Conecte-se conosco

header-top







 

08/02/2026
 

Comunidade

Repelentes serão distribuídos para gestantes com até 15 semanas em Canoas

Serão dois frascos por mês para cada gestante com indicação expressa do SUS das semanas de gestação

Avatar

Publicado

em

 

Farmácia básica. Foto: PMC

Farmácia básica. Foto: PMC

A Secretaria Municipal de Saúde de Canoas informou nesta quarta-feira, 17, que já estão disponibilizadas às gestantes do município o repelente de proteção ao mosquito Aedes aegypti. O produto pode ser retirado na rede de farmácias básicas municipais, das 8 horas às 17 horas, sem fechar ao meio dia.

A usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), que deve ser moradora de Canoas, tem que comparecer em uma das sete farmácias básicas munida do cartão Canoas Saúde ou do Registro Geral (RG). Deve também apresentar a receita do SUS, em duas vias, com validade de um mês. Na receita deve constar a semana de gestação. Para receber o produto, a gestante deve estar com até 15 semanas.

 

Condições para o recebimento do repelente

1 – Limitado a dois frascos por mês, por gestante;

2 – Mediante apresentação de prescrição médica, com indicação expressa da semana de gestação;

3 – Limitado a gestantes até a 15ª semana de gravidez.

 

Endereços das Farmácias Básicas de Canoas

 

Farmácia Básica Municipal

Endereço: Santos Ferreira, 1052 – Marechal Rondon

Telefone: 3477-0877

 

Farmácia Nordeste – CAIC

Av. 17 de Abril, s/nº – Guajuviras

Telefone: 3468.6191

 

Farmácia Noroeste I – Caçapava

Rua Caçapava,201 – Mathias Velho

 

Farmácia Noroeste II – União

São Borja, 395 – Mathias Velho

Telefone: 3466.6755

 

Farmácia Sudeste

Rua Primeiro de Maio, 534 – Niterói

Telefone: 3475.3755

 

Farmácia Sudoeste

Rua José de Alencar, s/nº – Rio Branco

Telefone: 3472.2324

 

Farmácia do Serviço de Atendimento Especializado (SAE)

Rua Frei Orlando, 141 – Centro

 

Comitê de prevenção a dengue. Foto: PMC

Comitê de prevenção a dengue. Foto: PMC

Comitê de Combate a Dengue

O Comitê de Combate a Dengue realizou, na manhã da quarta-feira, 17, um balanço das ações realizadas durante o Dia D de Combate à Dengue, realizado no sábado, 13. Conforme os números apresentados na reunião que ocorreu na sala Edgar Fontoura, do Gabinete do Prefeito, há cinco casos de dengue no Município, importados do Rio de Janeiro. No sábado, segundo a assessoria da Prefeitura, foram visitados 31.106 domicílios.

Ainda durante esta semana, foram recolhidas 7.420 toneladas de entulhos em todas as regiões da cidade. Isso equivale a 1.060 cargas de caminhões-caçamba. Para isso, foram utilizados seis ônibus cedidos pela empresa SOGAL, em parceria com a ação, para o transporte das equipes. Também 28 caminhões, 17 retroescavadeiras, 17 veículos de pequeno porte, entre outros.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.

O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.

O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura de Canoas inicia reforma do CRAS Rio Branco após danos da enchente de 2024

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas assinou, na terça-feira, 13, a ordem de início de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Branco, localizado no Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço estava inoperante desde a enchente registrada em maio de 2024.

Após a conclusão da obra, o CRAS voltará a ofertar serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social e encaminhamentos à rede socioassistencial. Atualmente, os atendimentos seguem sendo realizados de forma provisória na unidade localizada na Rua Santa Clara, nº 382, no bairro Rio Branco.

A obra integra o processo de recuperação de espaços públicos atingidos pelo evento climático e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.

Durante o ato de assinatura, o prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou que a retomada do espaço representa a devolução de serviços essenciais à população.

“A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, disse.

O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, destacou os impactos da enchente no local e a expectativa da comunidade pela recuperação.

“Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.

A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS faz parte de um conjunto mais amplo de intervenções no complexo.

“Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, declarou.

Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra.

“Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.

Continuar a ler

Comunidade

Acúmulo de lixo gera transtornos a moradores do bairro Estância Velha, em Canoas

Redação

Publicado

em

Acúmulo de lixo gera transtornos a moradores do bairro Estância Velha, em Canoas

Moradores do bairro Estância Velha, em Canoas, enfrentaram transtornos provocados pelo acúmulo de lixo em lixeiras da região. O problema foi registrado no domingo, 28, e teria se intensificado ao longo da última semana, com relatos de aumento de resíduos em vias públicas e em frente a condomínios residenciais.

A situação estaria relacionada à ausência da coleta regular de lixo nos últimos dias, o que resultou no acúmulo de resíduos, mau cheiro e proliferação de insetos, causando desconforto à população local.

Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana informou que organizou um mutirão de coleta ainda nesta segunda-feira, 29, com reforço no número de equipes atuando no bairro Estância Velha. A previsão é de que o serviço seja normalizado até esta terça-feira, 30.

A Administração Municipal destacou que, neste período do ano, a geração de resíduos no município aumenta cerca de 25%. Além disso, houve registro de maior número de faltas entre os profissionais da coleta em datas próximas ao Natal, o que impactou a regularidade do serviço.

A Prefeitura informou ainda que segue investindo na modernização do sistema de coleta de resíduos sólidos. Atualmente, 450 contêineres com sistema de coleta automatizada foram implantados na área central da cidade. Nesse modelo, os contêineres são esvaziados diretamente nos caminhões, tornando o processo mais ágil e econômico em comparação à coleta manual.

Segundo a Administração, a ampliação da coleta automatizada para outros bairros de Canoas deverá ocorrer de forma gradual.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques