa aventura se passa em um lugar encantado? Pois é exatamente assim que acontece a aventura do Rei de Boatraquitanda que, junto de seu fiel escudeiro, percorreu o mundo em busca de um grande tesouro, encontrando pelo caminho personagens encantados que o ensinaram sobre qual o verdadeiro valor de um tesouro.

Duração: 35 minutos

Faixa etária: livre

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Mostra Curta FECIC divulga seleção com 17 filmes de estudantes de Canoas

Redação

Publicado

em

A organização da Mostra Curta FECIC divulgou a lista oficial das obras selecionadas para a atual edição do evento. Ao todo, 17 curtas-metragens integram a programação, reunindo produções desenvolvidas por estudantes de seis instituições de ensino do município.

As obras representam escolas das redes pública, incluindo as esferas municipal, estadual e federal, além da rede privada, reforçando a diversidade de participação no projeto.

Segundo a curadoria, a seleção buscou valorizar diferentes linguagens cinematográficas e as narrativas criadas pelos jovens realizadores. O recorte final inclui nove filmes de ficção, cinco documentários, duas animações e um curta experimental.

A mostra destaca o audiovisual como ferramenta de expressão artística e reflexão dentro do ambiente escolar, evidenciando o envolvimento crescente de estudantes com a produção cinematográfica.

As escolas da rede municipal reúnem a maior parte dos selecionados. A EMEF Arthur Oscar Jochims integra a programação com cinco títulos: “Ainda te acharei”, “Contas da esperança: A Matemática em Números”, “Guerra Russa”, “O Disfarce de 1945” e “Sombras da Guerra”. Da EMEF Prefeito Edgar Fontoura, foram escolhidos “Axé e Amém”, “Entre o passado e o presente: A força dos Quilombos”, “Entre tradição indígena e o mundo contemporâneo” e “Gritos da Resistência”. Já a EMEF Paulo Freire participa com “A pessoa que eu fui”, “Racismo na Escola” e “O protótipo”, enquanto a EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera participa com o filme “O dia do Labubus”.

Completam a seleção oficial os curtas “A Arte segundo Cildo Meireles” e “A Cartomante”, produzidos no Instituto Federal; “Daydream”, do Colégio IPUC e “Depois do Inverno”, realizado pelos alunos da E.E.E.M André Leão Puente.

Além da exibição inédita das produções estudantis, a Mostra Curta FECIC, que acontece dia 2 de julho, às 14h, no Sesc Canoas, promoverá a entrega de certificados e a seleção oficial das obras que irão concorrer na categoria estudantil do 4º Festival de Cinema de Canoas, que ocorre em setembro.

No mesmo dia, a partir das 18h30min, o Painel Audiovisual e Educação, reunirá educadores, realizadores e especialistas para discutir o uso do audiovisual como instrumento pedagógico, encerrando com uma roda de conversa mediada por profissionais do setor.

O Curta FECIC é financiado pelo PIC 2023, via Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura de Canoas. A realização é da Prosa Filmes, com gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora. O festival conta ainda com o apoio do Sesc Canoas e o apoio institucional do Metropolitano RS, Fundacine e CurtaENEM.

Continuar a ler

Cultura

Curta Fecic recebe 43 filmes de escolas de Canoas e terá exibições no Sesc em julho

Redação

Publicado

em

Curta Fecic recebe 43 filmes de escolas de Canoas e terá exibições no Sesc em julho

O projeto Curta Fecic, braço estudantil do Festival de Cinema de Canoas (Fecic), encerrou a sua etapa de inscrições com excelente adesão da comunidade escolar. Ao todo, foram recebidos 43 filmes, dos quais 33 curtas-metragens foram validados. As produções representam o talento de alunos e professores de nove escolas locais, abrangendo as redes municipal (6), estadual (1), federal (1) e privada (1).

A partir de agora, os 33 filmes habilitados passarão pela avaliação da comissão organizadora do festival. É essa seletiva que irá eleger e definir os títulos oficiais que vão compor a Mostra Curta Fecic e ganharão a tela do cinema em julho.

Encontros Curta Fecic

O expressivo engajamento é reflexo direto dos Encontros Curta Fecic, maratona itinerante que percorre as escolas municipais desde a primeira edição do Fecic. Coordenadas pelo ator Angelo Sérgio e pelo diretor geral do Fecic, Alexandre Derlam, as atividades promovem exibições de filmes e debates com turmas do Ensino Fundamental, Médio e EJA, plantando a semente da criação audiovisual diretamente nas salas de aula. Até julho, estão previstos mais 3 encontros nas escolas da rede municipal.

Programação do Curta Fecic

O resultado de toda essa produção chega à tela grande no dia 2 de julho, no teatro do Sesc Canoas, com atividades gratuitas e abertas à comunidade:

– 14h às 16h30 – Mostra Curta Fecic: Exibição dos filmes estudantis selecionados, debates com os realizadores e entrega de certificados. As obras escolhidas também concorrerão à categoria estudantil do Fecic, que acontece de 23 à 26 de setembro.

– 18h30 – Painel Audiovisual e Educação: Encontro focado no cinema como ferramenta pedagógica. O debate contará com a presença de André Bozzetti (idealizador do FECEA – Alvorada), Katia Souza Montinelli (coordenadora do CurtaENEM) e de professores locais que compartilham as suas experiências práticas.

O Curta Fecic é financiado pelo PIC 2023, via Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura de Canoas. A realização é da Prosa Filmes, com gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora, apoio do Sesc Canoas e apoio institucional do Metropolitano RS, Fundacine e CurtaENEM.

Serviço

O quê: Projeto Curta Fecic (Mostra Estudantil e Painel Educação)
Quando: 02 de julho, a partir das 14h
Onde: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro)
Entrada: Gratuita
Informações: Instagram @festivaldecinemadecanoas

Continuar a ler

Cultura

Canoas celebra Dia do Trabalhador com programação no Parque Eduardo Gomes

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Medeiros/ PMC

Canoas celebrou o Dia do Trabalhador na sexta-feira, 1º, com uma programação no Parque Eduardo Gomes. Ao longo do dia, o espaço recebeu atividades culturais, serviços e opções de lazer para a comunidade.

A programação contou com feira de artesanato, food trucks, distribuição de mudas, apresentações musicais e atividades educativas voltadas ao público infantil.

Pela manhã, foi realizado o ato de abertura com a presença de autoridades e apresentação da Banda da Base Aérea de Canoas, que executou o hino do município.

O prefeito Airton Souza, destacou a importância da data.

“O dia do trabalhador é todos os dias. Mas hoje, de modo especial, esta data é um momento de reconhecimento e gratidão a cada homem e mulher que, com esforço, dignidade e dedicação, constroem diariamente o desenvolvimento da nossa cidade. É por meio do trabalho que fortalecemos a economia, promovemos a justiça social e abrimos caminhos para novas oportunidades. Neste 1º de maio, reafirmamos nosso compromisso em valorizar o trabalhador, garantir direitos e seguir investindo em políticas públicas que gerem emprego, renda e mais qualidade de vida para todos”, comenta.

O secretário de Cultura e Turismo, Caio Flavio dos Santos, ressaltou a organização do evento, pensado para agradar diferentes públicos.

“Todas as secretarias fizeram muito para que este evento ocorresse. É uma festa de integração, de união, onde a gente pretende fazer com que o cidadão de Canoas confraternize e festeje o Dia do Trabalhador da melhor forma”, diz.

Moradora do bairro Nossa Senhora das Graças, a advogada Camila Oliveira Borges, 46, aproveitou a festa ao lado da filha, Pietra Emanuelly, 7.

“Achei muito legal a programação, que conta com atividades para os adultos e também para as crianças. Gostei muito da feirinha de artesanato e minha filha aproveitou bastante a escolinha de trânsito”, conta.

A dona de casa Sônia Gomes Chaves, 68, também participou do evento.

“Adorei a programação. Cheguei cedo no parque e fiz aula de dança, ganhei uma muda de cereja, que vou plantar junto das plantinhas que eram da minha mãe. Encontrei minhas amigas. Foi muito divertido”, diz.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques