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03/07/2024
 

Comunidade

Pelo menos R$ 22 MILHÕES já empenhados em janeiro para apenas três empresas

Marinônio Service, Mecanicapina e W.K Borges são as agraciadas com montante só em janeiro

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Av. Boqueirão, no Guajuviras

Av. Boqueirão, no Guajuviras, estava assim. Foto: Divulgação/OT

Por Bruno Lara

O lixo continua em quase todas as ruas do município, mas as empresas responsáveis pela limpeza e manutenção das vias estão recebendo e não é pouco dinheiro. Os serviços são amplos.

O que chama a atenção da população é o montante já empenhado para as empresas Mecanicapina, Marinônio Service e o grupo W. K. Borges, que prestam quase todos os serviços disponíveis no município: Um total superior aos R$ 22 milhões retirados dos cofres públicos. Todos os dados estão no Portal da Transparência da Prefeitura de Canoas.

 

R$ 2 milhões para a Marinônio

Houve novo empenho este ano, em nome da empresa contratada com dispensa de licitação. O valor, R$ 720.000,00, é referente ao período de dezembro de 2015. Para a execução dos serviços de capina manual e mecanizada de vias e logradouros públicos; pintura de meio fio; organização de equipes de trabalho. O contrato é com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, atualmente comandada por Alcy Paulo de Oliveira, o Cica.

 

Pintura de meio-fio

Outro contrato celebrado com a empresa este ano chama ainda mais a atenção em função do valor. Este é referente a serviços prestados de capina manual e mecanizada, pintura de meio-fio de vias e logradouros públicos e também organização de equipes de trabalho. O empenho, de R$ 2.160.000,00, é apenas para três meses: Janeiro, fevereiro e março. Somados, os dois empenhos chegam a R$ 2.880.000,00.

 

R$ 13 milhões para a Mecanicapina

Só a Mecanicapina já acumula valor superior a R$ 13.278.575,00. Os contratos são variados e contemplam áreas como o meio ambiente, as escolas, os aterros sanitários e os resíduos sólidos.

 

Meio Ambiente

Para o ano de 2016, a empresa já foi contratada para os “serviços especializados na área ambiental”. Nisto consta o fornecimento de mão de obra, materiais, insumos, remédios, vacinas, alimentação para o plantel de animais, para a manutenção e operação do zoológico municipal de canoas, incluindo a contratação de veterinário e tratador junto ao canil municipal – Centro de Bem Estar Animal. O empenho é no valor de R$ 50.271,00.

 

Aterro Sanitário

Também com dispensa de licitação, a empresa foi contratada para o período de janeiro até junho deste ano, pelo montante de R$ 486.552,00, para a manutenção, monitoramento e operação da unidade de transbordo no aterro sanitário Guajuviras.

 

Resíduos sólidos

Contrato com a Mecanicapina referente à prestação de serviços de coleta e transporte dos resíduos sólidos dos serviços de saúde, implantação, operação e manutenção de unidade de tratamento de resíduos sólidos dos serviços de saúde, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos dos serviços de saúde, referente ao período de novembro à dezembro de 2015. Empenhado: R$ 115.452,00

 

Roçada, capina, pintura

Contrato através de Pregão Presencial no período de novembro e dezembro do ano passado. Empenhados R$ 640.000,00 em janeiro de 2016. O mesmo refere-se aos serviços de roçada, capina, limpeza geral e pintura de meios fios em praças, parques e áreas verdes, ajardinamento/paisagismo em locais públicos, zeladoria (limpeza, higienização e manutenção) de sanitários públicos em todos os quadrantes da cidade.

 

Limpeza de entulhos

Contrato substituindo a “NE 2101000567/2015”. Este se refere ao período de setembro a dezembro ainda do ano passado. A contratação era de prestação de serviço para limpeza manual e mecânica de vegetação ou de entulhos e o respectivo recolhimento e destinação de resíduos retirados das áreas, cercamento e revitalização de áreas degradas de áreas públicas ou de livre acesso em áreas privadas ou públicas, para atender às necessidades da SMSU. Empenhados: R$ 400.000,00.

 

Varrição I

Com dispensa de licitação, para o período de novembro e dezembro de 2015. Serviços de varrição manual das vias e logradouros públicos. Empenhado: R$ 406.200,00.

 

Coleta de Resíduos Sólidos

Sem licitação, empresa contratada para, nos meses de novembro e dezembro de 2015, executar os serviços de coleta e transporte dos resíduos sólidos domiciliares até o aterro sanitário guajuviras e/ou unidade de transbordo localizada na Fazenda Guajuviras. Empenhados: R$ 1.440.732,00.

 

Coleta de Resíduos Solídos II

Em outro contrato, também sem licitação e para o mesmo período, contra a empresa para o serviços de coleta conteinerizada de resíduos sólidos domésticos e transporte até o aterro sanitário guajuviras e/ou unidade de transbordo localizada na Fazenda Guajuviras. Empenhados: R$ 417.058,82.

 

Resíduos sólidos III

Outro contrato, já o de número 276/15, também com dispensa de licitação a empresa foi contrata para a prestação de serviços de coleta e transporte dos resíduos sólidos dos serviços de saúde, implantação, operação e manutenção de unidade de tratamento de resíduos sólidos dos serviços de saúde de janeiro a junho de 2016 por R$ 346.356,00.

 

Resíduos Sólidos IV

Igualmente sem licitação, este último contrato dos resíduos bateu recorde. Com R$ 4.322.196,00 empenhados em 26 de janeiro deste ano, o poder público contratou a Mecanicapina para, de janeiro e junho, executar os serviços de coleta e transporte dos resíduos sólidos domiciliares até a unidade de transbordo/aterro sanitário Guajuviras.

 

Resíduos sólidos V

R$ 1.251.176,46 sem licitação, de janeiro a junho de 2016, para o serviço de coleta conteinerizada de resíduos sólidos domésticos e transporte até a unidade de transbordo/aterro sanitário Guajuviras.

 

Cemitérios

Para o período de janeiro a julho de 2016, a Mecanicapina já faturou um empenho no valor de R$ 1.428.682,50 para a prestação de serviços de manutenção, monitoramento ambiental e zeladoria de dois cemitérios municipais.

 

Varrição II

Com dispensa de licitação, a empresa foi contratada para, de janeiro a junho de 2016, prestas o serviço de varrição manual das vias e logradouros públicos. Tudo isso por R$ 1.218.600,00.

 

R$ 6 milhões para a W.K. Borges

Todos os empenhos até o momento para o Grupo substituem outros empenhos. “Este empenho substitui parcialmente o de número 1101002903/15”, para o serviço de preparação de alimentação escolar, limpeza de ambientes internos e externos das escolas. “realizados pela equipe própria da contratada ou de terceiros”. Empenhados: R$ 1.357.236,06 “Este empenho substitui parcialmente o de número 1101003638/2015”, para o mesmo serviço anteriormente citado para o período de junho de 2015. Empenhados: R$ 1.235.685,64.  “Este empenho substitui parcialmente o de número 1101003740/15”, para os mesmos serviços citados acima para o período de setembro de 2015. Empenhados: R$ 1.238.090,74. “Este empenho substitui parcialmente o de número 1101004555/15”, mesmo serviços, para o período de outubro de 2015. Empenhados: R$ 1.439.640,43. “Este empenho substitui o de número 1101004965/15”, para o período de novembro de 2015, os mesmos serviços. Empenhados: R$ 1.439.640,43. Ao todo, cerca de R$ 6.710.291,00 empenhados.

 

 Choque de Limpeza Especial custou ainda mais caro

Engana-se aquele que pensa que o custo acima citado contemplou o Choque de Limpeza Especial propagandeado pela Prefeitura. Isto porque duas outras empresas foram contratadas para tal serviço. São elas, a J.C. Lopes e a Urban e Mak. Presente no Portal da Transparência da Prefeitura de Canoas, um empenho realizado em 12 de janeiro deste ano, para a J.C. Lopes, referente à locação de caminhões e máquinas pesadas, incluindo motoristas, operadores e ajudantes para o recolhimento de galhos, caliça e outros materiais depositados em locais públicos, proporcionando o destino final correto para estes com o objetivo de atender às necessidades da SMSU pode ser visto. Ele saiu no valor de R$ 865.000,00. A Urban e Mak não aparece no Portal e a Prefeitura não divulgou os débitos.

 

O que diz a Prefeitura

A atual administração informou que as empresas que atuam nesta ação são a JC Lopes, Urban e Mak, prestando serviço de locação de caminhões e equipamentos para a limpeza de entulhos e focos de lixo. “Desde o dia 6 de janeiro foram recolhidas 936 cargas de caminhões caçamba nas regiões sudoeste, sudeste, noroeste e nordeste da cidade”. Lembrou também que, de outubro a dezembro de 2015, foram retirados 5.927 cargas de entulhos.

Sobre a dispensa de licitação, informou que “os contratos emergenciais com a Marinônio e Mecanicapina foram necessários em função do rompimento com a empresa Revita, que não cumpriu com os serviços de limpeza pública previstos no contrato”. O rompimento do contrato com a empresa Revitá, no entanto, ocorreu em dezembro de 2014, ou seja, há mais de um ano.

A respeito das empresas que receberam a elevada quantia, respondeu que “a Marinônio realiza os serviços de capina e pintura de meio fio. A Mecanicapina faz a coleta conteinerizada, coleta domiciliar, coleta de saúde e varrição. Os demais contratos da Prefeitura com a Mecanicapina são por meio de licitação”. Reiterou que, atualmente, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) não tem contrato com a empresa WK Borges. Os mesmos, segundo apurado pela redação de O Timoneiro, são firmados com a secretaria de educação.


 

AVENIDA RIO DOS SINOS
Sobra lixo, falta iluminação pública

Avenida Rio dos Sinos

Avenida Rio dos Sinos, no Harmonia, tem lixão a céu aberto. Foto: Bruno Lara/OT

A reclamação é antiga. Segundo os moradores, o lixo faz parte do dia a dia dos moradores da avenida que leva os canoenses do centro até o fim do bairro Harmonia. Basta a Prefeitura limpar o local para que, minutos depois, moradores despejem mais dejetos no local.

Móveis, canos de PVC, caixas, madeiras, ferro, tejolos, pneus, placas de campanha de candidatos das últimas eleições, sacolas, telhas, caixas de leite, galhos de árvores, embalagens, cimento, entre tantas outras coisas povoam o que deveria ser uma calçada na parte arborizada que separa a avenida dos trilhos que cruzam Canoas.

Para a cozinheira Lucía Aparecida, 21 anos, a situação além de ruim é recorrente. “Toda a vida é assim, essa sujeira. Quando a Prefeitura vem limpar, deixam sujeira ainda e, no mesmo dia, logo após saírem, eles começam a por de novo”, reclama. Segundo ela, o tipo de resíduo é variado. “De todo o tipo. É bicho morto, lixo de banheiro, fralda de criança, roupas, uma nojeira”, lamenta.

Outro problema recorrente no bairro é a falta do fornecimento de água e energia elétrica. Para Aparecida, é um dos último a receber energia elétrica. “É uma tristeza. Basta dar um ventinho, uma chuvinha e falta energia. Ontem (terça-feira, 26) ainda foi rápido, foi questão de horas”, salienta lembrando o normal é aguardar durante quatro a cinco dias pelo retorno da eletricidade.

Outro morador, que preferiu não ser identificado, reclamou que os postes que iluminam a rua não contemplam esta área e não chegam até o final da avenida, deixando parte da via sem a iluminação pública. “Nós pagamos por isso sem ter”, reclamou. Segundo ele, um sofá abandonado no terreno serve de escritório para o tráfico de drogas. “Onde está o sofá é ponto de venda de drogas todos os dias. Quatro caras ficam ali. O prefeito só prometeu resolver e não fez nada até hoje”, completou.


 

PNEUS E FLORES COMO BOM EXEMPLO
Visual tem melhorado em pontos conhecidos por acúmulo de lixo em diversos bairros

Ab. Boqueirão, no Guajuviras, em processo de revitalização pelos moradores.

Ab. Boqueirão, no Guajuviras, em processo de revitalização pelos moradores. Foto: Divulgação/OT

Na falta de ação do poder público, os moradores começaram a se organizar na cidade no intuito de resolver o problema recorrente do acúmulo de lixo em diversas áreas. Quem frequenta a praça da rótula entre as ruas 22 de abriu e a rua Brasília, no bairro Nossa Senhora das Graças, se deparou com uma novidade. O lixo, antes ali amontoado, deu lugar para as flores plantadas pela comunidade em pneus coloridos.

O mesmo se repetiu na rua Farroupilha, no bairro Niterói. Em dois pontos tradicionais pelo descarte irregular do lixo, um dele na esquina com a rua Augusto Severo, hoje é possível conviver com as flores.

A avenida Boqueirão, do outro lado da cidade, recebeu o mesmo tratamento, seguindo a ideia dos demais pontos. A dona de casa Liliane Araújo, moradora do bairro Guajuviras, faz questão de salientar. “Toda a comunidade participou”, eximindo-se da culpa que seria levar o crédito todo sozinha. “Tínhamos um problema de um lixão muito grande. A comunidade toda se envolveu. Pedíamos para a Prefeitura, mas não se resolvia. Então, depois que a Prefeitura limpou a área, a comunidade foi lá e plantou as flores nos pneus”, recorda do procedimento que desde dezembro do ano passado mudou o visual do terreno.

Ainda há muito o que fazer. “Faltou uma placa para não colocar lixo. A gente está pedindo a placa e atitudes que evitem que as pessoas coloquem mais lixo e uma praça (daquelas com ginástica). Precisamos de uma mão. Precisamos de mais terra. Fizemos algo rápido”, pediu a moradora que falou em nome dos que trabalharam no local.

Mas a iniciativa já encontra seus problemas. Segundo Liliane, seis sacos de lixo já foram retirados de lá, pois mesmo após a reforma, alguns insistem em depositar sacolas no local. “O espaço grande que sobrou, estão botando lixo”, salienta a importância de ocupar os espaços. A inspiradora atitude das flores nos pneus continua encantando e resolvendo o problema que há anos povoa Canoas e ultrapassa administrações sem uma solução.

Av. Boqueirão, no Guajuviras, ficou assim. Foto: Divulgação/OT

Av. Boqueirão, no Guajuviras, ficou assim. Foto: Divulgação/OT

 

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Restaurante popular de Canoas distribui refeições para cadastrados no CadÚnico

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Restaurante popular de Canoas distribui refeições

O Restaurante Popular de Canoas atende de segunda-feira a sexta-feira, das 11h30 às 13h. São 240 marmitas distribuídas por almoço.

Para fazer a retirada das refeições a pessoa precisa estar no Cadastro Único e ser morador de Canoas.

Endereço

O Restaurante Popular fica na avenida Boqueirão, 2.751, no bairro Estância Velha.

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Escola Dr. Nelson Paim Terra terá centro de distribuição de cestas básicas água e roupas a partir de sábado, 22

Redação

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Escola Dr. Nelson Paim Terra terá centro de distribuição de cestas básicas água e roupas a partir de sábado, 22

A partir de sábado, 22, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Nelson Paim Terra (Rua Primavera, 1676, bairro Rio Branco) será um novo ponto de distribuição de doações para os canoenses, no lugar da Praça Cônego Lotário Steffens.

No local, que vai funcionar das 9h às 16h, é possível retirar cestas básicas, itens de higiene e limpeza, água e roupas.

Para marcar a abertura da unidade, haverá uma programação especial, em parceria com o Exército Brasileiro, que terá serviços como atendimento médico e odontológico, assistência social e psicológica, plantio de árvores e apresentação da banda, entre outras atividades.

Mais locais

Esta será a quinta escola que funcionará como centro de distribuição de doações. Desde a segunda-feira, 17, já estão em operação as centrais na EMEF Professor Thiago Würth (Ginásio – Rua São Gabriel, ao lado do CRAS), no Mathias Velho, na EMEF Max Adolfo Oderich (Rua Professora Dona Sara, 100), no Harmonia, na EMEF Rio Grande do Sul (Rua Wenceslau Braz, 35), no Mato Grande, na EMEF Paulo VI (Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781), no Fátima.

Os Centros de Distribuição de Doações atendem de forma descentralizada, em bairros atingidos pela enchente.

Nos locais, as pessoas podem retirar cestas básicas, itens de higiene e limpeza e leite em pó, a cada 15 dias. Marmitas, água e roupas podem ser retiradas diariamente. Aos finais de semana são distribuídas 500 marmitas, por ponto, entre 12h e 14h, e 300 marmitas em cada ponto, em dias de semana.

Público-alvo

O atendimento tem como foco pessoas que residam na área inundada e atendam a pelo menos um dos seguintes critérios: idosos acima de 60 anos ou famílias com crianças/ jovens em idade escolar das redes pública municipal e conveniada ou que estejam no Cadastro Único (CadÚnico).

Em cada escola são distribuídas 40 fichas de atendimento para o Cadastro Único (CadÚnico), diariamente.

Mesmo com a descentralização, a Prefeitura mantém a Central de Atendimento do Cadastro Único, localizada na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro.

 

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Confira os pontos de confecção gratuita de carteira de identidade em Canoas

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Confira os pontos de confecção gratuita de carteira de identidade em Canoas

Canoas passou a contar com um segundo Posto de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS) para a confecção de carteiras de identidade, de forma gratuita, no município.

A instalação está funcionando junto ao prédio do Procon de Canoas (Rua General Salustiano, 142, bairro Marechal Rondon), oficialmente, desde esta segunda-feira, 17, com a abertura da possibilidade de marcação de horário para o endereço no site do IGP.

Atendimentos

A estrutura, com dois guichês, possui expediente de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Os atendimentos agendados pela internet ocorrem entre às 9h e 14h.

Depois, os servidores passam a realizar encaixes de pessoas que procuram o serviço, por ordem de chegada. Idosos, pessoas com deficiência e gestantes possuem prioridade.

A ampliação do serviço é viabilizada por conta do convênio entre Prefeitura e Governo do Estado. Antes disso, a demanda era absorvida somente pelo posto no Centro de Acesso a Direitos – CAD (Rua Barão do Rio Branco, 91) do bairro Niterói.

O espaço ainda recebe canoenses para a confecção do documento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Importância do serviço

O secretário de Segurança Pública de Canoas, delegado Guilherme Pacífico, destaca a importância da possibilidade de ampliar os atendimentos aos canoenses.

“A instalação desse novo posto do IGP atende uma demanda crescente por expedição de carteiras de identidade. O Rio Grande do Sul é um dos estados pioneiros na implantação do novo modelo desse documento, que apresenta o número do CPF como novo número padrão para identidades de todos os brasileiros”, explica o secretário de Segurança Pública de Canoas, Guilherme Pacífico.

Segundo Pacífico, após a enchente de maio, a procura pela segunda via da identidade teve aumento significativo no município.

“Depois dessa catástrofe, onde milhares de pessoas perderam seus documentos, ter mais um posto de IGP na nossa cidade vai ajudar no enfrentamento a essa demanda gigantesca. Isso reforça a nossa questão cidadania, do trabalho da Secretaria de Segurança, que além do seu eixo de proteção policial, possui a questão de proteção social. Esse núcleo instalado no Procon, e o outro junto ao CAD, reforçam a nossa atenção à cidadania e à proteção social”, finaliza.

Operação

O chefe da nova unidade do IGP em Canoas, Éder Godin, ressalta que o procedimento para obtenção da 1ª ou 2ª via da carteira de identidade exige o agendamento prévio na página do IGP/RS.

Ainda segundo Godin, o agendamento pelo site garante mais comodidade e segurança de que será atendido na data e horário definidos. Mais informações pelo telefone: (51) 982552383.

Documentação  necessária para 1ª e 2ª via:

– Documentos com CPF;
– Certidão original ou cópia autenticada (em bom estado de conservação, legível e sem rasuras);
– Solteiros(as): Certidão de Nascimento;
– Casado(as) ou viúvos(as): Certidão de casamento;
– Divorciado: Certidão de casamento com averbação de divórcio no mesmo documento;
– Estrangeiro: certidão de naturalização

Não é necessário trazer foto

Isenção de taxa

– Não há cobrança para 1ª via
– Confecção do novo modelo é isenta também
– Maiores de 65 anos também não pagam
– Baixa renda – isento mediante aprovação (trazer cadastro único ou NIS)

*Somente há cobrança de taxa para segunda via do novo modelo, no valor de R$90,75, com 30 dias úteis após o pagamento.

(Essa tarifa pode ser isentada mediante comprovação de carência devido à enchente de maio)

– Menor de 16 anos deverá estar acompanhado dos pais ou avós
– Não é aceita certidão manuscrita
– Agendamento pelo site do IGP sempre a partir das 8 horas

 

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